Um estudo em vermelho

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

1939 encontrados | exibindo 31 a 46

Melaine 10/07/2020

Elementar meu caro...
Um estudo em vermelho é daqueles livros que nos prendem a atenção do início ao fim.
Vamos seguindo cada pista junto com Sherlock e Dr Watson,juntos,pegando as pontas soltas que a história vai propositalmente jogando e no final tudo se encaixa perfeitamente,todos os questionamentos que surgem do principal mistério é respondido de forma que nos surpreende.
Personagens bem constituídos,um livro que dosa bem pitadas de humor,mas consegue também carregar uma sensibilidade bonita,trás de forma inteligente elememtos que tira essa história de qualquer obviedade.
Marcio Fabula 10/07/2020minha estante
Caminho sem volta conhecer Sherlock Holmes.

Melaine 10/07/2020minha estante
Foi o que senti mesmo.?

Natália Tomazeli 22/03/2020

Ora ora, parece que temos um Xeroque Rolmes aqui!
"Você me lembra Dupin de Edgar Allan Poe. Nunca pensei que existissem pessoas assim na vida real."

Sim, eu nunca tinha lido Sherlock Holmes de verdade em toda essa minha vida nas leituras e nas bibliotecas... Devo ter lido algum conto, mas não me lembro de quase nada, então é como se eu nunca tivesse lido mesmo. Mas na minha humilde opinião, achava que esse era o tipo de clássico que eu, como leitora declarada que sou, deveria ler pelo menos uma vez na vida, senão seria como se eu perdesse a minha "carteirinha de leitora" ou algo do tipo, sabe? heuehueheu (fora que eu preciso continuar usando o meme do "Xeroque Rolmes" com referências, não é mesmo? rsrsrsrs)

Mas eu protelava esse momento porque achava que seriam livros muito chatos de se ler, assim como os que eu já li desse estilo. Eu não gosto muito desses livros de mistério "velha guarda", acho que até o desenho do Scooby Doo é mais empolgante e misterioso do que eles, então acho um tédio ler esse estilo de livros e sempre preferi os mistérios mais contemporâneos, com aquela pegada mais psicológica e detalhada (cof cof trilogia Millenium). Então esse ano tive a oportunidade de ler todos os livros "série" Sherlock Holmes (Kindle Unlimited, como sempre, salvando minha vida rsrsrrs) e resolvi dar uma chance logo, afinal o primeiro livro, em ordem cronológica, era bem curtinho, então não custaria nada dar essa oportunidade. E foi o que eu fiz mesmo!

Fiquei super feliz ao ler "Um estudo em Vermelho" e achar vários elementos que eu gosto em uma história de mistério criminal e isso me surpreendeu muito positivamente! Aqui tem:
1. Personagens interessantes e bem feitos. Se até hoje Sherlock é um personagem citado e memorável em muitos aspectos, fico aqui imaginando o impacto que deve ter causado na época que o autor publicou!
2. Enredo bem feito, que não é nem aquela coisa corrida, que eu acabo o livro e penso "thank you, next", mas também sem ser aquela cosia enrolada e prolixa que eu já li em alguns e que me cansa da história.
3. Um "Plot Twist" convincente, que não tá na resolução do mistério em si, mas na história por trás do ocorrido. Achei bacana isso, acho que se li algo assim, faz tanto tempo que nem lembro. Mas achei que fez sentido nessa trama.
4. Narrativa e ritmo, que são dinâmicos e me prenderam super na história, tanto que terminei o livro bem rapidinho, coisa de uns dois dias.

Enfim, se eu posso dar um palpite, acho que vale a pena sim investir tempo para ler alguma história do detetive Sherlock Holmes. Eu ainda recomendaria começar por esse, "Um estudo em Vermelho", porque foi o primeiro em ordem cronológica, então apresenta o personagem e mostra como ele e o Watson se conheceram. Não sei ainda se é a melhor história dele porque não tenho outros para comparar por enquanto, mas achei que é um bom livro e que completa todos os meus critérios para ser uma boa história. Já tô com muita vontade de ler os próximos livros!

"Não há nada de novo sob o sol. Tudo foi feito antes."
Craotchky 23/03/2020minha estante
Sei sim, também pensava o mesmo quanto a "carteirinha de leitor". Só fui ler Sherlock em 2018/2019. Aí como minha mãe tinha o box acabei lendo a obra completa nesse período. Achei incrível o fato de que a qualidade não cai, mesmo entre contos e romances. Conan Doyle é muito regular. Por isso vale a pena você conferir as outras histórias de Holmes.
Hum, adquiri a trilogia Millenium (os três volumes do Stieg) no início do mês e em breve é por ela que irei me aventurar.

