Mais do Que Isso

Mais do Que Isso Patrick Ness

Resenhas - Mais do que isso

Luan 16/02/2018

Isso é muito Black Mirror
Mais do que isso, de Patrick Ness, é, sem dúvida, um livro que divide opiniões. Certamente se ama ou se odeia a obra. O autor lançou mão de escolhas e caminhos que muitos leitores podem não aceitar por serem diferentes e fora da zona do conforto para um gênero como o Young Adult, onde este livro se encaixa. Se você for deste tipo, certamente não vai gostar. Já se você for um leitor aberto a novidades e escolhas que tiram um pouco da tranquilidade, certamente vai gostar de Mais do que isso, que é um senhor livrão - não em tamanho, mas em qualidade.

A excentricidade desta obra começa pela sinopse. A única coisa que o leitor pode e precisa saber é que o livro conta a história de um jovem de 16 anos, prestes a completar 17, que morre afogado. Mas em seguida, acorda em um lugar diferente e sozinho, forever alone, sem entender o que está acontecendo – assim como nós, leitores. Depois disso, tudo é uma constante descoberta. A gente começa sem saber o motivo da morte, como, quando e até mesmo o nome dele é, inicialmente, "escondido".

Algo que chama atenção em Mais do que isso é que o leitor vai rapidamente se identificar com o protagonista, uma vez que assim como o rapaz, o leitor não entendo o que está acontecendo e nem as razões. Juntos, ambos vão vivendo os acontecimentos para tentarem descobrir o que está acontecendo ali. Os primeiros momentos depois que ele acorda são interessantes. Mas as páginas seguintes se tornam um pouco repetitivas já que o protagonista está sozinho e passa o tempo tentando descobrir o que aconteceu. O único diferencial são as lembranças que ele tem da vida antes da morte, que nos leva de volta ao mundo dele para descobrir mais sobre a história.

O livro é dividido em quatro partes. Ele, que para mim já estava interessante, mesmo que um pouco repetitivo ou sem evolução, se torna ainda melhor quando a primeira parte chega ao fim e inicia a fase de descobertas. A partir daí, da segunda parte até o fim, o leitor junto com o próprio protagonista vão ser surpreendidos com muita ação e muitas revelações, que às vezes não passam de especulações, e outras podem ser uma dura realidade. A leitura se torna quase insana.

E eis que a gente chega ao principal ponto de discussão. Sem revelar os mistérios e, especialmente, a grande explicação para o que está acontecendo ali, o que acontece mais ou menos um pouco antes da metade do livro, é preciso dizer que eu fui totalmente surpreendido e não esperava para as explicações dadas por Patrick Ness. No entanto, é justamente aqui que muitos fãs de YA podem não aceitar direito os rumos que o livro segue, porque a gente se dá conta de que é ele é uma mistura de gêneros: além do YA, é possível dizer que tem um pouco de distopia e até ficção científica. E foi isso que me pegou tanto (positivamente).

O problema, no entanto, para mim – e para muitos leitores – residiu no fim da obra. Depois de uma série de explicações ousadas, mas interessantes, o autor acrescenta algumas mudanças e ainda deixa o fim meio que em aberto. O problema não é exatamente o encerramento aberto, pois alguns encaminhamentos antes dele até justificariam alguns fatos. Mas o problema é a soma do "fim sem fim" com a mudança que o autor acrescentou que resultou em algo que ficou muito amplo e carente de mais explicações.

Outra coisa que quero comentar sobre o livro é que ele poderia facilmente ser, quem sabe, uma duologia ou uma trilogia. Eu sou um grande fã de livros únicos, mas a história criada pelo autor é tão ampla e profunda que abre uma brecha para isso. Isso serviria, inclusive, para corrigir a falta de um final em Mais do que isso. Mas, de forma geral, o livro se satisfaz. Principalmente pela boa escrita, que já é uma característica do autor presentes nos outros livros dele que já li. Os diálogos, que sempre preso muito, soam naturais e não artificiais. A leitura, depois da primeira parte, voa, e a vontade é devorar as páginas rapidamente.

