A Obscena Senhora D

A Obscena Senhora D Hilda Hilst

Resenhas - A Obscena Senhora D

Cleuzita 02/07/2022

Achei razoável
Entendi pouca coisa do livro. Para mim é uma escrita caótica, com alguns momentos de nitidez. Pretendo reler no futuro porque sei que muito da minha falta de entendimento é por conta da minha pouca experiência com essa técnica narrativa que Hilda usa. Recomendo a experiência, e desejo mais sucesso a quem se aventurar.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/07/2022minha estante
Nunca li nada dessa autora, mas é bem assim que me sinto quando leio Clarice.

Bruno.Cesar 18/06/2016

Fascinante!
O livro me lembrou 'a morte de Ivan ilitch' que, inclusive, é citado já nas primeiras páginas desta obra. A forma de escrita, a disposição das palavras, os fluxos de pensamento das personagens e seus monólogos-diálogos confundem e hipnotizam o leitor. Tentar buscar um sentido lógico nas falas é exercício cansativo, apesar ser possível em vários momentos. Achar a boca de cada personagem que fala é também divertido. Todos são a senhora D. ou todos estão à sua volta? Ótima leitura. 50 páginas de Derrelição e prazer estético.

Silvia.Leticia 15/08/2016

Diferente
Nunca li um livro assim, com esse tipo de construção de personagem e nem com essa diagramação: sem parágrafos, sem indicação de quem fala o quê, dentre outras coisas peculiares.
Logo no início do livro suspeitei que a personagem fosse esquizofrênica, o que pude confirmar por meio da leitura de algumas críticas a respeito do livro.
É necessário muita atenção para que o leitor não se perca em meio ao vocabulário altamente sofisticado.
O desfecho do livro fez com que surgissem várias perguntas em minha mente, como, por exemplo: ela contava sua história ao Menino-Porco? Ou só estava em seu leito de morte relembrando os momentos que mais marcaram sua vida? Ela era uma mulher devassa e ao mesmo tempo buscava entender Deus para saber o lugar para onde as pessoas vão após a morte? Enfim, muitas perguntas; mas quando isso acontece é sinal que pudemos compreender a proposta do livro, que é justamente levantar questionamentos e discussões. Achei uma experiência bem diferente.

Sanoli 22/01/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2018/01/a-obscena-senhora-d.html

Mariana Dal Chico 27/11/2018

“Socorro!!!” foi o que pensei quando terminei de ler “A Obscena Senhora D” de Hilda Hilst.
Esse foi meu primeiro contato com a prosa da autora, eu estava preparada para encontrar uma leitura que exigisse mais atenção de mim como leitora, mas o que encontrei, foi algo muito mais desafiador.
A narrativa da autora é uma mistura de técnicas, que passa por diálogos de teatro, crônica, prosa poética, fluxo de consciência.
Não há indicação de diálogo, mudança de ponto de vista de personagem, presente e passado se misturam. É como se os personagens disputassem a vez de falar, interrompendo uns aos outros, eles são difusos, difícil encontrar seus contornos.
A linha entre pensamento e ação é tênue. Contradições e opostos se chocam, bem como o divino e o profano.
Para mim, é um livro que precisa ser lido do começo ao fim sem muitas interrupções, o texto não permite distrações, é preciso se entregar completamente a ele, caso contrário, perde-se o fio da meada e a confusão está formada.
“paixão é a grossa artéria jorrando volúpia e ilusão, é a boca que pronuncia o mundo, púrpura sobre tua camada de emoções, escarlate sobre a tua vida, paixão é esse aberto do teu peito e também teu deserto.”
Ainda tenho muito que refletir sobre a leitura desse livro, procurar alguns textos de apoio e, com certeza, reler.
Gostei da leitura, do desconforto que me causou, bem como as dúvidas que gerou e agora reverberam.

Instagram: @maridalchico
Vilamarc 28/08/2019minha estante
Impressionante que pesquei essa mesma frase. Iluminou-se no texto como um neon.

João Figueiredo 29/03/2024

Ehud finito e infinito, Menino-Porco infinito e finito. No final acho que ela confundia os dois entre si e com a própria consciência. Melhor do ano até agora

Marcos Bobco 04/03/2023

Kkkk H.H doidona
Simplesmente Hilda Hilst. Um breve mas denso romance (conto? Novela?) "narrado" com um entricado e poético fluxo de consciência. A personagem principal, a senhora D, uma velha louca que o marido morreu e passou a viver atrás da escada, andar pelada com as pessoas vendo e a usar máscaras assustadoras. Essa senhora faz intermináveis perguntas sobre Deus, sobre o tempo, sobre a morte, sobre podridão, sobre a sociedade...
A obcesna senhora D é uma experiência única!

Luely 02/04/2023

Uma novidade
Nunca havia lido algo parecido. É uma experiência de leitura que recomendaria, um pouco caótica e muitas vezes sem sentido... Mas há umas nuances que quando captadas te leva a um "clarão".

JosA225 31/12/2023

A Obscena Senhora D
Livro de difícil explicação, assim como todas as obras da autora. Hilda Hilst fazendo o que ela mais gosta. Não está aqui para explicar nada mas para complicar tudo.