Isso me traz alegria

Resenhas - Isso me traz alegria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina Corrêa 15/03/2021

Razoável
Este segundo livro da autora compensa um pouco a falta de visualização prática que senti ao ler o primeiro (?A Mágica da Arrumação?), no entanto, não chega a ser, de fato, um ?guia ilustrado?.
Há repetições do primeiro livro e, ao contrário do que promete, não foca em questões trazidas por leitores quando do primeiro lançamento.
As ilustrações são muito ruins e em pequeníssimo número. Há excesso de texto sem utilidade.
Algumas dicas são aproveitáveis, mas, nem de longe, correspondem às expectativas do marketing em torno da autora.
A leitura deste torna totalmente dispensável a do primeiro livro.

Vee 30/03/2020

Filosofia de vida aplicada na organização de objetos
O método KonMari de organização e principalmente importante para aqueles que como eu, passam horas ou dias organizando e limpando, testam e utilizam mil e uma técnicas de organização e em menos de 24 horas, já está tudo com o ar de bagunçado novamente. O KonMari, mais do que um método de organização acabou se tornado, para mim, um modo de vida.

Nique 30/09/2020

Gostei bastante
Gostei bastante. Tem muita coisa repetida do livo anterior. Mas foi bom pra voltar a ler.

Taina.Lira 25/01/2021

Que livro inspirador! A Marie Kondo faz com que tenhamos respeito e carinho por nossos bens materiais e incentiva a termos disciplina para organizar e manter nossa casa dessa forma sempre. Um livro que emana energia positiva!

Henrique_ 24/04/2022

Para uma vida mais leve e feliz
Explicando melhor o critério de descarte de objetos com base naquilo que nos traz alegria, a autora faz algumas ressalvas a respeito do descarte indiscriminado. Neste livro, ela destrincha cada passo do seu método e deixa em aberto a questão de descartar ou não determinadas coisas, o que deveria ter sido feito no livro a Mágica da Arrumação, seu primeiro livro. Basicamente as ideias são as mesmas das do primeiro livro, porém mais bem detalhadas e agora com alguns desenhos ilustrativos. Acredito que nunca devemos aplicar determinado método cegamente. Ter um olhar crítico a respeito de suas coisas e da sua vida é fundamental para evitar frustrações e perder os ganhos que se tem com o método. Há muitos objetos em casa que não me dão alegria, no sentido estrito da palavra, mas que são funcionais, são úteis quando preciso deles e, por isso, sinto gratidão e alívio por ter aquele objeto em casa na hora de que mais preciso. Então não vou descartá-los. Agora qual a razão para manter uma papelada que já cumpriu sua função ou algum objeto que não serve para nada? Ou para que manter 300 fotos de um evento se podemos ter 30 ou menos? Neste livro a autora explora bem esse critério da felicidade para uma vida menos carregada.

Sofia 01/05/2020

3/5 - Bom, mas nem tanto
Marie Kondo é uma das personal organizer mais famosas da atualidade tendo programa de tv, muitos seguidores das redes sociais e livros publicados. Lançado pela Sextante em 2016 o livro 'Isso Me Traz Alegria' é o segundo livro da autora e tem como proposta ser um guia de fácil compreensão para quem leu 'A Mágica da Arrumação' e gostou do método dela. Ainda que tenha sido feito para ser lido em sequencia, é completamente tranquilo ler apenas ele sem nenhum conhecimento prévio algum.
Não há nada de revolucionário no método dela, é apenas piegas. Querer que as pessoas guardem apenas coisas que despertam felicidade e tenham boas energias é ótimo, mas qualquer adulto razoável sabe que não é possível viver só de felicidade. Por exemplo, eu sou completamente indiferente ao jogo de xícaras que tenho na minha casa, quase não uso, mas sei que eu preciso manter isso lá porque é provável que um dia eu queira oferecer uma xícara de chá para alguém e se eu não tiver xícara isso não vai rolar. Eu poderia listar vários itens na minha casa que não me trazem alegria, mas preciso manter por um motivo de força maior. Você acha mesmo que alguém manteria uma gaveta de remédios se não precisassem deles?

O livro se torna arrastado em várias partes, eu mesma pulei algumas páginas, mas nem tudo é tão ruim assim: achei bacana a hora que ela foca em dizer que a bagunça externa só reflete a bagunça interna. Eu consigo ver isso muito bem na minha vida: quando estou nervosa ou preocupada, minha casa se torna rapidamente uma bagunça. Depois de muitos anos de terapia, eu passei a ter fixo na minha cabeça que se eu estava em uma fase difícil e queria sair dela, eu deveria começar arrumando a minha volta - e sempre funcionou. Marie Kondo tem uma boa intenção com o livro, mas não chega totalmente ao seu objetivo

site: https://www.instagram.com/perdidonaestante/
Mih 01/05/2020minha estante
Tbm estou lendo!! ??