Mais do que isso é um livro cheio de significados. É uma young adult que trata de vários assuntos que, numa primeira olhada, estão "escondidos". Fala sobre sexualidade, sobre abusos, sobre guerras, sobre suicídio, sobre preconceito. São temas cada vez mais pertinentes nos dias atuais e o autor tratou de uma forma sutil, mas certeira. O leitor precisa se esforçar um pouco mais para entender qual o objetivo do autor ao escrever essa história abordando estes temas muitas vezes implícitos ali dentro. Esta é mais uma das grandes sacadas de Patrick, que conseguiu construir um livro sensível, arrebatador, reflexivo, com muita ação e um pouco de Black Mirror. Não consigo dar menos do que cinco para Mais do que isso, mesmo com alguns problemas como os já citados. Seria favorito, não fossem eles.
Ander 18/02/2018minha estante

ah sim haha

Lucas 12/03/2018minha estante
undefined

Paula Juliana 15/01/2018

'' - E isso é o que a era da internet fez com nós...''

Mais do Que Isso... tem que existir mais que somente isso, essa vida que vivemos, esse mundo que habitamos, esse destino que traçamos, será que é isso mesmo? Esse diariamente, essa rotina, essas pessoas? Lendo Mais do que isso não teve como não questionar a própria vida. Patrick Ness criou uma obra bem peculiar, bem particular, bem original.

Foi mais que interessante a forma que comecei a história com zero informações, e que ao longo que ia lendo, e cada vez mais me perguntava... que coisa é essa? Que história é essa? Para o mundo que quero descer... O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI?

'' Um livro (...). É um mundo particular também. [...] Um mundo de palavras, Seth reflete, onde se vive por um tempo.
- E então acaba (...).''

A narrativa de Patrick é difícil de descrever com palavras, a temática de sua obra não poderia ser mais ATUAL. Essa distopia, misturada com ficção científica, drama e suspense captura o leitor pela curiosidade, pela critica social, pela história pura e sua escrita bela.

''(...) A vida real é sempre apenas a vida real. Confusa. O que ela significa depende de como a encara. A única coisa que precisa fazer é encontrar uma maneira de viver nela.''

Vamos lá? O sabemos? - Ou pelo menos o que posso contar!!!

Seth morreu.
Seth se afoga. No mar. Mas não foi a água que tirou sua vida.
Foi a pancada na cabeça. Uma pedra. No mar. A dor. O sangue, e por fim, a água entrando nos pulmões e BUM...

Seth acorda, mesmo acredita ele morto, em sua casa antiga, semi nu, machucado, no meio de um nada e SOZINHO.

'' - A vida não tem que seguir da maneira que você pensa...''

Seth acorda em um mundo que só ele existe... Inferno pessoal? Outro lado? Então porque sente dor? Sede? Fome? Que morte é essa que desafia a lógica? A partir da primeira página o leitor é levado a pergunta após pergunta sobre o que está acontecendo com Seth.
Essa obra misteriosa é dividida em quatro partes, narrada em terceira pessoa, com capítulos intercalados entre passado e presente.

Patrick Ness é incrível. É a segunda obra que leio do autor e ele tem um modo incrível de escrever literatura, pura, com todas as nuances que ela pode ter. Sete minutos depois da meia-noite é divino e sensível, Mais do Que Isso é um tapa na cara de uma forma bem carinhosa e cheia de questões, Patrick fala da vida, sexo, família, as opções que temos, as escolhas que fazemos, e essa teimosia da humanidade de tentar controlar tudo... controlar a vida.

Mais do Que Isso não é uma obra para qualquer um, Patrick Ness não é uma autor para qualquer um. Amo a forma que prende as histórias, e nos amarra na narrativa, que nos faz ansiar por mais, afinal, tem que haver mais do que isso, né?! Conta e responde, e não conta, não responde, pensa, e nós faz pensar, vai e volta, segue em frente e quebra na curva, Mais do Que Isso é mais! Uma obra feita para leitores que são igualmente e inteiramente MAIS, não menos, não iguais... para os diferentes, as pessoas que são especiais! Recomendadíssimo!

