Academia Jedi

Academia Jedi Jeffrey Brown

Resenhas -

Wagner Coelho 30/06/2020

Para crianças de todas as idades
Acabei de ler o primeiro volume e já passei direto para esse. Achei que talvez fosse ficar no mais do mesmo mas até que a história de desenvolve bem. O Roan passa por mais problemas que ensinam muitas coisas importantes pra (lições até para os adultos). Enfim, muito divertido. Já estou partindo pra última parte agora mesmo.

Blog MDL 22/12/2016

Depois de sofrer uma grande frustração por não ter entrado no treinamento de piloto estelar, Roan não imaginou que pudesse sentir tanto falta da Academia Jedi, mas quando as férias finalmente chegam, ele mal pode se conter de ansiedade para reencontrar os seus amigos. Após as aulas recomençarem, pouco a pouco ele vai percebendo que aquela empolgação não tinha sentido algum, já que seus amigos pareciam não se importar com a sua presença. Sentindo-se ignorado por Gaiana, uma garota linda que ele achou que poderia sentir por ele mais do que apenas amizade, ele não consegue segurar o seu ciúmes e acaba se chateando até mesmo com o seu amigo Pasha.

Cada vez mais convencido de que ninguém se importa com ele, Roan acaba se aproximando de pessoas que ele sequer imaginava ter algo em comum. Cansado de se dar mal em tudo, inclusive nas aulas de treinamento para piloto, ele decide que não vale a pena ser tão bonzinho com todo mundo. Percebendo a sua mudança, Mestre Yoda o adverte dos perigos de se deixar levar por sentimentos negativos, ainda mais quando eles se originam sem uma razão clara. Mas é só quando está prestes a ficar totalmente sozinho por se meter em uma encrenca das grandes, que Roan percebe que nem sempre as coisas são como aparentam ser.

Jeffrey Brown é um daqueles artistas completos. Ele não só tem um traço belíssimo e que consegue divertir o leitor através da exploração das características dos seus personagens, como também, escreve de um modo leve e divertido. Não sou das maiores fãs de Star Wars, mas quando o seu universo é explorado por Brown eu já sei que posso esperar muita coisa boa vindo no decorrer das páginas. Em "O Retono de Padawan", o autor explora de modo muito sútil o lado negro da força. De tão leve a abordagem que é apenas próximo ao fim que percebemos o quanto as advertências do Yoda são extremamente necessárias mesmo que não sejam ouvidas por Roan.

Esse é o tipo de livro que certamente mantarei na minha coleção para os meus sobrinhos e quem sabe, meus filhos. Além de trazer importante lições de serem assimiladas como o sentido de amizade, a importância do diálogo e o bem que faz se dedicar de todo o coração a todos os aspectos de nossas vidas, ele faz uma importante conexão com este universo que a geração atual não pôde acompanhar ao passo que foi desenvolvida. Se eu pudesse definir os quadrinhos da coleção "Academia Jedi" em poucas palavras, eu escolheria essa: ensinamentos importantes têm, os livros deveria você ler.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/08/comic-resenha-academia-jedi-o-retorno.html

Tamara Campos 06/07/2020

Um bom HQ para crianças. Ela fala com "roupa de Star Wars", de problemas que as crianças têm na escola, com valentões, os novos amorzinhos. E é bem interessante que os personagens são meio que adaptados da história original. E vale lembrar que tem o Yoda. Tudo que tem o Yoda é maravilhoso.

Juliana 13/07/2016

Além de Star Wars!
Após o primeiro ano na Academia Jedi, Roan e seus amigos estão de volta, com um calendário escolar recheado de atividades e com muitas novidades intergalácticas.
No início, Roan estava muito confuso sobre ir para a academia, até mesmo porque seu sonho era se tornar um grande piloto assim como seu pai, e não um Jedi. Tudo isso mudou quando ele percebeu que usar a Força para aprimorar essas duas funções era algo extremamente legal!
Esse ano os alunos deram boas vindas a dois novos integrantes da academia: O chef da cantina Gammy, que não era lá muito higiênico, e o bichinho da turma, o fofo voopark de Naboo.

Logo nos primeiros dias, Roan estava estudando e se divertindo muito na academia. Fizeram algumas viagens, brincaram nos intervalos, fizeram aulas e teste de pilotagem e até comeram as coisas “deliciosas” da cantina. Seus melhores amigos Gaiana e Pasha estavam sempre ao seu lado, em todos os projetos. Mas isso mudou no Projeto de Construção de Droide. O holocomputador fez a seleção aleatória e Roan acabou caindo no grupo do briguento e implicante Cronah (aluno com um “quê” do lado sombrio).

