Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Andy.Doll 06/04/2018

É um livro que faz refletir, não só sobre a mídia, sociedade, mas o modo das pessoas pensarem a respeito de beleza, e sua visão limitada,essa busca doentia.

Fernanda.Ferreira 22/02/2018

Feios
Gente, amei o livro como um todo os seus ensinamentos e finalidades, mas a narrativa foi ficando cansativa ao meu vê, enrolou um pouco são 4 é falta o último bjos ??

Bia 12/02/2018

Feios
Eu li esse livro por indicação de uma autora e Youtuber que acompanho, a Pam Gonçalves.
A premissa do livro é sensacional, essa ideia de que o mundo era da maneira que era porque todos eram diferentes, então havia guerra e destruição. A solução foi fazer com que todos os seres humanos fossem iguais, literalmente. Através de uma cirurgia que os torna perfeitos aos 16 anos, quem não ia querer não é mesmo, mas parece que essa cirurgia faz um pouco a mais do que isso...
Adorei todo o contexto e a forma como a sociedade criada por Scott Westerfeld funciona, só achei que o livro poderia ser melhor escrito. Porém também me deparo com a situação de que Feios é um livro Young Adult, então talvez não tenha como eu reclamar muito da escrita.
Mas enfim, leiam. A ideia é maravilhosa, já comecei a ler perfeitos ?

Capítulo 20 04/02/2018

Feios
No mundo distópico criado por Scott Westerfeld, a partir dos 12 anos as pessoas passam a viver em "Vila Feia" onde aguardam até seu 16º aniversário, quando são submetidos a uma cirurgia que os torna perfeitos (não estou dizendo apenas esteticamente, mas fisicamente e biologicamente).
Tally é uma feia prestes a completar 16 anos, e não vê a hora de passar pela cirurgia e viver em "Nova Perfeição" curtindo as festas todos os dias. Mas quando seu melhor amigo Peris passa 1º pela cirurgia, Tally se vê sozinha até o dia de seu aniversário.
Depois de uma ida escondida até "Nova Perfeição" (Segundo as regras, feios não tem permissão para cruzarem a ponte até "Nova perfeição", porém os perfeitos tem total liberdade para irem até "vila Feia", eles apenas não o fazem.) para matar a saudade de seu migo e assim aguentar os dias restantes até sua cirurgia finalmente chegarem, Tally conhece Shay, uma garota que acaba de ficar sozinha também. As duas logo se tornam amigas e a melhor parte é: Shay é apenas 1 dia mais velha que Tally, ou seja, nada mais de preocupação em ficar sozinha antes de passar pela cirurgia de perfeição.
Shay ensinou Tally a andar na prancha longe dos cinturões da cidade, onde elas contavam apenas com as malhas férreas das ruínas para voar.
Conforme os dias passavam a ansiedade de Tally para a cirurgia só aumentava, mas o mesmo não podia ser dito por Shay; Essa acreditava que o mundo podia oferecer mais que uma cirurgia de perfeições e festas durante toda a madrugada; Ela queria juntar-se aos "Enfumaçados" (um grupo de foras da lei) e morar na "fumaça" vivendo da natureza.
As coisas começam a dar errado quando um dia antes de seu aniversário Shay resolve fugir, deixando para Tally instruções que somente ela entenderia para chegar até a Fumaça.
No dia de seu aniversário, um carro a leva até o prédio das circunstâncias especiais, até a sala da Dra. Cable (uma perfeita com algo em sua aparência que, ao contrário dos outros perfeitos, que transmitem inocência, deixa Tally assustada.).
Dra. Cable parece saber sobre a fuga de Shay e sobre as instruções deixadas para trás, e precisa que Tally vá encontrar a fumaça. Essa o faz, apenas porque em troca terá sua tão desejada cirurgia.
Depois de quase morrer e ficar perdida com as frases enigmáticas deixadas pela amiga, ela finalmente chega até a Fumaça.
Após alguns dias, Tally começa a se apegar as pessoas e a todo aquele estilo de vida. Ela acaba conhecendo Maddy e Az, fundadores da Fumaça, responsáveis (antes de fugirem) pelo procedimento de perfeição e acaba descobrindo algo que ninguém conta sobre a cirurgia, a verdade por trás da perfeição, algo que muda completamente sua opinião e vontade de se submeter a isso.
Agora Tally precisa escolher entre, contar a verdade sobre estar na fumaça e salvar seus novos amigos, ou manter sua mentira e submete-los a operação que vai muda-los para sempre.

