O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Coisas de Mineira 05/02/2018

O livro O Navio das Noivas é uma gracinha de se ver, achei a capa bem meiga e me interessei, mas como não sou muito fã de histórias que envolvem o tema guerra confesso que a princípio a premissa não me atraiu. Porém, como gostei muito da minha primeira experiência com a Jojo resolvi dar uma chance para mais uma de suas obras. A história do livro se passa na década de quarenta, a bordo do HMS Victoria, um navio porta aviões adaptado para levar mais de seiscentas mulheres (esposas de ex- combatentes) até seus maridos no período pós-guerra.

Dentre tantas jovens ansiosas por reencontrar o amado, destacam-se as protagonistas: Margaret, Avice, Frances e Jean. Quatro mulheres muito diferentes umas das outras, que acabam dividindo a mesma cabine. Elas escondem segredos que vão sendo revelados aos poucos, o que nos garante surpresas do início ao fim.

Margaret é simples e pouco vaidosa, cresceu em um universo masculino em meio ao pai e aos irmãos, além da esperar pelo encontro com o marido Maggie também espera por um bebê. Avice é uma espécie de “patricinha” e está sempre insatisfeita e inconformada com as condições do navio que são precárias em sua opinião. Frances é enfermeira, uma mulher misteriosa que parece não querer interagir com as pessoas, mas que vai se abrindo aos poucos. Jean é uma jovem ainda imatura, atirada, que só pensa em se divertir.

A trama se passa em alto-mar e acompanhamos a tediosa jornada dessas mulheres dia após dia. O navio também conta com a presença de um comandante e seus homens e o fato de haver homens e mulheres a bordo causa certa preocupação... Medidas são tomadas para garantir a segurança das mulheres, mas o relacionamento entre os passageiros toma rumos inesperados e a única certeza é de que muitos não abandonarão o navio sendo os mesmos que eram quando embarcaram.

Os fatos são narrados em terceira pessoa e a narração é dividida em três partes. Há em alguns trechos relatos relacionados à guerra, recordações do passado dos personagens e também trechos de cartas enviadas e recebidas por eles. No início não achei a história envolvente e quase desisti, mas valeu a pena chegar até o fim e descobrir a existência de um belo e duradouro romance. Também descobri que para algumas delas o romance não era tão belo assim...

Sei que o fato das personagens estarem em alto-mar limita um pouco o cenário, mas gostaria de ter visto uma descrição mais detalhada do navio ou algo que me fizesse ter uma sensação ainda maior de estar junto a elas no mar. Por outro lado compreendo que o foco estava nos sentimentos das personagens diante daquela situação e isso foi muito bem explorado. Já se imaginou seis semanas em mar aberto, viajando ao encontro da pessoa amada?! O clima da trama é de ansiedade e expectativa, o que acabou me prendendo.

Como disse no inicio da resenha não fico muito entusiasmada com o tema guerra, mas o fato de haver na história casais prestes a se reencontrar fez com que eu pensasse em recomeço e deixou a trama mais leve, como se o pior já houvesse passado e eles tivessem indo rumo a um futuro melhor. Torci pelas personagens, sofri com os dissabores vividos por elas e desejei muito um final feliz para todas.

Não amei o livro, mas gostei da leitura. As reviravoltas e revelações apresentadas deixaram a história autêntica e menos previsível e com essa combinação Jojo conseguiu me envolver e surpreender mesmo em uma temática que normalmente não me agrada. Também gostei de como a história termina, me fez pensar em destino e na força do amor verdadeiro. Foi uma experiência diferente e válida. Para quem gosta de romances que envolvem o período da guerra é uma ótima opção. Jojo escreve muito bem e merece a fama que tem, mas não importa quantos bons livros ela escreva, nunca vou perdoá-la por ter matado um certo tetraplégico me fazendo chorar horrores (ressaca inesquecível)! E você já leu? Pretende ler?