Academia Jedi vai além do universo Star Wars. Claro que temos as características principais da saga, como sabres de luz, passeios intergalácticos, treinos e duelos, naves incríveis e grandes mestres, porém o que torna a história incrível é a grande questão da amizade e das escolhas feitas.

Confira a resenha completa no nosso blog!

site: http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/2016/07/resenha-36-academia-jedi-o-retorno-de.html

Marcos Pinto 08/09/2016

Roan é o cara!
Quando me perguntam qual é o melhor livro do universo Star Wars, eu sempre respondo, sem qualquer dúvida, que é Academia Jedi. O livro não é o mais profundo, não tem o enredo mais intrincado, não é o mais original. Porém, tem uma atração irresistível, um humor inteligente, uma adaptação para universo infantil de bater palmas e, finalmente, é o responsável por trazer novos leitores para esse universo tão vasto. Como uma obra é pouco, agora, no Brasil, podemos acompanhar a continuação desse livro divertidíssimo. O melhor: O Retorno de Padawan é tão bom quanto o primeiro volume da série.

Depois de alguns sustos, de quase ser enviado para a Academia de Agronomia – a academia das plantas – e suar para passar de série no seu primeiro ano na Academia Jedi, Roan Novachez, nosso jovem padawan de Tatooine, está de volta. Ele está mais forte na Força, mas os seus problemas também cresceram; todos eles.

Por algum motivo que Roan não consegue entender muito bem, seus amigos se afastaram, até mesmo a Gaiana, a garota pela qual ele está interessado. Pior, um de seus professores o detesta e faz de tudo para diminuir suas notas. Para fechar, uma galera que está sempre flertando com o lado sombrio se aproxima do nosso pequeno herói. Será que ele terá forças para melhorar suas habilidades, acertar a sua vida pessoal e ainda conseguir superar a atração pelo lado sombrio?

“Em seus sonhos, o futuro um Jedi pode ver... Concentre-se na Força... Sentir os caminhos do futuro, você pode...” (p. 27).

Partindo dessa premissa, Brown cria mais uma obra engraçadíssima, inteligente e muito envolvente. Transportando todos os problemas de crianças e adolescentes para o universo Star Wars, o autor ganha o leitor sem qualquer dificuldade. Ademais, mesmo voltado para o público mais jovem, a obra tem um aprofundamento interessante, o que a torna também atraente para os leitores mais velhos.

Os personagens são muito bem construídos, tanto os com maior importância quanto os secundários. Destaque incontestável para Roan, o grande protagonista, pelo humor e carisma, e para Yoda, o velho jedi que mostra uma faceta totalmente diferente para o universo infantil; diminuem as falas totalmente filosóficas e fica o humor inteligente potencializado pelas falas com a ordem sintática invertida. Pois se um Jedi o padawan quer ser, a linguagem invertida do mestre entender deverá.

Além disso, a obra também se destaca grandemente por ser completamente ilustrada, bem próxima do que seria um quadrinho. O livro tem uma estrutura física e de desenvolvimento bem próxima de outro destaque do gênero: Diário de um banana. Esse formato deixa o livro mais atraente para crianças e adultos, pois além de brincar com um bom enredo, o leitor ainda ganha ilustrações bem-feitas e engraçadas.

“A Força você deve sentir ao seu redor, aqui, entre você, eu, a árvore, a pedra, em todo lugar. Mesmo entre sua mesa e sua lição de casa” (p. 49).

Quanto à parte física, novamente a Aleph merece muitos elogios. O livro chega aos leitores brasileiro envolto em uma bela capa dura. A diagramação é excelente, com todo livro escrito à mão, e o material também, com impressão em papel Pólen Soft 80 g/m². Por fim, o livro ainda conta com uma tradução ótima.

Em suma, O Retorno de Padawan é um livro que diverte e ainda introduz novos leitores ao universo Star Wars. Conta com um enredo interessante e com um trabalho gráfico acima da média. Uma boa dica para crianças e adultos que buscam diversão garantida.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/09/resenha-academia-jedi-o-retorno-de.html

