O Cão dos Baskervilles

O Cão dos Baskervilles Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle




Resenhas - O Cão Dos Baskervilles


278 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Anderson Lemos 27/01/2020

Ora, ora ...
"Elementar"

Antes da resenha desse livro eu preciso deixar bem claro que tentei ser o mais imparcial possível, mas já peço que me perdoem, afinal sou suspeito para avaliar qualquer obra de Sir, Arthur Conan Doyle. A escrita é sempre brilhante, a forma como ele constrói os personagens e todo o ambiente de suspense e mistério ao redor da história são sempre fantásticos. Outro ponto positivo é eu achar que, para um autor da época em que estava inserido, ele não se torna tão prolixo. É comum vermos autores dentro desse mesmo padrão histórico se prolongando muito ao descrever cenários por exemplo. Já a narrativa de Arthur Conan Doyle é sempre bem dinâmica, e quando você pensa que a história já está ficando muito linear e cansativa ele joga um uma reviravolta bombástica na sua cara e pronto, você é obrigado a não parar mais de ler.

Agora sobre o livro:

"O Cão dos Baskerville" é mais um romance policial protagonizado pelas criações mais importantes do autor, o detetive mais conhecido da cultura pop, Sherlock Holmes, e seu fiel amigo e ajudante, o Dr. John Watson. Publicado em meados de 1901 e concluído em Abril de 1902, pois foi publicado em pequenas partes mensais, como uma novela. A trama gira em torno da família Baskerville que, conforme uma lenda em sua família, seus membros são atormentados e assassinados por um cão fantasmagórico e monstruoso. Por diversas gerações a lenda se perpetua até que o atual representante do clã Baskerville é encontrado misteriosamente morto. O que parecia como apenas um caso de ataque cardíaco, tendo em vista a idade já avançada do personagem, é revelada como um possível assassinato quando uma testemunha revela a existência de uma pegada pavorosa de um enorme cachorro. O detetive Sherlock Holmes é convidado a assumir o caso quando o último membro dessa família, que possivelmente era amaldiçoada, precisa assumir a propriedade e todos os bens que tem direito.

A história é simplesmente uma delícia de se ler. A narrativa é agradável e é muito satisfatório como cada ponto e cada detalhe vão se conectando, mesmo os que ninguém percebeu que existiam, para fechar todo o arco de forma coesa e sem furos. Temos aqui elementos que vão nos levando para um cenário gótico e cheio de mistério. Por vezes chegamos a duvidar se os acontecimentos não são realmente oriundos de um viés místico e todo esse ambiente nos prende e nos faz querer ler cada vez mais até descobrirmos todos os desfechos.

Admito ter sido um pouco frustrante o fato de ter sido relativamente fácil ter descoberto quem era o vilão por trás de tudo. O próprio Sherlock Holmes desvenda o culpado faltando ainda alguns capítulos para o encerramento da história. Mas apesar de ter achado isso um ponto negativo, a trama não perde em nada, afinal os próximos capítulos são centrados justamente na mente brilhante de Sherlock tentando identificar uma forma de provar o crime e capturar seu inimigo. O vilão aqui, inclusive, é um dos pontos fortes da história. Apesar da motivação já "manjada", ele se mostra um adversário incrivelmente ardiloso, chegando a impressionar até mesmo Sherlock Holmes, que admite ter encontrado um rival a altura.

Um livro de leitura rápida, uma trama não tão complexa mas recheada de reviravoltas e sacadas geniais. Tudo isso sob o olhar do sempre querido Dr. Watson, que narra de forma empolgante os feitos do maior detetive que já existiu!

Ótimo livro, 4,5/ 5 estrelas.
Gleysi.Bianchi 10/12/2020minha estante
Acabei de ler e concordo contigo nessa questão de terem revelado muito antes do final do livro quem era o assassino.




Bianca 15/07/2020

Uma trama que mistura realidade e superstição...
Uma história de horror ambientada nas fantásticas paisagens da Inglaterra.
O caso mais assustador do imbatível Sherlock Holmes.
Considerado um marco do romance policial, O CÃO DOS BASKERVILLE arrebata o leitor com um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos!

?- Bem, é bastante óbvio.
- O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa...? ? Página 44
comentários(0)comente



Marcelo 30/05/2020

Holmes é incrível!
Mais um livro que peguei emprestado com a minha irmã rsrs. A história é cheia de mistérios, faz você imaginar, criar hipóteses e se surpreender, ou seja, tudo que um bom livro de investigação precisa ter.

