Não Quero Ser Lembrado

Não Quero Ser Lembrado Lucas Rezende

Resenhas - Não quero ser lembrado

Dominique 14/09/2020

Hoje venho contar um pouquinho do livro do @rezenluc

Não Quero Ser Lembrado começa nos apresentando Bernardo, um homem que, aparentemente está transtornado pela morte de sua esposa. Bernardo não é um exemplo: sente-se fracassado, impotente, um completo inútil. E isso não é algo novo, esse sentimento está nele desde que se conhece por gente.

Conhecemos os dias de Lucas antes de Patrícia, a forma como se conheceram, o início do relacionamento e a rotina do casal. A infância difícil de Bernardo e uma adolescência mal vivida moldaram a personalidade do jovem homem, que é movido por sentimentos não muito convencionais e faz escolhas geralmente condenáveis.

Pessoas diferentes, com objetivos e passado desiguais não são exatamente a melhor combinação na vida de um jovem casal. E quando alguns acontecimentos abalam Bernardo, veremos de perto o que habita dentro de Bernardo.

Vamos lá galera:

Não quero ser lembrado é um livro difícil de esquecer, Lucas Rezende criou uma história de um homem perturbado e cheio de manias e defeitos. Como muitos de nós. E esse foco intenso da construção da personalidade de Bernardo é o que norteia a narrativa.
Por falar em narrativa, ela cativa pela riqueza de detalhes e um tom de suspense sem igual. Uma verdadeira montanha-russa de emoções, pois nunca sabemos exatamente o que iremos encontrar ou onde as atitudes das personagens irão nos levar. Os capítulos são marcados por datas e temos aqui uma narrativa não linear, mas em momento algum nos confundimos com os fatos.

O desfecho foi sensacionalcional. Difícil descrever muito sem estragar a história, mas acredito que a trama foi muito bem elaborada e desenvolvida até o fim.
No mais, esse livro é muito bom, recomendo a todos, principalmente se você quiser sair da zona de conforto.

Leitura mais que recomendada!

Aline221 04/10/2019

Um verdadeiro livro psicológico
Não é um romance, não é um thriller. É puramente psicológico.

O Livro começa com o final. Logo nas primeiras páginas, o personagem principal diz que matou a esposa e a partir daí, vamos acompanhar o que o levou a tal ato.

O autor nos transporta pra dentro da mente desse personagem, e, paramos a acompanhar todos os pensamentos e questionamentos desse homem totalmente perturbado.

É angustiante. Eu nunca havia me sentido tão mal lendo um livro de ficção como me senti lendo esse livro. Tem algumas cenas muito fortes, muito tristes, um nível extremo de crueldade.

Uma escrita primorosa, linear e totalmente envolvente.

Passei o livro inteiro tentando me comunicar com a Patrícia, esposa do personagem: "Corre, fia... eu já sei o final e isso vai dar muito ruim. Corra para as montanhas!!!" Que angústia, gente... que aperto no peito. Na vida real também é assim, né? Algumas mulheres sempre acham que podem ser o escudo de certos homens, mas, acabam se tornando o próprio alvo. Triste e real.

O final desse livro é... devastador. As últimas páginas são profundas, intensas... Eu não tenho palavras pra expressar pra vocês tudo que senti lendo esse final. Senti muita raiva e muita pena dos dois personagens.

*ainda vou precisar de um tempo pra digerir essa história.

site: https://www.instagram.com/meulivrochegou/

Cynthia Souza Brasil 17/11/2017

Um tanto perturbador, uma pena o autor não ter explorado mais a situação do Bernardo ou seja, outros pontos de vista, pois foi só o dele.
Narrado pelo próprio Bernardo ficamos mto preso a mente doentia dele, seria interessante se tivesse outros pontos de vista tbem.
Mas isso não impede de ser uma leitura boa, a narrativa é fluente as descrições são perturbadoras e fortes. Acho difícil não querer ser lembrado. Recomendo a leitura.

