Um coração sem medo

Um coração sem medo Thupten Jinpa

Resenhas - Um coração sem medo

Mariana 12/04/2021

Uma grata surpresa
Tomei conhecimento desse livro através do Gustavo Gitti, um estudioso budista. Não lembro o motivo de eu ter começado a lê-lo de pronto mesmo com tantos outros livros na fila. Mas foi o que eu fiz. Deixei no celular e fui lendo aos pouquinhos ao mesmo tempo em que treinava os exercícios meditativos recomendados. Por uma feliz convergência do universo, na mesma época em que lia esse livro, conheci outras técnicas que me ajudaram na meditação. Passei a maior parte do livro exercendo a compaixão de forma racional. Mas um dia finalmente encontrei uma maneira pela qual consegui sentir compaixão por todos ao meu redor sem precisar racionalizar. E isso vira uma chavinha na gente que é maravilhosa. Sinto uma gratidão gigante por Thupten Ginpa por ter compartilhado conosco seus conhecimentos sobre compaixão.

lpdutra 01/06/2022

Para aqueles que querem algo a mais da vida
Se vc tem tido dificuldade com a motivação na vida. As metas te parecem mesquinhas e sem sentido esse livro pode te ajudar. Ele nos lembra como alcançar a compaixão pelas outras pessoas e ensina um caminho para cada vez mais trazer a compaixão para as nossas ações.

Tatyana Casarino 02/10/2019

Compaixão não é fraqueza, mas força e coragem.
O ser humano medroso é alguém que costuma ser mais "frio" nas relações humanas, mais "fechado" e geralmente tem pavor de experimentar as sensações, os sentimentos e os relacionamentos de modo mais espontâneo. Após a leitura de "Um coração sem medo", o ser humano nunca mais sentirá medo de abrir o coração.
Este é um livro que traz a compaixão como principal "âncora" de uma vida mais feliz e menos estressante (vamos combinar que o ser humano não pode mais se estressar tanto, não é?). O autor retira a compaixão do "pedestal" espiritual dos iluminados e transforma esse sentimento em uma realidade palpável dentro dos corações e das vidas dos humanos comuns. Sendo assim, a compaixão passa a ser a expressão de um desejo consciente e uma força ativa e curadora na vida das pessoas.
Observa-se que a compaixão não tem nada a ver com piedade nem com vitimismo. Vale salientar que a compaixão é uma força paradoxal entre ternura, perdão, confiança e coragem -- só lendo o livro para entender o real significado da compaixão e como esse sentimento traz consequências práticas e positivas em nossas vidas.
O livro foi escrito por um ex-monge tibetano, tradutor de Dalai Lama e Ph.D na Universidade de Cambridge e traz uma maravilhosa comunicação entre o setor intelectual de pesquisas acadêmicas, a meditação, a ciência moderna e as práticas contemplativas. Este é um livro excelente para todos aqueles que estão interessados em uma profunda transformação pessoal e espiritual.
Além disso, o livro sugere práticas de meditação, as quais envolvem exercícios de autocompaixão e compaixão, autocuidado e cuidado pelo outro. Apesar da inspiração budista, este é um livro que pode ser lido por qualquer pessoa de qualquer religião (incluindo aqueles que não possuem uma religião ou não creem em nada).
O livro traz meditações interessantes ao longo dos capítulos e algumas exercitam o nosso coração a sentir compaixão não somente por nós mesmos e pelas pessoas queridas, mas também pelas pessoas estranhas e difíceis de conviver.
A lição mais bela e sábia do livro é a seguinte: compaixão não é fraqueza, mas força e coragem.

Resenha de Tatyana Casarino.

site: https://tatycasarino.blogspot.com/

fenguel 01/04/2021

Uma história interessante
Achei uma história interessante que faz a gnt realmente pensar sobre a compaixão. Além disso, aprendi ótimas técnicas de meditação.

Paulinha 14/08/2022

Sobre compaixão e auto compaixão
Livro perfeito, além de trazer práticas para ajudar a trabalhar e desenvolver a compaixão e a bondade, deixa muito claro o quanto a compaixão pode mudar o mundo.
Se todos tivermos a bondade em nossos corações de desejar a todas as outras pessoas que sejam felizes e livre de sofrimentos vamos acabar com os preconceitos e tudo de ruim que tem nesse mundo, se não acabar totalmente, podemos pelos menos diminuir muito.
Leiam e indiquem para mais pessoas conhecerem

@pedrocamartins86 04/12/2021

Compaixão a cada letra
Vivemos tempos que algumas palavras e conceitos se esvaziam, se tornam cansativos e perdem valor. Nessa obra, o autor nos enriquece com o verdadeiro significado da Compaixão.
Leitura agradável e enriquecedora, narrativa prazerosa, daqueles livros que pedem releitura.

Maria 09/07/2023

Lectura necesaria
Me gusto mucho este libro. Habla de espiritualidad en un sentido práctico. Realmente creo que hasta te hace mejor persona con pequeños detalles que el autor recomienda hacer.
Hablando del autor, me gusto mucho la forma en la que escribe, un poco contando en primera persona su historia de vida y otro poco dando recomendaciones sobre cómo tener una actitud más compasiva contigo mismo y con los demás.
Recomiendo mucho leer, te deja el corazón calentito

Uraninho 22/01/2023

O budismo é impressionante e esse livro é perfeito.

Os ensinamentos e reflexões apresentados nele são muito bons e quero muito ler mais livros dos gênero ?