'' Pessoas que olharam para o mundo de uma forma completamente diferente e, ao fazê-lo, tornaram o mundo diferente.''

site: https://overdoselite.blogspot.com.br/2017/08/resenha-mais-do-que-isso-patrick-ness.html

M.M 06/02/2018minha estante
Adorei sua resenha!!! Acredita que não entendi aquele final? Realmente pra mim foi sem sentido(assim como quase todo o livro). ;-;

Thuanne Hannah 26/10/2017

Sabe aqueles livros que te surpreendem do começo ao fim? Então, esse é um desses livros! O livro já começa narrando detalhadamente a morte cruel de Seth, o que me deixou bem assustada, e a cada página ficava mais curiosa para saber o que o motivou a fazer aquilo e onde ele iria parar após sua morte.

Creio que devido à sinopse não revelar muita coisa, tudo foi uma grande surpresa para mim, a todo momento tentava adivinhar o que estava acontecendo e confesso que não cheguei nem perto da grandeza da história. Não vou poder contar muito aqui, pois qualquer coisa que escrever poderá ser spoiler e o legal mesmo é ler sem saber o que te espera.

Seth é um jovem de dezessete anos que cometeu suicídio, motivado por tantos problemas e culpas que cercavam sua vida. Ele acorda nu e faminto, num lugar onde pensa ser o inferno, mas em sua memória ele se lembra de lá.

“Aqui está o garoto, afogando-se. Nestes últimos momentos, não é a água que o está derrotando; é o frio. Sugou-lhe toda a energia do corpo e lhe contraiu os músculos até uma dolorosa inutilidade, independentemente do quanto ele luta para se manter na superfície. Ele é forte e jovem, quase dezessete anos, mas as ondas gélidas continuam chegando, cada uma aparentemente maior do que a última.”

A história gira em torno de Seth, que tenta achar respostas naquele lugar abandonado e descobrir o motivo de ter ido par lá, naquele lugar onde houve tanto sofrimento, para ele e sua família.

“Se essa é apenas uma velha lembrança empoeirada na qual ele está preso, talvez não seja nem mesmo um lugar, talvez seja apenas o que acontece quando seus minutos finais de morte passam a ser uma eternidade.”

O livro é narrado em terceira pessoa e é dividido em quatro partes com vários capítulos, e esses capítulos são mesclados entre o presente, onde Seth tenta descobrir o que está acontecendo e onde está e lembranças do seu passado que vem em sonhos, um passado que é cheio das suas histórias traumáticas.

Seth é daqueles personagens que dá vontade de abraçar e dizer que tudo vai ficar bem. Ele é tão bom e ainda assim carrega tanta culpa... A cada lembrança que ele tem, vamos conhecendo um pouquinho mais sobre ele e descobrindo como ele se sentia.

Eu não conhecia o autor e fiquei surpresa com a forma que ele conseguiu entrelaçar essa história. É um misto de suspense e ficção científica que eu nunca tinha visto, é uma história bem complexa, tem que ter atenção ao ler para conseguir captar todas as informações possíveis para aproveitar ainda mais a leitura.

Indico muito essa história, ela é focada em Seth, porém, existem outros personagens que não posso descrever aqui, mas que merecem ser lembrados por serem tão especiais. Algumas questões sobre tudo que vivemos, a dúvida se tudo é real e aquela questão que provavelmente todos já devem ter pensado que é imaginar se por acaso pudéssemos voltar no tempo, faríamos tudo diferente? São bem presentes na leitura e te prenderá do começo ao fim.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/08/mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Ricardo Brandes 19/10/2017

