O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Lariana1 17/02/2024

Vale a pena
O navio das noivas traz a histórias de mulheres casadas com soldados que após o fim da guerra vão de encontro aos mesmos. Nesse percurso, várias semana no mar, as mulheres em especial Avice,Frances, Jeny e Margareth traz experiências, o medo, a decepção e tudo mais que sentiram ao embarcar no Victoria.
De início demorei pra conseguir engatar a leitura, achei um pouco monótono, mas o desenrolar da história me fez quase chorar em alguns momentos, senti pena, fiquei triste, aliviada, triste de novo, emotiva.. em fim, vale a pena a leitura

fer_pmartins 16/02/2024

Decepcionante
Achei o livro muito ruim, ficou interessante nos últimos capítulos, deu sono o tempo todo.
Li 2 livros da Jojo e não gostei de nenhum, não gostei da escrita dela.
Enfim, não pretendo ler mais livros dela, me decepcionou.
História muito lenta, não acontece nada na maioria dos capítulos.
Só não dou 1 estrela pq o final foi interessante.

JulianaPazzini 09/02/2024

O passado não pode dominar nosso futuro
História maravilhosa, mesmo em tempos de guerra, muitas vidas e milhares de histórias... Finais felizes e às vezes tristes. Uma viagem longa de muitas turbulências, amizade, companheirismo, maldades, paixões, sexo, desejos, crimes, violações, brigas, descriminação, sorrisos e tristezas.... E no meio de tudo isso nasce um amor verdadeiro para um novo recomeço de duas almas feridas pela guerra, que o amor curou e deu frutos.
Recomendo a leitura.

Jeniffer.Mainardes 25/01/2024

Jojo Moyes é maravilhosa, né?! Gostei muito do livro. No começo é meio confuso de ler, pois ela mistura a narração dos personagem sem que haja qualquer aviso. As vezes era difícil identificar qual personagem estava narrando o momento.
É muito estranho ler um livro em que a história é um navio cheio de mulheres de militares, da Segunda Guerra Mundial. Elas deixaram suas famílias, suas casas na Austrália para irem morar com seus maridos, que não viam a anos, na Inglaterra. Mas foi bom ver esse lado que praticamente não conhecemos, os desejos, as regras que eram impostas sobre essas mulheres.
Adorei as personagens e o final foi perfeito.

Lidia 18/01/2024

Eu amo os livros da Jojo ???
Ahh gente, a Jojo tem meu coração, sério mesmo ??? que escrita perfeita, que personagens incríveis, que história maravilhosa ??? amei

E o final ???????????

Talita Pilati 17/01/2024

Jojo Moyes não decepciona nunca mesmo!
Que livro mais lindo, gente, apaixonada pela narração e personagens. Com certeza vou reler

Duda 16/01/2024

O navio das noivas
Um livro que mostra o poder feminino e a lutar por aquilo que se acredita. Apesar de achar que poderia ser menor o livro eu gostei do desfecho.

Samyra16 16/01/2024

Amei demais
Uma leitura super envolvente, e como essas noivas sofreram, e nos ensina a não julgar pelo passado da pessoa!!!

Ali 16/01/2024

Romance histórico
Vi muitas resenhas positivas e muitas resenhas negativas sobre esse livro mas resolvi da uma chance, e que bom que eu fiz isso!
Um livro lindo que fala do poder feminino, de amizade, mas também de muita dor e sofrimento e como tiramos coisas boas da dor.
Em alguns momentos o livro é lento, porém como é meu segundo livro da autora e foi a mesma experiência, acredito que seja a forma de escrita da autora. Mas isso não tirou em nada o brilho da história com um final lindo.

carol 03/01/2024

Mais uma leitura da escritora Jojo Moyes
Minha primeira leitura do anoo! O livro traz uma premissa interessante, mostra a realidade de inúmeras mulheres que cruzaram o oceano para encontrar os seus maridos depois da guerra.

