Um estudo em vermelho

Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

1923 encontrados | exibindo 1 a 16

Mariana 26/10/2010

Watson no País de Holmes - "Um Estudo em Vermelho"
Eu estou totalmente sem palavras. Não é de costume eu escrever tantas resenhas uma atrás da outra, de todos os livros que eu li, mas começou a virar hábito por conta do meu recente vício no Skoob. O livro da vez foi Um Estudo em Vermelho, a primeira aventura de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Foi quase um recorde o meu tempo de leitura. Perdendo apenas para Marcada, que eu li em dois dias, esse livro me prendeu tanto que eu o terminei em três dias, chegando a virar a noite lendo. Coisa que eu não tinha feito antes (eu li Marcada em um final de semana chuvoso, durante o dia).

É simplesmente sensacional. A série de Sherlock Holmes sempre teve um lugar privilegiado na minha pirâmide de livros preferidos, perdendo apenas para As Brumas de Avalon. E agora, ele concretizou seu lugar. A coisa que sempre me incomoda em livros é a narrativa em primeira pessoa, que eu sempre achei pouco explorada e um tanto enjoada, dando muitas voltas desnecessárias, principalmente nesses novos romances juvenis. Mas Sir Arthur Conan Doyle ganhou um espaço ainda maior no meu coração ao colocar no papel a narrativa em primeira pessoa perfeita. Não perdemos nenhum detalhe e não é algo enjoado. Pelo contrário, é uma narrativa muito rápida e objetiva que mesmo sendo corrida não nos deixa de fora de nenhuma situação.

Eu ainda estou com um sorriso bobo no rosto, porque eu mal terminei de ler e já comecei a redigir essa resenha. O que mais eu posso dizer? Sherlock Holmes é um cara com quem eu não me casaria. Ele é incrível, mas chegou a isso não porque tem um talento natural, mas porque ele se esforçou para ser incrível. É meio estranho, mas pelo que entendi das últimas linhas do livro é exatamente isso. Sherlock é um cara com quem eu manteria uma amizade distante. Imagina aquele homem super observador perto de mim durante tempo suficiente? Ou eu ficaria doida com aquela arrogância e com o tocar melancólico de seu violino e me apaixonaria perdidamente, ou então pegaria um nojo tremendo. É um homem de extremos, eu diria.

Watson é incrível também. Menos brilhante, mas que tem caracteristicas que se fossem colocadas em Holmes estragariam a personagem e que ficam perfeitas nele. É forte, mas doce. É objetivo, mas inseguro. Acho que esse fator é um dos responsáveis pelo sucesso da obra. Os dois se completam. O que seria de Holmes sem Watson e de Watson sem Holmes? Seriam apenas dois homens perdidos na imensa londres. E nós seríamos órfãos. Sim, eu sei que eles não são reais. Mas eu fico pensando: o que seria de nós, meros mortais que gostam de sagas policiais, sem o maior detetive de todos os tempos? Muito obrigada Sir Arthur Conan Doyle!

Detalhe: Durante muito tempo, eu achei que Sherlock era um tipo de "chamamento" para detetive, tipo "Sherlock Mariana Bortoletti, prazer!" Enganada redondamente. Sherlock é um nome.
Camila.Santos 01/08/2020minha estante
Amiga, entendo demais. Essa aqui sou eu escrevendo resenha as 5 da manhã, depois de ler esse livro incrível em dois dias hahaha

Kaiww 14/10/2022minha estante
Tenho um carinho especial por esse. Livro foi o livro que começou minha obsessão pela literatura,achei que seria chato e entediante por ser um clássico, mas a história me cativou a cada segundo devorei em menos de uma semana,esse livro tem um espaço especial em me coração

Amanda 18/10/2022minha estante
Oi estou iniciando no mundo da leitura e tenho um dúvida, eu comprei o livro Estudo em Vermelho só q com outra capa. E o meu veio com 95 pág, eu quero saber se é o mesmo conteúdo.

Maria 12/12/2022minha estante

Daiana23 19/12/2023minha estante
Não gostei muito não, personagens é muito arrogante e tem uma narrativa um pouco vaga. Falta algo, acho que por ter sido o primeiro livro do Arthur Conan Doyle falta algo.

Ju_allencar 31/12/2023

Mais um caso resolvido por Sherlock Holmes ?
Gostei muito desse livro, não é meu favorito do Sherlock mas ainda sim é ótimo. Aqui nós acompanhamos Sherlock em um caso de assassinato, o legal é que mesmo após sabermos quem é o assassino o livro ainda continua a história. Na segunda parte do livro descobrimos as motivações do "vilão" e até senti um senso de justiça nessa história. Ainda descobrimos como o dr Watson conheceu o Sherlock.
Luå 31/12/2023minha estante
Amo esse livro! Esse é um dos meus favoritos do Sherlock ?

Ju_allencar 31/12/2023minha estante
Gostei muito como eles mostraram o lado do assassino, eu achei totalmente justo o que ele fez. Passo pano pra ele kk

Luå 01/01/2024minha estante
Eu também! Adorei o final desse livro.