Esperando mais do que isso...
Mais do que isso, novo lançamento da Novo Conceito, traz um romance perturbador do renomado autor Patrick Ness. Mas será que o livro é realmente mais do que isso? Confira o que achei da obra!
Começando pela capa, bem construída, simples, mas direta, apresentando uma sinopse de John Green sobre o livro. A porta aberta também apresenta um grande elemento do romance, que o leitor irá descobrir no decorrer da história.
O romance Young adult tem 430 páginas e parece extenso, mas os capítulos são curtos e acabam convidando leitor a ir além (pelo menos em sua parte inicial). Sim, a obra se divide em partes, com questões e pontos de vistas diferentes sobre a mesma história. A diagramação das páginas também facilita a leitura. Ponto pro autor!
Bom, logo de início, fiquei chocado com a intensidade dos primeiros capítulos. Seth, o personagem principal, se afoga, em seus momentos finais. São páginas de tamanha intensidade, que pude sentir na pele as dores e os dramas do personagem.
Os próximos 10 capítulos também foram bem interessantes e rápidos de ler, com uma história que despertou minha curiosidade em vários momentos.
São apresentados os dramas e mistérios da história, aos poucos, de forma bem lenta, com muitas surpresas para o leitor. Através de flashbacks, inseridos entre os momentos no presente, o autor procura explicar o que levou o garoto a se afogar. Com direito a um drama familiar de grande repercussão e mais alguns mistérios bem ocultos. Muito bom, até aqui.
A partir daí, senti que o livro começou a perder força. E incrivelmente, os capítulos começaram a se arrastar, lentamente, com divagações recorrentes do protagonista sobre seu passado. Fiquei bem chateado com a obra, que até então vinha surpreendendo com muita qualidade.
É fato que me senti enrolado pelo autor, na metade do livro pra frente, com um suspense lento e arrastado, feito com o intuito de prolongar o drama do romance e acrescentar mais páginas.
O resultado final foi um livro que começou com força total, apresentando dramas e questões existenciais, mas acabou decepcionando. Sim, eu esperava mais do que isso. Lamentavelmente, não encontrei neste romance.
Por RicBrandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/10/mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Saleitura 11/10/2017

Mais do Que Isso, escrito por Patrick Ness, não é aquele tipo de livro sobre o qual você pode falar direito sem dar spoilers, afinal basta avançar brevemente na história e já se tem uma ideia completamente do que está acontecendo, e então quando se lê um pouco mais, sua ideia novamente muda quase que inteiramente.
Eu comecei a leitura sem saber nada do que me esperava, além de que todas as resenhas que eu havia lido tinham sido quase que completamente positivas. E eu sinto que essa seja a melhor forma de entrar nessa história.
Foi ótimo sentir que eu lentamente conhecia o personagem, e ia descobrindo o mundo conforme ele próprio o fazia. Dessa forma, sinto que foi muito mais fácil se apegar ao protagonista e se simpatizar com sua situação como um todo.

Tudo o que você precisa saber é: Um menino se afoga e acorda em um lugar inesperado em uma situação não muito confortável: machucado, envolto por bandagens, e extremamente confuso, afinal nada ali sequer faz sentido.
E a partir daí eu sugiro que você arrume um jeito de ler esse livro e descubra por si mesmo.
O livro não foi perfeito, claro, e a pesar das minhas 4,5 estrelas, eu ainda sinto que poderia ter tirado um proveito ainda maior da leitura se fossem por algumas pequenas alterações na forma como a história se desenvolveu. Não que eu saiba muito bem como essas alterações seriam feitas, na verdade, e grande parte delas, quando paro para pensar um pouco mais, ficariam melhores da forma como aconteceram, de qualquer forma.
Eu apenas me apeguei demais a certas partes da história e não queria ter deixado aquele mundo tão cedo e da maneira que deixei. O livro possui 432 páginas (se não me engano) e ainda assim, quando terminei, eu fiquei triste que não tinha mais.

Fazia tempo que eu não sentia isso com um livro, e me surpreendi com quão rapidamente eu fui de "Anh... Será que é tão bom assim?" para "Eu não acredito que isso acabou". Mesmo que eu quisesse ver mais de certos personagens e certas partes da história, eu entendo que a parte central do que o livro queria transmitir foi passada, e o resto estava lá apenas como forma de estabelecer os personagens e suas motivações, e por vezes é necessário se conformar que nem tudo possui uma sequência.

A narrativa foi em geral agradável de ler. Não é extraordinariamente única, e por vezes acabou por narrar em excesso momentos tensos que poderiam ter sido muito melhor contados e experienciados se tivessem sido escritos de outra forma, mas ainda assim, na maior parte do tempo, Patrick Ness conseguiu envolver o leitor e contar sua história da maneira desejada.

Mesmo que eu tenha sentido que o final se tornou estranhamente apressado, eu tive uma experiência ótima com a leitura de Mais do Que Isso, e mais do que indico esse livro. Em especial para quem prefere uma história movida mais pela construção e evolução dos personagens, e não tanto para a criação de um mundo, que aqui, ainda que tenha sido complexo e complexamente interessante, acabou tendo certos setores deixados de lado para o bem da construção dos personagens. Isso, por mais que possa incomodar alguns, era exatamente o que eu precisava naquele momento.

