Feios

Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Bya 09/09/2020

Que livro maravilhoso!
Eu já li tem um tempo, mas ainda me lembro bem como ele é incrível. Uma fantasia que parece até um futuro possível a humanidade, eu amo esse livro, é o primeiro da série e vale mto mto a pena.
É pouco conhecido, mas acho q ele seria adorado por mtos, real.
Alguém aí q tbm já leu?

Danielle.Nunes 25/03/2021

Talvez eu tenha me decepcionado
Ler "feios" foi um grande desafio. Quando eu soube da adaptação cinematográfica, fiquei super animada e, no ano passado, iniciei a leitura para logo abandonar aos 12%. Mas, alguns dias atrás, conversando com uma amiga, decidi retomar a leitura para dar uma chance a história e acredito que o sentimento seja de frustração.

A narrativa é muitooooo lenta, sem grandes atrativos. A sensação era que quanto mais eu lia, mais páginas faltavam. Aos 60%, quando o plot twist foi revelado, eu fiquei super animada porque a ideia é genial. Porém, foi nesse momento que tudo desandou.

As coisas aconteceram rapidamente e sem uma explicação coerente (sim, eu sei que as respostas podem estar na continuação, mas existem aspectos que poderiam ser justificados agora). Além disso, todo o conflito se resolveu facilmente, o que descredibilizou o possível vilão da história.

Outra questão relevante é a construção dos personagens, pois eu não gostei de nenhum deles. A protagonista é muito sem vida e sua amiga é totalmente irritante. Os personagens que aparecem no meio do enredo até apresentam um potencial, mas não me convenceram.

Por fim, o romance é muito superficial e não me cativou. Acredito que se os acontecimentos tivessem uma explicação mais plausível, o casal faria mais sentido.

Enfim, ainda quero ver a adaptação porque estou curiosa para saber como irão retratar visualmente todo esse universo. Em relação a leitura das continuações, é uma pergunta que não sei responder.
Caroline.Vieira 25/03/2021minha estante
Senti o mesmo e abandonei e nunca mais voltei, vou acabar vendo só a adaptação..

Danielle.Nunes 25/03/2021minha estante
É muito triste porque tanta gente fala que é uma distopia sensacional.

Caroline.Vieira 27/03/2021minha estante
Eu acho que passe da idade pra ler, aí acabo não me identificando com os personagens.

Heitor Keller 25/07/2023

Justificativa de nota
Vou ser bem sincero, a leitura não faz meu estilo. Mas, para quem gosta acho que deve ser um puta livro, tem uma escrita bem legal e um tema bem interessante.

Não faz meu estilo de leitura. Penso se vou ler os próximos.

@vivendoeuchegola 15/10/2020

É bom
Mas podia ser melhor. Apesar de não achar as reviravoltas da história previsíveis, não me cativaram tanto. Também não consegui shippar o David. Gosto da Shay, mas essa infeliz história dela com a Tally vai dar uma merda maior no futuro. O final me surpreendeu, não esperava que ela voltasse à cidade pela razão que voltou. Gostei das reflexões sobre a nossa "era" de enferrujados e as passagens sobre a anorexia e a indústria da moda. Talvez as críticas pudessem ser mais frequentes na trama. Achei que seria muito mais crítica com nossa sociedade, mas valeu a intenção.

Bru 16/10/2020

História futurista onde temas importantes como aparência e padrões de beleza são abordados, mas que poderiam ter sido mais aprofundadas e exploradas. Foi uma leitura rápida, porém não me encantou.

Lu 04/10/2011

Não vou negar que parte da "culpa" pelo abandono de Feios é minha. Depois de meses querendo lê-lo, minhas expectativas eram bem altas. E suponho que começar a ler o livro do Scott Westerfeld junto com "City of the Fallen Angels" e "Guerra dos Tronos" talvez não tenha sido a melhor ideia.

O fato foi que, ao iniciar a leitura, fui desagradavelmente surpreendida pela narrativa do Scott. Ela não conseguia me prender. As cenas iniciais, que tinham tudo pra ser aquele momento de conexão com a protagonista foram meio que por água abaixo, pois não apenas eu não conseguia visualizar nada, como o texto me dava sono.

Ao longo dos capítulos, outra surpresa desagradável: Tally é uma daquelas protagonistas molengas. Muito bobinha, sem carisma, sem força para liderar um livro que eu imaginava que seria um segundo Jogos Vorazes.

E, de fato, Feios tinha tudo para ser grande: uma ficção científica com uma dose de crítica social à sociedade obcecada com beleza e juventude. Genial. Só que não basta ter uma boa ideia para se ter um bom livro. É preciso saber desenvolvê-la. Westerfeld ambientou sua história no futuro, mas parece ter uma tremenda preguiça de descrever qualquer coisa. Tally é patética. E os diálogos são bobos, repetitivos e apáticos. Nem Shay se salva.

Eu gostaria até de saber o final, mas não tenho ânimo pra fazê-lo. Não há nada que me prenda, que me convença a seguir. Foi o que aconteceu com Strange Angels.

Por isso, eu abandonei a leitura. Talvez eu tente ler outros trabalhos de Westerfeld que algumas amigas sugeriram. Mas isso são planos pro ano que vem.

