O Cão dos Baskervilles

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Cão Dos Baskervilles

Nana Bastos 22/04/2021

O cão dos Baskerville
" Um homenzinho vigoroso, com cara de buldogue" eu amoo a sinceridade de Sherlock
Elentiya. 22/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK

Maah 11/07/2021minha estante
O livro é muito bom, um clássico na verdade. Mas, pelo menos para mim q leio mais livros de fantasia, foi uma leitura beeeem difícil por causa da escrita. Mas é bom sim, trás o suspense, o medo, o mistério e a curiosidade a tona

Sam 16/09/2021minha estante
Kkkkkkkkk eu sinceramente gostei bastante do livro

Diego 19/09/2022minha estante
Eu li a pouco tempo e já amei

Pedróviz 17/01/2022

O cão dos Baskerville
Lembro de ter iniciado a leitura de O cão dos Baskerville quando menino e não dei continuidade à leitura. O livro se foi, mas obtive outro, que li como quem assiste a um filme há muito aguardado.
Além de ser bem elaborado quanto ao mistério e à sua solução, o enredo é envolvente e dinâmico, os personagens são bem definidos, as descrições de objetos e ambiente são empregadas na dosagem certa, sem detalhismos desnecessários e enfadonhos, há um clima muito bom de suspense e aventura e o autor não apela para o extremamente gráfico nas cenas de violência.
Histórias de detetive são um ótimo passatempo e Arthur Conan Doyle criou um clássico do gênero que inspirou muitos outros autores. Pretendo ler as outras aventuras de Sherlok Holmes e Mr. Watson.

Anderson Lemos 27/01/2020

Ora, ora ...
"Elementar"

Antes da resenha desse livro eu preciso deixar bem claro que tentei ser o mais imparcial possível, mas já peço que me perdoem, afinal sou suspeito para avaliar qualquer obra de Sir, Arthur Conan Doyle. A escrita é sempre brilhante, a forma como ele constrói os personagens e todo o ambiente de suspense e mistério ao redor da história são sempre fantásticos. Outro ponto positivo é eu achar que, para um autor da época em que estava inserido, ele não se torna tão prolixo. É comum vermos autores dentro desse mesmo padrão histórico se prolongando muito ao descrever cenários por exemplo. Já a narrativa de Arthur Conan Doyle é sempre bem dinâmica, e quando você pensa que a história já está ficando muito linear e cansativa ele joga um uma reviravolta bombástica na sua cara e pronto, você é obrigado a não parar mais de ler.

Agora sobre o livro:

"O Cão dos Baskerville" é mais um romance policial protagonizado pelas criações mais importantes do autor, o detetive mais conhecido da cultura pop, Sherlock Holmes, e seu fiel amigo e ajudante, o Dr. John Watson. Publicado em meados de 1901 e concluído em Abril de 1902, pois foi publicado em pequenas partes mensais, como uma novela. A trama gira em torno da família Baskerville que, conforme uma lenda em sua família, seus membros são atormentados e assassinados por um cão fantasmagórico e monstruoso. Por diversas gerações a lenda se perpetua até que o atual representante do clã Baskerville é encontrado misteriosamente morto. O que parecia como apenas um caso de ataque cardíaco, tendo em vista a idade já avançada do personagem, é revelada como um possível assassinato quando uma testemunha revela a existência de uma pegada pavorosa de um enorme cachorro. O detetive Sherlock Holmes é convidado a assumir o caso quando o último membro dessa família, que possivelmente era amaldiçoada, precisa assumir a propriedade e todos os bens que tem direito.

A história é simplesmente uma delícia de se ler. A narrativa é agradável e é muito satisfatório como cada ponto e cada detalhe vão se conectando, mesmo os que ninguém percebeu que existiam, para fechar todo o arco de forma coesa e sem furos. Temos aqui elementos que vão nos levando para um cenário gótico e cheio de mistério. Por vezes chegamos a duvidar se os acontecimentos não são realmente oriundos de um viés místico e todo esse ambiente nos prende e nos faz querer ler cada vez mais até descobrirmos todos os desfechos.

Admito ter sido um pouco frustrante o fato de ter sido relativamente fácil ter descoberto quem era o vilão por trás de tudo. O próprio Sherlock Holmes desvenda o culpado faltando ainda alguns capítulos para o encerramento da história. Mas apesar de ter achado isso um ponto negativo, a trama não perde em nada, afinal os próximos capítulos são centrados justamente na mente brilhante de Sherlock tentando identificar uma forma de provar o crime e capturar seu inimigo. O vilão aqui, inclusive, é um dos pontos fortes da história. Apesar da motivação já "manjada", ele se mostra um adversário incrivelmente ardiloso, chegando a impressionar até mesmo Sherlock Holmes, que admite ter encontrado um rival a altura.

Um livro de leitura rápida, uma trama não tão complexa mas recheada de reviravoltas e sacadas geniais. Tudo isso sob o olhar do sempre querido Dr. Watson, que narra de forma empolgante os feitos do maior detetive que já existiu!

Ótimo livro, 4,5/ 5 estrelas.
Gleysi.Bianchi 10/12/2020minha estante
Acabei de ler e concordo contigo nessa questão de terem revelado muito antes do final do livro quem era o assassino.

vicki4you 12/02/2021minha estante
Olá ,
como vai você? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Dickson 18/03/2021minha estante
Olá ,

bibia 11/08/2021

Sherlock Holmes é um dos clássicos mais famosos e o meu preferido. A escrita do Conan Doyle é certamente difícil, ainda mais para acompanhar a genialidade do Sherlock e a rapidez do Watson.
Essa história ao mesmo tempo que foi a que eu mais gostei, também achei meio ruim? Não decepcionante, pois eu já sabia que viria algo assim. Apenas não foi uma surpresa ou algo do tipo.
Continuarei a ler livros deles porque eles são incríveis, mas não indico se você está começando a ler ou não gosta de uma linguagem difícil.

