O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Ale_Oliveira_Faria 08/08/2016

Perfeito!
Mais uma vem a Jojo Moyes me encantou! O livro é lindo, a história é bem amarrada, os personagens são cativantes.
Vale a pena ler. E reler!
Johny 09/08/2016minha estante
Kkkkkk, eu tinha lido uma resenha sua e pensei que não ia ler ela mais hehehe

Ale_Oliveira_Faria 09/08/2016minha estante
Pq? Qual resenha?

Johny 10/08/2016minha estante
Baía da Esperança

Ale_Oliveira_Faria 11/08/2016minha estante
Ah não, eu achei o livro fraco, mas amo a Jojo. Baía da Esperança não foi fraco o suficiente para eu romper com ela ?

Johny 11/08/2016minha estante
Ah. Eu gosto dela tmb. Está no meu top dez escritores. Quais são os seus?

Elenita 25/08/2016minha estante
Vc achou Baía da esperança fraco?? meninaa pois eu ameeeeei acho que é um dos melhores dela que li até agora, e olha que já li 5 hahaha

Beca 22/04/2022

Uma história peculiar
Essa história tem um viés histórico incrível, que a gente vê muito pouco nos filmes e livros. Dá pra perceber que a autora pesquisou MUITO antes de escrever! Além disso, os personagens são simplesmente humanos!!! Preciso deixar registrado aqui o meu amor pela Frances, que desde o início ganhou meu coração, e depois que eu descobri toda a história dela então.. se esse livro fosse SÓ sobre ela, eu nao sentiria falta de mais nada, eu juro!!!
Uma coisa bem peculiar da escrita desse livro é que parece realmente uma obra cinematográfica! As cenas se desenrolam sob vários pontos de vista, a história tem vários focos e os ambientes são descritos de uma forma bem visual.
Essa leitura trás reflexões profundas, aborda temas sociais importantes, emociona e nos faz suspirar!
Meu grande problema foi a minha demora pra pegar o ritmo! Até uns 50% de livro eu tava achando muito entediante, apesar de ter personagens muito bem construídos! Só por conta disso não dei 5 estrelas.
Mariane.Silva 22/04/2022minha estante
Eu li que a avó dela fez essa viagem, por isso ela se interessou pelo assunto.

Vanessa704 22/04/2022minha estante
Estou com ele em minha estante para ler. Fiquei curiosa com o seu relato. :)

Gui Castelo 22/04/2022minha estante
Eu senti exatamente a mesma coisaa!! Acho q teria sido favoritadíssimo se abrangesse menos pontos de vista, porque foi isso q enrolou um pouco a história

Beca 22/04/2022minha estante
Siiim Mariane! É baseado na historia da avó dela mesmo :)

Beca 22/04/2022minha estante
Eita, que massaaaa Vanessa! Lê mesmooo!

Beca 22/04/2022minha estante
Nossa SIM Gui!!! Eu no final pensando "pq que METADE do livro foi tao chato se a metade final ta sendo perfeita????" Acho que se diminuisse os focos e prendesse a atencao no inicio eu ia favoritar tbmm!

Deza Farias 02/05/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO
"É possível superar qualquer coisa quando se tem força de vontade"

Já fazia alguns anos que eu não lia nada da Jojo, e creiam, me supreendi bastante com esse livro.

O livro começa na Índia em 2002, quando a avó de Jennifer a acompanha em uma viagem, e acaba se deparando com o seu passado, depois de reconhecer um navio a qual lhe transportou.
Neste ponto vamos para a Austrália de 1946.
No Navio vamos acompanhar as noivas australianas que estavam indo morar na Inglaterra, noivas de marinheiros.
O livro, acompanha de perto alguns personagens, como a gentil Meggie, a desajustada Jean, a Avice, metida a rica, e a calada Frances que também é enfermeira no navio, o comandante e o fuzileiro Henry Nicol (Meu Homi lindo, quero dançar com ele em roupa de gala).
Durante a trajetória do Victória, vamos conhecer mais sobre as jovens esposas, do medo que elas sentem de ser rejeitadas pelas familias dos maridos, que tão pouco conhecem, o medo de ter deixado suas familias e partido para um país estranho.
Nesse tumulto todo nasce um amor entre uma esposa e o fuzileiro.