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/10/resenha-o-navio-das-noivas-jojo-moyes.html

Duquinn 30/01/2018

Meu primeiro de muitos...
Este como já disse foi o meu primeiro livro da autora Jojo Moyes e eu gostei muito da leitura da história e das surpresas nela contidas, com personagens únicas de personalidade distintas, O navio das noivas é um livro de esperança, sobre o amor, que fala sobre os recomeços e também sobre os percalços da vida que temos que aprender a lidar de fato. Minhas personagens favoritas desde o começo do livro foram a Margaret e Frances e fiquei muito feliz com o desenvolvimento da história das duas Maggie sempre me deixava feliz ao ler o seu jeito de lidar com todos e Frances me intrigava o mistério de sua história com certeza ja valeu todo livro.

Marlene 24/01/2018

[Resenha] O Navio das Noivas - Jojo Moyes
Em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial, começou o chamado repatriamento das esposas de guerras dos soldados Ingleses que lutaram por todo um país, mulheres essas que viram sus maridos poucas vezes e estão dispostas a viajar em um navio por seis semanas para rever seus amados.

Neste livro, iremos conhecer a história de quatros mulheres em especial, que estão deixando suas vidas para trás, para entrar a bordo no navio HMS Victoria que as levará da Austrália para a Inglaterra, para o encontro dos seus maridos.

Margaret é uma delas, ela está grávida e preste a dar a luz, e mesmo com toda a relutância em abandonar seu pai e irmãos, decide embarcar nessa viajem, mesmo sem ter total certeza que está é a melhor decisão a ser tomada.

Avice é uma mimada menina rica de 21 anos, seu pai é o maior fabricante de rádios de Melbourne, ela é uma jovem muito egoísta e também muito preocupada com sua aparência, faz de tudo para conseguir o que quer. Ela não aceita muito bem o fato de ter que viajar em um navio de carga com tanta outras mulheres abaixo da sua classe social, mas está disposta a enfrentar tudo para rever seu marido.

Jean tem apenas 16 anos, e é uma das esposas mais jovens a bordo de Victoria, ela sabe se meter em uma confusão como ninguém, é inconsequente e sua ingenuidade faz com que meta os és pelas mãos por diversas vezes, mas não perde a esperança do reencontro com seu marido.

Francis é uma incógnita para suas companheiras de dormitório, ela é uma enfermeira e ajudou os soldados feridos da guerra, seu passado é sombrio e ela é a mais reservada das três, ela ver na sua viajem uma chance de recomeçar sua vida longe de tudo.

Às vezes, deitada no escuro, ela avaliava o significado daquilo: a presença dele reforçava a ideia de que elas eram uma carga, uma encomenda que devia ser transportada em segurança de um lado para outro do mundo, em muitos casos dos pais para os maridos, de um grupo de homens para outro.

Quando o livro começa somos levadas a Índia no ano de 2002, onde uma senhora com sua neta estão de passagem a jovem moça se mete em problemas, mas isso não é o que tira a velhinha do eixo e sim um navio em desmonte que desencadeia uma série de memorias na velhinha.

Eu não sei bem o que falar a respeito desse livro, eu adorei a história, as personagens são tão fortes e decididas, passaram por tanta coisa por algo que acreditavam ser a melhor decisão, ir de encontro aos homens por quem se apaixonam e de quem praticamente não conhecia, foi um verdeiro desafio.

Inicialmente não conseguia me apegar a história e muito menos as personagens, já que a narrativa se arrasta um pouco, não vou dizer que não gostei pois isso seria mentira, mas não fluiu exatamente como eu esperava, os detalhes em excesso contribuíram para isso e também a quantidade de personagens, o livro em si não chega a ser confuso, mas é necessário atenção para entender alguns fatos, mas aos poucos fui me apegando as personagens e foi impossível não torcer por essas guerreiras.

O Navio das Noivas tem uma narrativa alternada em terceira pessoa, o que nos da uma visão bem ampla do que ocorre, além da visão das protagonistas também temos o capitão que é um homem que sofreu muito mas que ganhou meu carinho como leitora e alguns tripulantes também, já que o navio não tem só as noivas mas muitos soldados também.

