A História Trágica do Doutor Fausto

A História Trágica do Doutor Fausto Christopher Marlowe

Resenhas - A História Trágica do Doutor Fausto

Alexandra 13/04/2024

Pacto fáustico
Peça de Marlowe, contemporâneo de Shakespeare, que narra a história de Dr. Fausto, que inspira tantas outras obras, como a de Goethe. Adorei.

Marcos606 24/04/2023

A peça de Marlowe surgiu apenas alguns anos depois da primeira tradução para o inglês da lenda medieval na qual se baseia. Reconta a história de Fausto, o médico que virou necromante, que faz um pacto com o diabo para obter conhecimento e poder. Tanto o Doutor Fausto quanto Mefistófeles, que é o intermediário do diabo na peça, são retratados de maneira sutil e poderosa. Marlowe examina as grandiosas ambições intelectuais de Fausto, revelando-as fúteis, autodestrutivas e absurdas.

Fausto assume a estrutura dramática das peças de moralidade em sua apresentação de uma história de tentação, queda e condenação e seu uso livre de figuras de moralidade como o anjo bom e o anjo mau e os sete pecados capitais, junto com o demônio Lúcifer. e Mefistófeles. O intermediário do diabo na peça, Mefistófeles, alcança uma grandeza trágica por mérito próprio como um anjo caído dividido entre o orgulho satânico e o desespero sombrio. A peça dá expressão eloquente a essa ideia de danação no lamento de Mefistófeles por um paraíso perdido.

ivan.mateusf 20/06/2021

A soberba, o orgulho e a ambição
A Trágica História do Doutor Fausto, enquanto importante expoente do mito fáustico e, considerando a contemporaneidade de sua escrita, nos apresenta de forma folclórica e baseada na religiosidade problemas de ordem moral que desde os idos tempos de Marlowe e Spies acometiam o homem.
Afinal, em toda a narrativa encontraremos a dicotomia do bem e do mal, de Deus e o Diabo e, sobretudo, a reafirmação do livre-arbítrio e as consequências das más escolhas como sendo terríveis.
Interessa, ainda, observar que Fausto jamais foi enganado pelo Diabo, apenas se mantendo cético às questões relativas ao inferno e a danação eterna.
Ótimo livro que nos traz várias reflexões. Apenas concluo reafirmando a importância de lê-lo com a concepção de contemporaneidade de sua escrita, para não subjugar essa obra extraordinária, como tantos outros clássicos.

Leila171 04/03/2021

Começando a jornada pelas principais obras que tratam da lenda alemã de Fausto e seu pacto com o demônio.

Leitura interessante.

Próxima parada: Doutor Fausto de Thomas Mann.
Isaac.Maciel 13/12/2023minha estante
Fiz o inverso, terminei o Thomas Mann e to começando o Marlowe

Edmar Lima (@literalgia) 01/12/2020

Doutor Fausto
A peça Doctor Faustus escrita por Christopher Marlowe entre 1588 e 1593 mostra o que um homem é capaz de fazer para satisfazer seu ego e dominar o conhecimento do mundo. Essa obra conta a história de Faustus, um brilhante doutor em Teologia, que desejava dominar a magia oculta e para isso fez um acordo com o próprio diabo. Em troca de obter poderes e conhecimento pleno por 24 anos, Faustus vendeu sua alma ao inferno pelo resto da eternidade em um pacto de sangue. Com o auxílio de Mefistófeles, um servo do mau, o doutor pode exercer suas atividades sombrias e ganha grande admiração dos que assistem às suas façanhas. Faustus era um homem orgulhoso e ambicioso. Ele não se contentava com sua posição de doutor, ele queria mais e por isso aceitou um acordo sombrio. Ou seja, o herói trágico é um personagem com falhas, não segue totalmente um caminho certo ou errado, ele está em evolução. É durante a sua jornada que ele percebe seus defeitos, seus acertos e vivencia suas experiências.

Andreas Chamorro 12/04/2020

Está peça foi lançada no ano seguinte da publicação da compilação fáustica de Spies, a inspiração é clara, mas Marlowe usa apenas algumas situações da obra contemporânea e nos entrega uma peça maravilhosa.