O livro é carregado de mistérios, e segredos, o romance que a autora criou é lindo! E eu amei o final, juro que não esperava por um final tão lindo. É um livro que fala de aceitação, recomeços e de dá a volta por cima, ultrapassar limites.

A escrita da Jojo é maravilhosa, porém por o livro ser "econômico" eu tive dificuldades em avançar na leitura por causa do espaçamento e fonte pequena. Nesse livro a escrita está engraçada, até porque um navio cheio de noivas desesperadas tem que ser ter graça. E claro carregada de drama, afinal estamos falando da Jojo. Os personagens, tempo e enredos estão muito satisfatórios, ME SENTIR DENTRO DO NAVIO, a única coisa que não gostei foi das "Notas" a cada começo de capítulo, achei desnecessário.
A capa é linda nessas cores. Adoro essas combinações de capas da Jojo.

Boa Leitura!!!
Jenickson 02/05/2020minha estante
Comprei ele mas ainda não li. Lerei em breve

Deza Farias 02/05/2020minha estante
Pois leia, eu deixei ele molho por 3 anos e me arrependo amargamente. Kkk

Narizinha 19/09/2020minha estante
Esse é um dos meus livros preferidos, amei demais, a história é linda e emocionante!

Livia878 12/01/2022minha estante
Eu comprei o livro recentemente e por estar de ressaca literária estou com dificuldades de prosseguir mas depois dessa resenha consegui um grande incentivo.

Deza Farias 19/01/2022minha estante
O começo é meio chatinho, mas vale a pena continuar.

Kezia73 03/03/2024minha estante
História muito linda e emocionante ?

Carol 05/07/2017

Não é que eu esperava mais, esperava que fosse menos cansativo...
"Porque não há garantias, certo? Nada prova que esses homens e suas famílias vão nos aceitar, não é mesmo?"

No prólogo estamos na Índia em 2002, onde uma avó passeia com a sua neta e reconhece o navio Victoria que marcou a sua vida há tantos anos atras...

Na Austrália em 1946, com o fim da Segunda Guerra Mundial, um navio repleto de mulheres que irão encontrar seus maridos parte para Inglaterra afim de trazer o amor após tanta destruição e também o esquecimento de tudo o que aconteceu.
Nesse navio repleto de noivas conhecemos as nossas quatro protagonistas: Margaret, gravidinha mais linda que sente muito a falta da família, Frances uma enfermeira que possui um misterioso passado, Jean que é uma adolescente totalmente fora da casinha e por último Avice, que é chata, mimada chata, rica, chata, mesquinha, chata, cheia de caprichos e chata.
Durante essas seis semanas de viagens amizades se formarão, destinos irão se cruzar, várias coisas acontecerão, muitos segredos serão expostos e você sempre irá se questionar: qual delas é a senhora do prólogo?

Tive muitas dificuldades para ler o livro "O navio das noivas" por diversos motivos, mas o principal foi a narrativa arrastada. Já estamos acostumadas com a escrita descritiva de Jojo Moyes e eu adoro isso, mas nesse livro não rolou, as coisas só começam a melhor na página 230.
A história é inspirada em fatos reais e fala sobre uma época na história que me interessa muito, por esse motivo foi uma leitura válida, porém foi muito cansativo e por isso não irei reler esse livro que, dentre as obras que já li da autora, foi o que eu menos gostei. Fui no skoob, li diversas resenhas e são todas positivas, estou me sentindo um E.T, mas não irei mentir pra vocês, pra mim o livro só ficou bom no final.
Me emocionei em algumas revelações, adorei Margaret e achei bonita a lição que o final do livro nos traz sobre ir atrás do que você tanta sonha e da importância do amor, por ele tudo vale a pena.

site: www.nossaressacaliteraria.com.br
Leandra-@meumundobaguncado 05/07/2017minha estante
Por essa narrativa arrastada não consegui ler o livro! está abandonado aqui na minha estante, quem sabe um dia eu tente novamente, por agora não dá pra mim! acho que também sou uma E.T!! kkkk

Lay 05/07/2017minha estante
Acho a escrita dessa autora difícil de engolir.....