Esse fato de haver também homens a bordo complica um pouco as coisas, sentimentos começam a surgir onde não deveriam já que todas são casadas e alguns dos homens também. Para entreter as mulheres durante essas longas semanas foram feitos concursos de beleza, e palestras sobre como será suas vidas de casadas tudo para mantê-las entretidas.

No geral O Navio das Noivas foi uma boa leitura, não foi uma história muito emocionante no sentido de outros livros da autora como, Como eu era antes de você, mas ele ganhou sem lugarzinho no meu coração da mesma maneira. Não deixem de conferir esse livro.
marciamoresco 05/02/2018minha estante
undefined

Daniela Colaci 11/01/2018

Viagem rumo ao amor
O HSM Victoria, que foi um porta-aviões no período da Segunda Guerra Mundial, será o responsável por transportar mais de 600 mulheres que estão indo encontrar com os seus maridos que estavam lutando na Guerra. O ponto de partida é a Austrália e o de chegada é a Inglaterra.

Avice, Frances, Jean e Margaret embarcam em Sydney e ficam juntas na mesma cabine.
Elas têm personalidades completamente distintas e terão que aprender a conviver, lidando com as diferenças, durante 6 semanas, que é o tempo previsto para a duração da viagem.

Além das noivas, o porta-aviões também carrega armas, oficiais da Marinha e algumas aeronaves, portanto as regras no navio são rígidas: homens de um lado, mulheres do outro. Mas sabemos que na prática isso não funciona...

Durante essa longa trajetória, amizades serão formadas, laços serão rompidos e alguns acontecimentos irão gerar terríveis conseqüências, mas as mulheres estão dispostas a correrem o risco pelo sonho do reencontro.

Aliando o depoimento de sua avó Beth McKee, uma noiva real do HMS Victorious, e um extenso trabalho de pesquisa, Jojo Moyes escreveu uma bela história sobre coragem, amor e determinação. Achei o ritmo do livro um pouco lento, mas a autora compensou criando uma história bem entrelaçada, repleta de desdobramentos interessantes.

Maggie está grávida, Frances é uma enfermeira misteriosa, Avice é uma moça rica e mimada e Jean é uma adolescente meio fora da caixinha. Colocar quatro protagonistas tão diferentes para conviver foi uma decisão acertada da Jojo! Isso rendeu bons diálogos, conflitos e reviravoltas. Me identifiquei mais com Maggie e Frances, e confesso que foi dureza agüentar a Avice, mas no final consegui criar certa empatia por ela.

Conforme avançamos nas páginas, vamos conhecendo melhor o Victoria e as pessoas que ele carrega. O Navio das Noivas me arrancou sorrisos, lágrimas, me deixou de coração partido e também me fez suspirar. Saber que 600 mulheres embarcaram de verdade na Austrália de 1946 rumo ao amor, só torna a leitura ainda mais valida! Leiam!

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao
Luanny 22/01/2018minha estante
Minha gente, pelo amor de Deus, quem é esse tal de Henry? Que o fuzileiro diz ser na última página? Não lembro dele na história, pq tava demorando p ler.