Natália Tomazeli 24/03/2020minha estante
Vou ler sim ainda mais que tem todas no Kindle Unlimited. Vou aproveitar essa quarentena para fazer alguma leitura dele, aliás.
Sobre Millenium: apenas meu amor!

arthurv 07/10/2016

Tédio em vermelho
Esse é o primeiro livro da saga Sherlock Holmes, onde o Watson conhece o Holmes e começam a investigar juntos um caso. Nessa obra aparecem dois assassinatos simultâneos e muito peculiares. Em que os dois coincidem com a palavra "rache" escrita com sangue na cena do crime e uma caixinha de pilulas misteriosas no recinto. E Sherlock com uma incrivel astucia consegue ver detalhes que meros mortais passariam e não os veriam. O romance é legal mas quando chega ao fim onde o Sherlock deveria falar os motivos de tal personagem ser o assassino, começa uma historia paralela chata. Nessa perdi meu total interesse com o livro e enrolei mais de uma semana pra acabá-lo. Mas no finzinho foi legal. Só acho que o autor deveria ao inves de fazer uma historia paralela, podia usar o artificio do assassino contar a historia no fim do livro. Acredito que seria mais divertido de ler. Além disso, não me convenci como o Sherlock descobriu a cor da pele do homem, devia ter explicado melhor.
Cinthia 17/10/2016minha estante
Interessante a sua resenha. Vou reler novamente o livro por sua causa. Legal!

arthurv 17/10/2016minha estante
obrigado hehehe

Vel 18/09/2020

Eu não lembro de não conhecer Sherlock Holmes,já li uma história inspirada nesse universo,mas agora posso dizer com certeza que nada como a escrita de Arthur Conan Doyle! Não é que você não goste desse gênero,na verdade você não conhece esse escritor. Resumo minhas palavras à o que disseram Sherlock e Watson "Como vê, a coisa toda é uma cadeia de sequências lógicas sem uma ruptura ou falha.? ?É maravilhoso!? exclamei. ?Seus méritos deveriam ser publicamente reconhecidos. Deveria publicar um relato do caso. Se não o fizer, eu o farei para você.?
Helena.Merces 18/09/2020minha estante
que orgulho de minha criação

Vel 18/09/2020minha estante
????????

starlight... 06/04/2023

SEM PALAVRAS!!
Foi o primeiro contato que tive com Sherlock Holmes e sinceramente, não me arrependo! Apesar de ter um vocabulário levemente complicado, te da vontade de ler. Um livro com uma investigação intrigante e personagens excêntricos. Recomendo para tudo e todos!
Kaka 06/04/2023minha estante
Cabei de ler esse também, amorzinho a Sherlock Holmes ????, quero ler tudo dele.?

starlight... 08/04/2023minha estante
Simmm! Não imaginava ele como esse amor de pessoa hahaha

alojuria 27/03/2021

Um estudo em vermelho
Não sei ao certo a história por trás desse livro, se é ou não o primeiro em que a figura icônica de Sherlock Holmes e seu companheiro de investigações Dr. Watson aparecem. Acredito que seja.
Sobre o livro: para quem gosta de suspense, a obra é um verdadeiro prato cheio. Te deixa, assim como ao Watson, estupefato com as afirmações de Sherlock. Te faz pensar um "não é possível" diferente a cada vez que as conjecturas de Holmes se provam corretas e bem fundamentadas. O homem é um gênio.
O livro é dividido em quatro partes, mas prefiro dizer que na verdade são apenas duas: A.A e D.A (antes do assassinato e depois do assassinato). Acontece que, no livro, a parte D.A aparece primeiro, o que pode levar muitos leitores à confusão quando chegam na segunda parte do texto. A contextualização do assassinato ocorre depois que este é brilhantemente desvendado em - pasmem - três dias pelo excêntrico detetive Sherlock.
É um livro muito bem estruturado, que faz as devidas e coerentes explicações acerca de cada personagem. Não deixa nenhuma ponta solta e não é cansativo de ler. Faz do livro um passatempo gostoso entre um afazer e outro, ou durante a ida e volta para/do trabalho.
Fruscalso 27/03/2021minha estante
terminei esse livro hoje, compratilho dos mesmos sentimentos!! excelente do início ao fim
(e sim, é o primeiro livro de Sherlock)

alojuria 27/03/2021minha estante
hahahaha terminei hoje também! muito obrigada pelo esclarecimento!