Arca Literária 10/02/2017

Resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/nao-quero-ser-lembrado-lucas-rezende/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/nao-quero-ser-lembrado-lucas-rezende/

Roberto Segundo 31/12/2016

A mediocridade incomoda
Lucas Rezende consegue escrever um livro curto que te prende a ponto de não querer ler tão rápido para saborear mais um pouco a experiência.

Bernardo é um personagem que serve como uma grande crítica ao modo mediano e sem ambição que a humanidade representa. O homem normal que não fede e nem cheira, mas que no fundo é cheio de problemas e por conta da própria vida medíocre e parada, não consegue expor isso.

O livro tem seus momentos incômodos, mas no bom sentido. A monotonia e o tédio que começam a fervilhar ideias erradas na cabeca do protagonista, em diversos momentos espelham a vida real e o inevitável vazio existencial que a convivência em sociedade proporciona.

Por fim o livro é uma dosagem certa de crítica, entretenimento e violência. Ao contrário de Bernardo, eu quero que esse livro seja lembrado.

Brenda Sousa 22/12/2016

Não quero ser lembrado - Resenha por Blog Postando Trechos
Em “Não quero ser lembrado”, Lucas Rezende nos trás a natureza humana na sua pior forma. Aqui conhecemos Bernardo, um rapaz que levava uma vida medíocre como chefe de almoxarifado, viciado em passar horas dentro da locadora próxima de seu apartamento buscando filmes que pudessem lhe distrair a cabeça por pelo menos duas horas da vida de merda que vivia.

É nessa mesma locadora que ele conhece Patrícia, quando num momento de distração se esbarra na única pessoa presente no local às duas da manhã. Esse teria sido um momento único de contato entre eles, não fosse o fato de continuarem frequentando a locadora e acabarem se encontrando novamente. Patrícia também passava por um momento de desespero, pois acabava de terminar um relacionamento sem futuro e precisava de alguém para desabafar. Bernardo surgiu no seu caminho e foi com ele mesmo que ela decidiu colocar para fora tudo que sentia, em um estabelecimento próximo dali.

E desse encontro de duas vidas sem sentido, surge um relacionamento que desde então tinha tudo para dar errado. O livro reveza momentos de vai e volta no tempo, enquanto conhecemos a história dos dois e um pouco mais de suas personalidades e vemos o que se passa no futuro. Conhecer a personalidade de Bernardo mais profundamente me deixou enlouquecida e bastante assustada. Devorei o livro em dois dias, especialmente depois de, logo no primeiro capítulo, receber a notícia de que não se tratava de uma história feliz, muito pelo contrário. Também não se trata de uma história triste, mas uma história bastante trágica de uma forma traumática.

Quando li a sinopse do livro eu já me empolguei e foi o motivo pelo qual topei receber a cortesia da Empíreo. Mas finalmente tendo-o em mãos e finalizando a leitura, percebi que é um livro forte e muito bem escrito! A leitura te faz mergulhar e só querer sair quando acabar a última página! Lucas Rezende demonstra muito talento com as palavras e já no seu livro de estreia mostra a que veio. Eu SUPER indico esse livro a quem gosta de histórias que prendem e que jogam a realidade humana na nossa cara, sem eufemismos e sem pena. Mais uma vez eu digo: valorizem os autores nacionais, porque talento é o que não falta por aqui.

site: http://postandotrechos.blogspot.com.br/2016/11/resenha-nao-quero-ser-lembrado.html

Rizia Castro 22/12/2016

Cru e intenso
Não quero ser lembrado, de Lucas Rezende, nos conta a história de Bernardo, um homem sem muitas expectativas, que vive dia após dia sem emoção alguma. Ele acabou de perder a esposa, Patrícia e aquilo o faz lembrar do início de tudo.

