Cartas a Malcolm

Cartas a Malcolm C. S. Lewis

Resenhas - Oração: cartas a Malcom

Erick Cruz 21/09/2023

Um livro que te faz refletir
Cartas a Malcom é um livro que convence ao leitor a realizar a prática da oração mesmo se este não acredite na oração ou mesmo no cristianismo. Os temas abordados obrigam ao leitor a refletir e conflitar com seus entendimentos e preceitos sobre inúmeras temáticas abordadas.

Thais459 26/01/2023

Não foi uma leitura tão fácil.
Sou apaixonada no Lewis, mas devo admitir que foi uma leitura um tanto complicada.. não pela opinião que ai longo do livro ele impõe, mas pelas palavras conceituadas e abordagens bem complicadas? mas deu pra entender quando eu me concentrava. Enfim.. a oração é um tema que incrivelmente divide opiniões e antes desse livro eu não tinha ideia disso.

Fer 21/12/2022

O culto perfeito da igreja seria aquele em que quase estivéssemos sem percebê-lo; nossa atenção estaria em Deus.

Cristiana.Fortes 08/07/2022

Não é um favorito, mas...
Não é um favorito, mas não dá pra negar a genialidade de Lewis aqui. Claro que, mais uma vez ele brilha nas analogias, mas pra mim o ponto alto é a vulnerabilidade dele ao falar de suas próprias orações - o que era de se de esperar em cartas que ele troca com um amigo (mesmo sendo fictício). Sobre o formato epistolar do livro, em uma das cartas ele explica a Malcom que livros sobre oração deveriam ser como uma discussão e não uma instrução. Genial.

Dâmares Dias 12/06/2022

Trechos: "Mas toda novidade impede isso. Ela fixa nossa atenção no culto em si; e pensar na adoração é algo diferente de adorar."

"Há de fato alguma justificativa para o homem que disse "Eu gostaria que eles lembrassem que a ordem para Pedro foi 'Cuide das minhas ovelhas", não 'Faça experimentos com meus ratos', nem mesmo 'Ensine novos truques a meus cães amestrados."

"Amplie sua mente Malcom, amplie sua mente! São necessárias pessoas de todos os tipos para se fazer um mundo - ou uma igreja. Talvez isso seja ainda mais verdadeiro com respeito a uma igreja. Se a graça aperfeiçoa a natureza, ela deve expandir todas as nossas naturezas para a plena riqueza da diversidade que Deus planejou quando Ele as criou, e o céu mostrará muito mais variedade que o inferno."

"Somos sempre completamente e, portanto, igualmente conhecidos por Deus. Esse é o nosso destino, gostemos dele ou não."

Belle 27/04/2022

Daria tipo 8,5
É bem bom, vários assuntos e reflexões bem importantes, o defeito é que eu n concordo com algumas coisas/achei meio estranhas.
Mas ele fala sobre liberdade no ES, fala lindamente sobre a famosa oração que Jesus ensinou, fé, Deus soberano e onipresente, vendo Deus no dia a dia, e claro, aqueles tapãos pra que a gente se analise!
Vou deixar uma frase (meio resumida por mim k) que ele falou sobre relacionamento com Deus:
"Assim como amigos, uma forma pronta não serve para um relacionamento com Deus"
É uma boa leitura, a linguagem pode ser um pouco difícil mas com concentração e dicionário (e oração), com certeza vai!
Também é uma leitura rápida com apenas 135 páginas.
Contando com tudo isso, eu recomendo!
Jairo Ferrer 08/01/2023minha estante
Não entendi por que o app diz ter 135 p? Se no livro diz ter 176p. Tanto que agora vou para a carta XVIII página 135 kk

Carles 23/04/2022

C.s Lewis é com certeza um dos meus autores favoritos. Cartas a Malcolm trata de assuntos profundos na reflexão teológica mas de maneira em que eles estão inseridos dentro da narrativa da troca de cartas. Destaque pessoal para o capítulo que trata sobre a noção de purgatório do autor.

@aprendilendo_ 07/02/2021

Resenha de Cartas a Malcolm
Publicado pela primeira vez em 1964, Cartas a Malcolm é um dos livros escritos pelo autor C.S Lewis. Na obra, acompanhamos a conversa do escritor com um querido amigo, Malcolm, enquanto, por meio de cartas, os dois discutem sobre as diversas temáticas da oração.

Em primeiro plano, com uma linguagem simples e direta, Cartas a Malcolm é uma das escritas mais fáceis e fluidas de Lewis. Isso acontece pelo fato de, por se tratar de um diálogo entre amigos, o linguajar toma sentidos mais divertidos, com piadas internas entre os personagens e uma argumentação menos enxuta, a qual, mesmo assim, não perde a veracidade e impacto de seus raciocínios. Cabe aqui ressaltar, Malcolm é na verdade fictício e durante as páginas, acompanhamos apenas as cartas escritas pelo próprio autor. Ou seja, a conversa apresenta apenas o emissor. Como consequência desse elemento, temos uma boa sensação ambígua de, ao mesmo tempo, estarmos, nós, conversando com Lewis e observando a conversa de dois bons conhecidos. Dessa forma, o livro facilmente se apresenta como um debate descontraído e pertinente, o qual, com certo bom humor, consegue ainda transmitir os assuntos da oração de maneira convidativa.

Um livro curto, divertido e extremamente propositivo. Repleto de debates e questões acerca da oração, Cartas a Malcolm encanta rapidamente entre as páginas e gera uma variada sensação, característica das boas leituras.

Nota: 8,25
Instagram: @aprendilendo_

almeidalewis 07/02/2021minha estante
Boa resenha/contribuição. Um dos livros de Lewis que eu vi bem humano semelhante a mim foi carta a uma senhora americana ( troca de correspondência com uma senhora real )

@aprendilendo_ 07/02/2021minha estante
Simm, o senhor já chegou a me recomendar esse livro. Está na minha lista pessoal há um tempo, é dos que mais quero ler do autor no momento. Muito obrigado!

Luiza.Souza 29/05/2020

Um convite para orar.
LEWIS, TEM UMA FORMA ÚNICA DE EXPRESSAR SUA FÉ, E NESSE LIVRO, ELE FALA DESSA CARACTERÍSTICA IMPRESCINDÍVEL DO CRISTÃO: ORAR.

ELCi 20/05/2020

CSLewis Cartas Malcom
Simplesmente maravilhoso com reflexões, que cabem.no nosso cotidiano. Por ser em forma de carta, como um diálogo onde vai desenvolvendo sobre o tema oração e a visão do ser humano diante está conversa especial com Deus. Para quem gosta de teologia.????

Cleyton.TristAo 03/03/2020

Ótimo livro.
Gostei muito desse livro, terminei de ler ele em janeiro, gostei pelo fato de falar muito sobre oração, e esse e um tema que gosto muito de sempre estar lendo.