O Cão dos Baskervilles

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Cão Dos Baskervilles

Douglas 28/05/2010

Um livro Espetacular
Gostei muito da histótia relatada em o cão dos baskervilles,na minha opinião o melhor livro que envolve o personagem Sherlock Holmes.
O livro conta a história a respeito de uma famíalia atormentada por a lenda de um cão que mata os membros dessa familia
Ao decorer da hítória Sir. Charles Baskerville,morre com indicios de que um o causador da sua morte foi um cão,em tão entra em cena o Sherlock Holmes,contradado pra desvendar esse caso cheio de místerios e aventuras envolvendo o protagonista,a história tem um final incrível.
Recomendo a todos!
Sérgio Filho 28/05/2010minha estante
Simplesmente o maior clássico da literatura policial de toda a literatura universal, não exagero ao dizer isso, Sherlock Holmes é o único personagem da literatura que ganhou vida própria, ao ponto de fazer muita gente acreditar que ele de fato existiu, e O cão dos Baskervilles é uma história estimulante, quando o li esqueci de tudo a minha volta, só pensava em ao lado de Holmes desvendar mais um crime. Interessante notar que a história inspirou um filme francês chamado O Pacto dos Lobos, esta é apenas uma das inúmeras influências holmesianas.

Sérgio Filho 28/05/2010minha estante
Ah! ia esquecendo, vi um dia desses na banca uma adaptação de O Cão dos Baskervilles em quadrinhos, achei curioso, mas com certeza nada supera o estímulo à imaginação da narrativa do punho do próprio Arthur Conan Doyle.

diego silva 29/05/2010minha estante
eu achei douglas um livro enteresante ,prometo ler e depois mostrar meu minha resenha sobre o livro..

(diego da silva:gordinho)

Daniel 01/06/2010minha estante
achei esse livro muito legal,prometo ler para nós troca idéias sobre ele

Daniel 01/06/2010minha estante
achei esse livro muito legal,prometo ler para nós troca idéias sobre ele

Flávia 07/06/2010minha estante
essa história foi fascinante mesmo, eu adorei !

scila 08/06/2010minha estante
eu gostei muito desse livro também, na verdade adoro livros de detetives e o Sherlock nunca deixa a desejar, não é mesmo?

Priscila 11/06/2010minha estante
De todos que li esse foi o que mais gostei! Incrivel!!

David Alves 17/08/2010minha estante
Eu pretendo ler esse livro, já que meu colegas estão dizendo que é uma obra muito boa, irei lê-la. Depois comentarei a minha opinião sobre o livro.

Big Boss 17/05/2016minha estante
Realmente esse livro é um dos melhores de Sir Arthur.

Henrique_ 26/03/2018

Excelente!
Mais uma vez Doyle consegue me surpreender. Sherlock Holmes e Watson são acionados para esclarecer uma morte de um Baskerville ocorrida sob circunstâncias misteriosas. Um mistério sobrenatural. Temos aí o confronto entre mundo da razão e mundo das superstições. A tensão entre esses dois mundos é constante ao longo do livro e, em meio a uma variedade de suspeitos, seria inevitável não atribuir ao sobrenatural a responsabilidade pela causa de tantos males. Mas o que mais chama a atenção e surpreende é a estratégia de Holmes. E é por ela que recomendo a leitura deste livro.
Alex Calixto 26/03/2018minha estante
Henrique, vc manda bem demais nas resenhas!

Henrique_ 26/03/2018minha estante
Valeu, Alex! São apenas pequenos comentários para registrar e me ajudar a lembrar de alguma coisa que me chamou a atenção. Que bom que gostou.

Vanessaf 27/03/2018minha estante
Um clássico imperdível!!!!

Eduardo 28/03/2018minha estante
Esse livro é maravilhooooso! Excelente resenha, Henrique (como sempre)!

Henrique_ 28/03/2018minha estante
Sem dúvida, Vanessa! Muito bom mesmo.

Henrique_ 28/03/2018minha estante
Valeu, Edu! De fato é um livro ótimo.