Bernardo gosta de se isolar e sua pouca "diversão" é ir até a locadora de filmes. É lá que ele encontra Patrícia. Ele sente uma atração inexplicável e ao conhecê-la, existe uma identificação. Com a convivência, ela consegue mudar Bernardo um pouco e fazê-lo se abrir e contar alguns fatos marcantes. Patrícia é o oposto de Bernardo. Sociável, trabalhadora, divertida, uma jovem que gosta de viver, e bem.

Cru e intenso.
Não quero ser lembrado é um livro difícil de esquecer.

A escrita de Rezende é impecável. Cru, sarcástico, perspicaz o autor vai tecendo a história ao mesmo tempo que nos insere em uma narrativa que nos consome aos poucos. Quem curte uma narrativa mais direta certamente não terá paciência de encarar este livro, mas aqueles que gostam de um suspense de forte cunho psicológico, irá ter um belo exemplar em mãos.

O desfecho foi genial. Difícil descrever muito sem estragar a história, mas acredito que a trama foi muito bem elaborada e desenvolvida até o fim. Muitos temas foram abordados ao longos das páginas, mas o que senti é o sempre presente questionamento acerca de como é formada a personalidade de alguém. São suas escolhas, suas vivências, uma pouco de cada?

Não quero ser lembrado é um livro para ser degustado, apreciado e refletido. Posso afirmar que foi uma experiência fantástica e sendo este o livro de estreia do autor, não duvido do quão longe ele vai.

Leitura mais que recomendada!

site: http://www.livroterapias.com/2016/12/resenha-nao-quero-ser-lembrado-de-lucas.html

Bruna 09/12/2016

Um olhar sobre a natureza humana
A gente nota, neste romance de estreia de Lucas Rezende, o olhar observador do autor sobre a natureza humana e suas fraquezas. Não espere torcer pelo protagonista, é mais provável que vc o odeie. Mas vai se achar nas reflexões dele em algum momento...

Kamila 29/10/2016

Voltamos alguns anos no tempo. Bernardo está passeando pelos corredores de sua locadora favorita (locadora de filmes VHS, sim, isso um dia existiu, tanto os VHS como as locadoras), quando tromba com uma bela mulher, tão jovem quanto ele. Eles trocam um pedido de desculpas e cada um segue seu rumo.

Mas Bernardo fica vidrado na moça. Ele, que não gostava de viver em sociedade, preferindo usar os filmes como válvula de escape da realidade, passa a procurar aquela com quem trombou. Se ele já ia com frequência à locadora, passou a ir praticamente todo santo dia. Como ele é brasileiro e não desiste nunca, passado algum tempo, ele reencontra a moça na locadora. Seu nome é Patrícia, e ela o confunde com um funcionário, tanto que acaba lhe pedindo uma dica de filme!

Feitas as apresentações, Bernardo e Patrícia passam rapidamente de desconhecidos a amigos, de amigos a namorados e por fim, se casam. Mas, assim como a vida de Bernardo era uma bela porcaria, a de Patrícia ia muito bem, principalmente no âmbito profissional. E isso incomodava muito o marido. Um suspense que vai tirar seu fôlego, do começo ao fim!

Sério, que livro é esse, Brasil?! Quando eu solicitei junto à Empíreo, parceira do blog, eu tinha lido em algum lugar que era romance, acho que foi até no Facebook da editora, mas qual minha surpresa quando, ao começar a ler, me deparar com um suspense? - Pelo menos, pra mim é suspense. Falando sobre Bernardo, no início até me identifiquei com ele - frustrado, com um emprego comum e não querendo se envolver com a sociedade. Mas, conforme ele foi contando sua história, admito que fiquei com medo. Não chega a ser bipolar, mas com certeza ele tem algum tipo de transtorno.

