Mais do Que Isso

Mais do Que Isso Patrick Ness

Resenhas - Mais do que isso

Nicoly Mafra - @nickmafra 23/05/2017

Resenha - Mais do que Isso
Mais do que Isso foi o meu primeiro contato com a escrita do autor Patrick Ness. Estava muito curiosa, pois já escutei muitos comentários positivos sobre a narrativa da autor e sobre os seus livros, e adorei a experiência.

Mais do que Isso já inicia de uma maneira chocante, já no primeiro capítulo do livro temos a descrição detalhada - e agoniante - do afogamento de Seth, o protagonista do livro. Na verdade Seth está cometendo suicídio, porém, quando ele de fato percebe que sua vida irá terminar ali, tudo que ele mais quer é voltar à superfície da água; porém uma pancada em uma pedra acaba com todas as suas esperanças. Mas o inexplicável acontece; Seth acorda.

Seth acorda nu, com machucados pelo corpo, completamente confuso e sozinho na calçada da sua antiga casa; ao explorar os arredores, Seth percebe que está completamente sozinho, todas as casas da vizinhança estão desabitadas, as lojas, o supermercado e as casas estão com aspecto de total abandono. Seria esse o seu inferno?

Porém, a solidão vem acompanhada de pesadelos e lembranças da sua antiga vida, de todas as coisas maravilhosas e terríveis que aconteceram com ele, da sua família, seus amigos, seus amores e de sua morte. Todas essas lembranças começam a levá-lo à loucura e a solidão só torna as coisas ainda piores; todavia, o inexplicável volta a acontecer; Seth não está sozinho.

Eita! Que livro! Quando terminei a leitura do livro precisei de um momento para processar todos os acontecimentos, pois foi tudo uma surpresa. Em nenhum momento o livro foi previsível e eu adorei!

Mais do que Isso é um livro único, com muito suspense, mistério e cheio de acontecimentos estranhos e bizarros, mas que tornam o enredo ainda mais especial. Tenho dificuldades para classificar o gênero deste livro, é uma mistura perfeita de distopia, ficção científica, suspense e jovem adulto. Gostei muito da escrita do Patrick Ness e não vejo a hora de ler outra obra do autor!

site: www.instagram.com/nickmafra

Wesley 18/05/2017

Simplesmente Perfeito
Depois do sucesso que foi Sete Minutos depois da Meia-noite, que ganhou até um filme, que atualmente está disponível na netflix, foi lançado agora no Brasil o livro Mais do Que Isso, Ambos escritos por Patrick Ness e lançados pela Editora Novo Conceito, autor que vem se consolidando como um grande escritor de livros Young Adult. Mas você se engana se acha que esses os únicos livros dele, pois ele tem diversos outros livros lançados no Brasil e também escreveu um conto para uma coletânea de Doctor Who.

Sabe aquele livro que vem devagarzinho e de uma página pra outra “BUM” te joga numa trama cheia de conspirações, teorias r mudanças drásticas. “Mais do que isso” conseguiu fazer isso perfeitamente.

Em Mais do que isso, temos contada a história de Seth, um Jovem de 17 anos que se afogou em um rio Nos Estados Unidos e acorda na Inglaterra, em sua cidade natal. Se vocês estão achando que isso é muito estranho, nem imaginam que esse lugar aonde ele acordou não há mais ninguém, somente ele e nada mais. Só que o livro traz muito mais do que isso…

“Se é a manhã que parece ser, as pessoas deveriam estar saindo de suas casas, entrando nos carros, indo trabalhar. Ou, senão, deveriam estar levando os cachorros para passear, entregando correspondência, indo para a escola.
As Ruas deveriam estar cheias. As portas da frente das casas deveriam estar abrindo e fechando.
Mas não há ninguém. Nem carros, nem trens, nem pessoas.”
P.23

A história inicia com Seth acordando na Inglaterra e com vários mistérios ecoando em sua mente sobre os motivos de ele estar sozinho do outro lado do oceano.Mais do que isso começa em ritmo lento, algo que pode fazer as pessoas desistirem, pois mesmo com um bom mistério envolvendo Seth, não temos um início avassalador. Mas para aqueles que conseguirem passar da parte 1 do livro, tenho certeza que serão totalmente fisgados pela odisseia da segunda parte em diante.

