Escuridão, Seja Minha Amiga

Escuridão, Seja Minha Amiga John Marsden

Resenhas - Escuridão, Seja Minha Amiga

Mycaelle 13/03/2024

Lei de Murphy em forma de livro!
Marsden sinceramente se superou nesta obra. Todos os pensamentos, habilidades e (re)ações dos personagens foram muito coerentes até aqui.
Depois de uns bons meses longe de casa e de todo o caos da guerra, foi natural eles perderem seu lado guerrilheiro, e tudo desandar absurdamente, sobretudo porque agora os inimigos estão mais alertas e preparados. O tanto de coisas que deram errado conferiu mais uma camada de realismo à coleção, isso somado às mortes de protagonistas e ao fato de o grupo ter aproveitado uma trégua após o resgate. Sério: como eles suportariam mais uma rodada de desgraças sem terem recebido tratamento médico e algum nível de lazer, né?
Embora não tenha havido um ataque grandioso, como nos livros anteriores, achei este ainda mais frenético. Os personagens enfrentaram tantos perigos, ficaram tão vulneráveis que, se não soubesse que a coleção tem 7 livros, com certeza pensaria que era o fim da linha, todos iriam morrer do nada.
Senti falta de mais reflexões éticas, mas a obra manteve sua profundidade, por exemplo, com um trecho enorme sobre a relação da Ellie com a Corrie.
Agora é acompanhar como vão lidar de novo com morar no Inferno e planejar mais ataques, possivelmente sem qualquer ajuda dos Kiwis. Será que sobreviveram? Vamos descobrir!

JP Schneider 19/01/2024

Nem tudo são flores para nossos jovens guerrilheiros.
Esse foi o mais fraco pra mim, não que tenha sido ruim, só achei ele parado, não acontece nada de muito relevante. Mas entendo que ele serviu pra mostrar que nem tudo são flores, pois antes tudo dava certo para os jovens guerrilheiros, mas esse mostrou que podem dar errado, e muito.

Esse livro serviu mais como uma ligação, mostrando as perdas que todos tiveram, em relação a parentes e amigos. Ver sua cidade novamente habitada, só que por invasores, isso tudo pesa bastante. E mostrou que dessa vez, seus atentados foram falhos, e penaram pra conseguirem escapar. Os invasores estão mais organizados, não sei nem oq esperar para o próximo livro.

MirzKr 18/07/2023

Eu amo a saga e com este livro não foi diferente.

Até então é um dos livros mais ?parados?, mostrando mais deles mesmos, seus conflitos, seus medos e novos desafios.

Eu adorei poder ler sobre outras questões dos personagens, explorar as histórias com suas famílias e amigos.

Porém foi um dos livros que menos me prendeu (da saga), talvez pela ressaca literária não sei, mas não consegui embarcar tanto na história.

Betina.Mallmann 19/03/2023

Parado
Apesar do começo iniciar bem agitado a história vai esfriando ao longo dos capítulos, achei um pouco arrastado de mais.
Tem alguns capítulos com alguma ação, mas o 4 livro da série me pareceu um monólogo da Ellie, pois fica muito nos sentimentos dela e pouco já visão dos demais personagens, diferente dos livros anteriores.
Em alguns momentos o romance da Ellie com o Lee acaba sendo desnecessária, pois é algo que não faz falta da história.
De resto é um bom livro, apesar de ser um pouco chato em alguns momentos, espero que o 5 livro da série entregue um pouco mais.

eloise25 14/02/2023

A leitura foi ótima, e muito prazerosa, viajei nesse mundo, e os detalhes descritos no livro fez com q eu imaginasse até os mínimos detalhes.
Ellie e seus amigos foram muito fortes nesse livro, a maturidade que eles tiveram foi surpreendente, e são adolescentes que não desistem, nem que a consequência for a morte, eles não vão deixar que o mal vença.

