Noturnos

Noturnos John Connolly

Resenhas - Noturnos

Kamy 11/04/2022

No geral, não sou fã de contos e dessa vez não foi diferente.
Sinto que nenhum conto me atraiu de fato, alguns achei interessantes, mas não senti que foi divertido ler.

-natalia 08/02/2024

Fico um pouco em dúvida sobre como definir o que achei da leitura, considerando que gostei bastante de alguns contos (como "O Rei dos Elfos", "A nova filha" e "Srta Froom, Vampira"), mas achei outros extremamente chatos (como "A balada do caubói canceroso", que coincidentemente é o conto mais longo de todos kkk).

No geral, acho que todos os contos tiveram fins interessantes. Porém, a maior parte não me prendeu até as últimas páginas. Também não achei que as histórias tivessem muito de assustador (a não ser "O Rei dos Elfos", que conseguiu me dar um medinho antes de dormir...). A maioria parecia algo como um mistério sobrenatural. No geral, vale a leitura, mas sem tanta expectativa.

Leones Amorim 15/02/2022

O livro como um todo e ok, a maioria dos contos são bons, porém nenhum deles se destaca tendo alguma história memorável por isso a nota
Rafael Kerr 15/02/2022minha estante

Neto154 20/02/2022

Noturnos ? John Connolly
Se você quiser começar na leitura dos gêneros horror e terror indico essa coletânea de contos do John Connolly . Os contos são leves e intensos ao mesmo tempo levando o leitor a entrar na história devido a escrita do autor que sem dúvidas me surpreendeu por ser direta e precisa . Gostei bastante da leitura do livro em geral .

Sobre os contos , cada um tem seu potencial durante o livro , uns são chatos , paradoa e angustiantes já outros são completamente intensos , bem desenvolvidos e com finais chocantes que marcam em nossa memória os contos escritos por John Connolly nesta coletânea .

Noturnos é um livro que nos mostra que nossos medos de quando éramos crianças nunca vão embora , eles crescem junto conosco nunca nos abandonando e nos perseguindo de formas diferentes que nos perturbam independente de nossa idade .

Afirmo para todos vocês , que dizem que "? essas coisas não existem " ou "? não temo nada disso pois não sou mais criança" , que nossos medos existem sim ... Eles estão sempre no escuro esperando o momento certo para nos atacar e assim sermos levados juntos com eles para um lugar escuro e profundo de nossa alma .

Luiza Hülle 13/01/2024

Razoável
É um livro com diversos contos avulsos e com premissas diferentes.
Em geral é um livro para passar um tempo mesmo pois não são histórias extremamente elaboradas e nem um pouco inovadoras.

Rodrigo Queiroz 11/04/2020

Eu, simplismente, tenho vergonha de ter perdido meu tempo com este livro.
só não o jogarei fora por causa da capa bonitinha ;)
Tali41 18/09/2020minha estante
Por que não gostou??

Valéria @meucapitulofavorito 24/03/2021minha estante
Por que?

Pri 22/05/2021minha estante
discorra.

Wendel82 22/12/2021minha estante
"Resenha" mais fútil do site.

Neto154 24/12/2021minha estante
E eu vou comprar pq tá barato

09/02/2022minha estante
pq?

Katy 29/04/2020

Não há um único conto neste livro que eu não tenha adorado! Love you Jonh Connolly!

ThayAvalon 18/01/2022

Estilo king !
É um compilado de histórias de terror envolvendo crianças , vilarejo, bruxas ,lobisomens ,etc.. gostei bastante, confesso que a seleção do primeiro conto pra emergir na leitura não foi a melhor, o conto do "caubói" tem uns comentários bem problemáticos mas só vi problema neste. Nunca tinha lido nada do autor e gostei bastante, o estilo king que me refiro é o envolvimento com crianças, e esse suspense que envolve o leitor , tem uns contos na minha opinião um tanto arrastados mas todos tem excelente começo meio e fim.

Cinde.Costa 16/09/2021

Muito bom e bem aterrorizante em alguns contos!
"Nortunos" é uma antologia, de 2004, cujos 16 contos (aventados no post) chocam pelo horror e pela crueza visceral em suas narrativas. O conjunto da obra, além da fluidez narrativa, flerta com questões de cunho moral, de reparação e de investigação. Há sempre uma moral por trás de todo o horror.