DeniseSC 26/05/2023

Um caso sob um novo olhar
Depois de terminar a leitura entendi porque esse é uma das histórias mais famosas de Sherlock Holmes, apesar de ter os elementos que o caracterizam, como um caso sem muitas pistas, Sherlock escondendo seus segredos e um final surpreendente, este tem o Dr. Watson como protagonista, tanto pela sua já conhecida narração dos eventos como por parte do livro ser puramente por suas cartas e memórias quanto pelas suas próprias investigações.
Não somente essa característica escrita, quanto a ideia de misturar a superstição e fatos, com uma pitada de terror e suspense que os outros contos não possuíam.
Realmente um livro que merece sua fama!

gabz 09/08/2021

meu fav do Sherlock até agora, não tem nada que te deixa MEU DEUS mas tem algo que te faz continuar.

Alberto 07/11/2021

Watson se destaca
Diferentemente dos dois primeiros romances, neste temos a ausência de Holmes por boa parte da aventura, com Watson ganhando seu momento de protagonista, o que eu recebi muito bem, apesar de estranhar inicialmente.

O clima do livro é de mistério com um toque de terror. Dessa vez não foi tão difícil entender o que se passava, mesmo antes de Holmes voltar aos holofotes. É uma boa história, apesar de não ser a minha favorita ? ainda fico com Um estudo em vermelho, mas gostei mais desta do que o signo dos quatro.
Michela Wakami 07/11/2021minha estante
Também gostei muito desse.

Sara277 18/04/2024

Maravilhoso
Desde criança sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, acredito que o título e o tom "macabro" da capa sempre despertaram minha curiosidade.
A oportunidade de ler O Cão dos Barkerville surgiu e a recebi muito feliz. Sou completamente apaixonada pelas histórias de Sherlock, e essa não poderia ter sido diferente.

Houveram alguns pontos em que esperava um desfecho diferente, mas amei cada capítulo e sigo apaixonada pelas obras de Doyle.
Anna.Leopoldina 18/04/2024minha estante
A primeira obra que li deste autor e das aventuras de Sherlock, foi esse. Minha irmã me presenteou no meu aniversário. Não sabia se ia gostar ou não. Hoje já perdi as contas de quantas vezes reli.

Sara277 18/04/2024minha estante
Fiquei completamente apaixonada assim que li!

Anna.Leopoldina 18/04/2024minha estante

Renato375 19/01/2022

Eficiente!
Acredito que quando foi lançado, em forma de folhetim no jornal da época, esse livro era a diversão de muitaaaa gente.

O autor domina o que se propõe a fazer do início ao fim.

A estória é interessante e nos instiga a ler.
Andrea.Macedo 19/01/2022minha estante
Eu considero um dos melhores do Doyle ?

Renato375 19/01/2022minha estante
Depois de crescer lendo Júlio Verne... foi a primeira obra de Arthurzinho que eu li. Gostei muito!

Viviane 24/08/2021

Ótimo
Gosto muito das histórias do Sherlock Holmes, pretendo ler mais livros dele pois sei que são todos maravilhosos.

Rayane Rayane 16/07/2021

A trama mais sombria e o foco no personagem Watson fez com que este livro se tornasse um dos meus favoritos da série do Sherlock Holmes. Simplesmente impecável.

Alex 02/08/2022

Um cão diabólico
Este é, junto com um estudo em vermelho, um romance policial nota 10/10. É incrível a construção da trama, a quantidade de pistas, personagens e elementos.

Se você gosta de romances policiais, conhecer as obras de Sherlock Holmes é obrigatório. Doyle não foi o pai do gênero, mas com certeza trouxe seu auge.

Neste romance há um clima de terror gótico, publicado em 1902, ele usa elementos de lendas locais, e nos envolve numa investigação conduzida por Watson.

Recomendo a obra toda, mas se não for possível, então comece por esse.

Bianca 15/07/2020

Uma trama que mistura realidade e superstição...
Uma história de horror ambientada nas fantásticas paisagens da Inglaterra.
O caso mais assustador do imbatível Sherlock Holmes.
Considerado um marco do romance policial, O CÃO DOS BASKERVILLE arrebata o leitor com um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos!

?- Bem, é bastante óbvio.
- O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa...? ? Página 44

Rennanzinho 25/07/2021

Um dos mais importantes romances policiais de todos os tempos
Romance publicado logo após a "morte" de Sherlock Holmes no conto "O problema final", traz uma história anterior aos acontecimentos do conto citado e, por isso, foi uma leve decepção para o público que ansiava a volta de Holmes. No entanto, essa trama se tornou um cânone do gênero. Com ingredientes à la Edgar Allan Poe, aviva uma lenda da época sobre cães negros e fantasmas vingativos e narra o caso da morte de um milionário inglês, Sir Charles Baskerville, que dizem ter sido morte por um espectral cão de caça gigante. Com grande protagonismo de Watson, que brilha como narrador e investigador, e com a intervenção enérgica de Holmes, que sempre se mostra cético ao sobrenatural e acredita que tudo se resolva pela dedução lógica, esse horror gótico traz uma nova faceta tanto desses protagonistas quanto da obra de Sir Arthur Conan Doyle. É leitura obrigatória para fãs do gênero.

Ligia 01/09/2022

Gostei muito
Achei bem melhor do que os livros de contos, achei a história bem empolgante, muito suspense, algumas cenas ohhh, achei bem legal