Jane, a Raposa e Eu

Jane, a Raposa e Eu Fanny Britt

Resenhas - Jane, a Raposa e Eu

Lótus 18/04/2021

Comecei essa Hq achando-a um tanto pesada, pessimista e dolorida de ler. Mas agora que acabei a leitura, não foi isso que ficou. Ficou a delicadeza dos traços, a eficácia das poucas cores e a naturalidade das cenas. Pra mim ficou, principalmente, uma história sobre a importância de encontros significativos em nossa vida que mudam tudo. Até as cores do mundo.

maiasag 15/08/2023

Jane, a raposa e eu
O conto de Isabelle Arsenault retrata as experiências vividas por jovens introspectivas; nós garotas meio Hélène, sabemos como é ter sido a criança que apesar de ter tido amigos, nunca se sentiu de fato parte deles, não muito importante.

O sofrimento que se passou despercebido por toda a infância, a mãe sempre tão ocupada com os trabalhos domésticos e comerciais nunca o notou.

Um conto necessário e compreensívelmente triste, mas no final, tudo acaba bem. Assim como a jovem protagonista, há outras jovens que passam por situações similares, e essas jovens, encontraram conforto entre ambas.

Ana Elisa 05/03/2022

Leituras no trabalho
Comecei a trabalhar em uma sala de leitura escolar e por isso estou pegando alguns pequenos livros para ler e poder indicad aos estudantes que aparecem por lá, leituras simples e marcantes para que nunca falte o incentivo para eles.
Saber quais livros e como são suas histórias antes de indicas aos estudantes faz parte do trabalho, e que trabalho gratificante!

Karen 10/10/2022

"O inverno se prolonga como um convidado mal-educado"
Algumas poucas observações: 1) quadrinho extremamente melancólico; 2) achei que a raposa iria ter mais participação na história; 3) o final de Jane Eyre está levemente equivocado; 4) a arte é linda e, 5) algumas questões poderiam ter sido melhor trabalhadas, não sei se eu recomendaria para crianças.

Bruno.Eyes 06/04/2023

Comovente saber que temas como esse ainda mexem muito comigo. Bullying é um tema que pode e deve ser abordado nas escolas. Conhecia a história de Jane Eyre apenas por ouvir falar aqui e ali. Me deu vontade de ler mais sobre. Helene é o tipo de garota que um dia habitou dentro de mim com cobranças sobre si mesma e sobre perspectiva do outro.
Vale a pena ler e adentrar na delicadeza de cada página.
Um tema bastante sensível e em cada página, ansiedade para que Helene seja feliz, bem como cada um de nós.

isaa' 07/08/2023

Sobre "Jane, a raposa e eu"
Livro que peguei na escola, incrível, fala sobre a vida de uma menina que sofria bullyng dos colegas da escola, muita representatividade com problemas que passamos na adolescência, recomendo

Cilmara Lopes 10/11/2016

Diferente e cativante!
A dupla canadense Fanny Britt (roteiro) e Isabelle Arsenault (arte), fez um trabalho um tanto peculiar sobre bullyng.
Hélène uma garotinha introvertida sofre com os insultos das ex-amigas.
E como válvula de escape se refugia no livro "Jane Eyre", um dos mais aclamados de Charlotte Brontë.
Pequenas facetas da vida da personagem, suas angústias e incertezas se casam com a história do livro de Brontë, a arte equilibra as cores, alternando entre só desenhos a lápis sem nanquim com outras páginas com cores quentes.
O formato europeu da hq, nos permite apreciar bem a arte, quando captura a era vitoriana ou quando reflete a ocupação da natureza na história, servindo-se de metalinguagem.
Não é nada extraordinário, mas é bem feito e de certa forma memorável.
Mas, para mim, dentro desta temática, nada se destaca tanto quanto "O Extraordinário" da #RJPalacio.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/03/2022

Jane, a raposa e eu é uma história comovente que apresenta com delicada precisão a crueldade que as crianças e os jovens podem desenvolver entre eles.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788546900466

Anna Paixão 04/05/2023

?O livro conta a história de Hélène, uma jovem que enfrenta o desprezo e as humilhações das colegas, que a consideram acima do peso. Para suportar a solidão, Hélène mergulha nos livros e lê sobre a dolorosa vida de Jane Eyre.?
Esse trecho que aparece após o fim da história resume bem o que a HQ conta.
Destaque especial para as ilustrações e as cores, o livro inicia com muitos tons pastéis e apagados, que remetem a fase mais difícil da história de Helene com o bullying, a partir de seu encontro com a Raposa e Geraldine a HQ vai ganhando mais cores porque a personagem começa a ver a própria vida de outra forma.

Lauravianna.s 03/09/2023

Nossa
Cara acho que nunca li algo que me identifiquei, desde pequena sou gorda e já tive os mesmos problemas que a protagonista, eu já cheguei a fazer coisas loucas por peso, eu era sozinha, mas a única coisa q eu precisava para me encaixar foi um amigo do meu lado.

Maysa.darlla 08/04/2024

Livro "de escola"
Peguei na biblioteca e ainda não está pra levar pra casa, então todas as segundas e 1°'s intervalos eu fui pra lá afim de le-lo.
É um livro bem curto, você sempre quer saber o enredo. Em certos aspectos, é fácil de se identificar.

Pri Gabarron 26/09/2017

É simplesmente belo.