Guri Sonhador 15/07/2020minha estante
Tu provavelmente pulou a parte em que ela fala que "não é para guardar apenas o que te traz alegria", ela mesma deixa claro isso no livro e explica que objetos que de fato necessitaremos também devem ser mantidos!

A essência do método dela não está na prática de guardar as coisas, mas sim de entender o real significado delas em sua vida, isso que torna o método ainda mais prazeroso de ser feito.

A organização em si nunca foi revolucionária, é coisa básica que todos deveríamos ter em nosso dia a dia, já o modo de ver a vida usando filosofias do Feng Shui é algo tipicamente oriental, e não é comum no Brasil. Por isso é legal conhecermos novas culturas, principalmente a japonesa que sempre foi referência em organização e qualidade de vida.

Mih 22/06/2020

Só Amor e Alegria
O livro é muito gostoso de ler! Super leve e digno de KonMarie, ou seja, muito bem organizado!

Leitura fluida, imagens muito fofinhas, super simples de entender e aplicar a forma de organização!

Recomendado de olhos fechados se você tiver interesse em arrumação e organização! A ideia de possuir apenas o que te traz alegria é incrível e possível!

Através da leitura ela não só ensina seu método, mas também te convida a fazer várias reflexões durante o processo!

Caso tenha se interessado: boa leitura!! ??

LivroAleatorio 03/06/2022

Complementar aos outros
Li como complemento a série e o primeiro livro. Todos abordam os mesmos princípios: diminuir a quantidade de coisas, manter o que te faz feliz para poder apreciar cada objeto e peça de roupa que se tem, aumentando a valorização que você atrabui a eles e diminuindo o estresse de ter várias coisas das quais você não gosta, têm memorias negativas ou que estão "entulhando" sua casa e a sua vida.
Da dicas de como armazenar as coisas com algumas gravuras explicativas.

Antonio Maluco 22/05/2020

Residência
O livro conta com dicas pra arrumar a sua casa e vida e tem dicas ilustradas nesse livro em questão

Davi.Paiva 14/10/2022

Muito bom e prático!
Link Amazon: https://amzn.to/3T4NQ8i

Não tem jeito. Livros sobre minimalismo e organização de espaços são a minha nova paixão. E depois que você lê "A Mágica da Arrumação" tanto em livro quanto em mangá, fica animado para ler este livro da Marie Kondo e se aprofundar em seu método "KonMari".

Achei o livro muito bom. É uma recapitulação de tudo que é explicado em seu livro anterior, com a vantagem de ter ilustrações e aprofundamentos, bem como depoimentos pessoais da autora sobre como se tornou organizadora de casas e como levou isso para fora da casa de seus pais para a vida de casada e depois para a vida de mãe.

Então se gostaram de "A Mágica da Arrumação" e querem se aprofundar nos métodos de organização da KonMari além do mangá e do que é ensinado na série "Ordem na Casa", não deixem de ler este livro.

Recomendo!

Como eu disse, este é um livro que recapitula o que é ensinado em "A Mágica da Arrumação". Logo, não tem nada de novo no Método KonMari. Mas não custa nada relembrar.

Primeiro é preciso reunir todos os produtos de uma mesma categoria em um só lugar (quarto ou sala, por exemplo) e fazer os descartes. O que sobrar deve ser guardado, de preferência, tudo junto (se você tiver livros na sala e no quarto, por exemplo, deixe todos que ficaram na sua coleção em um só lugar).

O que fica e o que é descartado é com base na alegria de seu usuário. Pegue o produto nas mãos e sinta dentro de si se ele te alegra ou se já perdeu o gosto que tinha pelo seu uso, posse ou se o mesmo não lhe tem mais utilidade. Caso o produto seja de alguém que more com você, deixe que a pessoa primeiro se interesse pelo que você está fazendo e depois que escolha descartar e organizar o espaço. Dê apoio a quem estiver inseguro nesta jornada.

As categorias são:
- Roupas;
- Livros;
- Papéis;
- Komono (artigos em geral que não são nenhum dos anteriores listados);
- Produtos de valor sentimental (presentes, heranças, lembranças de viagens, etc.).