Taiany Araujo 28/09/2016

O primeiro livro dessa fofíssima trilogia do universo Star Wars conta a história de Roan Novachez, um jovem garoto de Tatooine que sonha em ingressar na Academia de Pilotos e descobre que a vida nem sempre segue os planos que idealizamos para ela. Acabamos por acompanhar Roan desde sua desilusão por não ter entrado na tão sonhada escola junto com seus amigos até a reviravolta que envolve receber uma carta da Academia Jedi, se abrir ao novo, fazer novos amigos e trilhar um caminho nunca imaginado.
Já neste segundo livro vamos descobrir que todos estamos sujeitos a ir para o lado negro da força.
Assim como no primeiro livro, a história começa com o início do ano letivo e Roan está animado para rever os amigos e participar das aulas que aprendeu a gostar. Além disso, nesse semestre os alunos terão aulas de simulação de voo, nada poderia ser melhor. O problema é que parece que seus amigos não se importam mais com ele, até a Gaiana passa a ignorá-lo e Roan acaba se sentindo cada vez mais sozinho e traído por aqueles que ele acreditava gostarem dele.
Cada vez mais frustrado com as coisas que acontecem com os amigos e as aulas de voo que não são aquilo que ele esperava, Roan aproxima-se de pessoas que ele nunca concordou com as ações e que não tem nada em comum com ele e não só isso, passa a tentar se parecer com elas e justificar suas ações. Junto desses novos “amigos” acompanhamos uma fase meio dark do nosso pequeno padawan, mas ela não dura muito. Percebendo que na verdade os novos amigos não eram tão legais quanto ele achava e sentindo falta dos antigos, Roan compreende que o mundo não gira ao seu redor, assume suas culpas e tenta se desculpar com aqueles que ele magoou.
Esse segundo ano no colégio teve autoconhecimento e claro, aventuras. Tendo que lidar com os amigos agindo diferente, um professor que não gosta dele, dificuldades na aula em que mais estava empolgado para participar, uma possível desilusão amorosa entre outras tantas coisas, Roan começa a perceber que a luta não acaba quando conseguimos as coisas, é preciso também lutar para mantê-las. Aquilo que é importante para nós precisa de dedicação, tempo e investimento.
No livro anterior Jeffrey Brown mostrou que é capaz de explorar o universo Star Wars sem alterar a magia que nele há. Em Star Wars - O Retorno de Padawan, ele só confirma isso, abordando temas como o lado negro da força, a influência que os outros têm em nossas decisões e a importância dos amigos na nossa vida.
Ainda fico boba como o autor consegue pegar esse tema tão batido e usado por tanta gente e transformar em algo inédito e mesmo assim, tão próximo de nós. Quem nunca se sentiu solitário ou perseguido por um professor na escola? Sem parecer um livro educacional, O Retorno de Padawan ensina coisas importantes, seja para as crianças ou seja para nós adultos. Além disso, QUE EDIÇÃO FOFA E LINDA SÃO ESSAS GENTE!? AS TIRINHAS, OS CARTAZES, AS PÁGINAS COM COISAS QUE OS PROFESSORES DISSE...TO APAIXONADA.
E se você ficou curioso para conhecer essa história, saiba que ela faz parte de uma trilogia cujo o primeiro livro é Star Wars - Academia Jedi, o segundo (o qual você acabou de ler a resenha) é Star Wars - O Retorno de Padawan, e o terceiro (ainda sem previsão de publicação no Brasil) é o The Phantom Bully, e eu já estou louca para ler.

site: http://www.conversacult.com.br/2016/09/star-wars-o-retorno-de-padawan-por.html

Grazi Comenta 05/01/2017

Enfiiiiim, Roan está no seu segundo ano e vão começar os treinos de voo, os quais o padawan estava louquíssimo para começar. Ele se reencontra com os amigos que fez no ano passado e chega ansiosíssimo, achando que seria um ano muito mais fácil que o anterior.
Maaas, as aulas começam, o Sr. Garfield ainda odeia ele e talvez suas amizades não sejam tão fortes quanto ele pensava. Em adicional a isso, ele acaba sendo escolhido para fazer um trabalho com seus ''inimigos'', Cronah e Tyrus.
E não é que eles acabam se mostrando menos babacas? Roan então começa a andar com eles e parece estar indo para o lado sombrio :o
Como será que essa história acaba? D:

Junto a todo humor fixado pelo primeiro Academia Jedi, Jeffrey Brown nos da uma sequência com um pouco mais de enredo, mais piadas, mais personagens pra curtir e algumas referências que não peguei de jeito nenhum (nos quadrinhos do piloto Ewok. Esse ano Roan terá que encarar o fracasso nas aulas de voo, a perda dos amigos, uma comida intragável e as consequências do egoísmo.

Esse livro tem o mesmo formato do primeiro, em diário estilo ''Diário de um banana'', com quadrinhos em preto e branco, trechos do que o Roan escreve (e os erros de ortografia xD) e uma visão simples e divertidíssima da vida de padawan. A cada é dura, a folha tem material firme e tem todo o cuidado de agrado visual característica das edições da Aleph.