Vanessa.Rezende 11/01/2018

Resenha: O navio das Noivas - Jojo Moyes
É terminada a 2° Guerra Mundial, é hora de todos começarem a retornar as suas vidas cotidianas.
HSM VIctoria, é um porta aviões que fica encarregado de levar mais de 600 jovens esposas da Austrália até a Inglaterra, para encontrarem seus esposos.
A história do livro foca em quatro maravilhosas personagens: A Margareth, mais conhecida como Maggie que vive com os pais e irmãos, e se encontra na reta final de sua gestação. Ávice, uma jovem rica que se preocupa apenas com as aparências e status. Frances, uma enfermeira discreta, de poucas palavras que esconde um grande segredo de seu passado; e Jean, uma jovem de apenas 15 anos, cheia de vida, energia e muito inocente.
A vida dessas quatro jovens esposas se cruzam, e elas precisam dividir a mesma cabine durante as 6 semanas de viagem.
Esse é o sétimo livro da Jojo que eu leio, diferente dos demais, O navio das Noivas me prendeu de uma forma que quando vi, já eram 02:00hs da manhã e eu não conseguia parar de ler.
A leitura é muito comovente, eu pude sentir a emoção de cada uma dessas quatro mulheres, o medo, a insegurança, a expectativa do que as aguardavam do outro lado do mundo.
A convivência dentro da cabine conforme os dias iam se passando, passou de desconfortável a amigável, de certa forma, cada uma com suas diferenças, sonhos e planos.
O capitão do Navio, criou vários entretenimentos, atividades e distrações para tornar a viagem dessas mais de 600 mulheres agradáveis e divertidas.
Durante a leitura, muitas coisas aconteceram, algumas mulheres recebiam telegramas de seus esposos dizendo que não viessem, que não eram bem-vindas, o que deixou todas as mulheres desesperadas, inseguras e com medo.
E eu, é claro, fiquei numa ansiedade extrema, sem saber o que o futuro iria reservar para Maggie, Frances, Ávice e Jean. Nem todas elas tiveram tanta sorte ao chegarem ao seu destino final. O que eu posso garantir é que a história é muito interessante, empolgante e que Jojo com sua escrita cheia de detalhes, nos proporciona uma história incrível.

A história do livro é baseada na avó de Jojo, que esteve em uma viagem após a guerra num desses navios porta-aviões. E o mais interessante ainda, o livro é cheio de pequenos relatos dessas mulheres que estiveram nessa viagem.

Preparem-se para uma leitura arrasadora, que irá te transportar para uma viagem inesquecível!

site: http://fazalgumsentidopravc.blogspot.com.br/2018/01/resenha-do-livro-o-navio-das-noivas.html

Mayra Carvalho 06/01/2018

MAGNÍFICO
ESPLÊNDIDO! É um livro que da pra sentir todos os sentimentos possíveis, entre eles raiva,ansiedade pela chegada das esposas ,surpresa e o que nao pode faltar aquele chipp quase improvavel de ficar junto,meio impossivel que enlouquece a gente, SUPER RECOMENDO (e olha que não sou fã de romance,).Pra quem gosta de livros assim é incrivelmente perfeito.
É meu primeiro livro da autora e não vejo a hora de ler o restante (sim eu comprei todos os livros kkk),excelente,mais do que recomendado.
Prazer, Leitor 17/01/2018minha estante
Vou ler por causa do seu comentário hihi
Obrigada.

Mayra Carvalho 29/01/2018minha estante
Não vai se arrepender,é ótimo.

Prazer, Leitor 01/02/2018minha estante
Li! Realmente foi muito bom! ?

nicolasfg 21/11/2017

Uma surpresa
Primeiro livro lido por mim de Moyes e sinceramente, me surpreendi! O início da história deixou a desejar, salvado apenas com a narrativa dos sentimentos de Margaret que foram tão bem elaborados para que nós leitores sejamos capazes de nos identificar e passar a nos adaptar com a personagem. Na metade, pensei até mesmo em abandonar, mas a história de Frances me prendeu e que bom que eu não o abandonei! Um livro que me deixou feliz com seu final e me enganou quando pensei que seria apenas uma história de mulheres submissas aos seus maridos. Retrato lindo e real de relações femininas.