Como disse (muito bem) John Green: Não vou dizer mais nada. Apenas leia.

Resenha de Ana Carolina

site: https://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/10/resenha-mais-do-que-isso-de-patrick-ness.html

a world to read 09/09/2017

Seth está se afogando. Ele sente as ondas fortes, congelantes, vencendo a batalha que seu corpo inutilmente tenta travar. Há momentos, lapsos de esperança, em que ele ainda pensa ter controle, pensa que pode vencer e remediar o arrependimento que brota dentro de si por ter entrado no mar. Mas esses momentos vão, o mar é muito forte e cheio de vontade e quando menos, ele sente o escuro se aproximar junto a uma certeza: ele morreu.

"Tão mais do que ele um dia conseguirá ver. Tão mais do que ele um dia conseguirá alcançar. Tanto que só de passar os olhos ele já sabe que está para sempre fora do seu alcance."

O garoto acorda deitado no concreto, com parte de seu corpo nu e o resto apenas coberto por uma espécie de bandagens que mal cobrem qualquer coisa. Ele se sente fraco, desorientado, como se não soubesse muito bem usar seus músculos e mal se lembrasse de quem é. Na verdade, ele tem certa dificuldade, até que seu nome brota em sua cabeça: Seth.

Resenha completa em:

site: http://aworldtoread.com/2017/05/26/mais-do-que-isso-patrick-ness/

WHIN, Willian 09/09/2017

Poderia ter sido um pouco mais do que isso
Mais do Que Isso é um livro que me trouxe e me deixou com sentimentos conflitantes. E até agora eu não sei dizer se gostei ou não do livro.

Não estou dizendo que é um livro ruim, muito pelo contrário, é só que, sinceramente eu esperava muito mais do que isso que foi me apresentado, sabe?, (perdão pelo trocadilho, hehe).

A história começa narrando a morte de um garoto; o prólogo do livro se compromete em narrar essa morte com melancólica perfeição. É uma morte e é - meio clichê dizer isso, mas - um novo começo, bem, talvez não seja tão novo assim. A partir daí a narrativa se torna reflexiva, e - na minha opinião - poética; coisa que me deixou fascinado.

Como o livro é dividido em partes (quatro partes), a primeira parte trata basicamente de letargia e alguns flashbacks angustiantes meio-vividos/meio-sonhados da vida do Seth (o garoto que aparentemente morreu), enquanto o mesmo tenta se adaptar no seu novo inferno particular em que se encontra. E eu pensei que a história giraria em torno disso: um garoto morto relembrando sua vida e seus infortúnios.
Eu desejava no fundo que a história realmente tratasse disso, afinal o autor ia discorrendo momentos e questões "pós-morte" de uma maneira única, de uma forma, ao meu ver, bela e filosófica - mesmo que nada estivesse fazendo o menor sentido, tanto para mim que lia, tanto para Seth que sentia a "não-vida".

Mas não. O autor opta por introduzir elementos que me deixaram um tanto decepcionado. Eu não vou dizer que ele elementos foram esses porque meio que seria um spoiler, mas se você é bom de referencias: "Pílula azul ou pílula vermelha? Você decide, Neo." Ness, inova em sua narrativa, mas não com uma novidade narrativa.
Toda a ideia da realidade ser meramente imaginada é uma coisa bem batida pra mim.

>>>

Mais do Que Isso é uma história com muitas camadas, isso é um fato. Numa aura distópica e com um suspense comedido, o livro sabe prender o leitor. Não há momentos enfadonhos nem chatos, ainda que Seth, o personagem principal, seja bem estúpido fazendo com que o leitor ache suas manifestações egoístas (seus mimimis) um desaforo comunal.

O livro também trata de assuntos LGBTQ+, mas não chega a ter profundidade em suas questões levantadas, infelizmente. Até porque não há tempo para isso, está sempre acontecendo alguma coisa no aqui e agora. Porém as cenas de romance homo-afetivo protagonizadas pelas personagens são lindas.

