Ele tem o sopro do Diabo nos pulmões

Ele tem o sopro do Diabo nos pulmões Marcelo Amado

Resenhas - Ele tem o sopro do Diabo nos pulmões

Raquel S. Ramos 27/05/2023

Vou começar dizendo que não recomendo muito a menos que você tenha estômago forte e suporte gore e violência pela violência. Não que eu tenha desgostado do livro, mas é que a narrativa da primeira parte não conversa tanto com a da segunda. Enquanto a primeira parte é bem detalhada e visual, a segunda é cheia de passagens vagas e saltos temporais, voltando ao conteúdo mais gráfico apenas nos momentos de gore. Durante a leitura você aguarda ansiosamente pelo reencontro de dois importantes personagens, mas, enquanto isso, pouco da narrativa parece conduzir a este encontro e muitos momentos parecem apenas jogados na história sem muito propósito. O livro também conta com a introdução constante de novos personagens que acabam por não ter um aprofundamento interessante em suas narrativas e, exceto por alguns, terminamos a leitura meio sem saber quem é quem.

Rafaela 07/09/2021

Muito intrigante
O início da história te prende, fiquei maravilhada com o cenário descrito, é bem detalhado e é difícil não ficar completamente imerso na leitura. Depois há uma grande mudança na história, acabei ficando muito interessada em como o início e o final se ligariam e gostei bastante do desfecho.
Normalmente eu leio livros/contos de terror/horror/gore de estrangeiros, foi o primeiro livro de um brasileiro com essas temáticas que li, adorei a experiência. Recomendo.

Airton 06/06/2021

Intrigante do começo ao fim
O livro me chamou a atenção pela qualidade da edição e por ser um escritor brasileiro, que eu não conhecia. A história é muito boa, me prendeu muito no começo mas sem spoilers. Os detalhes e alegorias que prenderam muito. Recomendo.

Thainá - @osonharliterario 11/11/2020

Bem vindo ao show de horrores do Cirque Le Monde Bizarre!
Serge Tissot acabou de perder o seu pai. Sendo criado desde criança em um circo itinerante, o jovem acabou apaixonando-se por tal arte, o que lhe é uma felicidade quando o último pedido de seu pai se mostra ser que Serge cuide do circo e de todos que ali criaram uma raiz e uma família.

Porém, o que o pai de Serge não queria, mas não poderia impedir, era de que o seu tão amado circo virasse o novo Cirque Le Monde Bizarre, agora com o objetivo de espalhar o bizarro e o grotesco pelas cidades que passavam e despertar os desejos mais sombrios e sangrentos da grande elite.

Ele tem o sopro do Diabo nos pulmões traz uma história nacional e steampunk recheada de gore, assassinatos e violência. Mesclado a narração da vida de Serge Tissot, um mistério também é exposto aos leitores logo no início do livro, relacionando-se com um certo acontecimento nas Gotas de Âmbar, um local onde é despejado almas rejeitadas.

A ambientação steampunk e antiga me deixou imersa nesse novo mundo e me fez querer ter mais dessas descrições. No entanto o enredo no geral não me agradou tanto assim, e isso deve-se mais a narrativa lenta que não me fisgou e que me deixou entediada em certos pontos.

O teor estranho que vem da temática de circo bizarro me deixou curiosa para saber o que iria acontecer no final do livro – e acho que foi por isso que o continuei -, mas em sua totalidade muitas vezes me incomodei com os diálogos, e olha que não tenho problemas com linguagem de baixo escalão, e até mesmo com os personagens.

Já a violência explícita e o gore em certas cenas não me incomodaram e talvez tenha sido um dos poucos pontos que eu gostei do livro, admito.

Por mais que eu tenha pensado que gostaria mais da obra, em momento nenhum me arrependi de ter feito a sua leitura. A todo momento temos as sensações de estranhamento e desconforto, como se tivéssemos presenciando algo secreto, algo que não deveria ser visto por ninguém, e isso acaba que nos instigando a ter curiosidade pelos próximos passos de Serge Tissot. Para quem gosta do tema e gênero, vale a pena dar uma chance.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/11/11/resenha-ele-tem-o-sopro-do-diabo-nos-pulmoes-marcelo-amado/

Marcia Lopes 09/04/2020

O circo de horrores
Gente! Tem que ter estômago!
A história causa nojo e terror. Não me conformo com a "bondade" de Serge que é um personagem totalmente do mal mas que ama. É tudo tão cruel e tão bizarro que cativa.

