Felicidade Incurável

Felicidade Incurável Fabrício Carpinejar

Resenhas - Felicidade Incurável

alanallayla 28/01/2024

Um outro olhar
Cada capítulo aborda uma fase ou momento da nossa vida com um outro olhar, narra reflexões desde momento como olhar o leite ferver até reflexões adultas que temos dos nossos pais quando nos tornamos pais. O que mais gostei foi a forma como ele apresenta alguns assuntos voltados ao casamento/relacionamentos que temos, são reflexões essenciais para toda pessoa/casal.
A felicidade está em pequenos momentos e atitudes e não existe nada insignificante.

Michele459 08/01/2024

Para todos os tipos de relacionamentos
Dolorido. Para mim, na situação que estou, foi dolorido. Mas certamente será muito útil para quem está em um relacionamento. São crônicas que falam da relação entre casais, pais, filhos, amigos... É um tapa na cara em alguns casos. Um carinho em outros.

nifontana13 12/12/2023

Pela primeira vez não me engajei na leitura de um livro do Capinejar. Notei que fala mais de problemas do que de felicidade mesmo, fiquei incomodada.

Leituras e Reflexões 11/05/2023

Apesar de não compartilhar das mesmas ideias do autor (quanto aos relacionamentos e outros), considero suas reflexões muito válidas a respeito da importância do romantismo, das simples atitudes que podem sérios problemas conjugais etc. Carpinejar provoca em nós um riso fácil ao analisar nossas próprias idiotices. Acontece aquilo que C. S. Lewis fala sempre: ?você também? Pensei que eu era o único?.

Recomendo com moderação rsrs

Jacke Blue Rose 14/08/2022

Nem todos são bons, mas os que são valem muito a pena.
Alguns textos são bem reflexivos e até te darão um soco na boca do estômago, outros trarão apenas algumas frases marcantes e não o texto em si, e poucos passarão despercebidos.

Gostei dessa frase: Felicidade é intensidade. É se pôr inteiro no lugar em que você está, não no minuto anterior, nem no próximo minuto.

Tamara 25/07/2022

Convite ao simples e ao complexo da vida
Carpinejar sempre certeiro nas palavras, apresenta nesta coleção de crônicas as facetas mais variadas de felicidade.
Fala de relacionamentos, família, trabalho, infância, erros e acertos com a leveza necessária ao bom otimista, mesmo nos cenários mais pessimistas.
É um convite para novos olhares sobre o simples e o complexo da vida.

Ricardo Tavares 17/07/2022

Felicidade incurável
Descrição da Editora Bertrand

Em seu novo livro de crônicas, Fabrício Carpinejar anuncia: é chegado o momento de propor a felicidade... e uma felicidade incurável A felicidade incurável é aquela que nunca está reunida em um único lugar; é aquela que nem a tristeza consegue levar. A felicidade incurável contraria diagnósticos e medos, supera fobias e traumas e não se diminui perante o pessimismo dos outros. A felicidade incurável é aquela que não adoece. Com uma passionalidade reflexiva e racional, o autor, notável por sua prosa absolutamente passional e sincera, protege seu ímpeto sem perder a responsabilidade. Um atlas do que Carpinejar acredita ser um relacionamento, Felicidade Incurável trata de mudança de mentalidade amorosa e da família, diferentes fins de casamento, amizades em tempos eletrônicos, divertidas implicâncias de casal, debate sobre o que é alegria e liberdade e sugere: seja feliz por uma questão de justiça pessoal.

MINHA OPINIÃO
Sou suspeito de analisar qualquer livro de Carpinejar, pois tornei-me seu admirador.
Mesmo assim, vamos lá. A descrição acima é sucinta e certeira. Carpinejar fala sobre relacionamentos, amizades, memórias, infância, bullying, preconceito, racismo, homofobia e muito mais. A felicidade não tem uma fórmula, mas passa , principalmente, pelos relacionamentos amorosos, pela família, pelas amizades.
Carpinejar é passional, sincero, honesto, muitas vezes um pouco sarcástico e irônico.
Fala de sua vida e da vida do leitor.
É uma conversa frente a frente, com as vicissitudes da vida do cronista em confronto com a vida do leitor.
Não é um livro de conselhos, mas poderia sê-lo.
O leitor pode testar as teorias ou compará-las com suas vivências, percebendo que Carpinejar acerta mais do que erra, embora admita sempre que aprende com seus erros.
A mulher amada, a mulher esposa, parceria, namorada e até mesmo a ex-mulher, são materiais constantes na prosa de Carpinejar.
O importante é aproveitar e se deleitar com essa prosa gostosa de Fabrício Carpinejar e se divertir. Foi o que fiz e não me arrependo.
Selma 18/07/2022minha estante
Não conheço esse autor, mas sua resenha me deixou curiosa para ler este livro de crônicas dele.

