Um Estudo em Vermelho

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

Wanderreis 10/01/2018

Plágio
Arthur Conan Doyle copiou descaradamente as características dos personagens Dupin e seu colega de quarto para criar Sherlock Holmes e Dr. Watson. E ainda os cita no livro! Se Edgar Allan Poe fosse vivo quando este livro foi publicado, e se as leis da época permitissem, poderia certamente tê-lo processado. No entanto, quando se referem a estas obras hoje em dia, não se atenta para este fato, sendo a história reputada apenas como precursora ou inspiradora.

Henrique 01/12/2017

Uma obra fantástica, uma escrita envolvente, com uma linguagem que transporta o leitor à Londres do século XIX. Nesta cidade temos um médico que, por casualidade, conhece um detetive misterioso que trabalha por sua conta na investigação de crimes. Tudo isso se desenrola em poucos capítulos até que um caso de homicídio desafia as autoridades locais. Na segunda parte, minha preferida, temos apresentação de uma história magistralmente narrada. Em princípio pode-se julgar que fosse até um outro conto, já que o outro poderia ter sido encerrado sem maiores problemas. Mas é aí que o leitor se surpreende, todo o mistério é desvendado e se percebe que aplicar o raciocínio dedutivo não é tão elementar assim...
Eduardo 01/12/2017minha estante
Adorei essa última frase haha. A segunda parte, inicialmente, parecer ser totalmente desconectada da primeira. Esse livro é genial [outro emoji de coraçãozinho] hahaha.
Excelente resenha, Henrique! :D

Aron Tumenas 06/12/2017minha estante
Preciso ler Sherlock Holmes urgentemente!

@LeitorAlbino 29/11/2017

Em um resumo muito breve: o início das aventuras do Sherlock Holmes e do Watson.

Não vou me estender com uma resenha, mas o negócio é que eu esperava mais. E esse mais caberia a um romance melhor planejado? (digamos assim). O livro é dividido em duas parte, na primeira dela a gente acompanha como foi que a vida do Sherlock e do Watson se encontraram e a investigação do caso, o negócio é que a revelação de quem é culpado só vem no fim da segunda parte, logo após uma longa história sobre o porquê de ter acontecido aquele crime, e, sinceramente, embora tenha sido algo bem bolado e explicado bem bonitinho: não era necessário dar tantos detalhes assim.

Fora isso, o meu outro problema foi com o Sherlock: um personagem quase que insuportável. Não é que eu não goste dele, ainda o amo e o acho incrível, mas nesse primeiro livro ele simplesmente não me desceu muito bem. Sempre vai ser impressionante o fato dele adivinha que as cinzas de um cigarro X são de uma marca Y, ou que uma pegada A pertença a um sapato B só de observar a olho nu r que ela foi deixada ali numa hora C, mas a falta de explicação disso . Foi uma leitura arrastada embora com uma narrativa muito boa do Doyle.

site: https://www.instagram.com/p/BcCU7zegm4E/

Alana 25/11/2017

Término da leitura em 25/11/17
Sempre irei gostar de Sherlock, as melhores histórias e contos encontramos com esse personagem. Ótimo.

Lowrrane 25/11/2017

Simplesmente amoo
Não tem o que dizer quando se é fã de Sherlock Holmes. Um dos primeiros livros que eu li e me apaixonei por esse detetive maravilhoso.

Gladston Mamede 22/11/2017

Se o livro já é bom, as notas são um espetáculo à parte, ampliando - e muito! - as possibilidades do livro e da história. Isso para não falar nas ilustrações de época.

Ruan.Mendonca 19/11/2017

Excelente
Um livro perfeito, quando começado não tem como não ficar preso na leitura... terminei rapidinho e fiquei totalmente encantado com a trama e a forma que ela foi escrita o desenrolar, super recomendado!!

Suellen 19/10/2017

Um Estudo em Vermelho é a primeira história que Sir Arthur Conan Doyle escreveu do Sherlock Holmes.
Esse livro mostra como Sherlock e o Watson se conheceram.
Algo que me chamou a atenção nesse livro é que as personalidades dos personagens estão um pouco diferentes. Watson que sempre foi mais compreensivo e paciente, estava mais presunçoso e sem paciência, e Holmes que é impulsivo e arrogante, estava mais tranquilo.
Achei esse livro um pouco diferente já que normalmente nos outros são contados vários casos de investigação de Holmes, e nesse livro só há duas histórias, e as duas são sobre o mesmo caso. Mas são só pequenos detalhes.
Se você ainda não conhece esse gênio da investigação, leia Um Estudo em Vermelho e conheça o melhor detetive de todos os tempos.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017

E Sherlock Holmes conhece Watson...
Quando eu era pequeno, tive a sorte de ganhar dos meus pais bons livros para iniciar meu hábito de leitura. Uma coleção que eu adorava era composta pelos livros do “Quem”, “Como”, “Onde”, “Quando” e “Porquê”. Neles havia centenas de perguntas e respostas sobre diversos temas que despertavam a curiosidade de uma criança. Bem, talvez possa ter vindo de lá meu gosto por histórias policiais e de investigação.