E por falar em personagens...
Regine é uma mulher do caralho, tem uma personalidade admirável. E é forte em mais de um sentido, hehe.
Tomasz é puro encanto. Um garotinho orgulhoso acometido de heroísmo. (E ele é mesmo o herói da história, se você quer saber minha opinião). Tomasz é o tipico personagem que dá vontade de andar com ele embaixo do braço de tão gente boa que é.
Quanto aos outros personagens, eu os achei rasos. E desgostei de um modo especial do H e da mãe do Seth. E ah, Owen é um porre em todos sentidos.
O Gudmund (Good Man), uma personagem que tem uma importância chave na trama, não foi muito explorado.

site: http://omalkavian.blogspot.com.br/2017/09/resenha-mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Carol 27/08/2017

"Será que isso é um sonho?" p.22
Uma boa pergunta feita pela personagem principal, que muito se questionou durante todo o seu trajeto. Foi uma leitura interessante e os questionamentos... ;)

site: http://www.carollivros.com.br/2017/09/mais-do-que-isso.html

Cláudia.Borges 17/08/2017

Mais do que isso
Sinceramente o livro é fraco. Tem umas questões humanistas e existenciais envolvidas misturadas com ficção cientifica, então penso que não sou muito filosófica , porque perdi o fio da meada várias vezes e decepcionei geral com o final.
O protagonista Seth é muito divagador na maior parte do livro.
Bom eu esperava mais por ter gostado muito da primeira história do autor, então criei uma mega expectativa que, no meu caso, foi totalmente infundada.
Então se alguém mais leu ou lerá e tiver uma opinião diferente por favor compartilhe.
Ana 24/03/2018minha estante
Tô aqui, miga! Concordo! Fiquei triste pq esperava mais...

Fabi | @psamoleitura 15/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Seth acordou em outro lugar. Um lugar em que está sozinho, não há ninguém da sua família, na casa onde ele morou por um tempo. Ele acredita que está morto. Isso seria possível?

Durante a sua caminhada pela cidade onde viveu na infância, Seth tenta descobrir o que está acontecendo. Seria real ou um sonho? Onde estaria todo mundo? O que está acontecendo? É quando nessa jornada ele encontra Tomasz e Regine.

Tomasz e Regine estão na mesma situação que Seth: não sabem o que está acontecendo. Eles têm algumas teorias, mas nada que seja possível desvendar esse mistério. Aliás, eles sentiram quando a vida abandonou seus corpos, mas como eles estão ali e estão vivos?

Como estão sozinhos, eles se unem para desvendar esse mistério. Medo, dúvidas e lembranças os assombram (sem contar o Motorista que vaga por aquele lugar na caça desses "sobreviventes").

"Mais do que isso" foi o meu segundo contato com o autor Patrick. Confesso que no começo do livro não estava curtindo muito a leitura, achando a narrativa complicada demais e confusa, porém com o decorrer das páginas, fui me adaptando e no final adorei o livro.

O livro é dividido em quatro partes. Cada parte conta um pouco dessa jornada que Seth vem enfrentado para descobrir o que realmente aconteceu com ele. Aliás, ele entrou em um rio, se afogou, e como seria possível estar vivo e com outras pessoas?

É possível perceber a mensagem que o autor tenta nos passar através das páginas. Existe o preconceito por ser gay, por ser negro e existe o abuso sexual. Porém Patrick soube descrever isso de uma forma que não ocasionasse tanto impacto no leitor.

Por mais que eu tenha adorado o livro o que incomodou foi o final por ser aberto deixando que o leitor tire suas próprias conclusões sobre todo o ocorrido e que toda a explicação foi deixada para o final, sendo que, muitas coisas poderiam ter sido esclarecidas bem antes. Enfim, de qualquer forma, é um livro recheado de suspense e mistério e que vale a pena."

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/05/resenha-mais-do-que-isso.html

Núbia Esther 26/07/2017

Ainda não conhecia o Patrick Ness, mas depois de ter lido Mais do que isso fiquei com vontade de ler suas outras obras, além do famoso Sete minutos depois da meia-noite (que já virou filme), outros livros dele também já foram publicados aqui. Ness é um escritor de ficção juvenil premiado e é conhecido pelo tom sombrio e pela prosa perturbadora de suas histórias. Monstros, cidades distópicas, guerras, um pouco de ficção científica e o que há além da morte, são temas frequentes em suas tramas. Em Mais do que isso não é diferente. Começamos essa história nos minutos finais e agonizantes da vida de Seth, com direito a uma descrição bastante pungente da situação. Algum tempo depois Seth acorda na casa onde viveu durante a infância, em outro continente. Ele está vivo? Como, se ele está certo de que morreu e seus momentos finais ainda estão vívidos na memória?