Victor108 04/01/2024minha estante
Qual é o melhor do Sherlock que já leu? Vou começar a ler sobre investigação tô em dúvida entre Sherlock ou Lupan.

Ju_allencar 04/01/2024minha estante
Victor, do Sherlock eu adoro o Cão dos baskerville, acho extremamente inteligente a forma como ele desvenda os mistérios ??

Gabriel.Alves 05/01/2024minha estante
Compensa ler os livros do Sherlock?

Ju_allencar 05/01/2024minha estante
Vale a pena de mais ?? os livros dele são muito bons ?

Mari.Vasconcelos 31/03/2021

Surpresa!
Meu primeiro livro de Sherlock Holmes e cheguei a acreditar que não fosse gostar... Tava lá empolgada na trama quando chegou a segunda parte e fiquei noiada ( tipo: 'o que tá acontecendo aqui, mermão?' 'O que isso tem haver com a história?') Mas tudo tava interligado e deixou o livro muito mais fascinante.

Só uma observação, Sherlock Holmes é muito mais phodastico que Hercule Poirot (postei e corri rs)
Marcelinho :) 23/08/2021minha estante
O início da segunda parte, quem não ficou perdido, que atire a primeira pedra. KAKAKAKAKAKAK

Mari.Vasconcelos 23/08/2021minha estante
Que bom, Marcelo!
Pensei que era pq eu era lerda?

Souza 08/01/2022minha estante
Irei começar a ler hoje à noite

(lidos só 2021 em diante) 26/05/2023

Genialidade mesmo com conveniências
O livro é dividido em duas partes e isso é feito de um modo muito pertinente e bem pensado.

A parte 1 é claramente mais focada em ambientação, narrativa, desenvolvimento da história. A parte 2 é um show de escrita, de detalhamento de cenas, de criação de contexto.

No fim, a junção das duas metades.

Obviamente tem MUITA conveniência. Só que não reclamarei disso em um livro de ficção cujo protagonista é um detetive gênio da dedução. O livro não é pra ser uma aula sobre investigação policial, o livro não é um METAFORANDO (KKKKKKK) da vida. Então tais conveniências e facilidades de roteiro não me incomodaram em nada e não tiram o brilho da obra. Sem conveniências, na verdade, acho que nem existiria esse livro.

Por exemplo (SPOILER): o cara sair lá da cidade de mórmon e sem google maps, sem gps, sem rastreador, encontrar seu algoz lá na Europa. Mais conveniência que isso não existe. Mas é ficção, é entretenimento, não é uma obra cuja intenção é realismo. Então tá valendo. (e convenhamos, lá pra 1870 tinha bem menos gente no mundo KKK facilitava um pouco kkkk) Pro autor desenvolver tal enredo, mesmo com as facilidades que teve, tem que ser um gênio.

Nota máxima!

@aprendilendo_ 28/05/2020

Resenha de Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho
...Nesse contexto, através da narrativa do Dr. Watson, acompanhamos um divertido inicio da relação dos dois. Característico de suas obras, o escritor desenvolve os mistérios por meio de um balanceamento entre os fatos expostos e as suposições de Sherlock, estando o segundo sempre alguns passos à frente, dessa forma, a dúvida sobre o verdadeiro autor do crime quase sempre persiste até os instantes finais. No primeiro conto não é diferente, as incertezas são tão maiores que as certezas a ponto de sequer conseguirmos pensar em um final provável. Esse atributo, por consequência, gera uma curiosidade insaciável capaz de fazer mesmo os mais jovens leitores lerem sem parar até chegar ao fim.

Portanto, Um estudo em Vermelho, por se tratar da primeira investigação dos amigos e de como eles se conhecem, é talvez o mais recomendado conto para adentrar no mundo investigativo de Sherlock Holmes. Com um caso requintado de mistérios e com um arcabouço histórico comovente, o livro se destaca e prende do inicio ao fim e como uma forma de convite, deixa-nos entusiasmados para todas as outras investigações.

Para mais comentários sobre o livro e outras resenhas, acesse o link abaixo.
aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-sherlock-holmes-um-estudo-em-vermelho
kassialais_ 06/07/2020minha estante
Oi! Você gostou dessa edição?

@aprendilendo_ 06/07/2020minha estante
Oi! Tudo bem? Na verdade essa não foi a edição que li, a minha é uma de 2019 bem simples, essa eu coloquei porque na época não sabia mexer no Skoob muito bem rs. Mas a capa me parece muito bonita.

kassialais_ 06/07/2020minha estante
Ah sim! Vi super barata essas edição na Amazon, mas a sua resenha que me deu vontade de ler ?

@aprendilendo_ 06/07/2020minha estante
Muito obrigado!! As histórias de Arthur são incríveis, espero que goste!

Eu que agradeço ?

Jorge Luiz da Silva 29/10/2023

Sherlock Holmes tirou de letra
Não foi fácil desvendar esse mistério, mas Sherlock Holmes tirou de letra. O detetive realmente sabe das coisas.