Nota: 5/5

site: https://www.instagram.com/capitulo20/

Mariana 22/01/2018

MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!
Que delícia de livro. Adorei cada página. Me prendeu do começo até o fim. Pra eu é difícil um livro já começar me prendendo, é bem raro, mas este com certeza me sugou. A narrativa é ótima, sem muito rodeios, quero dizer, clara e objetiva. É o segundo livro de distopia que eu leio e eu to adorando, a crítica social deste livro é ótima. Vale a pena ler. Mal posso esperar pra ler a continuação!

Laís Anulino @livrosdalais 20/11/2017

Surpreendeu
Tally vive em Vila Feia, um lugar onde os adolescentes ficam até completar 16 anos, quando eles são submetidos a uma operação para se tornarem perfeitos e finalmente ir morar em Nova Perfeição. Ao fazer a cirurgia, todos os seus defeitos são corrigidos, sua pele é trocada por uma mais saudável e bonita, seus ossos modificados, podendo tornar a pessoa mais alta e corrigir sua postura, até seus dentes são trocados por um material resistente (Imagina nunca ter cáries...), os olhos se tornam grandes, dando-lhes uma aparência vulnerável, o que faz com que todos ao seu redor queiram te proteger, e seus lábios se tornam cheios e volumosos, ou seja, você se torna lindo, perfeito. O que faz com que todos os Feios esperem ansiosamente ter idade para passar pela operação. Tudo isso parece normal até que Tally conhece Shay, uma garota que pensa diferente e não quer mudar, e que pretende fugir da cidade para se juntar a Fumaça, um grupo fora da lei que sobrevive retirando sustento da natureza.

No início da leitura você se pergunta, qual o objetivo de tudo isso? É só mais uma estória fútil? Mas não é bem assim, esse livro é uma grande crítica à sociedade, pois traz um governo que diz acabar com as desigualdades ao tornar todas as pessoas iguais na aparência, como se apenas a beleza exterior fosse o motivo dos conflitos. Em vez de trabalhar para que as diferenças sejam aceitas, eles impõem seu próprio padrão de beleza a adolescentes que ainda estão desenvolvendo seus valores.

O começo do livro é meio parado, mas depois de alguns capítulos a leitura flui maravilhosamente, tem muita ação e você termina um capítulo e já corre para o próximo. Gostei bastante da leitura e preciso adquirir urgentemente o próximo livro.

“Você não acredita nessa besteira de verdade, acredita? Que só há uma aparência certa, e que todo mundo é programado para concordar com ela?”

“[...] Em toda a sua vida, você só viu rostos perfeitos. [...] Mas você não nasceu esperando encontrar sempre esse tipo de beleza em todo mundo. Simplesmente foi programada para achar que qualquer coisa diferente é feia.”

“Não temos de nos parecer com todo mundo e agir como todo mundo. Temos uma escolha. Podemos envelhecer do jeito que quisermos.”

Teté 07/11/2017

Me surpreendeu
Eu achei que essa fosse só mais uma série que virou modinha. Mas quando comecei a ler, tive a agradável surpresa de encontrar uma história bem mais evoluída e boa de ler.

Tally, a personagem principal, conseguiu me irritar um pouco. Também concordo com certos personagens sobre ela ter pisado na bola. Na minha concepção de amizade, ela realmente errou, mas enfim, fora um certo deslize, a história toda em si é muito bem criada, fluida, detalhes descritos na medida certa para que consigamos ler e imaginar corretamente as cenas.

Achei muito bom, já sabendo que o segundo livro é melhor do que esse primeiro.

Lary | @pausadecapitulo 13/10/2017

Em um mundo distópico, completar 16 anos significa que você não será mais feio. Isso mesmo, ao chegar a essa idade, você passa por uma mega cirurgia que modificará seu rosto, seu corpo, sua pele, seu cabelo, te tornando assim uma pessoa perfeita.

Tally Youngblood não vê a hora de poder se tornar uma perfeita e sair definitivamente de Vila Feia, atravessar o rio e ir ruma à Nova Perfeição, onde poderá se juntar ao seu melhor amigo, Peris (três meses mais velho que ela) e aproveitar tudo de maravilhoso que há nessa nova vida, que a maior regra é se divertir. O que resta é só esperar e em pouco tempo, seu sonho será realizado.