Ricardo Tavares 18/07/2022minha estante
Procure no Instagram, ele tem uma página. Também publica poemas. Mas eu gosto mais das crônicas.

haylla.with.an.h 01/07/2022

Fiquei decepcionada, mas a expectativa era toda minha
Não sei exatamente o que esperava do livro, porém não era isso... Talvez o título tenha passado uma ideia diferente. Tinha curiosidade de conhecer Carpinejar, ouvi muitos elogios ao autor e suas obras. Uma expectativa foi se formando e infelizmente não se cumpriu.

O início não é ruim, longe disso. Destaquei diversas frases bonitas e que me impactaram. Estava gostando da escrita dele de um modo geral. Algumas opiniões divergentes as minhas, mas isso é natural, nada que fosse incômodo. Nas partes em que falava sobre a vida e morte, família e amizades; eu me emocionei em alguns momentos. Sentia a sensibilidade e sutileza do autor.

Porém, quando este divagava sobre relacionamentos e principalmente - mulheres... Bom, o livro foi tomando um outro rumo e infelizmente se perdeu. A partir de um pouco mais da metade do livro, foi ficando algo realmente enfadonho e irreconhecível (em comparação com o restante).

Refleti que talvez me faltasse experiência de vida, para compreender melhor, essa bagagem que o escritor tem. No entanto, lendo outras resenhas percebi que alguns leitores tiveram a minha mesma percepção. Mesmo assim, depois dessa experiência, ainda quero conhecer outras obras dele. Provavelmente escolhi a obra errada para essa introdução ao mundo de Carpinejar!

Trechos marcantes:

"O apocalipse iminente gera a salvação. O paraíso previsível gera acomodação".

"A confiança e o amor são conquistados. Exigem tempo, observação, sinceridade, lealdade, soma de atitudes".

"Se a tristeza é saudade dentro da alegria, a alegria é esperança dentro da tristeza. Nenhum sentimento é definitivo e completo".

"Ler é interpretar, viver é escrever por cima. Somos marcadores de textos dos defeitos e virtudes do outro".

"O relacionamento é feito de pequenas reciprocidades".

"A gente nunca vê o tempo passar. Mas é ele que nos olha e nos guarda".

Ana 23/06/2022

Tive que me esforçar para ler o livro até o final. Com exceção de alguns poucos textos com observações delicadas sobre a vida, o livro é cheio de comentários machistas e tendenciosos, que pintam a mulher sempre da pior forma: traiçoeira, ingênua, interesseira. O autor consegue falar mal de todos, mulheres, homens, filhos, pais, casais, solteiros. No geral, achei uma leitura penosa e desagradável.

Denise41 27/05/2022

Pra mim é difícil falar dos livros do Carpinejar, por ele ser uma pessoa que admiro... Gosto da forma como ele escreve, intrínseco, mas ainda assim conversa com o cotidiano de quem lê.
Dentre outros este eu indico??
InfinitaTBR- Jana 28/05/2022minha estante
Terminei a leitura desse livro ontem. Tbm gostei.

Verônica 24/04/2022

Amei demais alguns textos, outros nem tanto. Mas é uma leitura gostosa, com textos pra refletir, um livro para ler aos poucos.

Cacau 10/03/2022

Bem mais ou menos
Algumas crônicas bem legais, mas algumas bem chatinhas, colocando mulheres como pessoas insensatas e homens como coitadinhos. Não curti essas.

Isabel.Costa 14/12/2021

Tem leitura muito mais interessante !
Livro raso, que chega a ser inferior a posts de rede social!
Preconceituoso, machista!
Livro que entrega muito pouco!!

van.cazarotto 29/11/2021

Acho que escolhi o título errado
Acompanho o trabalho do Carpinejar há tempos. Andava ansiosa para ler algo dele. Acredito que escolhi o livro errado para mim ou para o momento, não sei. Alguns textos conversaram comigo, mas muitos, não.

Gabryely2 29/05/2021

Bons textos
Um livro de textos muito bonitos e bons para se ler em uma tarde com uma boa xícara de café.

TRECHO -O porta-retratos é soberano. De aparência minúscula, engana a grandeza. Sua composição expressa a réplica de uma fortaleza erguida entre as nossas urgências e afoitezas.