Nessa antologia, especificamente, Connolly prezou o terror puro e simples, abrangendo temas como bruxas e demônios até maldições e criaturas míticas. O suspense foi deixado de lado para dar conta de um horror que deixa os mais incautos de sobreaviso. Não se trata, porém, de algo que o deixaria sem sono, leitor, mas são histórias que o farão pensar nelas, sobretudo por seu potencial de se tornar um romance mais amplo. Pense em cada conto como uma potencial premissa de história de terror e ficará pensando nelas por muito tempo.

Bom, todos os contos são, realmente, muito bons, mas destaco meus prediletos:

1) A balada do caubói canceroso: um homem é contaminado com uma espécie de verme, que o induz a tocar nas pessoas, fazendo com que elas desenvolvam câncer em estado de metástase, matando-os rapidamente e de forma muito desagradável. Esse é conto mais longo e causa bastante desconforto.

2) O Rei dos Elfos: envolve o rapto de crianças por uma criatura maligna e antiga que as devora;

3) O ritual dos ossos: esse conto evidencia a diferença social entre alunos bolsistas em um colégio particular e aqueles cujas famílias são nobres. Aos menos favorecidos, cabe o ritual dos ossos como forma de perpetuar a soberania dos ditos "mais aptos".

4) O macaco do tinteiro: é uma história muito interessante sobre um escritor derrotado pela falta de criatividade e obras memoráveis. Ele adquire um tinteiro estranho e o preço que paga pela volta da escrita criativa é alto demais.

5) Verde escuro e profundo: uma criatura presa no fundo de um lago artificial, se alimenta de nadadores desavisados.

RECOMENDO para quem gosta do gênero.

⚠️ ATENÇÃO aos gatilhos pesados.

Dana Silva 15/09/2016

Tá amarrado!
Noturnos é uma coletânea de contos de terror escritos por John Connolly, autor de O livro das coisas perdidas, Os portões e Os sinos do Inferno, publicados aqui pela Editora Bertrand Brasil. John Connolly se tornou um dos meus autores contemporâneos prediletos desde O livro das coisas perdidas, que eu amei e achei super bizarro. E por bizarro, entenda, maravilhoso. Eu amo tudo que é bizarro, que dá medo e provoca um friozinho na espinha. A propósito, sou completamente suspeita pra falar do John Connolly! Leio até a lista de compras dele, sou stalker dele mesmo! hahaha E se você gosta de terror e não leu nada do Connolly ainda, pare tudo que estiver fazendo e compre agora O livro das coisas perdidas!

Com Noturnos não foi diferente. Eu já aguardava a publicação desta coletânea há algum tempo. Assim como eu aguardo a publicação da série protagonizada por Charlie Parker (olha a cantada pra Bertrand!). Eu sempre acho muito difícil resenhar livros de contos porque nunca sei se devo falar de todos os contos. Em alguns casos até que dá, mas neste julgo ser impossível, até para não tornar a resenha cansativa.

Aqui temos dezesseis histórias curtas, com exceção da primeira que é a mais longa, permeadas de elementos sobrenaturais e bizarros, tais como bruxas, vampiros, duendes, palhaços... A primeira e mais longa história: A balada do cowboy canceroso, é sobre uma cidadezinha onde um misterioso cowboy chamado Buddy (não vale o trocadilho, porque ele não é nada amigável) contaminava as pessoas e elas morrem em pouquíssimo tempo de formas, bem, digamos... nada bonitas. Essa história tem descrições muito pesadas e altamente nojentas:

"Mas Roy balançou a cabeça. O movimento fez com que catarro, lágrimas e sangue negro espirrassem no rosto e na camisa de Jerry. Roy tentou mais uma vez articular algumas palavras, mas elas não saíam, e começou a se sacudir, entrando em convulsões, como se algo estivesse prestes a jorrar de dentro dele. Caiu no chão e começou a bater a cabeça com tanta força no piso que os brinquedos do sobrinho despencaram das prateleiras. Arranhou as tábuas até as unhas serem arrancadas dos dedos. Depois, sob os olhos de Jerry, os tumores de seu rosto começaram a se espalhar, infectando os últimos resquícios de pele sã, correndo para se juntarem uns aos outros enquanto seu hospedeiro morria."