Em resumo, a série Academia Jedi continua agradando a todo mundo de todas as idades.

site: http://cantaremverso.blogspot.com.br/2016/08/mini-opiniao-academia-jedi-2-o-retorno.html

IGuittis 06/01/2017

Leitura delícia
Nesse livro o Roan volta para a escola de jedi muito animado por ser o ano em que ele terá aulas de vôo. Mas muitas coisas acontecem, brigas entre colegas, amizades inesperadas... o melhor desse livro é que ele deixa bem claro que muitas vezes nós ficamos achando trocentas coisas e paramos de falar com quem a gente gosta achando que fizemos algo de errado, quando poderíamos ter resolvido simplesmente perguntando o que ocorreu. Recomendo a leitura, não só para crianças, mas os adultos podem gostar também.

Marcos 14/03/2019

É o segundo ano de Roan na Academia Jedi e, dessa vez, ele está apto para conseguir realizar o seu grande sonho de ser um piloto estelar. Porém, o que ele não espera é que toda a calmaria que o início do seu ano letivo demonstra não corresponderá a tudo o que ele vai passar muito em breve.
Logo Roan se envolverá com um pessoal bem barra pesada da escola e achará que está conseguindo ganhar popularidade com isso. Porém, ele não consegue enxergar que seus verdadeiros amigos estão o achando um grande babaca com todas as suas atitudes ridículas e egoístas. Conseguirá Roan perceber tudo a tempo de não perder suas verdadeiras amizades?
O Retorno de Padawan é o segundo livro da trilogia Academia Jedi, escrita por Jeffrey Brown, um dos maiores fãs da franquia Star Wars do mundo. Ele segue o mesmo padrão do primeiro livro, intercalando texto com figuras dos personagens, quadrinhos onde se desenrolam a história e uma série de outros recursos gráficos em seu interior.
Vale destacar mais uma vez o trabalho da editora no livro que vem com capa dura com hot stamp, folha de guarda e ilustrações completas. A tipografia, assim como no primeiro livro, foi toda feita a mão, o que traz um bônus adicional na leitura.

Recomendo a todos que gostaram do primeiro livro e/ou que queiram ser introduzidos ao universo de Star Wars de uma maneira leve, divertida e prazerosa.

Doug 05/05/2019

Os novos caminhos da Força
Roan Novachez está agora em seu segundo ano na Academia Jedi, e deveras ansioso pelas aulas de Treinamento de voo em Caça Estelar, e reencontrar seus amigos Pasha e Gaiana.
Mas o segundo ano na Academia acaba se mostrando mais complicado para Roan, que terá que enfrentar novos obstáculos, e aprender a sair de algumas situações da qual não se imaginava dentro no início do ano.

Pelos olhos de Roan, acompanhamos todo o desenvolvimento de um jovem aprendiz se descobrindo nos caminhos da Força, mas que ao mesmo tempo vive os dramas do fim da infância e do início da adolescência.
Neste segundo volume, ainda através do molde quadrinho/diário, o autor nos leva para novos caminhos, que assim como nos filmes da saga Star Wars, abrangem as motivações das personagens e podemos ver mais uma vez como é tênue a linha entre se tornar um Jedi ou um Sith.

"Em seus sonhos, o futuro um Jedi pode ver. Concentre-se na Força... Sentir os caminhos do futuro você pode." - Mestre Yoda.

Li a primeira edição desta trilogia três anos atrás e adorei, após ler este segundo volume tenho plena certeza do quanto Jeffrey Brown me conquistou com essa história que possui classificação infantil, mas tem o poder de conquistar qualquer faixa etária, com uma leitura leve e muito fluida que aquece o coração de qualquer amante deste universo de Star Wars.

Que a Força esteja conosco ♥

site: @douglaskurt

setantarpgs 15/09/2019

Muito divertido!
Comparado ao volume 1, esse consegue ser mais divertido ainda. A HQ me rendeu boas risadas e me transportou para a época da adolescência, cheia de reviravoltas, amizades e afetos, misturando a dose certa de humor, drama e aventura.

Marcio Apolinário 03/10/2020

O retorno do Padawan
As histórias do jovem Jedi continuam, a leitura e rápida e que traz mensagens para refletirmos. Amo esse série, os desenhos são lindos e muito fofinhos também. Com o livro temos uma outra perspectiva do mundo galáctico de star Wars.

ana:) 15/09/2022

legal
apesar de não ter lido o primeiro, é não entender muito de star wars, gostei bastante do livro, uma leitura leve e divertida.

Euclarinha_ 21/12/2023

Star Wars: Academia Jedi
Muito bom retratar a história de um menino que entra numa escola para ser piloto e tem várias confusões desavença e tem um poste bem legal no final eu acho que o livro muito interativo e foi muito bem desenhado