Marieliton M. B. 24/04/2016

É "elementar" a leitura deste livro
O Dr. John H. Watson está à procura de um lugar para morar em Londres. Um conhecido seu, ao saber dessa situação, o apresenta a um proprietário de um apartamento, na Baker Street 221b, que desejava dividi-lo com mais alguém. Esse proprietário era nada mais nada menos do quê Sherlock Holmes.
Assim tem início o relacionamento entre o ex-médico do exército Dr. Watson e o investigador, intelectual e egocêntrico Sherlock Holmes. E é através dos olhos de Watson que nós acompanhamos e nos maravilhamos com o poder dedutivo e as esquisitices de seu companheiro. Através de seu diário, ele registra todos os passos da primeira investigação que acompanham juntos.
Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro sobre Sherlock Holmes que leio e posso comecei com o pé direito. Assisto a série britânica, Sherlock, e pra mim aquele era o perfil do personagem. E qual foi a minha surpresa ao ler o livro e me deparar com um Sherlock engraçadalho e querendo atenção. Adorei a leitura, principalmente a narrativa dos fatos que ocasionaram o crime. Parecia que estava lendo um outro livro de tanto que destoou da estória principal, mas que no final foi de suma importância para entender as motivações do crime investigado.
Helder.Lira 28/04/2016minha estante
Então pra quem quer começar a ler algo de sherlock, esse aí tá ótimo né?

Marieliton M. B. 28/04/2016minha estante
Tá sim, Helder. Pode ler sem medo.

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017

E Sherlock Holmes conhece Watson...
Quando eu era pequeno, tive a sorte de ganhar dos meus pais bons livros para iniciar meu hábito de leitura. Uma coleção que eu adorava era composta pelos livros do “Quem”, “Como”, “Onde”, “Quando” e “Porquê”. Neles havia centenas de perguntas e respostas sobre diversos temas que despertavam a curiosidade de uma criança. Bem, talvez possa ter vindo de lá meu gosto por histórias policiais e de investigação.

Em “Um Estudo em Vermelho”, de 1887, Sir Arthur Conan Doyle nos apresenta seu maior personagem: Sherlock Holmes. É a primeira aventura do detetive mais famoso da ficção e quando ele conhece seu fiel escudeiro Watson. Ambos investigarão um crime envolto em mistério, insolúvel para os agentes da Scotland Yard. Chama a atenção o modo pelo qual a narrativa evolui. Dividida em duas partes, começa com o encontro entre Holmes e Watson que logo se envolvem na investigação de um assassinato. Narrada por Watson, a história do crime começa nos mostrando o “Quando” e o “Onde”. A genialidade de Holmes nos leva a descobrir o “Como” e, por fim, ele nos conduz ao “Quem”. Resta-nos entender a verdadeira motivação do assassino e é assim que a segunda parte, narrada em terceira pessoa, conta uma história sensacional para nos brindar com o “Porquê”.

O texto de Conan Doyle é simples, direto e flui facilmente. Por conta da época em que foi escrito, traz algumas palavras e termos menos corriqueiros, como: Teste do Guáiaco, sarapintado, belbutina, Aqua Tofana, carbonários, álcali, busardos, jungido, azáfama, variegado, noitibó e lariço.

Nota do livro: 7,53 (4 estrelas).
Simone.GAndrade 01/10/2017minha estante
Nunca li nada desse autor :( Ótima dica pra começar!!!

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017minha estante
Sim! Comece por esse. É o início da história.

Morsinaldo 15/08/2020

O início
Shwrlock holmes é um personagem muito inteligente e demonstra incrível perspicácia para perceber os detalhes que poucas pessoas veem: aquele velho "você vê, mas nao observa". Um estudo em vermelho é o primeiro da série de livros e é muito bom para quem quer uma aventura inteligente, fácil e rápida pra ler.
Ildneé 15/08/2020minha estante
É uma ótima obra!

Morsinaldo 15/08/2020minha estante
Verdade ?

vitoria.junger 26/01/2022

"não quero ser lembrado como um assassino comum"
eu amei demaisss! meu primeiro contato com Sherlock holmes, e me surpreendi com o personagem. foi melhor do que eu imaginava, a trama é incrível e as maneiras que a história foi relatada também. a conclusão não poderia ter sido melhor, é maravilhoso entender o raciocínio de Holmes quando toda a sua análise é revelada passo a passo no final. termino o livro apaixonada pelo personagem e ansiosa pelos próximos livros :)
agora um trecho (uma fala de Sherlock) que gostei bastante mas que não te dá spoiler algum sobre a história e o desenrolar dela:
"A maioria das pessoas, se você lhes descreve uma série de eventos, lhe dirá qual seria o resultado. Elas podem associar esses eventos em suas mentes, e afirmar a partir deles que alguma coisa virá a acontecer. Um pequeno número delas, contudo, se você lhes conta um resultado, serão capazes de derivar de sua própria reflexão os passos que conduziram a ele. É a essa capacidade que me refiro quando falo de raciocinar de trás para a frente, ou analiticamente.?
maciela0 26/01/2022minha estante
meu romance favorito de Sherlock

vitoria.junger 26/01/2022minha estante
não posso dizer isso ainda, já que essa foi a primeira obra dele que li. mas amei!

maciela0 05/10/2020

Resenha
O que eu posso dizer sobre Um Estudo em Vermelho? Talvez o melhor livro que eu li no ano de 2020. Eu realmente tinha me desanimado com leitura esse ano, o que é péssimo. Mas Um Estudo em Vermelho foi incrível. Talvez porque eu amo mistérios e drama policial (inclusive, se quiser me indicar algum livro ou série de livros policial, sinta-se a vontade).
Gabi 05/10/2020minha estante
Oi, tem os outros do Sherlock, todos os 9 livros são bons. E tem os livros da Agatha Christie, sou apaixonada pelos livros dela também. Quem sabe você também goste ??

