Feios

Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Lalaura 31/05/2021

Perfeitos até demais
Se fosse para resumir esse livro em uma palavra, seria "Perfeito" não tenho o que dizer.
O começo é meio lento, meio tedioso, você fica com medo que ele seja ruim, mas com o desenrolar da história tudo vai ficando melhor. Cheio de ação, reviravoltas, traições e superação. Estou apaixonada nesse livro e ansiosa para ler a continuação.

Kim 18/10/2022

Boa ideia, péssima execução.
Não foi dessa vez que uma distopia rolou pra mim, pela primeira vez em eras. Gosto muitíssimo de distopia, mas simplesmente essa aqui não rolou.

O conceito alternado entre perfeição e imperfeição foi uma ótima sacada, mas a produção do autor? não foi legal. A escrita foi desandando cada vez mais que lia, no fim tive que passar os olhos em várias páginas pra não ter que abandonar o livro.

Eu queria TANTO ter gostado, porque sempre senti uma vibe ?vou gostar muito? só de ler a sinopse. Mas gente, o rolou aqui? Os personagens mais sem emoções, mais sem nexos do MUNDO!

Senti que esse livro deveria se chamado de TRAÍRAS ou MENTIROSOS (e.lockart im sorry). A personagem principal passa 99% do tempo mentindo e traindo, os 1% ela ilude o par romântico e é uma cobra com a melhor amiga.

A redenção NÃO me ENGANOU nem um pouco, e a realidade é que a Tally é sim, muito egoísta, com ou sem perfeição.

Não recomendo, não lerei os próximos e fiquei decepcionada.

Evellyn.Silva 03/09/2020

É uma boa distopia, em alguns momentos a leitura fica cansativa, mas em geral gostei bastante da história. Não sei quando vou ler as continuações, acho que não foi um livro que me impactou ao ponto de ler mais dois livros, mas vou tentar algum dia.

Mirella 21/09/2020

Intrigante
Um dos meus livros de distopia predileto. A maneira que eles abordam a sociedade dos perfeitos é maravilhosa.

Marcelon 09/01/2012

Inquietante
Feios começa a minha temporada 2012 colocando as próximas leituras numa situação complicada: superar vai ser difícil. Despretensioso, quando uma grande amiga me sugeriu de lê-lo, confesso que fui deixando para depois, pois imaginava um enredo bobinho. Eu estava bem enganado. De cara o livro te pega numa rasteira só por usar - e contextualizar de uma forma só sua - a palavra "feio". A aventura em si, a narrativa de ação, não passa de acessório. O debate maior na obra surge à partir de uma proposta futurista de humanidade. Resvala em sustentabilidade, bate de leve nas estruturas políticas. Mas acima de tudo é um livro sobre Ética. Uma verdadeira sala de aula sobre como a Ética pode, deve e seria aplicada em determinados contextos (se é que já não é assim aplicada).

Não dá pra deixar de se pegar em muitos momentos inquieto de como as idéias do livro mexem com a base de alguns dos valores que se tem, formados desde a infância.

Enfim, um livro para perturbar as coisas já definidas na sua mente. Leia. Mas leia sabendo que 1) a mente precisa estar aberta para não se deixar levar pelo estereótipo e 2) saiba que se trata de uma trilogia.
Camila 17/09/2012minha estante
Sua resenha foi confusa, mas confusa como se nos incitasse a ler ao mesmo tempo que não entendemos o porquê, o que nós apenas descobriremos ao ler o livro. Interessante...

Evy 28/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Ficção Científica / Mês: Abril (Livro 6)
"Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio".

Essa frase explica bastante sobre a história de "Feios", o primeiro romance da série do autor texano Scott Westerfeld. Tally é feia. Não, isso não quer dizer que ela é horrível e assutadora. Ela é apenas uma jovem que não completou 16 anos ainda e por isso não passou pela operação que a transformará em uma pessoa incrivelmente bela e perfeita. Tally está ansiosa pela operação e pela vida perfeita que levará em Nova Perfeição, a cidade onde sua única obrigação é se divertir muito, aproveitar bastante e ir à inúmeras festas ao lado de pessoas tão belas e perfeitas como você. Parece uma vida de sonhos, mas, como tudo na vida, tem seu preço.