O livro é dividido em 4 partes, em todas elas temos 2 pontos de vistas, O presente do Seth após sua suposta morte, e lembranças de sua vida nos Estados Unidos. Se posso falar algo sem dar nenhum spoiler sobre essas lembranças, é pra ficar atento na cronologia, ela podem te dar uma bela dica do que que está por vir. Uma coisa posso garantir: Quando chegar à segunda parte do livro, tenho certeza que vocês irão se surpreender e vão devorar o livro em questão de horas.
Vou confessar que na primeira parte do livro, achei muito monótono, mesmo com alguns mistérios que te intrigam, nenhum deles consegue te prender totalmente, pois o que dá pra imaginar que aconteceu com ele, é que ele morreu e está vagando no limbo. que mais consegue te prender nessa primeira parte são as lembranças que ele tem quando dorme.

“ — As pessoas veem histórias em tudo — Regine diz. — Meu pai costumava dizer isso. Pegamos eventos à toa e os colocamos juntos em um padrão para que possamos nos confortar com uma história, não importa quanto aquilo não seja, obviamente, verdade. — Ela olha novamente para Seth. — Temos que mentir para nós mesmos para viver. Senão, ficaríamos loucos.”
P. 189

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Patrick Ness conseguiu trazer em Mais do que Isso uma trama que te envolve, te cativa, te faz parar pra pensar nos erros que cometeu, que as escolhas que fazemos podem mudar toda sua história, e também te faz refletir sobre ter uma segunda chance, se nessa segunda chance você faria diferente, se cometeria o mesmo o mesmo erro.

Com certeza eu mais do que indico a lerem Mais do Que Isso e caso tenham alguma dúvida, ou queira conversar, pode deixar um comentário aqui em baixo ou nos mandar mensagem em uma de nossas redes sociais.

E mais uma coisinha: quando chegarem ao final do livro, tenham em mente que o epílogo veio antes, bem antes…

” — Ah, coitadinho do Seth, com seus pais que não o amaram. Você disse que todos nós queremos que seja mais do que isso! Bem, sempre vai haver mais do que isso. Talvez seus pais não tenham te amado o bastante, e isso é uma droga, uma droga mesmo,mas talvez não tenha sido porque você era mau. Talvez tenha sido só porque a pior coisa do mundo aconteceu com eles, e eles não foram capazes de lidar com isso.”
p. 329

site: http://www.mundodasresenhas.com.br/resenha-mais-do-que-isso-patrick-ness/
Katarina 21/05/2017minha estante
Começando a ler já!

Quel 15/05/2017

Diferente de tudo que já li
Em Novembro de 2016 a Editora Novo Conceito lançou Sete Minutos Depois da Meia-Noite, de Patrick Ness. Com boas críticas não fiquei surpresa ao ver mais um livro de Patrick no cataloga da Novo Conceito.

Mais do que isso chegou às livrarias do Brasil em Abril e movida pela curiosidade apostei nesta leitura. Fico feliz em informar que não me arrependo. Apesar de ser uma aposta no escuro, me surpreendi não só com esse enredo incrível, as habilidades de Patrick Ness para aprofundar os questionamentos que surgem no enredo refletem tão intensamente ao leitor que ao final da leitura fiquei perplexa.

"Você nunca sentiu que deve haver mais? Como se houvesse mais em algum lugar distante, pouco além do alcance, se ao menos você pudesse chegar lá?"

Narrado em terceira pessoa e dividido em quatro partes em Mais do que isso acompanhamos Seth em sua busca por respostas.

"(...) O impacto é bem atrás de sua orelha esquerda. Fratura o crânio, rachando-o ao meio até o cérebro, a força do impacto também esmagando a terceira e quarta vértebras, danificando a artéria cerebral e a coluna vertebral, um ferimento sem volta, sem recuperação. Sem chance. Ele morre."

Existe vida após a morte?

Tal questionamento não possou pela mente de Seth, um jovem de dezessete anos, enquanto cometia suicídio por afogamento, mas no momento que ele sente que a morte se aproxima sem ao menos saber o porquê ele clama, silenciosamente, por ajuda. E inexplicavelmente algo inesperado acontece. Ele acorda.

Seth acorda no inferno ou pelo menos é o que acredita que seja.

