Nada Mais a Perder

Nada Mais a Perder Jojo Moyes

Resenhas - O Grande Salto

Emy 06/09/2021

Sobre determinação!!
Demorei chegar nas primeiras 50 páginas, não estava conseguindo me envolver com a história, mas depois das 100 li rapidinho.
Um livro que mostra o crescimento dos personagens. Bem bonito!

Dani 31/08/2021

Nada Mais a Perder
Os personagens principais, são cinco: Natasha Macauley, Sarah Lachapelli, Boo, Henri Lachapelli e Mac.
A história se passa na Inglaterra com uma parte situada na França.
Enredo: Um casal em separação que precisa conviver juntos, Natasha e Mac, quando eles se tornam responsáveis por uma adolescente e seu cavalo, e em como isto mudou a vida deles de ponta cabeça. Sarah Lachapelli e Boo se veem sozinhos no mundo depois de um acidente, e a adolescente reúne todas as forças que ela possui para conseguir realizar o seu objetivo de vida, entrar para o Le Cadre Noir, o grupo de cavaleiros e amazonas da famosa academia de hipismo da França

"Uma história de amor inspiradora."
Uma história que não revela que tipo de amor, mas logo se subentende a dimensão do significado desse verbo, pode ser: amor entre uma adolescente e o seu cavalo, amor de um cavalo para a sua dona, amor de uma advogada pelo seu trabalho, amor de um fotógrafo por sua carreira, amor de um avô para a sua neta, amor de ex casal, amor por um plano de vida, amor reprimido, amor redescoberto e amores de família.
Os caminhos dos personagens principais se cruzam de maneiras inesperadas e a reviravolta, é como desembrulhar um presente sem saber o emaranhado de problemas que estava oculto debaixo do pano, recheado de sentimentos, decisões, cobranças, ofícios e uma atmosfera adulta e madura com muito drama.
Me emocionou muito, algo que me surpreendeu pois no terceiro capítulo eu já estava escorrendo lágrimas, no entanto eu tenho algo que facilitou a conexão com o universo: sou apaixonada por cavalos. A história é construída com base em uma cultura de cavaleiros, amazonas, cavalos e hipismo, eu estava me sentindo em casa, porém deixo definido que para quem não é muito alienado a esse contexto possa achar tedioso.
O primeiro personagem que me encantou foi a Natasha, vi nela uma humanidade e um fardo que a sociedade lhe impunha mais do que aos outros, segundo foi o Boo, a Sarah na verdade só vim me apegar mais a ela lá para perto do final do livro.

O que eu achei muito lindo, foi o sinal que a Natasha recebeu que sua vida iria se cruzar com a da Sarah, quando ela vê a garota fazendo o cavalo empinar e mais tarde, quando ela encontra um pingente em forma de cavalo, que lhe foi dado por um garoto que ela resolveu o caso dele.
É uma história bem madura, trago uma chamada de responsabilidade, a respeito da sinalização de gatilhos, pois este livro tem uma cena de assédio físico que para muitas outras mulheres ou homens, pode trazer infelicidades à tona.
A autora mesclou bem as narrações, entre cenas com a Sarah e o Boo treinando, cenas da Natasha no tribunal, cenas do Mac no estúdio e cenas do Henri com o melhor amigo Cowboy John, não deixando ficar maçante.
Jojo Moyes, tem um histórico em escrever romances desenvolvidos e com questões racionais, como em Como Eu Era Antes de Você, Nada Mais a Perder foi o meu primeiro livro lido da autora e novamente, apenas li pois ele prometia uma história com cavalos e cumpriu muito bem, em trazer personagens humanizados e sociáveis junto desta realidade equina.
A escritora além de ser apaixonada por cavalos, também os possui e, portanto a harmonia, a experiência e a majestosidade que ela traz para cada presença, existência e vivência com cavalos, é pura derivação de amor e experiência própria.
Após finalizar o livro, fiquei com um sorriso de orelha deitada na cama, apenas curtindo a sensação de esperança, clichê que aquece o coração e deixa a gente sorrindo bobo.
Mesmo que eu tenha amado, preciso trazer uma observação não muito satisfatória: o livro ele é um pouco lento, levando um tempo maior até chegar ao ápice que permite a concentração focada e logo após este momento, novamente ele se torna devagar.