Leia com a gente 17/06/2017

Gosto pela maldade
Logo de cara o que me atraiu nesse livro foi o título. Para admiradora dos gêneros terror e horror, a obra não passou despercebida aos meus olhos.
Ao iniciar a leitura me perguntei o que poderia haver de tão bizarro em um circo? A resposta, muita coisa!
Dentro desse universo colorido e risadas de alegria, se tornou o palco de um show de horrores. Em que gritos e sangue permearam todo o ambiente.
A história esta divida em duas partes. A primeira vai ajudar a aguçar a sua curiosidade. Mas para evitar spoiler, parto direto para a segunda.

Serge, protagonista da história, desde cedo se mostrou uma criança diferente. Seu gosto pela maldade levava ao desespero sua pobre mãe, que não sabia como criá-lo.
O garoto parecia ser desprovido de qualquer sentimento bom. Suas “brincadeiras” se baseavam na tortura de animais, e fazê-los cobaias de suas experiências malignas. As pessoas o temiam, inclusive seu padrasto que o considerava o mal encarnado.
Num determinado dia, o Circo Tissot chega à cidade onde vive Serge. O comboio com tanta gente “estranha” atrai a atenção do garoto, que no mesmo instante deseja partir com os viajantes. Pierre Tissot proprietário do circo sente que deve levá-lo consigo. E tem o apoio da mãe, que triste fica com a esperança do filho vir a ser uma boa pessoa, mas também dela ter uma vida normal.
Pierre não descumpriu o que prometera a mãe de Serge, e o criou como se fosse seu filho. Investiu em sua educação contratando os melhores tutores por onde passavam. Serge se mostrava inteligente, e aprendia rápido o que lhe era ensinado.
Pierre sabia que o garoto era diferente, mas a constante tortura de animais o incomodava. Por isso, incentivou o filho, já jovem, quando ele iniciou os estudos de ocultismo, morte e corpo humano. Acreditava ser um meio de canalizar tal distúrbio.
Diante da sua possível morte, Pierre pede a Serge que não pare o circo, mas que não o transforme em algo bizarro. Serge não engana o pai, a quem sempre respeitou, e deixa claro seus planos. Após a morte de Pierre, Serge assume o controle do circo, e segue com aqueles que aceitam a nova direção, dando início a sua jornada de horror no então “Circo Le Monde di Bizarre”.

A partir daqui você entra em contado direto com o lado obscuro de Serge. O enredo é horror puro, com uma pitada de fantasia. Houve partes em que fechei o livro, respirei fundo, e depois de recuperada dei continuidade a leitura. O livro é para QUEM GOSTA do gênero, do contrário não conseguirá apreciá-lo.
Serge muda a estrutura do circo, e novas pessoas são incorporadas ao “Le Monde di Bizarre” que passa a acolher pessoas excluídas pela sociedade por terem algum tipo de deficiência, e serem consideradas estranhas.
Durante todo o tempo eu não consegui responder se gostava ou não de Serge. Ele consegue causar uma mistura de sentimentos no leitor. Ao mesmo tempo em que repulsa seus atos, simpatiza com a forma que acolhe e cuida dos excluídos.
Serge é ambicioso, e torna o circo um império, porém, quanto mais conhecido e famoso, mais terrível se torna. O circo passa a oferecer sessões monstruosas peculiares a um público seleto, que pagam altas quantias para serem exclusivos. E aqui fica cada vez mais claro que não existem pessoas normais.
O livro é muito bem escrito, o autor Marcelo Amado deixou correr solta sua imaginação. E de uma forma singular, fez críticas mostrando que no fundo somos todos iguais.
Fora a história, o livro é uma obra de arte. Muito bem estruturado, e material de alta qualidade. Eu simplesmente fiquei apaixonada pelo capricho da Editora Estronho com o leitor. Sou fã.
Pra quem gosta de horror esse livro é uma ótima pedida.
Você vai se arrepiar, mas não vai largá-lo!

site: http://leiacomagente.com.br/sopro-do-diabo-nos-pulmoes/

Tânia Souza 28/04/2017

Cruel, assustador. E cativante.

Ele tem o sopro do diabo nos pulmões é uma história de horror que impressiona. Uma leitura que oferece diversão, bons momentos de leitura e pavor.

E com uma característica que eu adoro: o "vilão" consegue ser assustador e ao mesmo tempo, cativante. Durante a leitura é possível rejeitar, se horrorizar e espantar com certas atitudes e também, ficar torcendo por aquele toque de felicidade que, talvez, ele possa merecer.

Entre os diversos personagens que circulam pela trama, há alguns bem macabros e outros, que despertam ternura: gente diferente, gente especial que merece ter um pouco de felicidade ( eu sei que é literatura sombria, mas é impossível não torcer por eles), torço para estes tenham suas histórias contadas em mais detalhes em outras narrativas.

Uma leitura que prende atenção e para quem tem estomago fraco, cuidado, algumas cenas são bem cruéis, sangue e tortura saltam nas páginas. Realmente, o sopro do diabo do título é justificado em toda a narrativa.