A Musica de Todos os Tempos

A Musica de Todos os Tempos Adriana de Oliveira Ribeiro

Resenhas - A Musica de Todos os Tempos

sonia 11/01/2014

A música de todos os tempos - o relato de uma experiência

Se Adriana nos conta a história do piano, não se engane o leitor pelo título. Adriana nos fala principalmente da totalidade do ser humano, citando filósofos, físicos, educadores, poetas, psicanalistas. A Música está a serviço da formação do caráter, da integração do Ser ao Cosmos.
Adriana é uma educadora excepcional. Ela não prepara a criança apenas para a música, e sim para a vida.
Tudo o que é importante se revela na simplicidade de ser e estar no mundo, a postura original da criança, ao passo que os especialistas, em nome de sua verdade, deixam escapar o óbvio.
A pessoinha da criança absorve tudo, tem o mundo em si, cria seu espaço, comunica-se através do movimento livre, em seu ritmo próprio. Adriana usa a fantasia para ir ao encontro dos pequeninos, pedindo antes a tarefa fácil, aguardando a evolução espontânea da criança para só então prosseguir na aventura da descoberta musical, obedecendo ao padrão que descobriu: as estórias refazem as fases da evolução da criança. E é fundamental respeitar esta evolução para evitar os problemas que surgem quando, no diagnóstico genial de Adriana, esta criança, que é sempre promessa e surpresa, não ouve histórias encantadas na hora de dormir, não brinca em jardins floridos, não tem um bicho de estimação.
Pobre criança aprisionada em concreto, plugada na internet, imobilizada defronte da televisaõ, para ela a Iniciação Musical de Adriana devolve o sonho, o espaço, a brincadeira.
Adriana cita o alquimista árabe Morienus: a pedra filosofal, este tesouro, é extraída de vós. Se reconhecerdes isto, o Amor crescerá dentro de vós.
Adriana, que viveu o tempo em que as coisas importantes eram guardadas só na memória e no coração, elege por companheiros escritores e poetas que alimentam a alma e aquecem o coração.
Adriana está bem acompanhada. Do médico Howards, que redescobriu o óbvio e desenfaixou os bebês, porque estes precisam ser tocados e estimulados. De Carl Orff, seu guru, cuja Música Viva trouxe para o Brasil. De Lapière, Lozanov, tantos outros inovadores que marcham adiante de seu tempo.
Adriana pode posar ao lado destes nomes famosos e sentir que - parafraseando Saint-Éxupery - colocando sua pedra, ajudou a construir o mundo.