Felicidade Incurável

Felicidade Incurável Fabrício Carpinejar

Resenhas - Felicidade Incurável

Ricardo Tavares 17/07/2022

Descrição da Editora Bertrand

Em seu novo livro de crônicas, Fabrício Carpinejar anuncia: é chegado o momento de propor a felicidade... e uma felicidade incurável A felicidade incurável é aquela que nunca está reunida em um único lugar; é aquela que nem a tristeza consegue levar. A felicidade incurável contraria diagnósticos e medos, supera fobias e traumas e não se diminui perante o pessimismo dos outros. A felicidade incurável é aquela que não adoece. Com uma passionalidade reflexiva e racional, o autor, notável por sua prosa absolutamente passional e sincera, protege seu ímpeto sem perder a responsabilidade. Um atlas do que Carpinejar acredita ser um relacionamento, Felicidade Incurável trata de mudança de mentalidade amorosa e da família, diferentes fins de casamento, amizades em tempos eletrônicos, divertidas implicâncias de casal, debate sobre o que é alegria e liberdade e sugere: seja feliz por uma questão de justiça pessoal.

MINHA OPINIÃO
Sou suspeito de analisar qualquer livro de Carpinejar, pois tornei-me seu admirador.
Mesmo assim, vamos lá. A descrição acima é sucinta e certeira. Carpinejar fala sobre relacionamentos, amizades, memórias, infância, bullying, preconceito, racismo, homofobia e muito mais. A felicidade não tem uma fórmula, mas passa , principalmente, pelos relacionamentos amorosos, pela família, pelas amizades.
Carpinejar é passional, sincero, honesto, muitas vezes um pouco sarcástico e irônico.
Fala de sua vida e da vida do leitor.
É uma conversa frente a frente, com as vicissitudes da vida do cronista em confronto com a vida do leitor.
Não é um livro de conselhos, mas poderia sê-lo.
O leitor pode testar as teorias ou compará-las com suas vivências, percebendo que Carpinejar acerta mais do que erra, embora admita sempre que aprende com seus erros.
A mulher amada, a mulher esposa, parceria, namorada e até mesmo a ex-mulher, são materiais constantes na prosa de Carpinejar.
O importante é aproveitar e se deleitar com essa prosa gostosa de Fabrício Carpinejar e se divertir. Foi o que fiz e não me arrependo.
Selma 18/07/2022minha estante
Não conheço esse autor, mas sua resenha me deixou curiosa para ler este livro de crônicas dele.

Ricardo Tavares 18/07/2022minha estante
Procure no Instagram, ele tem uma página. Também publica poemas. Mas eu gosto mais das crônicas.

May 05/01/2021

O livro é repleto de reflexões muitíssimo sinceras e sensíveis sobre o amor (e sobre o fim dele). Sempre gostei muito do Carpinejar então sou um tanto quanto suspeita, mas indico sem medo esse livro, tenho certeza de que alguma dessas crônicas vai te tocar de verdade.

Isabel.Costa 14/12/2021

Tem leitura muito mais interessante !
Livro raso, que chega a ser inferior a posts de rede social!
Preconceituoso, machista!
Livro que entrega muito pouco!!

Raissa 24/01/2021

Felicidade!
Como tudo desse autor querido o livro é cheio de reflexões sobre o amor! Com certeza algumas das crônicas vai tocar você de algum modo e te fará parar a leitura e pensar sobre. Sou uma fã um tanto quanto suspeita, mas não deixe de ler esse livro ou qualquer outro do Carpinejar!

Denise41 27/05/2022

Pra mim é difícil falar dos livros do Carpinejar, por ele ser uma pessoa que admiro... Gosto da forma como ele escreve, intrínseco, mas ainda assim conversa com o cotidiano de quem lê.
Dentre outros este eu indico??
InfinitaTBR- Jana 28/05/2022minha estante
Terminei a leitura desse livro ontem. Tbm gostei.

marcosm 03/05/2020

Felicidade incurável
Confesso que esperava mais. Não é ruim e tem algumas crônicas/poesias lindas. Mas no geral fica na média. O autor se perde, na minha humilde opinião, em generalizações questionáveis e imagens óbvias. Algumas crônicas parecem reclamações de um ressentido, alguém que ainda não superou. É inegável a capacidade do Carpinejar em tecer com as palavras, mas creio que faltou aqui polir mais o texto, filtrar mais.

Estelia 03/05/2020

Felicidade em leitura
Gosto dos textos, poesiasne crônicas de Carpinejar. Eles sempre pousam para mim como abraçps quentinhos. Em meio a tanto estresse, esse livro me fez pensar para a vida pós pandemia.

Cleice 29/12/2020

Primeira leitura Carpinejar
Eu amei todos os textos do começo ao fim. Achava que seria uma leitura rápida,porém é uma leitura cheia de reflexões, então se torna mais lenta. Achei alguns dos textos bem melancólicos , alguns tristes, porém todos muito bons. Ri e chorei com esse livro, de uma forma q eu nem imaginava.

Milena 07/02/2021

Felicidade incurável
Você certamente vai se identificar com alguma passagem e vai sorrir depois disso!

Lena D. 29/05/2021

Tava gostando no começo, porém depois foi ficando denso e chato, gostei de algumas crônicas, mas elas não foram suficientes para que eu desse uma nota maior para o livro. Na maior parte eu estava achando chato, e sem contar que achei que o autor teve pontos de vista divergentes do meu, estava achando ele um chato e o livro se perdeu na proposta também, não acho que o título condiz com o conteúdo.
Foi o primeiro livro que li do Carpinejar, tinha expectativas, mas quem sabe um dia eu leia outro livro dele, acho difícil.

Gabryely2 29/05/2021

Bons textos
Um livro de textos muito bonitos e bons para se ler em uma tarde com uma boa xícara de café.

TRECHO -O porta-retratos é soberano. De aparência minúscula, engana a grandeza. Sua composição expressa a réplica de uma fortaleza erguida entre as nossas urgências e afoitezas.

Carla 06/04/2020

Eu trocaria o título
Impregnado de poesia e de realidade, a obra de Carpinejar, mesmo ao falar de felicidade, fala de dor, desafios e desafeto. Fala de erros, de amargura e de arrependimentos. E apesar disso - ou por isso - encanta e alfineta.
Com certeza, essa obra poderia se chamar "textos cruéis demais para serem..." como aquele outro livro.

Leituras e Reflexões 11/05/2023

Apesar de não compartilhar das mesmas ideias do autor (quanto aos relacionamentos e outros), considero suas reflexões muito válidas a respeito da importância do romantismo, das simples atitudes que podem sérios problemas conjugais etc. Carpinejar provoca em nós um riso fácil ao analisar nossas próprias idiotices. Acontece aquilo que C. S. Lewis fala sempre: ?você também? Pensei que eu era o único?.

Recomendo com moderação rsrs

Thais.Silva 08/05/2020

Ao contrário do outro livro que li do autor, demorei para engrenar a leitura. Não que seja ruim, mas nem todos os textos são interessantes.

Robson.Silva 28/04/2021

Cotidiano?
Que livro incrível.
Fabrício narra histórias de sua vida de uma forma íntima e poética, de uma maneira que parece que a história é nossa. As ideias com muitas coerências e veracidades.
O cotidiano nem sempre será só felicidade.
Vale muito a pena.