O Cão dos Baskervilles

Resenhas - O Cão Dos Baskervilles

Anderson Lemos 27/01/2020

Ora, ora ...
"Elementar"

Antes da resenha desse livro eu preciso deixar bem claro que tentei ser o mais imparcial possível, mas já peço que me perdoem, afinal sou suspeito para avaliar qualquer obra de Sir, Arthur Conan Doyle. A escrita é sempre brilhante, a forma como ele constrói os personagens e todo o ambiente de suspense e mistério ao redor da história são sempre fantásticos. Outro ponto positivo é eu achar que, para um autor da época em que estava inserido, ele não se torna tão prolixo. É comum vermos autores dentro desse mesmo padrão histórico se prolongando muito ao descrever cenários por exemplo. Já a narrativa de Arthur Conan Doyle é sempre bem dinâmica, e quando você pensa que a história já está ficando muito linear e cansativa ele joga um uma reviravolta bombástica na sua cara e pronto, você é obrigado a não parar mais de ler.

Agora sobre o livro:

"O Cão dos Baskerville" é mais um romance policial protagonizado pelas criações mais importantes do autor, o detetive mais conhecido da cultura pop, Sherlock Holmes, e seu fiel amigo e ajudante, o Dr. John Watson. Publicado em meados de 1901 e concluído em Abril de 1902, pois foi publicado em pequenas partes mensais, como uma novela. A trama gira em torno da família Baskerville que, conforme uma lenda em sua família, seus membros são atormentados e assassinados por um cão fantasmagórico e monstruoso. Por diversas gerações a lenda se perpetua até que o atual representante do clã Baskerville é encontrado misteriosamente morto. O que parecia como apenas um caso de ataque cardíaco, tendo em vista a idade já avançada do personagem, é revelada como um possível assassinato quando uma testemunha revela a existência de uma pegada pavorosa de um enorme cachorro. O detetive Sherlock Holmes é convidado a assumir o caso quando o último membro dessa família, que possivelmente era amaldiçoada, precisa assumir a propriedade e todos os bens que tem direito.

A história é simplesmente uma delícia de se ler. A narrativa é agradável e é muito satisfatório como cada ponto e cada detalhe vão se conectando, mesmo os que ninguém percebeu que existiam, para fechar todo o arco de forma coesa e sem furos. Temos aqui elementos que vão nos levando para um cenário gótico e cheio de mistério. Por vezes chegamos a duvidar se os acontecimentos não são realmente oriundos de um viés místico e todo esse ambiente nos prende e nos faz querer ler cada vez mais até descobrirmos todos os desfechos.

Admito ter sido um pouco frustrante o fato de ter sido relativamente fácil ter descoberto quem era o vilão por trás de tudo. O próprio Sherlock Holmes desvenda o culpado faltando ainda alguns capítulos para o encerramento da história. Mas apesar de ter achado isso um ponto negativo, a trama não perde em nada, afinal os próximos capítulos são centrados justamente na mente brilhante de Sherlock tentando identificar uma forma de provar o crime e capturar seu inimigo. O vilão aqui, inclusive, é um dos pontos fortes da história. Apesar da motivação já "manjada", ele se mostra um adversário incrivelmente ardiloso, chegando a impressionar até mesmo Sherlock Holmes, que admite ter encontrado um rival a altura.

Um livro de leitura rápida, uma trama não tão complexa mas recheada de reviravoltas e sacadas geniais. Tudo isso sob o olhar do sempre querido Dr. Watson, que narra de forma empolgante os feitos do maior detetive que já existiu!

Ótimo livro, 4,5/ 5 estrelas.
Gleysi.Bianchi 10/12/2020minha estante
Acabei de ler e concordo contigo nessa questão de terem revelado muito antes do final do livro quem era o assassino.

Bianca 15/07/2020

Uma trama que mistura realidade e superstição...
Uma história de horror ambientada nas fantásticas paisagens da Inglaterra.
O caso mais assustador do imbatível Sherlock Holmes.
Considerado um marco do romance policial, O CÃO DOS BASKERVILLE arrebata o leitor com um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos!

?- Bem, é bastante óbvio.
- O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa...? ? Página 44

Marcelo 30/05/2020

Holmes é incrível!
Mais um livro que peguei emprestado com a minha irmã rsrs. A história é cheia de mistérios, faz você imaginar, criar hipóteses e se surpreender, ou seja, tudo que um bom livro de investigação precisa ter.