Alguns meses antes de completar 16, Tally conhece Shay, uma Feia que não está tão ansiosa pela transformação e prefere se arrisacar fugindo da cidade e conhecendo uma outra vida ao lado de pessoas que assim como ela, são contra a ditadura da beleza e da perfeição. Tally sofre com a separação da amiga, mas quer tanto se transformar em perfeita que não a acompanha, preferindo esperar pelo dia de sua operação. No dia programando, no entanto, Tally se vê obrigada a ir atrás da amiga, pois os perfeitos estão fartos dos grupos desertores e querem descobrir sua localização.

Chantageada e forçada a seguir as instruções que Shay deixa com ela antes de partir, Tally vai conhecer um lado diferente desse mundo perfeito, e, infelizmente, não é nada bonito.

Westerfeld tem uma narrativa bastante envolvente e a idéia de seu livro é muito original e interessante. Logo no começo do livro é possível perceber que a história é do tipo que prende e a leitura é bastante agradável. Somente em alguns momentos achei que o autor poderia ter trabalhado melhor a narrativa, como é o caso do romance entre Tally e David e o importante momento da amizade de Tally e Shay. Não me agrada muito quando questões importantes na história são tratadas superficialmente e passam quase desapercebidas.

Afora isso, a história é muito original. Fico admirada com a capacidade de alguns autores de criarem realidades totalmente novas, com detalhes tão bem amarrados. Nova Perfeição é o futuro. Uma cidade totalmente voltada ao bem estar do ser humano e do meio ambiente, utilizando energias renováveis, materiais recicláveis, alimentação à base de soja. As pessoas são influenciadas a pensar de forma ecológica em relação à tudo. Derrubar uma árvore é visto como um ato agressivo e indesculpável. Matar um animal, que seja para alimentação, também. Confesso que me peguei, em alguns momentos do livro, a favor dos perfeitos e de Nova Perfeição, apesar dos pesares.

O egoísmo, a ambição, o individualismo da raça humana as vezes me leva a pensar que medidas drásticas como "Nova Perfeição" talvez sejam a solução dos nossos problemas. Porque no fim, e realmente acredito nisso de vez em quando, "O único problema do Mundo são as pessoas".

E isso também foi um ponto positivo para Westerfeld que com sua ideía criativa, nos faz refletir sobre nosso mundo, nossas escolhas e prioridades. Vale também ressaltar que o final do livro toma um fôlego surpreendente, deixando gostinho de quero mais.

Leitura recomendada!
Léia Viana 28/04/2011minha estante
Sociedades alternativas e ainda ecologicamente corretas, é "um novo mundo"!
Adorei a resenha, vou marcar este livro para minha próxima aquisição.

Lu 28/04/2011minha estante
Como se fosse possível, fiquei com ainda mais vontade de ler Feios! Ótima resenha, Ly!

Li 28/04/2011minha estante
Concordo com a afirmação que o único problema do mundo são as pessoas! E essa Nova Perfeição deve ser muito boa de se viver, apesar de qualquer culto à beleza que tenha, só de pensar num lugar em que a natureza (principalmente a parte animal) seria respeitada, já me deixa com vontade de arrumar as malas!

Vou anotar para a minha próxima compra! ^^

Thamiris60 01/02/2022

Não julgue um livro pela capa
Julguei muito um livro pela capa durante anos, e, hoje estou surpreendida com tudo o que li. Fantástico! Sem enrolação, uma leitura fluída e que te mata de curiosidade até o fim.

Evellyn.Souza 02/04/2020

Ual. Eu quero começar dizendo que eu não gosto de ler séries, me dá agonia e geralmente eu não as termino,mas minha nossa, essa eu vou terminar!