Me apeguei às personagens, mas não consegui gostar da Avice hahah enfim gostei da história mas não é minha preferida da Jojo, vale a leitura, de qualquer forma.

imsoso 19/12/2023

O final foi perfeito!
Uma história muito bem construída, que por vezes me deixou incomodada com a sua lentidão, mas valeu a pena cada página. Jojo tem uma habilidade incrível de criar personagens e ler seus livros é ser imerso no mundo particular de cada um deles, entender seus motivos, seus medos e suas paixões.
Foi encantador me juntar à viagem de 4 mulheres, entre as mais de 600 que se mudaram da Austrália para a Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, rumo a um destino incerto e pouco garantido, mas que todas desejaram seguir para tentar viver um verdadeiro amor.
Como eu disse, adorei o final e devo dizer que me conectei com alguns personagens mais do que outros de uma maneira que não esperava. Mais uma vez, devo dizer que a delicadeza, sutileza e sensibilidade da Jojo para narrar histórias é sensacional.
imsoso 19/12/2023minha estante
Sem comentar a trabalheira que a Jojo teve pra escrever esse livro, já que ela não viveu na época em que a história se passa. Nos agradecimentos, ela diz que passou um tempo a bordo de um porta aviões para ser mais verdadeira em suas descrições e ela também estudou muitos diários de bordo, entre outros materiais. Uma autora incrível e super dedicada ao que escreve, sem dúvidas.

Mary - @mundo_literario.mary 14/12/2023

Achei legal
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1946, a Marinha Real Britânica recebe milhares de esposas de oficiais ingleses. Muito delas ainda meninas sem nenhuma experiência de vida, algumas com pouco tempo de casadas, mas todas com o mesmo desejo: encontrar os homens que tanto amam.

Um dos navios, chama-se HMS Victoria que parte de Sidney, na Austrália, com certa de 600 mulheres, em meio a todas elas, conhecemos a história de quatro delas: Margaret, Jean, Avice e Frances que, mesmo sendo totalmente diferentes, são obrigadas a dividir a mesma cabine no período da viagem, que durará dois meses.

A viagem é muito difícil, principalmente pelo fato do navio ser um porta-aviões e ser cheio de regras e restrições para as mulheres, mesmo que elas sejam a maioria na embarcação. Durante dias as mulheres se sujeitam a diversas coisas, tudo para poderem se adaptar à nova vida que elas terão em Londres.

Muitas coisas acontecem na vida dessas mulheres, e acompanhamos ao decorrer da obra a vida das quatro protagonistas. Cada uma delas levará para sua vida uma experiência diferente dessa viagem, mas todas sempre terão algo em comum, o amor por seus maridos.

Eu fiquei bem surpresa quando descobri que a obra foi inspirada na história da própria avó da autora. Ao contrário de suas outras obras escritas pela Jojo, esse livro foge daquele roteiro que todos tem, e no decorrer da leitura não sabemos quem está relembrando o seu passado, só ao final da história.

Podemos ver o quanto a autora se dedicou nas pesquisas para dar base a história, a Jojo chegou a achar que a história contada por sua avó era muito exagerada, até que com muita pesquisa, descobriu que a história dela e de milhares de mulheres é verdade, o que dá a obra um olhar diferente, por ser baseada em fatos reais. Eu recomendo a obra para todos, ela pra mim foi só um pouco enrolada, mas tirando isso é uma ótima história.

De Scancetti 30/11/2023

Pegou meu coração
Tem uma história envolvente e cheia de reviravoltas, me peguei odiando personagens e amando outros, torcendo para que fossem felizes.

E francamente acredito que cada um dos personagens mereceu o fim que teve, exceto por Jean, que depois do que aconteceu com ela não foi mencionada...

A única crítica que tenho é o tamanho da letra da edição que comprei, infelizmente era uma letra pequena só extremo, acredito que era edição econômica, e isso prejudicou minha leitura...

AngelaS.DiasNagami 29/11/2023

Cansativo?zinho
O livro não é chato, mas é cansativo do começo ao fim? provavelmente se eu tivesse lido no físico, eu teria abandonado.

Jojo é muito do romance de fazer suspirar, de grandes entregas e encontros, e essa não é a minha vibe, por isso não consegui engajar.