Cada categoria tem o seu próprio método de descarte e manutenção: roupas são descartadas conforme estado de conservação e se não lhe servem mais, livros são descartados conforme o gosto pessoal ou se perderam utilidade (como um livro que você comprou por conta de um curso que já concluiu e assimilou bem o conteúdo, por exemplo), papéis devem ser mantidos a não ser que não sejam mais importantes (como manuais de aparelhos, notas fiscais e embalagens diversas, por exemplo), os produtos komono, a meu ver, são mais difíceis porque envolvem diferentes cômodos de uma casa (quarto, sala, cozinha e até banheiro) e os produtos de valor sentimental, obviamente, dependem do apreço e utilidade que você tenha por eles. A escolha pode parecer ficar mais difícil conforme você zera uma categoria, mas eu falo por experiência própria: se você for pela ordem ensinada, estará bem calejado nas etapas finais.
Tati 14/10/2022minha estante
Excelente resenha!

Davi.Paiva 14/10/2022minha estante
Obrigado. Depois olhe a suas mensagens privadas, pois eu te mandei algumas coisas.

Ale Peres 26/04/2020

Respeito com tudo que temos em casa
Já tinha lido o primeiro livro da Marie e não me encantei tanto assim, mas vi a série no Netflix e ouvi muito bem deste "o livro da capa azul"como todos se referem, e não me arrependi por ter dado essa chance, ele me surpreendeu.
O carinho e o respeito que ela demonstra neste livro a tornou minha musa inspiradora do destralhe e organização
Durante esse isolamento social eu já havia decidido fazer o destralhe, mas li o livro antes e organizei uma semana toda para a arrumação e destralhe e a próxima sera para a limpeza , tipo a que fazemos na época do final do ano, mas farei agora em abril durante esse período que para mim é de profunda mudança no mundo.
Então cumpri cada etapa deste livro da Marie , fazendo as perguntas, separando, me despedindo com gratidão do que não serve mais para a minha realidade hoje.
Vale a pena ser lido por qualquer pessoa, tanto pela dona de casa que quer arrumar seu lar ou para o aluno ou empresario que quer organizar sua vida.
Muito bom para o momento de autoconhecimento e analise do que realmente é importante e nos faz feliz nesta vida.

Cinthia.David 29/12/2020

Simples e direto
"Descarte aquilo que não te traz alegria e, o que sobrar, arrume um lugar certo para cada coisa".

Essa frase me conquistou e acredito que ela resume de maneira objetiva, o método de organização da Marie.

Essa edição traz um guia ilustrado e muito útil para ajudar a organizar e guardar as coisas de um jeito que fique prático e visível. Para quem leu o primeiro livro dela, esse aprofunda mais alguns aspectos e dúvidas que podem ter deixado a desejar na edição anterior.

O método KonMari pode não servir para todo mundo, mas se você é aquela pessoa apegada à algo, um colecionador por exemplo; ou alguém que costuma sempre adquirir coisas que muitas vezes nem lembra que tem, acho que ele pode ser de grande ajuda.

Para a autora, organizar não é apenas jogar coisas fora, mas se connhecer. Saber o que te deixa feliz e realizado e a partir dai, você escolhe o que guardar e como guardar. Indico a leitura.

Lidiane Mateus 03/06/2021

Mais organização para a vida!
Para quem já é organizada ou quer se organizar, os livros de Marie Kondo inspiram a acabar com a bagunça! Este não é melhor do que o primeiro, "A Mágica da Arrumação", mas não deixa de ser uma boa orientação. Recomendo!

Carol Nenartavicius 17/03/2021

Marie Kondo consegue transmitir através dos livros dela a alegria que ela tem em arrumar as coisas e inspirar as pessoas! Uma fofa!

Pam 30/05/2020

"Uma casa que traz alegria"
O livro é como um guia de organização, parece que a Marie Kondo está do seu lado, contando como desenvolveu o hábito de organizar e relatos de clientes, além das dicas de como desapegar e agradecer das coisas que nos serviram por um tempo, porém não tem mais sua função de nos trazer alegria, sendo necessário desapegar, jogando fora/doando/vendendo. É importante avaliar o que cada item significa pra gente, se ainda nos traz alegria e cumpre seu papel ou está ali apenas ocupando espaço. Não é um livro engessado, que todos devem seguir, sem questionar, a ideia é você abrir sua mente, entender o espaço que você tem e a forma como suas coisas (roupas, sapatos, livros, etc) estão "arranjadas", e sugestões de como dobrar peças, disposições em gavetas, e em como uma casa onde cada item

1 | 2 | 3 | 4 | 5