Achei tudo muito incrível, eu amei ter que imaginar essa nova civilização e todo o resto. Amei também a protagonista, mas confesso que não gostei do casal, achei meio errado,me julguem,mas não dá,espero gostar mais dele nos próximos livros.

Ansiosa para começar o próximo!

Helen.Goes 20/05/2022

Demorei muito pra ler esse livro, talvez na minha adolescência eu teria gostado mais. Por muitos momentos a protagonista me irritou pelo simples fato de ter sido falsa, escondendo o jogo? mas to muito ansiosa pra saber o que acontece depois?

yaya 27/05/2020

O começo do livro é meio sem graça mas do meio até o final fica ótimo

Márcia 26/06/2021

Feios - Scott Westerfeld
“Feios” é o primeiro volume de uma série distópica – que leva o mesmo nome – escrita pelo autor Scott Westerfeld e publicada no Brasil em 2012 pela Editora Galera Record.

No mundo de Tally completar 16 anos é um momento muito esperado. É quando todos os jovens passam por uma cirurgia para se tornarem perfeitos e deixarem de ser feios, como são considerados hoje. Vivendo em uma realidade onde os bonitos são separados dos feios, a garota não vê a hora de se juntar ao seu melhor amigo Peris, que se tornou um perfeito há algumas semanas.
Os feios vivem em um lugar separado e só podem entrar em Nova Perfeição depois da transição. É logo depois de ter feito uma incursão clandestina até lá para tentar encontrar Peris, que Tally conhece Shay, uma feia como ela que também está quase à beira do seu aniversário. As duas se tornam amigas e essa menina acaba levando Tally para conhecer lugares que ela nunca tinha ido, além de lhe contar sobre novas possibilidades.
Shay lhe conta que há um lugar onde todos vivem bem, onde ser do jeito que elas são não é algo ruim e pra onde elas poderiam ir, porém Tally quer sim ser uma perfeita e não consegue sequer cogitar se manter feia. Mesmo sozinha a outra jovem vai embora e, quando chega a vez de Tally entrar no mundo dos bonitos, quem comanda esse governo acaba exigindo dela que entregue sua amiga ou não fará a cirurgia.
Tally vai atrás de Shay em Fumaça onde ela conhece e se torna amigas de várias pessoas que vivem na cidade. Uma delas é David, que é a paixão de Shay mas, ele se apaixona por Tally.
Em uma ocasião, Tally conhece os pais de David e, eles revelam que fugiram de Nova Perfeição ao descobrirem que a cirurgia que proporciona uma beleza descomunal aos feios , também causa várias lesões aos cérebros deles.
Diante dessa revelação , Tally resolve que não vai trair Shay e os enfumaçados e resolve destruir o pingente de localização mas, ela não previa que a destruição do pingente levaria os especiais a Fumaça.
Fumaça é destruída e somente Tally e David conseguem fugir. Eles estão dispostos a resgatar os pais de David e os sobreviventes de Fumaça. São bem sucedidos.
Shay e operada e se torna uma perfeita e, apesar de saber que seu cérebro foi atingido na cirurgia, não quer se submeter ao tratamento oferecido pela mãe de David.
Tally se sentindo culpada por tudo, resolve a se submeter a cirurgia e , após se resgata pelos enfumaçados, se submeter ao tratamento e se uma fonte de cura para os outros perfeitos.

Letdente 20/06/2021

Feios
Primeiramente, eu só comecei a ler esse livro por causa da escola mas no final gostei bastante dele!

gi.gesuele 14/09/2020

Um livro diferente
Eu tinha expectativas altas, pois é um livro muito recomendado. Apesar de não ter sido tão bom quanto eu esperava, ainda assim é um livro que vale a leitura.

É uma distopia bem diferente que instiga nossa curiosidade, entretanto em algumas parte a leitura se torna maçante.