Apesar e já ter lido muitos livros, foi a primeira vez que li uma história de Sherlock Holmes. Curti demais!

kevillyn 20/07/2020

Uma leitura mediana
Dos contos de sherlock Holmes foi o que menos me cativou, claro que é bem estruturado e bem escrito mas não foi meu estilo, fiquei entediada em alguns momentos e não curto muito investigação com essa pegada sobrenatural.
Nepo 20/07/2020minha estante
N gostei muito tbm nn, gosto do Sherlock mas esse n me agradou

Douglas 28/05/2010

Um livro Espetacular
Gostei muito da histótia relatada em o cão dos baskervilles,na minha opinião o melhor livro que envolve o personagem Sherlock Holmes.
O livro conta a história a respeito de uma famíalia atormentada por a lenda de um cão que mata os membros dessa familia
Ao decorer da hítória Sir. Charles Baskerville,morre com indicios de que um o causador da sua morte foi um cão,em tão entra em cena o Sherlock Holmes,contradado pra desvendar esse caso cheio de místerios e aventuras envolvendo o protagonista,a história tem um final incrível.
Recomendo a todos!
Sérgio Filho 28/05/2010minha estante
Simplesmente o maior clássico da literatura policial de toda a literatura universal, não exagero ao dizer isso, Sherlock Holmes é o único personagem da literatura que ganhou vida própria, ao ponto de fazer muita gente acreditar que ele de fato existiu, e O cão dos Baskervilles é uma história estimulante, quando o li esqueci de tudo a minha volta, só pensava em ao lado de Holmes desvendar mais um crime. Interessante notar que a história inspirou um filme francês chamado O Pacto dos Lobos, esta é apenas uma das inúmeras influências holmesianas.

Sérgio Filho 28/05/2010minha estante
Ah! ia esquecendo, vi um dia desses na banca uma adaptação de O Cão dos Baskervilles em quadrinhos, achei curioso, mas com certeza nada supera o estímulo à imaginação da narrativa do punho do próprio Arthur Conan Doyle.

diego silva 29/05/2010minha estante
eu achei douglas um livro enteresante ,prometo ler e depois mostrar meu minha resenha sobre o livro..

(diego da silva:gordinho)

Daniel 01/06/2010minha estante
achei esse livro muito legal,prometo ler para nós troca idéias sobre ele

Daniel 01/06/2010minha estante
achei esse livro muito legal,prometo ler para nós troca idéias sobre ele

Flávia 07/06/2010minha estante
essa história foi fascinante mesmo, eu adorei !

scila 08/06/2010minha estante
eu gostei muito desse livro também, na verdade adoro livros de detetives e o Sherlock nunca deixa a desejar, não é mesmo?

Priscila 11/06/2010minha estante
De todos que li esse foi o que mais gostei! Incrivel!!

David Alves 17/08/2010minha estante
Eu pretendo ler esse livro, já que meu colegas estão dizendo que é uma obra muito boa, irei lê-la. Depois comentarei a minha opinião sobre o livro.

Big Boss 17/05/2016minha estante
Realmente esse livro é um dos melhores de Sir Arthur.

Helen 04/09/2020

A historia não me prendeu e não curti muito o final porém a historia é interessante

RaiBm 31/08/2020

Muito agradável
Esse é o primeiro contato que eu tenho com as aventuras de Sherlock Holmes, amei conhecer esse detetive um tanto quanto diferente e intuitivo. Apesar de ser uma edição reduzida senti que as informações de rodapé complementaram muito a minha leitura, resultando em uma experiência incrível..
A história se tornou ainda mais especial quando eu soube que o Arthur Conan Doyle colocou um pouco de si e de seu apreço ao sobrenatural na trama.
Esse livro me despertou uma vontade de conhecer as outras obras do autor e pesquisar mais sobre.

Felipe 20/05/2020

Apesar de não ter se tornado um livro favoritado como eu esperava, foi um experiência de leitura muito boa e que me deu vontade de querer ler mais sobre.
Em relação a história em si, temos relatos de um caso que envolve toda uma questão de herança, onde depois da morte de determinado personagem, que não possui nenhum herdeiro direto, toda a fortuna dessa família, que não é pouca coisa, é passada para o único herdeiro da família Baskerville ainda vivo e que se tem conhecimento, que veio do Canadá, pois morava lá desde jovem. Ao assumir a herança da família, Henry que é esse parente, passa a morar na casa que também pertencia a sua família, e partir disso ele acaba conhecendo a história de um cão que vem assombrando todas as suas gerações anteriores.
Na parta da investigação, eu cheguei a pensar que quem teria investigado quase tudo era o Watson, mas chegou a certo ponto da história que o Sherlock Holmes entrou em ação e, claro que com a ajuda do Watson, ele já sabia de tudo praticamente, e muito mais. Chega a ser inacreditável que ele teve tempo de investigar tudo o que já tinha sido investigado e ainda ir mais a fundo nos detalhes, para poder solucionar o mistério.
Na conclusão, não foi algo tão surpreendente, mas como já citado anteriormente, teve tanto detalhamento de cada pista, que tudo se fechou muito bem, apesar de não ter me impressionado.