Nana Bastos 22/04/2021

O cão dos Baskerville
" Um homenzinho vigoroso, com cara de buldogue" eu amoo a sinceridade de Sherlock
Elentiya. 22/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK

Maah 11/07/2021minha estante
O livro é muito bom, um clássico na verdade. Mas, pelo menos para mim q leio mais livros de fantasia, foi uma leitura beeeem difícil por causa da escrita. Mas é bom sim, trás o suspense, o medo, o mistério e a curiosidade a tona

Sam 16/09/2021minha estante
Kkkkkkkkk eu sinceramente gostei bastante do livro

Diego 19/09/2022minha estante
Eu li a pouco tempo e já amei

Luisa 11/10/2022

Resenha : O cão dos Bakervilles
O livro ele trás uma história bem intrigante, quanto mais vai lendo, mais você vai querer descobrir sobre o mistério, ele gira em torno da família dos Bakervilles, bem sucedida, que tinham a lenda de um cão diabólico que assombrava a família a mais de 100 anos, e com o passar do livro foram tendo a morte de herdeiros da família e utilizavam o cão pra cobrir as mortes. Então Sherlock vai até a mansão para "proteger" o futuro novo alvo deste cão, Sr. Henry, vulgo o último herdeiro da família. Em um geral o livro é ótimo, tem uma linguagem prática de entender, recomendo muito para quem gosta de livros de mistério e crimes.
Bitizuka 11/10/2022minha estante

Noldin 11/10/2022minha estante
Muito bom!!?

larentsrare 17/01/2023

t amo watson
o primeiro livro do sherlock q eu leio e simplesmente amei demais superou minhas expectativas. comecei ele achando q ia ser uma leitura maçante mas foi bem ao contrário a escrita super me prendeu junto c os personagens! inclusive adorei o fato do conto ser narrado pelo watson um querido
Mariana 17/01/2023minha estante
Recomendo também "um estudo em vermelho". Uma história tão boa quanto, apesar do Cão dos Baskervilles ser meu preferido! Li todos os contos dele e sou apaixonada nelas!

larentsrare 17/01/2023minha estante
quero mt ler outras contos do sherlock e acho q o proximo vai ser esse mesmo!!! mas tb tenho mt vontade de ler arsene lupin

Mariana 18/01/2023minha estante
Vale muito a pena ler a coleção completa do Sherlock, é muito divertido! Esse do Arsene não conheço, busquei rapidinho e vida que é uma série bem grande, 12 livros, tem essa mesma pegada de investigação?

Sara277 18/04/2024

Maravilhoso
Desde criança sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, acredito que o título e o tom "macabro" da capa sempre despertaram minha curiosidade.
A oportunidade de ler O Cão dos Barkerville surgiu e a recebi muito feliz. Sou completamente apaixonada pelas histórias de Sherlock, e essa não poderia ter sido diferente.

Houveram alguns pontos em que esperava um desfecho diferente, mas amei cada capítulo e sigo apaixonada pelas obras de Doyle.
Anna.Leopoldina 18/04/2024minha estante
A primeira obra que li deste autor e das aventuras de Sherlock, foi esse. Minha irmã me presenteou no meu aniversário. Não sabia se ia gostar ou não. Hoje já perdi as contas de quantas vezes reli.

Sara277 18/04/2024minha estante
Fiquei completamente apaixonada assim que li!

Anna.Leopoldina 18/04/2024minha estante

Anderson Lemos 27/01/2020

Ora, ora ...
"Elementar"

Antes da resenha desse livro eu preciso deixar bem claro que tentei ser o mais imparcial possível, mas já peço que me perdoem, afinal sou suspeito para avaliar qualquer obra de Sir, Arthur Conan Doyle. A escrita é sempre brilhante, a forma como ele constrói os personagens e todo o ambiente de suspense e mistério ao redor da história são sempre fantásticos. Outro ponto positivo é eu achar que, para um autor da época em que estava inserido, ele não se torna tão prolixo. É comum vermos autores dentro desse mesmo padrão histórico se prolongando muito ao descrever cenários por exemplo. Já a narrativa de Arthur Conan Doyle é sempre bem dinâmica, e quando você pensa que a história já está ficando muito linear e cansativa ele joga um uma reviravolta bombástica na sua cara e pronto, você é obrigado a não parar mais de ler.