Roberta Liboni 28/07/2017minha estante
Tb tive muita dificuldade em ler. Gosto demais da Nojo, mas este livro foi bem cansativo. Só me empolgou nos capítulos finais.

Amanda 14/09/2017minha estante
Não se sinta um E.T, eu também reclamei disso enquanto lia o livro. Levei 26 dias, mas continuei mesmo pela Frances e pela Margaret. Hahahahaha

Lili 11/01/2018minha estante
Livro chatoo,muito chato, arrastado, cansativo.Desisto da JOJO.

Elisangela 28/08/2021

Razoável
Estava empolgada para ler esse livro por ser da Jojo Moyes, e todos os livros dela que eu havia lido até aqui tinha adorado... mas infelizmente com esse foi diferente. Achei o livro um pouco arrastado, uma narrativa lenta, demorou pra me cativar, tirando a Margareth as outras personagens não me cativaram e somente na segunda metade é que comecei a simpatizar com a Francis. No fim, o desfecho que mais me agradou foi o do comandante, e para a noivas acho que um epílogo com um resumo das vidas das principais teria sido valioso.
Isa 28/08/2021minha estante
Eu peguei esse livro no começo do ano, para fazer uma releitura. Desisti. A narrativa é enrolada, o que acaba por atrapalhar seu apego à história

Mendes 05/09/2021minha estante
Eu nao entendi muito bem o final. Frances ela casou ou nao casou com nicol?

Elisangela 06/09/2021minha estante
Sim, eles se casaram. :)

Mendes 07/09/2021minha estante
Aaaah. Eu fiquei confusa por causa do final quando ele falou HENRY. Eu fiquei "como assim Brasil ?" Kkkk

Julia 31/10/2021minha estante
é q eu acho q o nome dele era henry nicol

Helena639 18/07/2017

Arrastadíssimo
Embora a narrativa seja bonita em sua essência, achei a história cansativa e cheia de cenas desnecessárias. As primeiras 100 páginas fluíram bem pra mim, mas depois disso, chegar ao final tá sendo bem difícil.
Paulinha - @ladaminhaestante 21/05/2018minha estante
Vish! Eu já tô achanfo difícil chegar na 100 kkkk #riscodeabandono

Paulinha - @ladaminhaestante 21/05/2018minha estante
Vish! Eu já tô achando difícil chegar na página 100 kkkkk #riscodeabandono

Helena639 23/05/2018minha estante
Eu nem tenho chegado perto dos livros da Jojo mais. A maioria demora um parto pra eu conseguir terminar. Não pelo tamanho, mas pela chatice mesmo :(

Paulinha - @ladaminhaestante 23/05/2018minha estante
Acabei abandonando. Não estava fluindo. Esse mês foi complicado pra mim, acho que não peguei ele num bom momento. Quem sabe, futuramente rs.

Nati 09/08/2019minha estante
Tambem estou passando por isso, esta dificil de terminar este livro!