Desorientado e sedento de sede Seth acorda nu e com o corpo cheio de bandagens na calçada de uma casa. Ele tem a leve impressão de saber onde está, só que misteriosamente ele não se recorda, e sempre que tenta sua mente parece bloquear, repelindo suas lembranças, o alertando de algum modo sobre algo.

No bairro onde se encontra está tudo abandonado como se há muito tempo tivesse sido desabitado. Mas o que é mais estranho é que a casa onde esta parado em frente parece que está convidado-o para entrar. Sem alternativa, ele entra. Não há ninguém, nada além de móveis velhos e muita poeira. Ele está sozinho.

Conforme o tempo passa Seth explora o bairro e descobre o que já desconfiava. Todas as casas da vizinhança estão abandonadas, não há ninguém nas lojas, no supermercado ou mesmo na estação de trem. Se esse lugar não é o inferno, é sem dúvida o seu pior pesadelo.

Quando Seth descobre onde está isso o aterroriza mais profundamente, a culpa passa a ser sua única companhia. Cada vez que fecha os olhos, sonhos que mais parecem pesadelos o faz lembrar de suas melhores e piores lembranças... Nesses momentos ele tem a certeza, é o inferno. Ele morreu. Ele recorda que morreu, como morreu e porquê morreu.

Em meio ao desesperado, a solidão e talvez até mesmo ao ápice da loucura novamente alguém parecer ouvir as suas súplicas silenciosas. E inexplicavelmente novamente algo inesperado acontece. Ele não está sozinho.

"Isto não é o inferno, não, Senhor Vocês Não Estão Aqui Então Espero Que Não Liguem Se Eu Matar Vocês. Tudo do que está se lembrando, tudo com que está sonhando, cada pedacinho idiota da vida que se lembra de ter vivido? Aquilo era o inferno."

Quando terminei a leitura de Mais do que isso a vontade de que tive foi de sair pela rua e gritar, gritar e gritar. Este é um livro capaz de deixar qualquer um insano. Ele é sem dúvida um dos livros mais bizarros eu já li. Impressiona pelo o suspense, e mistérios. Seu enredo nos desafia, sentir a todo momento que eu estava sendo desafiada e principalmente que Patrick Ness de uma forma desafiou a minha inteligência desde o princípio.

Mistério, drama, romance, terror ou mesmo romance psicológico Mais do que isso é uma mistura de diversos gêneros literários, apesar de ser uma ficção científica. Patrick Ness comprova que possui o talento de escrever com maestria.

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com/

Alyssa @culpadoslivros 09/05/2017

Um livro arrebatador!
“Alguns livros são descritos como “incríveis”, mas este foi um dos poucos que me fizeram exclamar muitas vezes: “Meu. Deus”. Não vou dizer mais nada. Simplesmente leia.”

Esta é a opinião de John Green, impressa logo na capa do novo livro de Patrick Ness. Assim que li essas palavras, senti que PRECISAVA mergulhar neste livro! E foi exatamente assim que ocorreu: em algumas horas li Mais do que isso e apenas posso dizer: “Meu Deus”!!!

Audaciosamente, o autor nos arremessa logo de cara na descrição detalhada da morte do protagonista. A habilidade poética de Patrick Ness é tão grande, que sentimos todo o desespero enquanto o menino se afoga. Só que ele acorda. Nu, ferido, confuso, mas vivo. Como pode ser?

Então, o garoto se esforça para compreender a lógica da sua nova realidade: seria seu pior pesadelo? Seria o inferno? Ou até mesmo uma vida depois da vida?

Mais do que isso foi não somente um dos melhores livros que já li, como um dos mais perturbadores. É impossível não sentir todo o desespero do protagonista no estranho presente em que se encontra, bem como a curiosidade em descobrir que mundo é aquele e mais sobre o seu passado - que é apresentado pouco a pouco em dolorosos flashbacks.

Em cada parte da história, diferentes sentimentos foram despertados no meu coração, desde o mais profundo vazio, até a maior incredulidade e a mais bela esperança. Meu envolvimento com a narrativa foi tão grande, que por diversas vezes, esqueci até meu próprio nome!

Mais do que isso não é nada do que parece ser e surpreende até a última página. Depois de um livro mágico que nos leva às mais profundas reflexões internas e sobre o mundo em que vivemos, Patrick Ness ainda amarra todas as pontas num final singular e maravilhoso. Vamos refletir sobre a força da dor e o que significa, de fato, estar vivo.

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/