A vida secreta do senhor de Musashi e Kuzu

A vida secreta do senhor de Musashi e Kuzu Junichiro Tanizaki

Resenhas - A vida secreta do senhor de Musashi e Kuzu

Janus 10/01/2010

Para amantes de novelas e cultura Japonesa, este livro traz relatos da historia do Japão, acompanhando o caminho de uma das grandes lendas japonezas chamada Musashi. Um livro agradavel de se ler para quem tem interesse na Historia/Cultura Japonesa.
Gostei

pirocadeperuca 06/10/2023

No geral, é ruim. a única coisa interessante é o tema da primeira narrativa - um samurai que desenvolve um fetiche por cabeças decepadas quando criança. a escrita do tanizaki é broxante, achei um desperdício um tema como esse em suas mãos. já a segunda novela é pior ainda, nem um pouco interessante, mal li: correr os olhos é mais que suficiente, parágrafos inteiros poderiam ser apagados sem mudar o entendimento.
mesmo escrevendo tanto, tanizaki não consegue pintar cena alguma. tive grandes expectativas, mas perdi toda a vontade ler seus outros livros.

Aguinaldo 21/07/2011

a vida secreta do senhor de musashi
Em "A vida secreta do senhor de Musashi" encontramos duas novelas curtas de Junichiro Tanizaki, um escritor japonês que morreu em meados dos anos 1960 mas que ainda hoje é bastante popular e bastante respeitado. Na primeira novela (que dá nome ao livro) dois relatos, de dois personagens distintos, se sucedem. Ambos descrevem características biográficas e factuais de um temido senhor feudal, desde sua infância, até os anos em que já é poderoso e tem pleno domínio de sua região. Os dois relatos contam o impacto na psique deste sujeito provocado pela experiência de ver, quando jovem, como as mulheres de um castelo preparavam as cabeças cortadas dos inimigos (que em geral tinham seus narizes cortados como forma final de humilhação - preciso estudar para entender melhor isto). Quando adulto ele usa a cabeça de um de seus servos (que é um dos narradores da história) como fantoche e somente se relaciona sexualmente com sua mulher e concubinas na presença desta cabeça/fantoche. O outro narrador é uma velha empregada do senhor feudal, que no fim da vida está recolhida em um mosteiro. Para ela, mulher que vê e participa com assombro dos jogos sexuais de seu senhor, a degradação é menos inteligível ou aceitável. É uma história que se acompanha com curiosidade, que fala de um mundo de regras rígidas de comportamento. Há muita movimentação, muita ação física, mas também descrições psicológicas sofisticadas dos personagens mais importantes. Já a segunda novela, Kuzu, trata de como um escritor se prepara para escrever um romance histórico, usando como material ficcional os anos em que o Japão feudal teve dois imperadores, um oficial em Edo, a atual Tóquio, e outro escondido nas montanhas de Yoshino, uma região remota do centro do Japão. O escritor encontra com um amigo que vai a região das montanhas de Yoshino pedir a mão de uma moça em casamento. Ele ouve a história de como a mãe do amigo foi vendida pelos pais para uma casa de divertimentos (gueixas) qando era pequena e de como ela foi adotada posteriormente por uma rica família na capital. O material que o autor coleta - material que fala dos anos em que o imperador celestial viveu nas montanhas - é fragmentário, confuso, não o deixa satisfeito. Ele percebe que para reconstruir o passado não basta um conhecimento objetivo das coisas, mas sim um envolvimento particular, como aquele muito forte que ele teve com a história da família de seu amigo ou com aquele que experimenta quando descobre quem será sua futura mulher. Tanizaki parece dizer ao leitor que os livros são produzidos também apenas com a imaginação, com a invenção, não faz falta justificá-los com dados e informações objetivas. Preciso ler mais coisas deste sutil escritor. [início 28/11/2009 - fim 30/11/2009]
"A vida secreta do senhor de Musashi - duas novelas", Junichiro Tanizaki, tradução de Dirce Miyamura, editora Companhia das Letras (1a. edição) 2009, borchura 14x21, 219 págs., ISBN: 978-85-359-1531-0

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 28/12/2018

Retratando duas épocas distintas da história do Japão, as duas novelas que compõem o 10º livro da III Campanha Anual de Literatura possuem tons e temáticas bastante distintos ainda que abordem a cultura de um mesmo país.

A primeira novela, que dá nome ao livro, relata a vida de Terukatsu, o filho de um poderoso senhor de terras. A novela começa contando como, ainda na infância, Terukatsu havia perdido sua inocência e adquirido uma certa inclinação sexual sadista que o acompanharia por toda a vida adulta e seria determinante em suas ações, costumes e caráter.
Por usa vez, a segunda novela, Kuzu, conta a história da jornada de dois amigos à remota povoação que dá nome à história. O narrador de Kuzu é um escritor que busca inspiração para seu novo livro e com ele viaja um antigo amigo que busca as origens e a história de sua mãe falecida. Juntos eles seguem uma jornada de encontros e reencontros com o passado entorno da qual gira a história.

A escrita de Tanizaki não é atrativa ou lírica, ainda que seja firme e fluida. Mesmo Kuzu com a beleza de seus cenários poderia ser um conto belo e poético, mas foi seco e sem beleza.
Das novelas, o conteúdo da primeira é mais inquietante, ainda que não seja um texto apelativo ou pesado. Não é uma abordagem pornográfica e nem sensacionalista, mas que ainda assim mexe com muitos tabus. Já Kuzu tem uma temática bem mais leve e monótona – na verdade achei todo o livro monótono.

O caráter jornalístico das novelas foi o que mais me desestimulou durante a narrativa com as constantes intromissões e análises do narrador da primeira novela, bem como com a insistência do narrador de Kuzu em fazer milhares de referências e inferências a aspectos da história japonesa e de sua arte.

Aprendi um pouco mais da história dos samurais e somente por isso valeu a pena ler, mas a história vai se tornando maçante e o texto não possui uma beleza estética que me impressionasse.

Ademais, os personagens, ainda que bem descritos e desenvolvidos, não impressionam nem cativam. Só Hôshimaru intriga por suas ações e inclinações morais, mas ele sozinho não é o suficiente para impedir que a trama se torne chata em grande parte do seu desenvolvimento.

Confira a resenha completa no blog: https://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/12/a-vida-secreta-do-senhor-de-musashi-e.html

site: https://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/12/a-vida-secreta-do-senhor-de-musashi-e.html