Os Treze Problemas

Os Treze Problemas Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

Wagner47 19/03/2023

Quantas vezes a fofoca é verdade?
Miss Marple e um seleto grupo se unem e começam a contar histórias para que os outros integrantes desvendem. Marcando a estreia da tia Jane nas obras de Agatha Christie, a autora mostra versatilidade ao mesmo tempo que preparava muita coisa que utilizaria futuramente em suas histórias.

Composto por 13 contos, são muito fluidos em sua grande maioria. Um defeito geral é como o grupo faz questão de acusar a todos, menos o meliante (quando a história trazia isso em questão), além de interrupções na história que atrapalhava na concentração.

No mais, são contos que Agatha mostra muito de sua maestria em venenos, flores e química.

Não vou me alongar falando de cada conto (principalmente por serem curtos), mas o dinamismo de "Motivo x oportunidade" é de prender o leitor, enquanto "A acompanhante" lembra muito de seus melhores casos com a senhorinha. Há algo bem grosseiro também, como Miss Marple saber de coisa praticamente por magia, como "O caso do bangalô": parece que tirou a solução daquele lugar (isso mesmo, do tricô dela).

Estranhamente, não é um livro que eu recomendaria para leitores iniciantes da Gata Triste, apesar de ser um dos mais antigos. A maioria deles causa um imenso fator surpresa para quem não conhece seus hábitos, porém em suas obras completas são melhor explorados. Como disse no início, prepara um terreno para o que a própria autora usaria futuramente.
Ou seja, um jardim mais podado causa uma melhor impressão aos olhos.

Abaixo segue a classificação de cada conto

- O Clube das Terças-feiras (3/5)

- A casa do ídolo de Astarte (4/5)

- Os lingotes de ouro (3,5/5)

- A calçada manchada de sangue (4/5)

- Motivo x oportunidade (4,5/5)

- O hadoque (3,5/5)

- O gerânio azul (3/5)

- A acompanhante (4/5)

- Os quatro suspeitos (3,5/5)

- Uma tragédia de Natal (3/5)

- A erva da morte (3,5/5)

- O caso do bangalô (2,5/5)

- Morte por afogamento (3/5)

Média final: 3,46

belligna 21/07/2021

Achei o formato diferenciado. Não gosto tanto dos contos da Agatha mas esses foram legais. Miss Marple é incrível! Como pode ser tão perspicaz???

Carolina.Calvi 09/06/2022

Contos pra distrair
Um livro de histórias curtas e sem enrolação. Todos mistérios que Miss Marple descobre sem nem sair do lugar. Gosto da senhorinha mas mt coisa é mt improvável dela saber. Enfim, é um livro legal por ter histórias curtas, oq faz com que seja rápido de ler e não canse.
Carlos 15/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Carolina.Calvi 22/06/2022minha estante
Putz não sei. Geralmente os livros dela tratam de assassinato, mas nada explícito. Algo do tipo fulano morreu e temos que descobrir quem matou.

Stitcha 18/10/2021

Legalzinho
Definitivamente foi o que menos gostei da Agatha... Acho que não me acostumei com esse tipo de história.
Alguns eu achei legal e acertei, outros foram legais e não acertei kkkk outros foram super chatos e outros foram quase insuportáveis de tão tediosos kkkkk
Mas tudo bem! Nem tudo é perfeito.

aelinana 23/05/2021

Conjunto de mórbidas histórias
Neste livro, acompanhamos treze histórias, contadas do ponto de vista de 6 pessoas diferentes. Agatha soube muito bem trabalhar a personalidade desses personagens e mais uma vez fui feita de trouxa pela rainha do crime ?

Gabi 18/10/2023

13 histórias curtas da rainha do crime
Os contos são bem rápidos e fluidos, como sempre são as leituras de Agatha Christie pra mim. Alguns são mais interessantes e outros mais chatinhos e beem mirabolantes (como "O caso no bangalô). Sou uma leitora assídua da autora, mas algo que sempre me incomoda é como várias das personagens femininas são estereotipadas (ao melhor estilo "tão bonitinha e tão burrinha"). Enfim, gostei da leitura.
Em minha opinião, os melhores contos são:
- O gerânio azul;
-A erva da morte;
-Morte por afogamento.