Eu nao entendi muito bem o fina. Ela casou ou nao com o Nicol? Kkkk

Final*

Julia 31/10/2021minha estante
casou simm

Celina 02/04/2018

Uma viagem sensível para abrir o coração!
Quando comecei a ler o livro imaginava outra coisa...imaginava que seria uma história tipo "Como eu era antes de você"...Nada haver. Então fiquei meio decepcionada esperando romance, mas me propus a ir até o final. E conforme eu ia avançando na leitura fui percebendo que a J.Moyes é definitivamente uma contadora de histórias! Ela consegue nos transportar para a vida daquelas pessoas. Mas ela não é direta em relação aos sentimentos de seus personagens, ela deixa o tempo todo para nós aqui deste lado tirarmos nossas conclusões. A história vai desenrolando quase como um documentário, com trechos de diários de bordo e reportagens da época. Do meio do livro para frente nos sentimos arrebatados por todas aquelas histórias, por todos aqueles sentimentos provocados na gente...Chegou uma hora que eu me vi suspirando pelos cantos, torcendo para que todos os personagens tivessem um final feliz! Está sendo difícil me separar dos personagens e suas histórias tocantes...
Cris 03/04/2018minha estante
Acho que vou ler

Celina 03/04/2018minha estante
Oi, Cris! A única crítica que tenho é que as fontes usadas são muito pequenas e claras...isso tornou a leitura cansativa...Beijos!

Cris 03/04/2018minha estante
Obrigada! Bj

Fê @nanndaffer 09/01/2017

Imagine um navio enorme. Agora imagine esse navio cheio de mulheres. Mulheres que desistiram, que abandonaram tudo em busca da felicidade.

É 1946. Acabou-se a 2ª guerra mundial. Mais de seiscentas mulheres partem da Austrália á Inglaterra para, quem sabe, finalmente encontrar o amor de suas vidas.

Dentre essas seiscentas mulheres, quatro se destacam: Margaret, muito grávida, que desde então a vida se resumira apenas a cuidar dos irmãos e do pai; Avice, moça de alta sociedade e escrava das aparências (chata pra caralho); Jean, uma adolescente alegre e energética de apenas quinze anos; e France, uma enfermeira que claramente esconde algum segredo. Durante essa viagem de seis semanas, amizades serão formadas,segredos serão revelados e destinos serão traçados. Se prepare, pois muita coisa acontecerá nesse enorme navio.

Minha opinião:

O livro é contado em terceira pessoa, e a autora detalha muito bem tudo.
Desde as escotilhas do navio, aos pássaros voando no céu, kkk. Ela também foca muito em cada personagem, o que eu achei legal e chato. Pelo livro ser bem detalhado, teve momentos que eu cansava de ler, mas ainda sim eu amei a leitura.
Talvez seja pelo livro ser rico nos nisso ( detalhes) que eu levei um mês para terminá-lo, rsrs. Vai ter momentos que você vai chorar, outros você irá rir. Se você tiver um coração mole, você provavelmente irá chorar quando descobrir o segredo de Frances. Confesso que chorei com esse livro, e digo que ele vale muito a pena ser lido. Foi a primeira obra de Jojo que eu li, amei e já quero ler outros livros dela.
De uma forma bem simples, ela nos mostra que, não importa o que te aconteceu de ruim no passado, todos merecem uma segunda chance, e que, pelo amor verdadeiro, vale qualquer coisa, até mesmo viajar num navio porta aviões.

Enfim, é isso. Já leram? Gostariam de ler? Gostam da Jojo?

Beijinhos e até breve. ;)

site: http://agrtdalivraria.blogspot.com.br/
Monique.Lima 20/01/2017minha estante
GEEEENTE EU AMEI O LIVRO
són que fiquei com uma dúvida, justamente na ULTIMA frase do livro, sobre o nome. Existe algo "nas entrelinhas"??

Dalila 17/05/2017minha estante
Monique.Lima, eu também fiquei com a mesma DÚVIDAAA!!!!! estou desesperada, pq eu não lembro de ter visto nenhum Henry passar na vida de Frances antes.... O final deu a entender que eles se encontraram antes, em outra ocasião..... Amei o livro, mas essa duvida etá me incomodando....