E essa citação não foi nem de longe a pior viu gente. O segundo conto: O daemon do Sr. Pettinger é sobre uma velha igreja onde na parte de cima tem várias imagens de divindades e no subterrâneo, um antigo mal está à espreita. O conto é pequeno e não foi um dos meus preferidos. O terceiro conto é sobre Elfos e também não foi um dos meus preferidos. Talvez seja devido ao meu preconceito com estes seres. Não sou muito fã de fadas, duendes, elfos e afins. O único duende que eu gosto é daquele filme O duende e porque é bem bizarro mesmo!

O quarto conto, A nova filha, foi um dos melhores e mais apavorantes. Junte uma família em uma região isolada e uma antiga casa paroquial que passou muito tempo abandonada, não tem como não dar certo né? Me lembrou muito a atmosfera dos livros de Jay Anson, Horror em Amityville ou 666: O limiar do inferno. É a história de um homem e seus filhos que foram abandonado pela esposa/mãe. Quando eles se mudam para a casa, a filha dele, Louisa, começa a agir de forma muito estranha, causando medo no irmão mais novo, Sam, e até no pai. Esse conto é bem bizarrinho.

"- O que foi, Louisa?
E ela respondeu:
- Não sou a Louisa. Sou a sua nova filha."

Bem gente, não vou comentar todos os contos porque afinal, são dezesseis e a resenha iria ficar muito longa. O que eu posso dizer é que esse livro certamente irá agradar a quem gostou de O livro das coisas perdidas e também para os fãs de terror. Fãs de HP Lovecraft, Stephen King, Clive Baker também deverão curtir a atmosfera sombria dos contos de Connolly. Esse autor sabe mesmo como criar cenários soturnos, apavorantes e inserir elementos aparentemente inofensivos, como fadas e duendes, fazendo com que estes se tornem seres horrendos e medonhos. Enfim, Noturnos é tensão do início ao fim. Houve horas em que eu precisei parar (à noite principalmente rs) e continuar no outro dia. E sim, eu tive um sonho com o primeiro conto, o do cowboy canceroso.

A edição da Bertrand está linda, a capa segue o padrão das outras, só não veio com a textura diferente. O início do conto sempre vem com uma ilustração do que devemos esperar e a diagramação está ótima. Não encontrei erros de digitação, revisão, etc. Mas também eu li muito rápido, posso até ter deixado passar. E aí, você já leu algo do John Connolly? O que achou? Conta pra gente!

site: http://www.feedyourhead.com.br/2016/09/resenha-noturnos-john-connolly.html
JP 19/04/2020minha estante
Conheci o autor há poucos dias, procurando algum livro de contos de terror. Comprei esse e tô curtindo. Pensei q era voltado para o público infanto juvenil, mas não parece. É bem sinistro.

Dana Silva 29/05/2020minha estante
Simmmm, se vc ler o livro das coisas perdidas é mais sinistro ainda!!!

Suzane6 08/06/2023

Bom!
O livro traz diversos contos de terror super diversificados, as histórias são coerentes e não interferem umas nas outras. Eu particularmente gostei bastante, adoro livros assim, super recomendo!

fava!! 15/11/2022

o livro é bem nhe. um conto ou outro é interessante e que realmente te prende, mas a maioria é bem tediosa.

Qnat 20/12/2018

Bacana
A escrita é boa e fluí bem.
Comprei para passar tempo em uma viagem interestadual de ônibus e serviu bem ao propósito.
As histórias na maioria tem um contexto sobrenatural que não irão dar muito medo nem reflexões profundas, mas pelo menos permitirá que o tempo passe.

Danielle 29/03/2020

Livro de contos de terror, muito bem escritos, já conhecia o autor através de outro livro e com certeza quero ler mais coisas que o autor escreve.

Lizandra24 10/03/2024

Contos
Acho que contos de terror são uma experiência muito individualizada. Porque o que te assusta? O que te incomoda? São coisas muito particulares e privadas. Dito isso, o livro teve contos muito bons e muito, e alguns que eram muitos mas muito chatos.
Mas acho que é uma experiência interessante.