Mas em uma de suas aventuras, Tally conhece Shay, uma feia que faz aniversário exatamente no mesmo dia que ela e automaticamente se torna uma grande amiga. Tudo seria perfeito (afinal, ela não precisaria perder outro amigo por causa da cirurgia, mesmo que por pouco tempo) se Shay não tivesse uma ideia completamente diferente sobre essa transformação. A maioria de seus amigos não tinham se tornado perfeitos, pelo contrário, fugiram e se refugiaram com um grupo de foras da lei chamado Fumaça que sobrevivem tirando sustento da natureza. Shay pretende fugir e levar Tally junto, mas a amiga acha uma loucura, preferindo ficar e se transformar, afinal tá tão pertinho.

Sendo assim, Shay decide ir sozinha e deixar Tally pra trás com sua ambição de se tornar perfeita. Só que ao chegar o grande dia, as autoridades impedem a cirurgia de Tally. Um acordo é proposto: ou Tally os ajuda a encontrar o grupo Fumaça, ou ela permanecerá feia para sempre.

Como fã de distopia, digo que simplesmente amei esse livro. O mundo criado pelo autor é bem fácil de imaginar, a escrita é fluida e a leitura vai avançando de forma que a gente nem percebe. Fiquei completamente imersa na leitura e estava louca pra saber qual seria a decisão da personagem e quais as consequências que isso desencadearia.

A personagem também me surpreendeu, de forma que a achei bem madura e inteligente pros seus 16 anos e nas condições em que ela cresceu, onde os adolescentes têm tudo o que desejam de mão beijada.

A única parte que não gostei muito foi o romance (uma paixãozinha que brotou do nada), mas nada que tenha atrapalhado a leitura ou prejudicado a minha experiência com o livro. Portanto, recomendo pra quem assim como eu, ama uma distopia.

11/10/2017

Que surpresa agradável essa leitura... Comprei os livros a muito tempo e perdi o interesse em ler.....agora q decidi dar uma olhada acabei gostando.... espero q as continuações não venham a ser frustrantes ....

Júlia Raquel 18/09/2017

Feios, de Scott Westerfeld

🌻 Feios | Scott Westerfeld | Editora Galera Record | 416 páginas | Nota: 4/5 🌟

A humanidade já não é mais a mesma. A sociedade mudou e o mundo como conhecemos também. Nossa civilização quase foi extinta após um vírus presente no petróleo. Sobraram poucos grupos e estes foram os responsáveis por fazerem o futuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eles vivem em cidades futurísticas, isolados e rodeados pelas ruínas. Há também novas leis que visam trazer mais equilíbrio e igualdade para a população. Todos os jovens, aos dezesseis anos, passam por uma cirurgia para tornarem-se perfeitos e saírem do estereótipo feio, além de poderem mudar para uma cidade desenvolvida e recheada por riqueza.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todo adolescente sonha com o dia que será perfeito e com Tally Youngbloof não é diferente. Mas, o que ela não esperava era conhecer Shay e como a amiga poderia mudar todos os seus planos. A garota tem conhecimento de diversos rumores a cerca de um grupo que se intitula Esfumaçados que vive nas florestas e são totalmente contra ao processo de cirurgias plásticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tally se vê envolvida em toda essa situação e não sabe dizer o que realmente quer. Ser perfeita ou feia para sempre? Vale arriscar a sua vida pela causa? Sua escolha mudará a sua vida para sempre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O autor possui uma narrativa muito envolvente e diversos fatos são revelados ao longo da trama e tudo isso faz com que o leitor fique ainda mais preso à história. Tally é de longe a personagem que mais muda ao longo das páginas e isso é simplesmente ótimo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A obra basicamente aborda as loucuras que a sociedade é capaz de realizar e como a mesma passa a considerá-las normais. Já li o segundo volume da série e posso garantir que é ainda melhor que o primeiro. Em breve resenha por aqui.

Para mais resenhas acesse: https://www.instagram.com/lunaliteraria/

site: https://www.instagram.com/lunaliteraria/

Luma 09/09/2017

Distopia original
O livro possui uma escrita que flui de maneira bem prazerosa. A história se passa em um futuro distópico com uma abordagem bem original sobre o tema porém algumas explicações não convencem e o grande segredo por traz da operação é bem previsível.