Fê @nanndaffer 06/07/2017minha estante
Dalila, o Henry é o Nicol (Henry Nicol), que fica com a Frances

Vitoria Caroline 02/07/2020

O navio das noivas
Você já se imaginou passar 6 semanas em uma embarcação um tanto quanto duvidosa? Nunca havia passado pela minha cabeça quão estressante poderia ser, desde racionamentos, enclausuramento, calor excessivo e entre muitos outros perrengues nada chiques...
Em mais uma historia de romance da JoJo Moyes, porém, uma história da qual se baseia em fatos reais, onde a história percorre dois períodos, primeiramente nos deparamos com uma neta e sua avó que ficam prostradas diante à embarcação que remetia tanta emoção e lembranças do passado para a avó, tudo isso no ano de 2002, porém essa memória faz com que ela seja transportada para o passado, por volta de 1946 com o fim da guerra e o cargueiro do qual ela tanto se emocionou havia sido o navio que a transportara no fim da guerra junto com outras 600 esposas que esperançosas tinham a esperança de encontrar seus cônjuges ao fim da viagem, o que a gente descobre que muitas vezes esse percurso não havia sido tão fácil e muito menos o esperado para a maioria delas.
Na minha opinião a narrativa foi bem arrastada, me vi perdida e um pouco irritada com o fim que tudo aquilo estava levando, mas talvez tenha sido realmente assim para elas né? Afinal, não consigo me imaginar fazendo a viagem que elas se submeteram a passar... Mas ainda assim acredito que a história poderia ter alcançado outros patamares e me levado a querer mais da leitura se ela tivesse escrito algumas coisas de maneiras distintas.
No geral, o livro trata de coisas importantes que ficam meio subentendidas em alguns momentos e em outros muito evidente, cheio de mistério e com um fim daqueles de suspirar para todos os romancistas de plantão... minha nota não foi tão alta, apesar de ter gostado no geral, mas se deve ao fato de ter sido uma leitura tão arrastada em muitos momentos para mim, mas, isso não quer dizer que vocês não devem ler hahaha quem ai já leu, o que achou? E quem gostaria de ler este romance cheio de suspense da Jojo?
Teffy4 02/07/2020minha estante
Eu ia comprar ele,mas devido a alguns comentários de que a leitura é arrastada,eu desanimei e comprei outro livro kkk,agora não sei se vou ler ;-;

Vitoria Caroline 02/07/2020minha estante
Olha,se você curte esse tipo de leitura você vai gostar,de fato eu levei um tempo pra querer lê-lo pois não tenho como preferido esse gênero literário, mas vale a pena pra quem gosta, boa parte da leitura você fica meio perdido do que tá acontecendo e arrastado,porém todo mistério depois é explicado KK, mas vai que você gosta! Qualquer coisa me fala se mudou de ideia haha

Grazielle115 02/07/2020minha estante
teffy se eu fosse vc eu leria e nao me influenciaria por comentários

Raiane.Berti 27/12/2016

Vi muitos comentários negativos quanto ao livro. Bom, foi um dos melhores livros que li até hoje! Algumas personagens ficaram sem desfecho final, porém a história se passa no pós guerra - então era comum perder contato com as pessoas que tiveram contato por um breve tempo, e a autora soube transferir isso para os leitores. Quem quer um romance água com açúcar vai se decepcionar, porque o livro tem altos e baixos. Maravilhoso! Recomendo para quem sabe apreciar uma história que nem sempre tem final feliz.
Thaiswo 27/12/2016minha estante
também amei a leitura, só o inicio que demora muito a desenrolar os fatos, mas quando a leitura fluiu me apaixonei.

Tathy Terto 28/12/2016minha estante
JoJo diz de forma indireta em Baía da Esperança o que aconteceu com Jean

Laís 17/11/2017minha estante
Sinceramente também estou achando estranho tantos comentários negativos, eese é um meus livros preferidos. E sim o início é um pouco lento, mas o restante do livro compensa.
Recomendo sem medo de errar.

