Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

1934 encontrados | exibindo 61 a 76

Fernanda.Pfleger 05/02/2024

Que livro gostoso de ler, aedição tornou tudo ainda mais confortável.
No meu subconsciente sempre tinha que o Sherlock era extremamente sério e um sujeito rígido, mas ele é o contrário dos esteriótipos que eu imaginava.
Tem um plot bom sobre quem é o assassino, personagens cativantes, enredo bom, história simples porém bem feita.

onedreann 05/02/2024

Impressionante e maravilhoso. reviravoltas surpreendentes, além de ter sido muito legal ter lido as motivações do assassino.

Marina 05/02/2024

Foi bel legal conhecer o início da história de Sherlock Holmes e do Watson. Saber como eles desenvolveram a amizade. Livro bem rapidinho e bem legal!

Fernanda 04/02/2024

Citações

"Portanto, é da maior importância evitar que dados inúteis ocupem o lugar dos úteis."

"É um erro capital formular teorias antes de contarmos com todos os indícios. Pode prejudicar o raciocínio."

"Não há nada de novo sob o sol. Tudo já aconteceu antes."

"Um tolo sempre encontra alguém mais tolo para admirá-lo. (N. do T.)"

" ? O que fazemos neste mundo não tem muita importância ? comentou meu companheiro em tom amargo. ? A questão é o que os outros acham que fizemos."

" Populus me sibilat, at mihi plaudo
 Ipse domi simul ac nummos contemplar in arca."

Adorei.

Sah Bolotari 03/02/2024

Como não ficar curioso com o Sherlock, esse homem te deixa preso na história do início ao fim.Amei o livro já quero ir para o próximo

missi-dominique 01/02/2024

Um estudo em vermelho é um romance policial publicado originalmente em 1887 e escrito por Arthur Conan Doyle. Nesta obra, Dr. Watson apresenta Sherlock Holmes ao grande público.

Dr. Watson é um médico-cirurgião que depois de sofrer uma lesão durante a Segunda Guerra Anglo-Afegã é afastado do serviço militar. Após certo tempo de prodigalidade em Londres, ele se vê pressionado a conter despesas. Decide, então, dividir o aluguel de um apartamento com alguém. É quando Stamford, um velho amigo, o apresenta a Sherlock Holmes, que aceita a proposta e torna-se seu colega.

Sherlock Holmes é um "detetive consultor" que ambiciona transformar a detecção de crimes em uma ciência exata. Seu trabalho envolve testes e descobrimentos científicos, bem como o raciocínio lógico dedutivo. A excentricidade de sua personalidade e a habilidade de descobrir rapidamente coisas sobre as pessoas ao redor intriga a todos que lidam com ele: "Essa é a peculiaridade que ele tem (...) um bom número de pessoas gostaria de saber como ele descobre as coisas".

A trama principal inicia quando um crime aparentemente insolucionável ocorre em Brixton e Sherlock é convidado pelos agentes da Scotland Yard (corporação policial) para colaborar no caso. Motivado pelo desejo de desvendar o mistério da genialidade de seu colega de apartamento, Dr. Watson embarca nessa jornada como um observador, narrando a história.

É a partir daqui, meus honrados, que a narrativa declina. Na tentativa de cunhar uma "genialidade-mais-que-extraordinária" em Sherlock, a narrativa acaba ganhando um contorno abobado, quase infantilizado, razão pela qual não consegui gostar do livro. O detetive-gênio tem a autoestima de um adolescente petulante e os demais personagens parecem ter sido propositalmente diminuídos para agigantá-lo
? coisa que, a meu ver, empobreceu demais a trama. O próprio Dr. Watson, por exemplo, apesar de ser doutor em medicina tem participação quase nula na solução do caso, reduzido a mero expectador/admirador de Sherlock. Semelhante condição se aplica também aos agentes da Scotland Yard, que são retratados como limitados e quadrados, beirando à tolice em suas proposições.

Contudo, a partir do oitavo capítulo a narrativa ganhou um tom levemente mais maduro e crítico ao apresentar o enredo por trás do crime. Diferente do que ocorre nos capítulos anteriores ? onde a arrogância de Sherlock e as parvoíces dos agentes da S.Y são de revirar os olhos ?, nesta parte conseguimos com algum esforço ver críticas muito sutis à distorção midiática na cobertura de crimes; ao engessamento das práticas da S.Y; e à guerra de egos dentro da corporação, onde os agentes mais ambicionam mérito e lisonjas do que a aplicação da lei e da justiça. Outros assuntos, como o fanatismo religioso e a preocupação do Reino Unido com imigrantes, também são trazidos. Porém estes últimos, por sua vez, corroboram a ideia de que imigrantes possuem um passado histórico sujo e temível, associação que considero perigosa nos nossos dias.

Por fim, não é um livro que eu indicaria nem releria. Não é ruim no todo, só não me ganhou. Considero que a experiência de leitura pode ser melhor para adolescentes ou pessoas que já conheçam e gostem do detetive, que se valeriam de algum sentimento de nostalgia, ou whatever.
Sra. Star Wars 02/02/2024minha estante
Eu amava Sherlock! Teria que reler de novo pra saber se depois de muitos anos sem reler o que acharia dos casos

missi-dominique 02/02/2024minha estante
Oi, Ana! No início achei que era um livro infanto juvenil, acredita? Mas na exposição das motivações do assassino ficou adulto, inclusive foi a parte que eu mais gostei no livro, achei muito boa.
Vou te acompanhar caso você releia por aqui ?