Erick 08/06/2020

Fantástico
Um dos melhores casos de Sherlock Holmes, com um ar de sobrenatural que torna a história muito interessante e surpreendente.

mdudalivros 05/05/2020

Gostei bastante. Foi uma leitura divertida e rápida. Pretendo ler mais de Sherlock Holmes.

thais.bmarques 12/08/2020

Umas das melhores histórias com o Sherlock e com uma participação muito ativa do Dr. Watson.

Chico Rosa (insta: @capa_de_livro) 06/07/2020

Ótimo e sinistra leitura
O melhor de fato está nos detalhes. De fato, a história nos traz essa máxima de forma bem ampla. Com uma leitura rebuscada, vemos como a visão de Holmes não deixa passar nada. Um simples detalhe como uma marca numa bengala pode dizer muito sobre a pessoa. E esse dito cão dos Baskerville, um ser sobrenatural, acaba sendo um mistério muito bem revelado.

Book.ster por Pedro Pacifico 01/03/2020

O cão dos Baskerville, Arthur Conan Doyle – Nota 7,5/10
A primeira leitura do #desafiobookster2018 concluída foi também a primeira obra de Sherlock Holmes que li! Quando disse que havia escolhido esse livro, recebi várias mensagens de opiniões positivas. Nessa obra, Holmes, e seu companheiro Watson, precisam desvendar o mistério por trás da morte de Charles Baskerville e da lenda de que teria sido assassinado por um cão fantasma que assombra a família Baskerville há várias décadas. No todo, gostei do livro, mas confesso que estava esperando um enredo mais complexo e um aprofundamento maior dos personagens. Comparando com outros romances investigativos contemporâneos, não achei que O cão dos Baskerville tenho algo que se destaque. No entanto, a análise dessa obra deve levar em conta a época em que foi publicado – 1902 - o que justamente é uma das intenções do #desafiobookster2018. De fato, Sir Conan Doyle foi um marco no gênero de literatura policial, Sherlock Holmes foi o primeiro investigador do romance policial que usou o método científico e a lógica dedutiva para desvendar os crimes. Por isso, é evidente que naquela época a obra deve ter tido um impacto muito maior nos leitores. Também é importante lembrar que O cão dos Baskerville foi publicado em partes, em uma revista, o que deveria criar nos leitores uma grande ansiedade pela próxima edição. Além disso, não tem como negar a capacidade que o autor tem de trazer o leitor para participar da história, tentando desvendar o mistério na medida em que novas informações são apresentadas. A escrita é instigante e bem fluída, com uma grande quantidade de diálogos. Na minha opinião, um dos pontos mais interessantes dessa obra foi a áurea de sobrenatural que paira ao longo de toda narrativa. Resumindo, é um clássico da literatura policial, gostoso de ler, mas que ficou aquém das minhas expectativas. Talvez eu precise ler outros livros do Sherlock Holmes para concluir se o “problema” foi a história em si ou se a escrita de Sir Conan Doyle não me empolga tanto.

site: https://www.instagram.com/book.ster

Tiago 09/01/2010

Agora sei de onde Agatha Christie tirou sua inspiração para escrever romances policiais. Conan Doyle mostra que não gosta de enrolar o leitor e vai direto aos fatos.

Gostei do toque sobrenatural que teve esse livro. A trama do livro é muito bem pensada e planejada. Sherlock Holmes vê os mínimos detalhes para solucionar o caso. :D

Clauc3 19/07/2020

Incrível
Mesmo conhecendo o personagem Sherlock Holmes através de filmes e citações de outras obras, esse é o primeiro livro que leio de Arthur Conan Doyle - O CÃO DOS BASKERVILLE.

Afirmo que fiquei emocionado com a leitura dinâmica e pontos bem amarrados na história.

A narrativa é intrigante, os personagens são apresentados de maneira correta, levando a gente a se perguntar quem matou Sir Charles: o cão demoníaco da maldição; ou um ato humano maquiavélico.

Os suspeitos são vários e cheguei a um ponto de nada do que eu pensava era verdade.

Contudo, mesmo sendo um romance curto, no final tudo é explicado e você se sente satisfeito.