Agora sobre o livro:

"O Cão dos Baskerville" é mais um romance policial protagonizado pelas criações mais importantes do autor, o detetive mais conhecido da cultura pop, Sherlock Holmes, e seu fiel amigo e ajudante, o Dr. John Watson. Publicado em meados de 1901 e concluído em Abril de 1902, pois foi publicado em pequenas partes mensais, como uma novela. A trama gira em torno da família Baskerville que, conforme uma lenda em sua família, seus membros são atormentados e assassinados por um cão fantasmagórico e monstruoso. Por diversas gerações a lenda se perpetua até que o atual representante do clã Baskerville é encontrado misteriosamente morto. O que parecia como apenas um caso de ataque cardíaco, tendo em vista a idade já avançada do personagem, é revelada como um possível assassinato quando uma testemunha revela a existência de uma pegada pavorosa de um enorme cachorro. O detetive Sherlock Holmes é convidado a assumir o caso quando o último membro dessa família, que possivelmente era amaldiçoada, precisa assumir a propriedade e todos os bens que tem direito.

A história é simplesmente uma delícia de se ler. A narrativa é agradável e é muito satisfatório como cada ponto e cada detalhe vão se conectando, mesmo os que ninguém percebeu que existiam, para fechar todo o arco de forma coesa e sem furos. Temos aqui elementos que vão nos levando para um cenário gótico e cheio de mistério. Por vezes chegamos a duvidar se os acontecimentos não são realmente oriundos de um viés místico e todo esse ambiente nos prende e nos faz querer ler cada vez mais até descobrirmos todos os desfechos.

Admito ter sido um pouco frustrante o fato de ter sido relativamente fácil ter descoberto quem era o vilão por trás de tudo. O próprio Sherlock Holmes desvenda o culpado faltando ainda alguns capítulos para o encerramento da história. Mas apesar de ter achado isso um ponto negativo, a trama não perde em nada, afinal os próximos capítulos são centrados justamente na mente brilhante de Sherlock tentando identificar uma forma de provar o crime e capturar seu inimigo. O vilão aqui, inclusive, é um dos pontos fortes da história. Apesar da motivação já "manjada", ele se mostra um adversário incrivelmente ardiloso, chegando a impressionar até mesmo Sherlock Holmes, que admite ter encontrado um rival a altura.

Um livro de leitura rápida, uma trama não tão complexa mas recheada de reviravoltas e sacadas geniais. Tudo isso sob o olhar do sempre querido Dr. Watson, que narra de forma empolgante os feitos do maior detetive que já existiu!

Ótimo livro, 4,5/ 5 estrelas.
Gleysi.Bianchi 10/12/2020minha estante
Acabei de ler e concordo contigo nessa questão de terem revelado muito antes do final do livro quem era o assassino.

vicki4you 12/02/2021minha estante
Olá ,
como vai você? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Dickson 18/03/2021minha estante
Olá ,

Gian 12/11/2021

Direto e reto?
Muito fraco, não gostei do livro, apenas 1 capítulo foi intrigante e frenético, de resto, td mto parado!
Fabi 29/11/2021minha estante
Eu gostei.

Fabi 29/11/2021minha estante
Eu gostei.

Gian 29/11/2021minha estante
Infelizmente a leitura desse não me prendeu Fabi! :/

Renato375 19/01/2022

Eficiente!
Acredito que quando foi lançado, em forma de folhetim no jornal da época, esse livro era a diversão de muitaaaa gente.

O autor domina o que se propõe a fazer do início ao fim.

A estória é interessante e nos instiga a ler.
Andrea.Macedo 19/01/2022minha estante
Eu considero um dos melhores do Doyle ?

Renato375 19/01/2022minha estante
Depois de crescer lendo Júlio Verne... foi a primeira obra de Arthurzinho que eu li. Gostei muito!

Dani 17/05/2021

Exercitar a mente
Um livro bem rápido de ler, com um caso interessante. Só achei as personagens pouco carismáticas, não me apeguei a ninguém ( com excessão do Sherlock e do Watson). Apesar disso, o final é surpreendente e o Sherlock Holmes é digno de todo reconhecimento. Primeira vez que leio um livro desse famoso detetive, pretendo ler outros. Sempre bom ler um mistério.
Anna Laura 18/05/2021minha estante
Sherlock n tem erro! Amo ?