Steph.Mostav 05/02/2020

Pacto fáustico antes de Goethe
Se tem um tema da literatura que eu adoro é o pacto fáustico. O retrato de Dorian Gray, Fausto de Goethe, Doutor Fausto do Mann... São todos livros que me impressionaram bastante no aspecto filosófico, metafísico da lenda. A abordagem de Marlowe segue mais o caminho da tragédia e não deixa de ser fascinante - um ponto de vista diferente dessa história a respeito de um homem que se corrompe e faz um acordo com o diabo, trocando a própria alma por conhecimento, sucesso, habilidades místicas. Aliás, como a incrível introdução de Dirceu Villa bem destaca, a versão de Marlowe explora bastante esse aspecto místico, os rituais de invocação de Mefistófeles, todos os demônios apresentados a Fausto assim como tudo de sobrenatural/fantástico que ele é capaz de fazer após o pacto, que impressiona até mesmo imperadores e duques. Muito do carisma também se dá através dos personagens (o Fausto de Marlowe é bem mais babaca que as versões de Goethe e Mann e isso o torna muito divertido) e à liberdade com que ele conduz a narrativa, intercalando verso e prosa, diálogos e monólogos, tragédia e comédia, além de viajar no espaço e no tempo com uma rapidez como pouco se via na produção teatral da época. O tom das cenas cômicas muito me lembrou de Gil Vicente. Ainda acho a versão de Goethe mais refinada e bem acabada, mas isso não tira o brilho da obra de Marlowe, que o inspirou.

none 06/09/2018

Tragédia intrigante e deliciosa de ler
A lenda do médico que vendeu a alma atravessou culturas, o tempo e o espaço e chegou da Alemanha medieval para os palcos do teatro elisabetano com Marlowe, e essa tradução que a hedra nos brinda é primorosa. O dramaturgo precisa ser mais conhecido por aqui, seus livros não são muito fáceis de se achar, até Shakespeare foi influenciado por ele, mesmo tendo escrito pouquíssimas peças e morrendo tão novo. Pouco se sabe de fato sobre quem foi Christopher Marlowe, o que se sabe é que essa peça especificamente pode ser lida rapidamente, gostaria de vê-la encenada com bons artistas de teatro, pois é uma peça com todos os elementos do teatro inglês: riso, ironia, drama, escárnio, discussão política, moral, e, por esses e outros motivos tem a qualidade de eterna, atual para sua época, e, anacronismos a parte, atual para a nossa época, anacronismos a parte (da nossa época). Muita gente ainda gosta de colocar a mão no fogo e vender a alma para o diabo em troca de sucesso, fama, poder, ''amor''.

Douglas 04/10/2017

A História Trágica do Doutor Fausto
Dita como a primeira peça a ir de encontro à tradição religiosa da época e botar o Diabo em si no palco, "A História Trágica do Doutor Fausto" me pareceu uma peça bem construída e balanceada. Isso, em termos de leitura.

Porque, enquanto lia, fiz o máximo para conseguir imaginar cada uma das cenas encenadas num palco, não da época, mais atual. Com todos os recursos e produção que o teatro de hoje tem.

E, pra mim, a peça cresce exponencialmente.

Primeiro pela história, Fausto é um intelectual que se entediou das ciências e buscou no ocultismo faíscas para a sua curiosidade. Em um ritual, ele conjura Mefistófiles que o tenta a vender sua alma a Lúcifer em troca de 24 anos de prazeres. Por não acreditar em céu nem em inferno, ainda vendo um dos próprios caídos na sua frente, Fausto aceita.

Depois disso, vemos 25 anos em seis cenas. Mas Marlowe não precisa de mais, porque nos mostra os prazeres, o tédio, o amor, a ganancia e a auto-adulação tão humana neste tempo. E também, o arrependimento. Fausto, em muitos momentos reconhece o quão perdido está e chega a ensaiar buscar a luz, se arrepender de tudo e pedir perdão.

Mas logo uma nova tentação aparece e faz evaporar seu remorso. Como nós, humanos, tendemos a fazer sempre.

O discurso final é incrível e ao fechar o livro tive certeza: "A História Trágica do Doutor Fausto" é a melhor peça que eu jamais vi.

joedson 18/12/2010

DOCTOR FAUSTUS

o sábio que não sabe
dum sexto quer fama festa
fortuna que não acabe