Linha única

Resenhas - Linha única

Evy 02/11/2021

HOMEM
Rascunho de um Deus desumano

Esse microconto de João Anzanello Carrascoza me pegou de jeito. Eu sou fã do gênero, leio muito pela internet, mas foi a primeira vez que li um livro de microcontos e foi uma experiência maravilhosa.

Assim como na poesia é preciso mergulhar no universo das sensações e deixar espaço livre pra imaginação, o que não é nem de longe um trabalho complicado ao abrir esse livro e ler as palavras de Anzanello, que nos fazem adentrar esse mundo tão vasto visto através de detalhes.

MARCA
Evitava bater no rosto. A alma, um vergão só

Sempre pensei em microcontos como fotografias, recortes de momentos de uma história que através daquela imagem, disparada pelas palavras precisas no microconto, nos fazem vislumbrar o todo, nem sempre completo, mas tão maior e mais significativo.

ESCOLHA
Todos os dias - todos - até os mais doloridos

Anzanello sabe exatamente quais palavras usar pra abrir esses mundos, seus microcontos são livros que nos contam histórias próximas, que poderiam ser nossas. Nos faz sentir acolhidos no susto, na dor, na surpresa, no amor, no deslumbramento, na rotina. Cotidiano de vida.

ESPECTADOR
No fim do dia, o sol assiste à vida se pôr

Recomendo muito a leitura!

Bruno.Dellatorre 07/10/2020

É bem fácil escrever um livro desse jeito
Literalmente tem uma única linha em cada página. São frases avulsas, vagas e sem noção. Deve ser o pior livro que li mesmo.

laura solzinho 19/12/2023

3.5 de 5 estrelas
Pontos positivos:

amei alguns textos dentro do livro como o ?Morte? e o ?Chuva de Verão?.

consegui discutir os poemas com a família enquanto eu lia e foi interessante ver as diferentes interpretações sobre cada texto.

pontos negativos:
não gostei do pessimismo relacionado a vivência humana. tive dificuldade de me conectar com o texto principalmente da metade pro final.

podia ter utilizado mais a questão criativa nesse livro de poemas criativos (brincar com a página, com as letras, significados). senti que poucos textos faziam isso. ou se faziam era de uma forma muito simples.

Lis 26/03/2017

Microcontos de uma única linha.
Já havia lido "caderno de um ausente", do mesmo autor. A capacidade de síntese dos microcontos em "linha única", possibilita ao leitor participar das tramas recortadas que o autor propõe. Vale a leitura, se não pela beleza estética do livro (com páginas semitransparentes e segredos escondidos), pelo valor literário e pela inovação. Muito bom!