“Dá a impressão de ser real. Certamente ao toque, e definitivamente ao cheiro. Mas é também um mundo que apenas parece tê-lo dentro dele, então, o quanto dele pode ser real? Se essa é apenas uma velha lembrança empoeirada na qual ele está preso, talvez não seja nem mesmo um lugar, talvez seja apenas o que acontece quando seus minutos finais de morte passam a ser uma eternidade. O lugar da pior época de sua vida, congelado para sempre, deteriorando-se sem nunca morrer de verdade. ” (Página 72)

Ness nos convida a desvendar esse mistério juntamente com Seth. Para isso, ele dividiu a trama em quatro partes. No projeto gráfico de livro cada parte é representada por uma porta que se abre. O que é bastante representativo, pois a cada porta aberta nosso conhecimento vai aumentando e nossa visão desse mundo onde Seth se encontra vai se reformulando. É como se Ness reafirmasse a cada porta aberta que ei é mais do que isso leitor, é mais do que a morte, mais do que a culpa carregada por Seth, mais do que a vida. E isso só é possível pelo fator surpresa que só a experiência de leitura livre de muitos detalhes prévios pode proporcionar. Não é à toa que a sinopse na contracapa e na orelha do livro são mínimas. Não se prive de abrir cada porta a seu tempo e descobrir por si mesmo cada reviravolta.

Sem estragar a surpresa o que posso dizer é que foi uma boa sacada de Ness a forma como ele intercalou na narrativa o momento atual vivido por Seth com os fragmentos de sua vida e como os conectou ao andamento da história. O processo de juntar os pedaços e tentar montar o quadro geral para quem sabe entender o porquê da situação atual do garoto nos aproxima do personagem e angaria nossa empatia. Além disso, somente com Seth a história já seguia em um bom ritmo, mas a adição de novos personagens tornou a trama ainda mais dinâmica, tornando impossível largar a leitura antes de sua conclusão. Com bons personagens e uma trama que vai do romance reflexivo à crítica mordaz, Ness trabalhou uma ideia, que pode até não ser inédita, de forma surpreendente e, por ser um bom contador de histórias, nos brindou com uma ótima leitura. Mais um autor de ficção infanto-juvenil e juvenil para manter no radar.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/07/18/mais-do-que-isso-patrick-ness/

Malucas Por Romances 25/06/2017

Resenha completa no blog
Logo quando eu soube do lançamento do livro Mais do que Isso eu fiquei louca para ler esse livro por causa do autor Patrick Ness. Como me apaixonei pelo outro livro dele, Sete Minutos Depois da Meia Noite (resenha aqui), fiquei com as expectativas lá em cima com esse livro. Nessa história vamos conhecer Seth um menino de 17 anos que não vê mais sentido na vida, e decide que é hora de dar uma basta em tudo.

O livro já tem o início com Seth se afogando, que ao mesmo tempo que ele queria cometer suicídio na hora que o pior está acontecendo, ele também quer está vivo. Após bater a cabeça em uma pedra, ele acorda nu e sozinho na Inglaterra, a cidade que não mora mais desde os 8 anos. E é nesse momento que começa toda a jornada de Seth e do leitor.

Seth não sabe se está vivo ou morto, mas ele acredita que esse é seu verdadeiro inferno, já que cada vez que ele dorme os sonhos dele o confundem mais. Em alguns momentos tem sonhos com recordações ótimas e em outros ele sonha com seus traumas. Os motivos para ele ter feito o que fez que deixa um grande aperto em seu peito, e isso tudo o deixa ainda mais confuso.
"Temos que mentir para nós mesmos para viver. Senão, ficaríamos loucos."
A cidade que ele se encontra hoje é uma cidade fantasma, já que não tem habitantes e nem muitas formas de alimentação, e o único mercado do local está quase vazio. E é em meio toda essa solidão que ele começa a questionar o que é realidade e o que é ilusão.