Apesar e já ter lido muitos livros, foi a primeira vez que li uma história de Sherlock Holmes. Curti demais!
comentários(0)comente



kevillyn 20/07/2020

Uma leitura mediana
Dos contos de sherlock Holmes foi o que menos me cativou, claro que é bem estruturado e bem escrito mas não foi meu estilo, fiquei entediada em alguns momentos e não curto muito investigação com essa pegada sobrenatural.
Nepo 20/07/2020minha estante
N gostei muito tbm nn, gosto do Sherlock mas esse n me agradou




Douglas 28/05/2010

Um livro Espetacular
Gostei muito da histótia relatada em o cão dos baskervilles,na minha opinião o melhor livro que envolve o personagem Sherlock Holmes.
O livro conta a história a respeito de uma famíalia atormentada por a lenda de um cão que mata os membros dessa familia
Ao decorer da hítória Sir. Charles Baskerville,morre com indicios de que um o causador da sua morte foi um cão,em tão entra em cena o Sherlock Holmes,contradado pra desvendar esse caso cheio de místerios e aventuras envolvendo o protagonista,a história tem um final incrível.
Recomendo a todos!
Sérgio Filho 28/05/2010minha estante
Simplesmente o maior clássico da literatura policial de toda a literatura universal, não exagero ao dizer isso, Sherlock Holmes é o único personagem da literatura que ganhou vida própria, ao ponto de fazer muita gente acreditar que ele de fato existiu, e O cão dos Baskervilles é uma história estimulante, quando o li esqueci de tudo a minha volta, só pensava em ao lado de Holmes desvendar mais um crime. Interessante notar que a história inspirou um filme francês chamado O Pacto dos Lobos, esta é apenas uma das inúmeras influências holmesianas.


Sérgio Filho 28/05/2010minha estante
Ah! ia esquecendo, vi um dia desses na banca uma adaptação de O Cão dos Baskervilles em quadrinhos, achei curioso, mas com certeza nada supera o estímulo à imaginação da narrativa do punho do próprio Arthur Conan Doyle.


diego silva 29/05/2010minha estante
eu achei douglas um livro enteresante ,prometo ler e depois mostrar meu minha resenha sobre o livro..

(diego da silva:gordinho)


Daniel 01/06/2010minha estante
achei esse livro muito legal,prometo ler para nós troca idéias sobre ele



Daniel 01/06/2010minha estante
achei esse livro muito legal,prometo ler para nós troca idéias sobre ele



Flávia 07/06/2010minha estante
essa história foi fascinante mesmo, eu adorei !


scila 08/06/2010minha estante
eu gostei muito desse livro também, na verdade adoro livros de detetives e o Sherlock nunca deixa a desejar, não é mesmo?


Priscila 11/06/2010minha estante
De todos que li esse foi o que mais gostei! Incrivel!!


David Alves 17/08/2010minha estante
Eu pretendo ler esse livro, já que meu colegas estão dizendo que é uma obra muito boa, irei lê-la. Depois comentarei a minha opinião sobre o livro.


Big Boss 17/05/2016minha estante
Realmente esse livro é um dos melhores de Sir Arthur.




Helen 04/09/2020

A historia não me prendeu e não curti muito o final porém a historia é interessante
comentários(0)comente



RaiBm 31/08/2020

Muito agradável
Esse é o primeiro contato que eu tenho com as aventuras de Sherlock Holmes, amei conhecer esse detetive um tanto quanto diferente e intuitivo. Apesar de ser uma edição reduzida senti que as informações de rodapé complementaram muito a minha leitura, resultando em uma experiência incrível..
A história se tornou ainda mais especial quando eu soube que o Arthur Conan Doyle colocou um pouco de si e de seu apreço ao sobrenatural na trama.
Esse livro me despertou uma vontade de conhecer as outras obras do autor e pesquisar mais sobre.
comentários(0)comente



Felipe 20/05/2020

Apesar de não ter se tornado um livro favoritado como eu esperava, foi um experiência de leitura muito boa e que me deu vontade de querer ler mais sobre.
Em relação a história em si, temos relatos de um caso que envolve toda uma questão de herança, onde depois da morte de determinado personagem, que não possui nenhum herdeiro direto, toda a fortuna dessa família, que não é pouca coisa, é passada para o único herdeiro da família Baskerville ainda vivo e que se tem conhecimento, que veio do Canadá, pois morava lá desde jovem. Ao assumir a herança da família, Henry que é esse parente, passa a morar na casa que também pertencia a sua família, e partir disso ele acaba conhecendo a história de um cão que vem assombrando todas as suas gerações anteriores.
Na parta da investigação, eu cheguei a pensar que quem teria investigado quase tudo era o Watson, mas chegou a certo ponto da história que o Sherlock Holmes entrou em ação e, claro que com a ajuda do Watson, ele já sabia de tudo praticamente, e muito mais. Chega a ser inacreditável que ele teve tempo de investigar tudo o que já tinha sido investigado e ainda ir mais a fundo nos detalhes, para poder solucionar o mistério.
Na conclusão, não foi algo tão surpreendente, mas como já citado anteriormente, teve tanto detalhamento de cada pista, que tudo se fechou muito bem, apesar de não ter me impressionado.
comentários(0)comente