Já Patrícia é o oposto: alegre, batalhadora, é o sol na vida de Bernardo. Cheia de vida, a cada ano vem demonstrando muita capacidade em seu trabalho, além de ter nascido em uma boa família, cercada de amor. Como dito, os dois são muito diferentes, mas justamente esse detalhe - e a preferência de Patrícia por um determinado gênero de filme - é o que unirá esse casal.

Gostei muito da forma como o Lucas desenvolveu a trama. Oscilando entre os anos de 1997 e 2006 (e, quando necessário, voltando um pouco antes), mostra uma história sem pontas soltas, onde o leitor, ao mesmo tempo que fica aflito, fica curioso, pois quer saber mais e mais sobre Bernardo e o que ele fará para dar um rumo em sua vida.

Sobre a edição/revisão da Empíreo: impecável. A editora possui um cuidado incrível, pensa nos mínimos detalhes para que cada obra tenha sua própria cara (se os livros da editora fossem pessoas, teriam suas próprias personalidades). Não há erros de português e a capa tem uma mensagem subliminar - que eu só vi depois que li, aliás, a própria capa é muito bonita!

No mais, esse livro é muito bom, recomendo a todos, principalmente se você quiser sair da zona de conforto ou procura por uma história diferente. Que esse seja o primeiro de muitos livros do autor!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/10/resenha-nao-quero-ser-lembrado.html

Bárbara B. Ferreira 27/10/2016

Narração que prende do início ao fim
Se eu for considerar apenas a história do Bernardo, particularmente, ela não me chama muita atenção - talvez o estado mental dele chame, mas apenas em parte -, as situações cotidianas descritas no livro não são do tipo que me fariam achá-lo excelente. Contudo, há um diferencial magnífico em Não Quero Ser Lembrado: a forma com que o autor narra a história. De qualquer forma, a narrativa te prende, não tanto pelo conteúdo - pelo menos, no meu caso -, mas pelo modo maravilhoso que ele é passado. Recomendo sem sombra de dúvidas e afirmo: Leria outros livros do autor com toda a certeza.

Miosótis 02/10/2016

Excelente estreia
O livro mais parece um filme cujo cenário são os cantos da mente de Bernardo, tamanha a riqueza de detalhes. A narração retrata como uma mente inquieta e frágil foi se deteriorando ao longo dos anos - ao mesmo tempo em que, na perspectiva dele, ia se descobrindo, se aceitando e encontrando formas duvidosas de se fortalecer. Desde as memórias da infância, as pessoas que apareceram pelo caminho, os episódios aparentemente isolados, mas que tiveram parte na construção da personalidade do Bernardo, fazem o leitor se tornar íntimo das fraquezas que assombravam a mente do menino, do rapaz, e depois do adulto em que ele se tornou. Sem contar o fato de que a história é enriquecida pela descrição minuciosa do comportamento peculiar dos gatos e pelas onomatopeicas narrações das cenas.
Toda a narrativa fica ainda fica mais clara e rica pelo estilo "vai e vem" no tempo que o autor adota.. O começar pelo fim faz com que cada novo episódio mais recente seja posteriormente ligado a uma experiência anterior. Como na vida, em que cada dia e cada nova experiência formam um pouco do personagem que nós pouco a pouco vamos nos tornando. No final, só resta acompanhar a sombria caminhada do Bernardo, até que ele atingisse o poço da sua racionalidade. Ou seria o seu ápice, como ele preferiu pensar?

Ingo.Muller 01/10/2016

Lucas Rezende estréia com um romance complicado. Sua trama parte de uma abominável violência doméstica, mas a história é mais do que misoginia ou uma crítica a ela. Saltando no tempo, acompanhamos a inércia de Bernardo e sua incapacidade de funcionar normalmente em sociedade, em parte pela falta de ambição e autocrítica. Conforme desnuda suas falhas, Lucas tece o conto de um perdedor que, por mais que tente, será lembrado como um arremedo de homem - uma visão que pode incomodar se servir de espelho para o tédio do seu cotidiano.