Gabriely 30/10/2017

Destino e Amor
Eu comecei a ler umas três vezes, antes de realmente começar a ler. No começo não me prendeu nenhuma atencão, até questionava a necessidade de escrever um livro sobre mulheres dentro de um navio indo ao encontro de seus maridos. Logo o livro te cativa e te transmite confiança, se torna bom, muito bom, maravilhoso. Um livro sobre mulheres, 600 mulheres que deixaram suas vidas, suas familias e sua casa para um novo começo, para viver seus amores em um lugar desconhecido, um livro baseado em amor, confiança e coragem. O navio das noivas foca em Margaret, do interior, grávida é muito amorosa e companheira, única mulher entre seus irmãos homens e seu pai. Jean, adolescente animada e despreocupada. Avice, da alta sociedade que se preocupa com sua classe social e a aparência. Francês, enfermeira que cuidava de soldados pós batalha, recatada e discreta até demais. Elas logo criam um laço entre sí, e se mostram com grandes personalidades. Mesmo que algumas sejam difíceis de mostram interesse.
Um livro sobre amor, confiança, coragem e amizade. Um livro que nos compartilha a angústia e ansiedade, em estar no meio do nada ao encontro de seu futuro caminho, amor mesmo que pareça improvável, o sentimentos em diferente lados e com forças incríveis, coragem, curiosidade, entre outras mil emoções. Mulheres que deixaram tudo pra trás em busca de amor e o começo da vida que escolheram. Mulheres preocupadas e ansiosas, que nos torna muito mais ansiosos. Uma história determinada e atrativa.

Lija 07/10/2017

[Resenha Curta] Por INFINITIVO
Comprei pensando nas maravilhosas histórias da Jojo e estava certa ao apostar que ele seria emocionante. Me perdi um pouco no meio do livro pois achei que havia muita enrolação, porém, me surpreendi com o final, que me fez rir e chorar. Jojo mais uma vez explorou a amizade feminina, além de nos trazer mais um conto sobre a realidade da guerra, o que me deixou fascinada.

Sueli Passos 22/09/2017

O navio das noivas chatas
Livro muuuito chato, arrastado e cansativo. Não consegui simpatizar com nenhum personagem. É o primeiro que leio da Dona Jojo e só terminei porque não gosto de abandonar a leitura. Tenho mais um na estante. Espero que seja melhor que esse.

Ilma 07/09/2017

Precioso
O navio das noivas é um livro magnífico. Vamos contar um pouquinho sobre a narrativa.
O navio das noivas conta a história de quatro mulheres australianas corajosas que embarcam no HMS Victória, um porta aviões junto com mais de 600 mulheres e toda tripulação do navio para reencontrar seus maridos após o fim da Segunda Guerra prontas para uma nova vida, um novo mundo. Cada uma com sua história peculiar, anseios e medos longe de casa acaba descobrindo umas nas outras uma companheira e surgem novas amizades. Surge também um amor inesperado para acelerar os corações de leitores apaixonados. Este livro é um convite para você cruzar o oceano abordo do Victória e amar ou odiar suas passageiras (os).

saoribooks 27/08/2017

#ResenhaDaSaori
Depois da Segunda Guerra Mundial, algumas mulheres que tiveram seus maridos longe de si, começaram a querer revê-los. Então, mais de 600 mulheres embarcam no navio HMS Victoria para reencontrá-los. No meio dessas mulheres, estao Margaret, Avice, Jean, e Frances, quatro mulheres corajosas que foram tiradas de seus maridos.
Agora no navio, dividindo a mesma cabine, elas vão enfrentar milhares de dificuldades, e mesmo em meio a tantas diferenças, vão acabar essa aventura com o melhor desfecho possível.
Eu AMEIIII esse livro! Ele é super engraçado, com as quatro personagens, cada um diferente da outra... Jojo Moyes lacrou nesse livro, e guardem o que vou lhes dizer: essa obra maravilhosa deveria ter muito mais destaque do que já tem!
Thiago 25/09/2017minha estante
undefined

Cheli 09/08/2017

Muuuito bom...
Amo quando alterna passado e presente, quando se trata de guerras e histórias reais.
Como sempre Jojo não decepciona, o começo é meio lento, mas vai fluindo e vai ficando cada vez melhor... sou meio suspeita pra falar porque Jojo é minha autora preferida, minha diva, amei o livro, super recomendo!

Lenah 18/07/2017

Arrastadíssimo
Embora a narrativa seja bonita em sua essência, achei a história cansativa e cheia de cenas desnecessárias. As primeiras 100 páginas fluíram bem pra mim, mas depois disso, chegar ao final tá sendo bem difícil.