Em “Um Estudo em Vermelho”, de 1887, Sir Arthur Conan Doyle nos apresenta seu maior personagem: Sherlock Holmes. É a primeira aventura do detetive mais famoso da ficção e quando ele conhece seu fiel escudeiro Watson. Ambos investigarão um crime envolto em mistério, insolúvel para os agentes da Scotland Yard. Chama a atenção o modo pelo qual a narrativa evolui. Dividida em duas partes, começa com o encontro entre Holmes e Watson que logo se envolvem na investigação de um assassinato. Narrada por Watson, a história do crime começa nos mostrando o “Quando” e o “Onde”. A genialidade de Holmes nos leva a descobrir o “Como” e, por fim, ele nos conduz ao “Quem”. Resta-nos entender a verdadeira motivação do assassino e é assim que a segunda parte, narrada em terceira pessoa, conta uma história sensacional para nos brindar com o “Porquê”.

O texto de Conan Doyle é simples, direto e flui facilmente. Por conta da época em que foi escrito, traz algumas palavras e termos menos corriqueiros, como: Teste do Guáiaco, sarapintado, belbutina, Aqua Tofana, carbonários, álcali, busardos, jungido, azáfama, variegado, noitibó e lariço.

Nota do livro: 7,53 (4 estrelas).
Simone.GAndrade 01/10/2017minha estante
Nunca li nada desse autor :( Ótima dica pra começar!!!

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017minha estante
Sim! Comece por esse. É o início da história.

Deia 27/09/2017

Amizade
Aqui começa a parceria de Holmes e Watson, o que dizer? Quem é apaixonei perdidamente, já era pelo o do seriado Elementary. Um livrinho fininho mas delicioso. Recomendo! Não faço resenhas, apenas dou minha opinião, não sou expert para analisar os livros que leio, então será assim.

Carol.Santiago 12/09/2017

Sherlock Holmes Vol.1
Adimito que relutei pra comprar o livro porque imaginei que a linguagem poderia ser muito complexa, mas ao ganhar o box e finalizar a leitura do volume 1 percebi que estava totalmente errada. Arthur Conan Doyle conta de forma épica as aventuras de Sherlock Holmes. A leitura é simples e rápida o que proporciona mais desencadeamento da narrativa. É, com certeza, um dos melhores livros de detetive que já li.

F. G 11/09/2017

Sobre como Sherlock Holmes conheceu Watson.
O livro é mais sobre como os investigadores mais ilustres do século antepassado se conheceram do que sobre a solução do crime em si, então não é um livro tão cheio de quebra cabeças, mas muito provavelmente essencial pra se apreciar melhor os próximos livros.
O mais interessante em toda a narrativa é que o detetive não dispõe de recursos tecnológicos pta desvendar o crimr, mas somente do seu senso analítico em utilizar as pistas de forma muito inteligente.

Marker 07/09/2017

Pra ser muito sincero, não entendi o apelo não. Tem lá sua relevância história e estética, mas no geral a sensação era a de estar vendo um filme do Christopher Nolan, onde o personagem explica tudo nos mínimos detalhes a cada três cenas. Tem seus momentos curiosos, divertidos até, mas no geral devo concordar com aqueles que me advertiram sobre Sherlock Holmes ser um personagem bem chato.

Ana Flávia 16/08/2017

Descobrindo um misterio
Um livro de muito suspense, Sherlock Holmes descobrindo um mistério.
Sobre um pai,uma filha, uma tribo e suas leis religiosas. Filha obrigada a se casar , o cara da tribo nao aceita o noivado fora da tribo ,causa mortes e vítimas em apenas um assassinato.

Jess Alem 04/08/2017

Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho
Sou fã de Sherlock Holmes, dos filmes e séries, mas essa foi a primeira vez que li um livro de Sherlock, do famoso escritor Sir Arthur Conan Doyle. Escolhi Um Estudo em Vermelho por ser o primeiro episódio da série Sherlock baseado nessa história e acho que é o começo de tudo, desde o primeiro encontro do Watson com Holmes.

Nesse livro me deparei com um Sherlock diferente do qual até então eu conhecia, tive a impressão de que ele não apareceu muito, calma aí, já explico. É o seguinte: a história é narrada pelo Watson, começa com ele, como conheceu Sherlock, as habilidades do amigo detetive consultor que deixam nosso caro Watson de boca aberta e a apresentação do caso que o Sr. Holmes vai desvendar.

O caso é uma morte misteriosa de um homem em uma casa vazia em Londres, uma mistura de assassinato e suicídio. Sherlock vai até a cena do caso/crime para analisar evidências e tirar suas conclusões, após algumas pesquisas a história muda completamente e sem aviso, de Londres para pioneiros americanos anos atrás. Nessa altura eu já não lembrava o nome da vítima e nem dos suspeitos e o final foi uma grande surpresa.

Resumindo, o caso é apresentado e depois é contada uma história minuciosa que está por trás dos motivos do crime e como foi que chegou nesse ponto, como o crime em si aconteceu com todos os detalhes possíveis. Eu só queria ter "visto" mais de Sherlock Holmes nesse livro, ainda assim não me decepcionei, gostei muito e já quero ler as outras histórias.

Me senti uma detetive lendo Um Estudo em Vermelho! História e caso muito bem elaborado e estruturado, já estou lendo o próximo livro - O Cão dos Baskervilles - e o Holmes "tá que tá" nesse hein!

site: http://jessalem.blogspot.com.br