ANDER CELES 15/05/2022

Livro de contos curtos, mas prazeroso
Um livro bem simples da nossa Rainha, mas gostosinho de ler. Sem profundidade, mas a proposta é essa mesma, um conjunto de contos para descobrir quem matou e porquê! Adoro os livros da Miss Marple! Dos livros de contos da Agatha, é um dos melhores!

Marja 15/05/2023

Esse livro é uma coletânea de contos. Bem interessante por trazer várias histórias diferentes em um único livro

Beto | @beto_anderson 05/12/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 16
Um bom livro de contos. Melhor do que outros que já li da autora. Consegui desvendar alguns dos treze problemas. Tem algumas cenas engraçadas, mas nada demais. Bom. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Marina Mendes 18/06/2021

Em uma cidadezinha como Saint Mary Mead nunca acontece nada de interessante, mas Miss Marple acha que este é o cenário ideal para conhecer a natureza humana. Em duas reuniões de que participou, uma na sua própria casa e outra na casa dos Bantry, onde em ambas ocasiões um dos convidados era Sir Henry Clithering, ex-investigador chefe da Scotland Yard, os participantes se divertiram contando casos de crimes e mistérios com o objetivo de fazer os demais adivinharem a solução de cada um dos problemas apresentados.

Siqueira 30/06/2021

Adorável...
Vários contos, todos de miss Marple, tendo que desvendar vários mistérios contados pós seus amigos . Indico, para passar a hora é uma leitura rápida.
AnnaUD 06/03/2022minha estante
REAL S e x > https://cutt.ly/MAnk9dR

Tha 12/01/2022

Eles se reúnem e contam a cada terça feira um "problema" ... E os outros tem que descobrir sobre .. não foi o melhor que li da Agatha , mas não é ruim ..

Marlon Teske 21/05/2011

Praticamente jogavam RPG
Eu particularmente não gosto de ler livros de contos, porque sempre acredito que muitos dos detalhes são mal trabalhados nas histórias, ou porque a grande maioria não tem muito sentido, começando e terminando deixando aquele ar de "ué, e dai?"

Pois bem, a velha dama do crime me pegou de novo com este livro. No fundo, são apenas treze contos de crimes (praticamente todos assassinatos) mas narrados de maneira a comporem uma única trama com pequenas histórias menores no meio do enredo.

Vários amigos se reunem sempre as terças feiras, formando um clube de contadores de histórias (nada mais inglês do que formar clubes deste tipo) e em cada dia um deles narra uma história trágica e intrigante cujo desfecho a pessoa conhece, e os outros devem tentar descobrir como foi que o crime foi praticado, e quem foi o assassino.

Invariavelmente, quem descobre os desfechos dos crimes é a velhinha Miss Marple, a detetive idosa que se perde no crochê e viveu a vida inteira em Saint Mary Mead, e ali aprendeu a compreender a natureza humana. A não ser por algumas coisas que, na minha humilde opinião, deixam o livro um pouco com cara de tosquice, como algumas das comparações de Miss Marple e os comentários nada inteligentes de Miss Jane, a atriz, seria perfeito.

E no final temos um crime ali mesmo no pequeno bairro de Saint Mary! O desfecho? Leiam pra saber!

Lido em Dezembro de 2005
Lee Nunes 21/05/2011minha estante
Eu sou tão fã da Agatha, que quando minha filha nasceu dei a ela o nome da Agatha, minha ídala, rs,rs,rs.. e esta história me prendeu até o fim pois a nobre velhinha era um gênio, pra mim.

Manu 13/08/2020

Incrível
Vários contos e mistérios em um só livro, miss marple em cena de uma forma casual, achei incrível

Ela 15/03/2021

MUITO BOM, um grupo de amigos decidem trocar história de casos que comoveram eles, e ou outros têm que adivinhar a solução.
Todos os casos são muito bons e divertidos de ler, recomendo muito