Karolinny0 21/01/2023

"Você voltaria para ajudar seu país?"
O quarto livro da série, te deixa arrepiado assim que você começa a lê-lo. Com confrontos épicos e mortes dolorosas, você vai começando a sentir ainda mais parte dessa aventura e começa a sentir angústias e tudo o mais ..

MWeirich 09/09/2022

Sensacional
Eu li algumas resenhas deste livro, por pura curiosidade, e constatei que o pessoal achava este livro mais parado do que os três primeiros e que por este motivo, era uma livro um pouco "pior".

Eu sinceramente discordo desta opinião e acredito que este livro foi tão bom quanto os outros livros, quem sabe melhor!

De fato o livro não nos trás uma ação grandiosa do grupo de jovens guerrilheiros, mas trás o fracasso de suas ações, as consequências de fazerem frente aos seus inimigos e como estão lidando com a pressão de estarem em guerra.

O autor acertou neste livro em todos os aspectos, pois mostrou que em uma guerra se perdem pessoas que amamos, nem tudo sai como se planeja e que a vida se encontra sempre em risco.

É fantástico em todos os aspectos este livros. Realmente amei.

Nathalia184 21/07/2022

Essa saga continua surpreendendo e finalmente saímos da repetição de "somos crianças, precisamos de adultos".

Por conta de uma série de acontecimentos, Ellie finalmente se deu conta de que não pode esperar que alguém venha tirar o peso de suas ações de seus ombros. Ela está lidando com os traumas e aprendendo a conviver melhor com a culpa.

O livro deu uma guinada trazendo um pequeno update do que aconteceu (mais ou menos) enquanto eles estavam se "recuperando" na Nova Zelândia.
Não tenho certeza se gosto de onde o autor está indo com o relacionamento da Ellie com um outro personagem, mas paciência.

Ansiosa para ver os desdobramentos até o sétimo livro.

Jean Silva 17/05/2022

Esse 4° livro me incomodou bastante, parece que a história não se desenrolou direito, os acontecimentos foram "jogados" ao longo da trama e muitas coisas não foram explicadas. O único fator interessante foi que deu para notar o quanto essa situação caótica do país em guerra está afetando os protagonistas, todos estão esgotados mentalmente, e nada, NADA do que eles tentaram deu certo nesse livro.
E foi isso, o resto da história foi um saco, esperava bem mais!
Espero que o próximo livro seja bem melhor que esse.

Ju 24/02/2022

Tiro, porrada e bomba, literalmente.
O quarto livro da série tem a mesma pegada que os anteriores. Me incomoda o fato da trama não se desenrolar direito, parecem que os acontecimentos são sempre os mesmos. Tenho plena certeza que daria pra essa série ser mais curta. Apesar de tudo isso, não é cansativo e envolve o leitor.

brentlejuice 13/08/2021

Esse livro falou mais sobre TSPT e como eles estão lidando com tudo o que fizeram e tudo o que aconteceu nos três livros anteriores. Também serviu pra mostrar que nem tudo pode dar certo 100% das vezes e preparou o terreno para o volume 5.
Sobre os personagens: Fi teve mais destaque, mas ainda me incomoda o quanto a Ellie tem ciúmes dela (e dos amigos terem outros amigos), toda vez que a Fi fazia algo a Ellie ficava feliz, mas sentia inveja. Ainda não temos tanto sobre os outros meninos, mas o Lee mudou bastante e isso deixa ansiosa pra ver ele nos próximos livros depois de tudo o que aconteceu.

Isabela.Finotti 08/06/2021

Pronta para o próximo
Nesse quarto livro da série parece que tudo dá errado, pura Lei de Murphy. Além disso, o autor explorou bem como os acontecimentos dos livros anteriores afetaram os personagens. Ainda tem mais por vir, vou começar logo o quinto livro.

Cassia Carina 26/04/2021

Eles precisam retornar ao pesadelo. Recebem apoio militar e mesmo assim eles precisam se virar sozinhos. Curiosa para descobrir o final desta série.