Ana Ira! 23/02/2019

Eu simplesmente amo e me encanto com as capas e resenhas sobre os livros da autora inglesa Jojo Moyes, porém, os outros quatro que li dela achei beeeem toleráveis, como diria o Sr. Darcy e com isso, fui passando longe, só adiando a leitura! rsrsrsrs

Mas O Navio das noivas me chamou muito a atenção, primeiro, porque ele é baseado numa história real, e segundo, porque se passa ao término da Segunda Guerra Mundial, na Austrália em 1946.

A avó da Jojo foi uma das noivas que passou por essa viagem surpreendente!

Mulheres recém-casadas com soldados britânicos são levadas da Austrália para a Inglaterra no navio HMS Victoria, por cerca de seis semanas.

Na trama, acompanhamos tudo em terceira pessoa sob a ótima das quatro colegas de quarto: Maggie, que está grávida; Jean, uma menina muito vida louca kkk; France, uma enfermeira recatada e Avice, uma jovem rica, mimada e insuportável.

As quatro sonham com a chegada à Inglaterra e o recomeço de tudo. Do mundo pós-guerra, de seu casamento, a vinda dos filhos, o como se adaptar em um outro país e tudo mais.

A leitura foi arrastada pelas primeiras 50 páginas, mas depois fluiu muito! Eu simplesmente não conseguia parar de ler! Um livro com quase 400 páginas, li em apenas três dias.

A Maggie foi a mais animada e mãezona de todas. Não só porque ela está grávida, mas porque ela sabe como conversar, como se adaptar em qualquer situação. É ela quem mantém as meninas unidas e tenta ajudar a todas.

A France foi a minha noiva preferida. Ela é maravilhosa, tem um jeito recatada, triste, na dela. Porém, conforme a história avança compreendemos seu jeito de ser, e vemos uma jovem lutadora, que sofreu muito na vida, contudo, não deixou que seu passado quebrado lhe tirasse os sonhos e a meiguice de viver!

A Avice é muito nojenta, arrogante e preconceituosa! Não consegui gostar dela em nenhum momento, e sinceramente, achei bem feito o tombo que ela levou no final! kkkkkk

A Jean é uma graça, mas ao mesmo tempo, muito vida louca. O que a colocou em muitas tretas e perrengues, além de prejudicar suas colegas.

O capitão do navio e um marinho solitário que guarda o corredor do dormitório das meninas também me ganharam. À princípio são duros na queda, só que conforme vamos conhecendo-os, percebemos o quanto a vida também foi dura com eles, e que todas aquelas mulheres, de certa forma, o convívio com elas vai lhes amolecendo e abrindo portas para novas chances em suas vidas.

O navio ao todo conta com mais de 600 tripulantes, então, imaginem o fervor!

Gostei muito do desenvolvimento da trama! É difícil falar mais, pois O Navio das noivas é um livro que vai nos mostrando o dia a dia dessas mulheres, têm muitoooos acontecimentos, muita emoção e sofrimento também!

Gostei tanto que já vou pegar outro da Jojo pra ler!
Leia, principalmente se você gosta de romances baseados em conflitos históricos!

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/02/resenha-o-navio-das-noivas-jojo-moyes.html
Krishnamurti 23/02/2019minha estante
Gostei de sua resenha. parabéns!

Ana Ira! 24/02/2019minha estante
Obrigada!

lou 02/05/2020minha estante
Eu amei sua resenha.

Estou desde o ano passado tentando ler e não me prendia. Foi então que ontem eu decidir dar uma última tentativa e estou gostando.

Sua resenha me fez ter um pouco mais de noção sobre quais mulheres o livro retrata e abriu ainda mais os meus olhos para que eu possa embarcar nessa aventura.