Dani 18/05/2021minha estante
Vou ler mais delee

z..... 18/09/2015

Estou lendo o Sherlock na ordem de publicação. Até o momento gostei mais da primeira obra (Um estudo em vermelho), com seus tons épicos sugestionados por elementos históricos. A segunda enfatiza a aventura e ação (O signo dos quatro) e nessa terceira o autor traz a abordagem do misticismo popular, em uma história lúgubre que, apesar da trama ser menos aprofundada e o desfecho caminhar sem grandes surpresas, tem uma tensão que envolve e inspira curiosidade. No meu caso direcionou-se aos detalhes sobre o cão.
O detetive dá mais espaço para o Watson e isso, em um aspecto evidentemente limitado, trouxe a lembrança de "Drácula". O Watson vai a um lugar sombrio, e especulativo no imaginário popular, na expectativa de uma empreitada de crescimento como investigador, com relatos de suas descobertas misteriosas ao Holmes. Lembrei de Jonathan Harker e a viagem oportunista visando sua maior realização, seguindo-se os relatos misteriosos a Mina Harker. E fica nisso a lembrança.
Diga-se de passagem, que a retirada momentânea do Holmes não foi só estratégica, mas também fundamental para que a obra pudesse ter algum clima de terror. Com o detetive e sua arguição em campo ficaria tudo muito racional, perdendo a graça proposta.
Identifiquei-me também com as impressões de leitores que tinham a expectativa de algo mais impactante e, apesar de não ser o "Sherlock" preferido, gostei da obra. A leitura foi prazerosa e instigante.
Li a edição da editora Martim Claret, na coleção a obra-prima de cada autor, ano de 2012, com a tradução de Alda Porto. A capa é legal com a ilustração de Getulio Delphin, mas está equivocada com a imagem de um doberman, ainda que impressionante. Não se vê a fosforescência do lendário cão e, principalmente, a obra revela a impressão do Holmes de ser a criatura infernal a mistura de um sabujo com mastim.
Prof. Edivaldo 18/09/2015minha estante
Taí um livro bastante interessante, Rogério

z..... 19/09/2015minha estante
Com toda certeza, professor!

JhullyG 09/06/2019

Tensão
Uma palavra pode definir meu sentimento mais marcante: tensão. Suei e senti meu coração sair pela boca enquanto lia livro tão incrível.
Normalmente não sinto sentimento semelhante ao ler os incríveis mistérios resolvidos por Sherlock Holmes, por motivo mais que claro. Todos casos de Holmes que já havia lido eram curtos e sem um perigo de morte a qualquer momento, mas tudo muda quando, caso o mistério inicial não seja resolvido, outra vítima possa ser feita.
Um livro incrível, com um detetive mais que genial, que me arrancou gritos de nervoso durante a leitura. Sir Arthur Conan Doyle está realmente de parabéns por ter escrito obra tão encantadora.
Natthy 12/10/2019minha estante
Boa Noite!
Você tem esse livro em PDF?

JhullyG 12/11/2019minha estante
Boa noite! Infelizmente não tenho nem PDF e nem físico. Li quando peguei emprestado da biblioteca da minha escola.

Nine 27/12/2021

Detestei
Que livro ruim.
A escrita desse autor é arrastada, a trama também não é das melhores... Não é de se admirar que demorei quase dois anos pra terminar de ler.
Preferi a série da Netflix.
katy 27/12/2021minha estante
Se você foi ler por causa da série...os livros são totalmente diferentes.

Nine 27/12/2021minha estante
Eu li depois da série, mas pq eu gosto de suspense-policial, leio muito Agatha Christie, não por causa da série, mas não gostei nada

renata 20/02/2010

Maravilhosa a história, e eu também já sabia que se tratava de um cão por causa da bota! haha, fiquei muito feliz quando soube que em pelo menos em uma coisa estava certa.Adoro Sherlock Holmes, e esse foi só mais um empurrão que Sir Conan Doyle me deu. Cinco estrelas! Meu favorito!
andré 01/04/2013minha estante
obrigado pelo spoiler :(

renata 01/04/2013minha estante
desculpa, mas como essa resenha é antiga acho que nem tinha como marcar como resenha que contém spoiler e esse tipo de coisa.