Dessa 17/08/2021

São dois mundos completamente diferentes:
- Em um deles, temos Natasha e Mac passando por um difícil divórcio. Natasha na sua vidinha corrida de advogada, ela é aquelas pessoas que não trabalham para viver, mas que vivem para trabalhar.
- No outro, temos Sarah, uma menina de 14 anos que vive com o avô, Henri, ex-cavaleiro francês da escola Le Cadre Noir, que passa seus ensinamentos à neta. Ambos sentem a vida fica sem graça sem estar ao lado de um gigante de quatro patas.
De repente, a vida de Sarah começa a mudar, entrelaçando a vida dela com Natasha e Mac em um poço de emoções escondidas, mudanças e tentativas

Leticia 05/08/2021

A história é legal!
Esse livro tem uma história bem legal e o romance é interessante, me interessei pela capa por causa do cavalo kkkkkkkk

Foi uma leitura bem gostosa, eu gostei muito da história, recomendo para quem gosta de romance!

Yuri 26/07/2021

Abandonei
Por que?
Pois a história ñ me envolveu foi o primeiro livro que li da Jojo Moyes,e ñ pretendo ler outro por enquanto.
Renata Louise 22/10/2021minha estante
Você deu azar de ter escolhido esse. Comece por Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás ou A última carta de amor. Até Navio das noivas ou Um mais um servem, mas esse aqui foi um suplício pra mim

Sheila Almendros 21/07/2021

Jojo sendo Jojo
Sempre tive um apreço enorme às obras de Jojo Moyes e com Nada Mais a Perder não foi diferente. Apesar de ter 0 familiaridade com a Equitação, a apresentação da autora aos seus personagens acaba te incluindo neste universo de maneira sutil e agradável, se fazendo necessária para você conhecer melhor os personagens Sarah e Henry.

Me emocionei bastante com o desfecho da trama, principalmente ao saber que a autora se inspirou em uma garota real para criar a história de Sarah (conheça a história de Mecca Harris nos agradecimentos finais do livro). Difícil também não ser cativada pela difícil história de Mac e Natasha, que assim como todo romance criado por Jojo, tem seus dramas e conflitos sem precisar deixar o leitor revoltado.

O delicioso deste livro é que você vai de encontro com dois núcleos distintos, ambos com seus conflitos a serem resolvidos, e que mostram para nós tão escancaradamente que uma boa comunicação ajudaria e muito todos a solucionarem seus problemas.

Larissa 29/06/2021

Clichê?
Achei que a história teria um final previsível. Para mim, foi (em parte).
Mas o desenvolvimento da história não foi nada.
Super recomendo! Minha dinda acertou no meu presente de aniversário ?

Andressa 24/06/2021

Encantador
Se eu pudesse definir esse livro em uma palavra, seria essa: encantador.
Sofri junto com Sarah por tudo o que ela passou, assim como me emocionei com tudo de bom que aconteceu com todos e me surpreendi demais com o final.
Incrível como o amor sempre prevalece.

Ellie 04/06/2021

Não é dos melhores....
Depois de ler a Casa das Marés da autora Jojo Moyes, minhas expectativas para esse livro estavam bem altas. Mas me decepcionei. A narrativa não me pegou em nenhum momento da história e eu li de maneira arrastada. Somente no final que eu consegui sentir alguma coisa por esse livro mas mesmo assim, não é dos melhores da autora.
Algo que eu devo destacar, e que eu gostei, foi o amor de Sarah por seu cavalo e pela equitação. É um amor muito puro e deu pra sentir o carinho dela pelo animal.
De todas as narrativas da Jojo que li até aqui, essa foi a que menos gostei.

Bru 17/05/2021

Nada mais a perder
Como sempre Jojo sendo extremamente humana em seus personagens. Que livro lindo. A maneira como ela traz as complicações da vida a adulta e a vida adolescente usando duas personagens extremamente fortes é cativante.
Natasha e Sarah ganharam meu coração e mostraram que por mais que vida não ande como a gente espera ou planeja, sempre tem um jeito de tudo dar certo.

Velym 13/05/2021

Sou suspeita porque gosto dessa autora
Nada mais a perder

Primeiro livro que leio, pelo que me lembro, que tem esse universo de ter um cavalo como pet, até fiquei mais encorajada a perder o medo que tenho deles.

O livro fala de alguns temas como adoção, divórcio, carreira, falta de diálogo, adolescência, abuso, doenças , heheh, eu sei, muita coisa, mas faz o livro se tornar mais parecido com uma parte do mundo real.

Que tudo bem fazer o seu melhor e ainda assim ver que existe área para se aprimorar, heheh.

Recomendo a leitura.

Indiara_ 06/05/2021

Boa leitura.
Nas primeiras páginas tive dificuldade de me conectar à história. Mas depois de um tempo o livro foi me cativando e gostei da leitura.

06/05/2021