Eu demorei pra me conectar com o livro, com a escrita e com o personagem. Demorei também quase uma semana pra concluir a leitura desse livro, não por ser um livro ruim, mas sim por eu não sentir no começo da leitura a conexão que eu precisava. Porém, quando passei a primeira parte do livro a leitura fluiu e me deixou cheia de esperanças e dúvidas.

Resenha completa no blog

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/06/resenha-mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Vai Lendo 21/06/2017

Uma obra de ficção científica, tocante e reflexiva
Existe algo após a morte? Quem nunca, ao menos uma vez, fez esta pergunta? Talvez, a única grande certeza em relação à vida. Cruel. Dura. E que nos apavora, aterroriza. O medo de tudo se acabar. No entanto, no meio deste turbilhão de sentimentos confusos, também surge a esperança de outra vida, algo melhor. Mergulhando nas incertezas do pós-morte, Patrick Ness, o autor do sucesso 'Sete Minutos Depois da Meia-Noite', constrói um mundo distópico sobre esta nova etapa em seu livro 'Mais do Que Isso', publicado pela a editora Novo Conceito.

O livro narra a história de um garoto que acorda em um ambiente familiar, mas totalmente abandonado e deserto, após morrer afogado. Ferido, nu e com muita sede, ele questiona o que realmente aconteceu. Se ainda está vivo ou será que foi para o inferno? O que aconteceu com o mundo? Dúvidas e incertezas que pairam na sua cabeça.

Em 'Mais do Que Isso', acompanhamos este garoto nesta nova jornada e exploramos junto com ele este universo, ao mesmo tempo em que o desvendamos. Mesclados na aventura pós-morte, capítulos ajudam a contar como era a vida deste adolescente antes do afogamento. O engajamento é fulminante! Tipo de livro que não dá para largar. E um dos segredos que tornam esta trama tão interessante é saber pouco sobre ela. É ir descobrindo-a com a leitura. Por isso, não me alonguei em apresentar a sinopse.

Patrick Ness tem uma escrita incrível. A descrição da cena do afogamento, logo no prefácio, é de uma sutileza e também triste, bela e angustiante. O autor consegue atingir imediatamente o coração do leitor. Logo de cara, fiquei sem palavras! E o estilo tocante se mantém ao longo de toda a narrativa. Apesar dos caminhos que a obra segue, com um pouco mais de ação, ainda é possível ver reflexões até o final.

'Mais do Que Isso' é muito bem estruturado. Dividido em quatro partes, que acompanham o que se sabe sobre esse mundo, percorremos as descobertas deste garoto. É como se em cada fatia do livro tivéssemos um cenário (uma verdade), uma porta de conhecimento que se abrisse. Confesso que no começo da segunda parte fiquei um pouco decepcionado como a narrativa se desenrolou. Ela se revela com uma pegada mais de ficção científica, ágil e tensa. Por mais que soubesse que ela tenderia para este lado, estava muito satisfeito com abordagem da parte um (mais introspectiva em lidar com a morte) e fiquei ressabiado. No entanto, na parte três, o autor explora uma ideia do universo sci-fi, e, com isso, traz à tona vários questionamentos, fazendo uma boa mescla. É claro que fui fisgado novamente! Ficando fascinado até o final.

Infelizmente, não dá para falar com mais profundidade sobre cada parte em especial, pois acredito que prejudique a experiência de leitura. Só posso adiantar que o título, Mais do Que Isso, não se refere exclusivamente ao cenário de pós-morte. Ele é muito mais reflexivo. Vai muito além! E permeou minha cabeça por um bom tempo.

Para os leitores que curtem uma distopia e/ou ficção científica, 'Mais do Que Isso' é uma excelente pedida. Afinal, além de trazer todas as características do gênero, a obra é escrita de forma envolvente e tocante, além de aprofundar alguns temas bem interessantes, que nos fazem refletir. Caso não curta o gênero, mas seja vidrado em histórias que abordam o que há além da morte, também sugiro a leitura, mas aconselham que abram a sua mente.

site: http://www.vailendo.com.br/2017/06/16/mais-do-que-isso-de-patrick-ness-resenha/