Aline.Silva 17/12/2016

Infelizmente me decepcionei
A história não é ruim, é bonita, porém é um livro extenso para poucos acontecimentos, a história é parada, quase não acontece nada de empolgante ou surpreendente, uma personagem cativante é retirada no meio da história e nunca mais citada. Sexto livro da Jojo que leio, e o primeiro que não gostei e não indico. A leitura se arrasta, é cansativo. Uma história pouco explorada.
vivi/mybookstation.com.br 23/12/2016minha estante
Bom saber rsrsrsr

Talita.Motta 26/12/2016minha estante
Achei a mesma coisa. Abandonei na pag 120

Luísa 27/01/2017minha estante
nossa, tô achando a mesma coisa. costumo ler um livro em 3, 4 dias. já tô lendo tem 3 dias e nem na metade eu tô. achando o livro mais fraquinho dela

Mari.Vasconcelos 06/01/2021

Uma carga de realismo assustadora
"Lembre-se de o Exército não a levará a destino algum sem antes verificar que "aquele homem" está à sua espera. Em resumo, considere- se uma encomenda postal registrada."
Margô 12/05/2021minha estante
Já vi o filme. Noivas Delivery! rsss. Gostei da produção...

Mari.Vasconcelos 12/05/2021minha estante
Onde vc viu?

Margô 13/05/2021minha estante
Era quando eu assinava a Sky, Premium. Não sei se ainda permanece no canal.

miriam 28/10/2016

Da vida para a literatura.
Era nisso que resultaria a conversa entre uma avó e sua neta,principalmente esta sendo uma escritora famosa.
Inspirado na história real de Betty Mickee( avó de Jojo Moyes),que ao final da Segunda Guerra mundial se juntou a nada menos que 600 noivas,abordo de um navio de guerra ,graças a um programa do governo,que intermediava o encontro das noivas com seus namorados ou maridos,soldados que encontravam-se na Inglaterra.Betty só tinha 22 anos e mesmo assim,se aventurou na viagem de 6 semanas abordo do HMS Victoria,um porta-aviões,em seu destino final, todo sacrifício para estar com Erick,apesar de terem se relacionado por apenas duas semanas.
A maioria daquelas mulheres casaram-se às pressas pouco antes que seus companheiros partissem para o combate e nem sequer tiveram direito a uma lua de mel.
O livro é dividido em três partes,em cada capítulo nos deparamos com fragmentos reais de diários escritos por esposas e oficiais que estiveram no navio.São quatro protagonistas: Maggie(a minha preferida),Jean,Avice e Frances,mulheres distintas,de personalidades fortes,personagens tão reais e envolventes,que só a Jojo é capaz de criar.dando-nos muitas vezes a impressão de que foram tiradas do nosso cotidiano.Mas junto as 600 mulheres,o navio também transportou 1000 oficiais da marinha,além de armas de guerra,aeronaves e mercadorias de valor.Se já era difícil uma viagem em alto-mar entre damas,tendo que enfrentar racionamentos de água,calor excessivo que se abatia no convés e tempestades,imaginem a presença constante de homens,avaliando-as? Então as quatro personagens principais tiveram que dividir a mesma cabine e assim,tornaram-se amigas,ajudando-se mutuamente, mas nem tudo eram flores. Havia muita confusão.
Os personagens secundários,como o comandante Highfield e o fuzileiro Henry Nicol,não menos importantes,também cativam em cheio o leitor.
A comunicação entre os tripulantes e seus familiares era restrita e através de cartas.
Acontecimentos inesperados interromperam viagens,fazendo com que algumas moças precisassem retornar.
Para quem esperava um romance tórrido ou tão intenso, no mesmo estilo de "Como eu era antes de você",pode se decepcionar, mas o desfecho é repleto de reviravoltas e nem todos os personagens têm final feliz. Mesmo assim, recomendo.Com certeza, um excelente romance!
Ceiça alves 28/10/2016minha estante
Amiga vc arrasou na resenha parabéns

miriam 28/10/2016minha estante
Que bom! Comecei com uma informação que tinha lido sobre a autora ter se inspirado na experiência da avó no finalzinho da Segunda Guerra.

Ceiça alves 28/10/2016minha estante
Que massa amei msm mir??