Não recomendo.
Nina 03/10/2011minha estante
LU, vc disse TUDO o que eu senti ao ler o livro, só que fui teimosa e li até o final!
Livro com boa estória, porém fraco em todos outros aspectos. Realmente não empolga, não emociona, não te prende, simplesmete me deixou curiosa, por isso fui até o final, mas sem expectativas.
Dei 2 estrelas: uma pelo enredo diferente e inovador e outra pela capa que é chamativa, fora isso não valia as duas estrelas não!

Wil 09/12/2011minha estante
Falou tudo. A narrativa não me prendia, era difícil imaginar a cena, o autor não dava detalhes suficientes, era muito vago. Abandonei também o livro.

Veruska 14/12/2011minha estante
Concordo. O tema é ótimo, mas o desenvolvimento é muito superficial.

Hosanna 07/04/2013

Esse livro me fez pensar no que seremos daqui a muitos anos. No que transformaremos nossos filhos, netos, bisnetos? O que nós - Enferrujados - teremos pra oferecer a próxima geração? (ou será que vai haver próxima geração, com tanta devastação que provocamos?)
Desculpem a arrogância, mas quem disse que esse livro é "ruim" ou que "não tem nada demais" simplesmente não leu como deveria. Scott Westerfeld te convida não só a ler, mas a se entregar à mensagem que ele quer passar.
BOM OU RUIM, esqueça qualquer comentário que alguém fez sobre Feios. Leia com a mente focada a todos os detalhes sobre nós, citados como famigerados loucos devastadores, ou simplesmente Enferrujados, enfim, capture tudo o que ele tem a oferecer, porque não é pouca coisa. Apesar de um final quase previsível (a julgar pelo nome do 2° livro - Perfeitos), você não vai se arrepender.

gigis 22/05/2021

tinha bastante coisa pra ser bom, mas esse livro é bem fraco. os personagens são todos chatos e superficiais e o desenvolvimento é bem previsível e arrastado, não gostei muito mas talvez algum dia eu dê uma chance pro segundo, já que o final me deixou um tantinho curiosa
greenthedumb 27/05/2021minha estante
sim! tudo nesse livro é previsível... a única coisa q ta me fazendo ler o segundo é esse final

ligia 𪩠03/09/2021

feios
*possíveis spoilers*
A ideia do livro é muito boa, mas em alguns pontos ela não foi bem trabalhada, deixando o livro maçante, porém, em outros momentos ela foi muito bem escrita. Esse livro é uma clara crítica aos padrões de beleza e de como eles são ensinados, e o livro mostra que no fim de tudo, esses padrões só servem para controlar as pessoas. Durante o livro, várias vezes, a Tally só acha que só poderá ser feliz se for perfeita.
Os personagens principais, são muito interessantes. Começando com a Tally, ela é completamente alienada a ideia de se tornar perfeita.
Já Shay, não liga muito para isso, não deixa isso a controlar, e prefere continuar feia do que virar uma perfeita.
Fazendo uma comparação, não estamos tão diferentes dessa ditadura da beleza que o livro tem. Assim como a Tally, muitas pessoas tem a ideia que a vida dela só será boa se ela for bonita, e isso, no livro é reforçado pelas festas e o estilo de vida dos perfeitos.
Como eu disse a ideia do livro é boa, mas não foi bem executada, tinha tudo para ser 5 estrelas. Mas mesmo assim, acho que vale a pena por causa da experiência da leitura.

+12 anos
? Hospitalização
? Agulhas

Ferdie 25/05/2022

Olha...
Esperava um pouco mais, admito. O começo é lento e o final achei um pouco decepcionante. Como se o link pro próximo livro fosse meio desleixado. Mas no geral gostei da leitura e vou continuar a série, pq sou curiosa.

JAlia372 21/04/2021

Uma distopia INCRIVEL
O mundo distopico de Scott é assustador, pelo simples fato de ser completamente possivel, eu realmente posso enxergar a sociedade dessa forma em alguns anos

As aventuras e descobertas de Tally perante o mundo, a ciencia envolvida, você consegue sentir tudo que a personagem sente como se estivesse acontecendo com você mesmo

Criticas sociais explicitas e implicitas, quebra de expectativas e personagens cativantes

Alziria 30/07/2021

Eu tinha tantas expectativas pra esse livro...
Pela sinopse, eu imaginei que ele aprofundaria bastante em críticas sociais envolvendo padrão de beleza, racismo, discriminação... E apesar de ser um livro que gira em torno de feios e perfeitos, ele não aprofunda em nada disso.
Na verdade, ele se aprofunda muito na história da personagem principal, o que torna o livro muito chato em alguns momentos, pq ela é insuportável.
É uma pena, pq todas as vezes em que o livro chegava a abordar assuntos mais profundos, que faziam a gente refletir, eu pensava: agora vai. Mas aí eles se mantinham na superficialidade. A sensação que eu tenho, depois de terminar, é de que dava pra ter feito mais. O livro tinha tudo pra ser 5 estrelas, mas na minha opinião, o autor não entregou nem metade disso.

Ana 13/06/2021

Daria um filme daora (e caro kkkk) demais
Nao vou mentir q demorei um seculo pra terminar, a ideia do livro è maravilhosa mas peca um pouco em desemvolvimento, tipo a mina passa uns 10 sozinha na floresta e tudo q temos è o q ela ta fazendo e enfrentando, pra uma leitora q ama dialogos fica chato....
*spoiler*
MAS, quando ela chega em fumaça, cara è perfeito, se le assim sem parar de tão bom