Erick 08/06/2020

Fantástico
Um dos melhores casos de Sherlock Holmes, com um ar de sobrenatural que torna a história muito interessante e surpreendente.
comentários(0)comente



mdudalivros 05/05/2020

Gostei bastante. Foi uma leitura divertida e rápida. Pretendo ler mais de Sherlock Holmes.
comentários(0)comente



thais.bmarques 12/08/2020

Umas das melhores histórias com o Sherlock e com uma participação muito ativa do Dr. Watson.
comentários(0)comente



Chico Rosa (insta: @capa_de_livro) 06/07/2020

Ótimo e sinistra leitura
O melhor de fato está nos detalhes. De fato, a história nos traz essa máxima de forma bem ampla. Com uma leitura rebuscada, vemos como a visão de Holmes não deixa passar nada. Um simples detalhe como uma marca numa bengala pode dizer muito sobre a pessoa. E esse dito cão dos Baskerville, um ser sobrenatural, acaba sendo um mistério muito bem revelado.
comentários(0)comente



Book.ster por Pedro Pacifico 01/03/2020

O cão dos Baskerville, Arthur Conan Doyle – Nota 7,5/10
A primeira leitura do #desafiobookster2018 concluída foi também a primeira obra de Sherlock Holmes que li! Quando disse que havia escolhido esse livro, recebi várias mensagens de opiniões positivas. Nessa obra, Holmes, e seu companheiro Watson, precisam desvendar o mistério por trás da morte de Charles Baskerville e da lenda de que teria sido assassinado por um cão fantasma que assombra a família Baskerville há várias décadas. No todo, gostei do livro, mas confesso que estava esperando um enredo mais complexo e um aprofundamento maior dos personagens. Comparando com outros romances investigativos contemporâneos, não achei que O cão dos Baskerville tenho algo que se destaque. No entanto, a análise dessa obra deve levar em conta a época em que foi publicado – 1902 - o que justamente é uma das intenções do #desafiobookster2018. De fato, Sir Conan Doyle foi um marco no gênero de literatura policial, Sherlock Holmes foi o primeiro investigador do romance policial que usou o método científico e a lógica dedutiva para desvendar os crimes. Por isso, é evidente que naquela época a obra deve ter tido um impacto muito maior nos leitores. Também é importante lembrar que O cão dos Baskerville foi publicado em partes, em uma revista, o que deveria criar nos leitores uma grande ansiedade pela próxima edição. Além disso, não tem como negar a capacidade que o autor tem de trazer o leitor para participar da história, tentando desvendar o mistério na medida em que novas informações são apresentadas. A escrita é instigante e bem fluída, com uma grande quantidade de diálogos. Na minha opinião, um dos pontos mais interessantes dessa obra foi a áurea de sobrenatural que paira ao longo de toda narrativa. Resumindo, é um clássico da literatura policial, gostoso de ler, mas que ficou aquém das minhas expectativas. Talvez eu precise ler outros livros do Sherlock Holmes para concluir se o “problema” foi a história em si ou se a escrita de Sir Conan Doyle não me empolga tanto.

site: https://www.instagram.com/book.ster
comentários(0)comente



Tiago 09/01/2010

Agora sei de onde Agatha Christie tirou sua inspiração para escrever romances policiais. Conan Doyle mostra que não gosta de enrolar o leitor e vai direto aos fatos.

Gostei do toque sobrenatural que teve esse livro. A trama do livro é muito bem pensada e planejada. Sherlock Holmes vê os mínimos detalhes para solucionar o caso. :D
comentários(0)comente



Clauc3 19/07/2020

Incrível
Mesmo conhecendo o personagem Sherlock Holmes através de filmes e citações de outras obras, esse é o primeiro livro que leio de Arthur Conan Doyle - O CÃO DOS BASKERVILLE.

Afirmo que fiquei emocionado com a leitura dinâmica e pontos bem amarrados na história.

A narrativa é intrigante, os personagens são apresentados de maneira correta, levando a gente a se perguntar quem matou Sir Charles: o cão demoníaco da maldição; ou um ato humano maquiavélico.

Os suspeitos são vários e cheguei a um ponto de nada do que eu pensava era verdade.

Contudo, mesmo sendo um romance curto, no final tudo é explicado e você se sente satisfeito.
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |