O que é crítica literária?

O que é crítica literária? Fabio Akcelrud Durão

Resenhas - O que é crítica literária?

tami_bridi 21/03/2023

Um bom livro para começar
É um livro que provoca a refletir o papel da crítica literária e sua história. Tem uma linguagem acessível e didática. Para quem está buscando se introduzir no mundo da teoria literária é um bom pontapé inicial.

Gu Vaz 18/03/2023

Para além do individual
Como enxergar e criticar uma obra para além de uma interpretação mercadológica? Entre a crítica acadêmica e a crítica popular, dois opostos que parecem não se misturar, mas que dependem intrinsecamente um do outro.
Como levar a crítica literária para além do algoritmo da internet, que clama trazer acessibilidade, mas empurra somente o que está em alta?
Uma obra deve falar por si mesma, sem influência comercial, popular ou até mesmo autor e, portanto, deve-se considerar sua qualidade nas possibilidades que a crítica têm de interpretá-la e renová-la no decorrer do tempo. A crítica possibilita que uma obra não morra, mas perpetue.
Como separar um elogio à qualidade de um texto de uma simples propaganda pautada na mecessidade de transformar tudo em mercadoria capitalista?

E o mais importante de tudo, não se ater somente ao enredo quando se faz a crítica, mas sim levantar hipóteses daquilo que se lê, enxergar as ramificações da obra que nem sempre quer ser vista e sim adentrada.

13marcioricardo 30/10/2022

Interessante
Um livro que nos traz a evolução e história da crítica literária e, entre outras coisas, nos dá um vislumbre da importância da mesma.

Gostei, e penso que é um bom livro para quem quer escrever, fazer crítica ou até mesmo se aprofundar na leitura, especialmente se estiver numa fase inicial desses processos.

Como pontos negativos, o autor tem muita dificuldade em se distanciar de suas influências políticas e não consegue, como ele mesmo assume no final do livro, responder de forma global à pergunta que faz no título da obra.

Joao.Gabriel 21/09/2022

Gostei do livro
O autor explica alguns conceitos básicos da crítica, como crítica normativa e imanente, explica um pouco a história da crítica, situa o leitor na atual fase dela, resume alguns movimentos da teoria literária, e desenvolve a trajetória. Recomendo pra quem quer entender um pouco mais dessa área.

Jackson 09/01/2022

A prática de construir questões sobre obras literárias
"a história da literatura era a de diferentes autores procurando diferentes meios para realizar os fins estabelecidos pelos diversos gêneros desde os seus primórdios"

O livro tem 3 camadas, não lineares, mas que se interligam. O autor tem como objeto o último capítulo do livro, A atual crise da crítica. Para isso o autor remonta a ideia de crítica literária passando pela Grécia Clássica, por Roma e os escritos cristãos a fim de elucidar a literatura neoclássica que tem seu declínio, iniciado com o Iluminismo, em meados do século XVIII.
Após, apresenta as características da literatura romântica (romantismo), no século XIX e perpassa de forma interessante o século XX que culmina, pelas transformações Sociais, de gênero, raça, pós-estruturalismos, tornando a crítica mais interdisciplinarizada, na crise Literária atual.

"Se há algo que caracteriza uma época tão dispersa como a nossa é um extremo desejo de saber, tão próximo de uma vontade de poder, atuando mesmo no fundamentalismo religioso, que investe no fundamento de uma energia inconcebível para um mundo menos desejoso de respostas"

Douglas.Bonin 08/12/2021

Didática é tudo!
Senhores, meu domínio sobre letras é rudimentar, mas o autor é muito claro em suas construções de argumento.
Acho que eventualmente terei que reler, mas é bom!

Lara 30/05/2021

Crítica da crítica
Uma viagem pelas questões mal resolvidas da crítica literária ao longo da história e um convite à reflexão. Fonte para quem quer saber mais sobre a área e conhecer um pouco sobre os dilemas históricos, a fim criar sua própria noção sobre as variáveis que circulam as crises atuais.