Bruna 31/08/2017

Eu não reli esse livro... Devorei!
Pela segunda vez esse livro me encantou tanto quanto da primeira!

Aqui vivemos em Vila Feia com Tally que não vê a hora de completar 16 anos e fazer a cirurgia que vai deixa-la Perfeita para enfim ela estar ao lado de seu amigo Peris em Nova Perfeição. Neste decorrer ela conhece Shay a garota que ela logo percebe tem uma séria aversão a se tornar uma perfeita "cabeça de vento" e alguns dias antes da cirurgia ela foge para um lugar chamado Fumaça com um Feio chamado David e isso mete Tally numa enrascada.
No dia de seu aniversário as Circunstâncias Especiais solicitam a Tally que ela revele o paradeiro de sua amiga Shay e a localização da Fumaça, mas tudo que nossa garota tem é uma bilhete cheio de enigmas e vendo seu sonho de se tornar perfeita descer pelo ralo ela se vê obrigada a aceitar fazer a viagem e a trair sua amiga.

Eu simplesmente devorei ávidamente esse livro maravilhoso! Mesmo sendo pela segunda vez a história mantém aquele ritmo gostoso que faz a curiosidade aumentar a cada segundo... Merecedor sim de entrar na lista de favoritos com 5 estrelas! ^^

Jéssika @saymybook 31/08/2017

Feios se passa num cenário futurista em que a sociedade é perfeita e o normal é feio. Literalmente. Com 16 anos você pode fazer uma cirurgia que te deixará lindx, com a aparência maravilhosa, harmônica. Consequentemente, você será feliz.

O livro é dividido em 3 partes, a primeira parte acontece o que está escrito na sinopse (eu resumi bastante) e nessa parte não tive grandes emoções. As outras partes já se desenvolvem mais, nos contando sobre essa sociedade e os segredos que carrega. O livro cresceu e comecei a achar melhor.

Ele é fraco nas cenas de ações e na passagem das cenas. Alguns detalhes poderiam ser mais elaborados. Tirando isso, achei muito bom!

Com muitas críticas sociais, uma leitura fluída e um final com um super gancho pro próximo, eu gostei de ler Feios e vou continuar a série. Uma ótima dica pra quem nunca leu distopia/ livro futurista e quer começar com algo bom e tranquilo de ler :)

site: www.instagram.com/saymybook

Cheila 27/07/2017

Um começo de série fraco
Distopia é um dos meus gêneros favoritos, e quando fui ler Feios tinha altas espectativas. Me decepcionei.

A premissa é muito boa, mas, narrativa em terceira pessoa, o que particularmente não me agrada muito porque não consigo me apegar profundamente aos personagens.Além disso, praticamente não teve ação nenhuma. Mas esse é o primeiro livro, então talvez haja esperança no fim do túnel.

Fora os pontos ruins, Feios nos apresenta um futuro onde a população é divida entre feios e perfeitos, e onde a tecnologia é tudo que você precisa para sobreviver. Até completar 16 anos, onde tudo irá mudar.

Andressa 07/06/2017

Feios
Tally Youngbloood é uma Feia. Não que ela seja uma aberração, ela só não passou, ainda, pela grande cirurgia que ganhará quando completar 16 anos, para deixar de ser feia e se tornar perfeita, como as pessoas de Nova Perfeição. Por enquanto que está cirurgia não chega ela vive na Vila Feia, um lugar reservado onde todos os feios, maiores que 12 anos, esperam pelo grande dia. Mas tudo muda na vida de Tally quando ela conhece Shay, sua nova amiga, que pensa em fugir para não ter que passar pela cirurgia.

Achei uma história muito interessante e diferente, mesmo sendo uma distopia.
É muito bem escrita, e nesse primeiro ainda está bem fluida.
Os personagens são bem caracterizados e construídos, bem encaixados na história.
A construção de mundo é boa, mas flata muitas partes, principalmente a explicação de como o mundo ficou assim.
Traz muita reflexão sobre a natureza e cuidados com ela, e nossa interação.
Acho que foi um dos poucos livros que concordo com "o lado do mal", não consegui ficar do lado da Fumaça em momento nenhum, acho eles meio vagos, embora tenha sim uma discussão sobre liberdades das ações e escolha própria.
Recomendado

site: youtube.com/bauliterario