Juliana 05/10/2020minha estante
Esse ano li O Colecionador de Ossos de Jeffery Deaver e virei fã de Lincoln Rhyme e Amélia Sachs. Recomendo!

manu 14/04/2023

Sherlock Holmes não me conquistou
Esperava um grande mistério, sendo fã do gênero, mas confesso ter ficado decepcionada!

A história iniciou-se bem, um assassinato, apresentação aos personagens clássicos, Sherlock e seu fiel amigo, Watson? Até chegar à uma grande explicação; da Inglaterra somos enviados aos Estados Unidos dos mórmons e então, para mim, a narrativa desanda. Chegando ao final, onde finalmente a causa dos fatos é revelada, queria apenas que tudo se acabasse logo. Não me cativou. Não gostei de Holmes, do crime, da resolução. Talvez eu esteja muito acostumada com as reviravoltas nos crimes solucionados por Hercules Poirot de Agatha Christie ? não gosto de comparações, mas é inevitável.
maricrivos 21/06/2023minha estante
nossa eu adorei esse! mas nunca li agatha então talvez os mistérios dela sejam melhores mesmo

manu 21/06/2023minha estante
@maricrivos gosto dos mistérios da agatha mas os finais dela sempre sao a mesma loucura dps le a resenha q fiz do livro dela explico melhor isso

Brenda.Carvalho 17/03/2021

Mr. Sherlock Holmes é simplesmente fantástico
Não é atoa que essa história é um clássico.

Envolvente, inteligente e inusitada, a história faz com que o leitor, ao fim da primeira parte, se junte a Watson, Lestrade e Gregson na indagação: "Como Holmes decifrou esse caso?".

Me diverti tanto com a leitura que me apaixonei ainda mais por Sherlock Holmes! Não tem como não recomendar a leitura!
mi. 17/03/2021minha estante
oi,tudo bem?você sabe um site bom ora baixar pdfs?

Brenda.Carvalho 17/03/2021minha estante
Oi, tudo bem sim e com você? Geralmente eu baixo do docero ou do lelivros!

Carlos 17/07/2019

UM ESTUDO EM VERMELHO
Gostei com várias ressalvas. SEM SPOILERS: eu esperava um mistério mais profundo, com mais detalhes, com mais drama, com personagens mais explorados, muito embora Holmes e Watson sejam muito bem inseridos. Há erros de continuidade na trama bem grosseiros. Espero que o segundo livro seja melhor. "Um Estudo em Vermelho" não é ruim, mas não é tudo que eu esperava dele. A leitura não é chata.

AGORA COM SPOILERS: Não gostei da quebra da trama para explicar o porquê do assassinato. A impressão é que a quebra na trama foi um pós-escrito que Arthur Conan Doyle sacou da cartola após ter escrito como o mistério de resolveu. Não gostei. Não atrapalhou a história, mas não gostei.
Nay C 08/01/2020minha estante
Tbm não gostei dessa quebra na narrativa, se fosse somente um capítulo para contar um pouco da origem do crime, tudo bem, mas são vários capítulos sem emoção e sem necessidade, poderia ser mais rápida essa parte.

Carlos 16/01/2020minha estante
Exatamente, Nayara!

Belmiro Santos 04/11/2020

Uma Mente Brilhante
Um estudo em vermelho é um livro fantástico. Diferente de investigações criminais que costumo ler, esse livro não apresenta suspeitos.
Mas há sim perguntas: Quem era o assassino? Como ele realizou tal crime? E principalmente, o que o levou a cometer tal ato?
Umas das principais questões apresentadas, ao menos pra mim, é tentar decifrar a mente brilhante e até então indecifrável do Sherlock Holmes.
Após prender o assassino, e deixar todos repleto de dúvidas, o livro apresenta capítulos que explicam ao leitor a vida do Assassino e o que o levou a cometer o assassinato.
E por fim, Um estudo em Vermelho, nos deixa uma grande questão: Seria o assassino um completo vilão? ou um bom homem, em busca de justiça?
Beatriz.Balonecker 04/11/2020minha estante
é bom? estou querendo ler

Belmiro Santos 04/11/2020minha estante
Simm, é muito bom. Recomendo muito. E é bem curtinho