Naty__ 22/08/2019

Se tem um livro que me emociona, é este aqui. Não no sentido de arrancar lágrimas, mas no sentido de me deixar orgulhosa e feliz. Já falei aqui, mas não sei se lembram… O cão dos Baskerville foi o primeiro livro que li. Na infância, eu adorava ir à escola e ouvir as histórias que os professores liam para nós.

Certo dia, uma determinada professora colocou vários livros num pano, no chão, e pediu que cada um escolhesse um para levar para casa, ler e fazer comentários na semana seguinte. Então o que mais me chamou a atenção foi esse. Na época, ele tinha capa dura e tinha a foto de um cão bem sombrio, mas que me conquistou logo de cara. Claro que a versão que li era bem diferente de agora: tinha várias ilustrações lindas no decorrer das páginas, bem típico para prender a atenção de uma criança.

Este é um livro que divide opiniões, começando aqui no Blog, inclusive. Tem aquele que ama e aquele que não vê graça alguma. Porém, querendo ou não, esta é uma das mais famosas histórias do detetive Sherlock Holmes.

E o que temos aqui? A morte de alguém muito importante, é claro. Sir Charles é dono de uma grande propriedade em Devoshire, além de possuir muitas terras, títulos e dinheiro. Ele é conhecido na região por suas benfeitorias, muito embora viva sozinho e tenha hábitos muito estranhos.

Certa noite, ele é encontrado morto e isso, para os camponeses de Devon, tem relação com uma antiga maldição de família, uma grande herança e um cão meio estranho que perseguiu a família Baskervilles por várias gerações.

Algo intriga as pessoas ao redor, afinal, as evidências sugerem que a causa da morte foi um ataque cardíaco ocasionado por medo, pois seu rosto estava distorcido, o que dava a entender que ele viu algo aterrorizante. Holmes se depara com um dos casos mais difíceis de sua carreira, até o momento. Ele, que é tão metódico, se envolve numa trama que mistura realidade e superstição.

Logo no início da história percebemos que Holmes e Watson estão analisando uma bengala que foi esquecida por alguém no apartamento do detetive. As análises de Watson não são tão precisas e certeiras quanto as de Holmes, porém, é com a ajuda delas que Holmes chega a algumas conclusões, pois ele usa dos erros de Watson, ou até mesmo de algumas observações não tão boas, para enxergar o que de fato ocorreu. Com isso, percebemos que os dois precisam trabalhar juntos, seja neste ou em qualquer outro livro. Um precisa do outro. Holmes não seria Holmes se não tivesse Watson ao seu lado.

A qualidade de Doyle é saber encaixar as palavras no lugar certo, saber colocar as pessoas e o enredo da maneira correta. A narrativa é intrigante, envolvente e a gente fica se perguntando o que raios aconteceu com Charles e o famoso cão dos Baskerville. Criamos um suspeito, construímos essa ideia e, de repente, o autor desconstrói tudo e mostra o quanto estamos errados. Isso é delicioso.

É difícil falar mais da história sem dar spoilers. Basicamente é isso que vocês precisam saber para correrem para ler. Ah! Uma coisa… Eu disse no início que as opiniões são “divididas” aqui no Blog porque um acredita que a história é meio óbvia, outros acham a história magnífica. Somos 3 votos que consideram o livro muito bom contra apenas 1 voto que o livro não é um dos melhores do autor.

Sobre a edição:
Martin Claret é chefe quando o assunto é qualidade estético. As capas sempre são as mais bonitas, a diagramação é sempre confortável. E essa nova edição do livro me deixou querendo ter todas da coleção. Claro que ela não é a mais bonita do que a que li quando era criança, até porque a versão que li era bem infantil mesmo, com várias ilustrações por toda página. Aqui não tiro o mérito, é bem feita, com relevos. Não há do que reclamar.

Resenha para: http://www.revelandosentimentos.com.br/

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/02/resenha-o-cao-dos-baskerville.html
Natthy 12/10/2019minha estante
Boa noite!
Você tem esse livro em PDF?

Naty__ 12/10/2019minha estante
Boa noite! Não. Li ele físico mesmo.