DeniseSC 07/03/2023

Um bom começo
Conhecemos a historia através do Dr. Watson, que conhece o intrigante e perspicaz Sherlock e seu ofício, e com ele nos metemos nesse primeiro mistério.
Sherlock demonstra uma observação e conhecimentos em diversas áreas, e só com isso conseguimos desvendar o mistério, acho que por querer evidenciar esses talentos, o autor não deixa pistas para que os leitores também desvendem o mistério.
A segunda parte tem um tom completamente diferente, que eu só consegui entender a conexão muito tempo depois, mas foi fundamental. Com isso compreendemos o motivo da vingança e interpretamos a nossa maneira se foi justificada ou não.
Gostei muito e pretendo continuar a seguir os passos de Sherlock e Watson.

Caroline1542 27/12/2023

De fato, meu caro leitor, Sherlock Holmes merece toda reputação que detém.
Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro dessa série tão famosa e aclamada. É onde conhecemos nosso ilustre detetive Sherlock Holmes e seu, então, companheiro de casa, Watson.

O livro se aprofunda no primeiro caso independente de Sherlock através da visão de Watson. O fato de ser narrado em primeira pessoa foi algo que me deixou receosa, mas o autor Arthur Conan Doyle foi impecável em cada capítulo.

Vivenciamos os acontecidos com as mesmas informações de Watson, o que deixa o Sherlock com esse ar misterioso e genial que conhecemos. Porém, a narrativa é tão fluída que os pensamentos do médico não ficam cansativos, pelo contrário, nos gera identificação.

Já o mistério, apesar de ser envolvente, não foi feito para nós leitores descobrirmos. Talvez nos próximos, quando o Watson participar mais das investigações, isso nos torne mais participativos.

Mas não se engane, meu caro expectador, você vai querer chegar até o fim e descobrir quem matou o homem na casa abandonada.

Lucimar.Paiva 02/08/2020

Perfeito.
Muito diferente de tudo que já ouvi falar.
Diferente de todos os filmes que assisti.
Pra conhecer Sherlock Holmes, só lendo seus livros.

Brenda.Carvalho 17/03/2021

Mr. Sherlock Holmes é simplesmente fantástico
Não é atoa que essa história é um clássico.

Envolvente, inteligente e inusitada, a história faz com que o leitor, ao fim da primeira parte, se junte a Watson, Lestrade e Gregson na indagação: "Como Holmes decifrou esse caso?".

Me diverti tanto com a leitura que me apaixonei ainda mais por Sherlock Holmes! Não tem como não recomendar a leitura!
mi. 17/03/2021minha estante
oi,tudo bem?você sabe um site bom ora baixar pdfs?

Brenda.Carvalho 17/03/2021minha estante
Oi, tudo bem sim e com você? Geralmente eu baixo do docero ou do lelivros!

Marco Rabelo 14/03/2021

A primeira aparição do "xeroque rolmes"
Um livro pequeno, mas com uma história muito interessante, que te prende.
O que mais gostei, na verdade, foi saber como os famosos personagens Sherlock Holmes e o Dr. John H. Watson se conheceram.
Este livro marca o início de uma grande amizade e uma grande parceria.
Fundamental sua leitura para dar continuidade às várias outras aventuras destes dois heróis.

leashy loo 06/04/2023

excedeu MUITO as minhas expectativas
Não estava dando NADA para esse livro pq tive que ler para a escola, e me surpreendi demaiss com ele!! achei o começo um pouco entediante, como todo livro, mas logo já estava envolvida no mistério da trama.
o livro é dividido em duas partes:
a primeira foi ótima e super empolgante de ler, mas a segunda foi uma experiência completamente diferente.
durante a maioria da leitura da parte dois, me senti confusa e perdida. a história apresentada, aparentemente, não possuía nenhum tipo de ligação com o plot da parte um (que, aliás, não havia sido completamente resolvido). nesse momento, a leitura foi arrastada e lenta, mas quando finalmente terminei de ler, minha mente explodiu. todo o estresse causado pela súbita mudança na parte dois foi recompensado, e tudo fez sentido, cada peça de encaixou.
a escrita de arthur conan doyle é sensacional!!
Maria8618 08/04/2023minha estante
melhor q os livros só a série

leashy loo 08/04/2023minha estante
um dia eu vejo?

Lucas.FranAois 13/04/2023minha estante
Acabou de me convencer a não abandonar

leashy loo 13/04/2023minha estante
aaaa que bomm!! o final vale a pena

Rafa.Meyer 24/09/2020

Genial!
Foi minha primeira experiência lendo Sherlock Holmes,eu assisto à série e amo, mas tinha um certo receio de ler e não ser tão prazeroso para mim,mas acabei amando!!!Indico para todos que gostam de suspense e mistério, a leitura é bem rápida e fácil também de entender,esse era um dos meus medos,de ser algo bem formal,mas não foi.
Se quiserem ler,comecem por essa história, pois conta o primeiro encontro do detetive com o Dr. Watson e acho que fará mais sentido!
Ana Brolio 06/08/2021minha estante
Confesso que quase abandonei, pois ando com pouco tempo pra ler e o livro não estava me prendendo.
Mas agora parece que tá fluindo melhor.

1923 encontrados | exibindo 1 a 16