Mica 01/02/2024

Uma grande reviravolta!
?Vaiam-me nas ruas, mas eu em casa me aplaudo ao contemplar o meu dinheiro no cofre?. (Watson).

Uma obra muito agradável e tranquila para ler!

jullya.garcia 31/01/2024

Começando pelo começo
Ganhei "Sherlock Holmes - Um estudo em vermelho" de presente, pensando que seria só um livro bonito pra enfeitar estante com uma história mais ou menos. Eu estava extremamente enganada.

Nunca tinha lido nada do universo "Sherlock Holmes", e ter começado com o primeiro livro disponível sobre o tão famigerado detetive foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.

Tinha em mente que este seria um livro introdutório, com bastante contextualização e talvez meio prolixo em detalhes que eu com certeza julgaria desnecessários. Porém acredito que cada informação presente nesta trama foi muito bem colocada para garantir que o leitor não tivesse mais nenhuma dúvida assim que terminasse de ler a última página.

Tal estilo de narrativa mais antiga não me satisfaz completamente como leitora, tenho meus gostos, e acredito que seja por conta disso que "Um estudo em vermelho" acabou por ser uma leitura um tanto quanto tediosa para mim, exigindo bastante esforço para começar a ler. Entretanto, tudo foi consertado com esse final!

Durante a parte II do livro eu não conseguia entender como aquilo que estava sendo apresentado iria se encaixar futuramente na história, mas depois de assimilar os nomes e as situações tudo fez sentido e eu só aceitei que o autor é um gênio (e muito criativo).

Simpatizei bastante com a personalidade do Sherlock Holmes, muito bem escrito e carismático, realmente me conquistou. Além disso, gostei de como cada ponto foi explicado no final, nada muito forçado. E também algumas coisas eu já tinha deduzido anteriormente durante a leitura. Ver que meu julgamento estava correto, pela primeira vez desde que comecei a ler livros de suspense com casos criminais, me deixou contente.

"Sherlock Holmes - Um estudo em vermelho" foi minha última leitura de janeiro e me deixou curiosa para conhecer outros casos de mesma autoria.

Deborah40 31/01/2024

Seria falta de respeito dar menos que 5 estrelas
Eu amei muito. Eu pensei que não ia entender a escrita por ser um clássico mas eu não só entendi como também gostei mtt. A primeira parte é muita boa e te prende pra desvendar o crime porém eu dropei na segunda pq pensei q não fazia parte da mesma história e sim q era outro conto. Achei o começo da parte 2 bem chatinha de ler só começa a ficar interessante a partir do cap 3 e tbm demorei muito para entender que era na mesma história só que no ponto de vista de outra pessoa. Gostei mtt q mostra o Sherlock desvendando o crime e tbm como contaram o pq do crime acontecer. Personagens mtt bons e bem planejados. Eu amei o Sherlock e o Watson e fiquei chocada q os livros são na visão do Watson e não do Sherlock

Mariii 28/01/2024

Um estudo em vermelho
Uma das incríveis histórias de Sherlock Holmes, nessa em específico temos o início da parceria de Sherlock com o Dr. Watson e seu primeiro caso juntos. Gostei muito da investigação e do ponto de vista mostrando toda a motivação do assassino.

Ruti.m.b 28/01/2024

Elementar, meu caro Watson
A história é maravilhosa! Sherlock e John com certeza são uma das melhores duplas.
Eu não consigo ler alguns clássicos por causa da escrita, mas a escrita de Sherlock Holmes foi super fácil e gostosa de ler ?
(obs: chocada quando descobri que a frase "Elementar,meu caro Watson" é uma das mais famosas da literatura mas nunca existiu)

Amanda 28/01/2024

Um estudo em vermelho
Este livro mostra um personagem que sempre vai muito além do superficial, o homem sabe como fazer uma investigação!
Na primeira parte do livro Holmes é chamado para investigar um crime que deixou os investigadores oficiais sem rumo. O interessante é que ele não deixa passa nada, e quando ele chega na cena do crime em poucos segundos ele conseguiu descreve basicamente tudo que havia acontecido, falando até da altura do assassino. Depois de sair da cena do crime Holmes procura o assassino, que segundo ele tem a cara vermelha, e em 3 dias ele consegue.
Na segunda parte do livro é explicado como o assassino fez o que fez. Nessa parte a leitura pode ser um pouco cansativa, mas valeu a pena saber tudo que aconteceu antes do crime. No final percebemos que Sherlock Homes pensa muito fora da caixinha.

Naldex 28/01/2024

Espetacular!
O livro apresenta o famoso detetive e seu amigo Dr. Watson, que se envolvem na investigação de um misterioso assassinato em Londres. A história é dividida em duas partes: a primeira mostra o trabalho de Holmes e Watson para desvendar o crime, e a segunda revela o passado e a motivação do assassino.
E estou feliz em saber que este é apenas o primeiro livro do senhor Holmes.
As escolas deviam adotar livros como esse, pois prendem a atenção do leitor do começo ao fim.

Duda 27/01/2024

Foi uma experiência incrível acompanhar trabalho e o início da amizade do Sherlock e Watson. Foi uma leitura bem tranquila, não achei que foi uma narrativa arrastada, achei que foi ao contrário foi uma narrativa bem fluida.

1934 encontrados | exibindo 61 a 76