Mar me quer

Mar me quer Mia Couto

Resenhas - Mar Me Quer

Phelipe Guilherme Maciel 23/01/2017

Um romance repleto de folclore negro.
Este pequeno romance de Mia Couto foi uma contribuição para uma expo mundial em Lisboa de 1998, representando Moçambique. Para representar seu país, Mia Couto derramou um mar de conhecimentos do folclore do povo praiano no livro, típicas de seu país. É uma coisa linda de se ver, a história de Zeca e Luarmina. São personagens com o seu quê de poético, seres que resistem às agruras que a vida traz, com uma alegria e uma candura digamos que quase biológica.
Enquanto tenta conquistar a gorducha vizinha, Zeca lhe conta histórias de mar, de seu pai, e os capítulos sempre se iniciam com ditos populares ou dizeres de seu avô, sempre sobre o mar.
O Folclore é vasto. A história mais bela conta do homem que se entrega ao mar em busca de sua amada, e quando volta, tem olhos de tubarão. O pai de Zeca. A mulher que tira as pétalas de rosas jogando-as ao mar, dizendo: Mar me quer, bem me quer. Luarmina.
Um livro pequeno, cândido, belo de se ler. Um pequeno conto que parece poesia.
Gustavo 23/01/2017minha estante
Quero muito ler Mia Couto, mano. Isso me deu uma vontade tremenda de ler.

Phelipe Guilherme Maciel 23/01/2017minha estante
Vale muito a pena. Ele não é extremamente africano, pois como filho de português, teve educação de português, ele não é negro e tampouco viveu da terra seca da Africa, mas ele conhece muito bem, de forma professoral o Moçambique, lutou pela sua independência, é magnífico.

Daniele.Couto 19/04/2020

Um livro bem curtinho, para ler em poucas horas. A narrativa poética é linda e reflexiva.

"Sim, porque futuro é uma coisa que existindo nunca chega a haver. Então eu me suficiento do actual presente. E basta"

Fer Paimel 25/06/2021

Belo
Livro curto, história despretensiosa? proximidade do mar e cheio de frases marcantes. Final surpreendente.
Ainda estou conhecendo Mia Couto, mas já estou amando esse autor!

Carina 10/09/2013

Narrativa com olhos de ressaca
O romance, curto, indefinição entre novela-conto-diálogo, é uma peça de rara e excepcional capacidade de escrita. Mia Couto poucas vezes erra a mão: nesta obra, enxuta, nada se encontra fora de lugar. Os personagens são densos, a trama é profunda, o final é inesperado: as características do mar-protagonista são incorporadas à narrativa.

Assim como uma criança que se encanta e emudece frente à primeira visão da praia, não tenho fôlego para descrever esta leitura, oceânica. Deixemos o autor falar por si.

Trechos

"Deus é assunto delicado de pensar, faz conta um ovo: se apertarmos com força parte-se, se não seguramos bem cai."

"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção de alma que nem chegou a falecer".

"Pensar traz muita pedra e pouco caminho".

"Eu entendo: uma boa maneira de esconder a tristeza é cobrirmo-nos de carne. O sofrimento é fatal quando atinge os ossos. Chegada aí, a tristeza se apressa em virar esqueleto. Sábio é dar cobertura ao corpo, intermediar gordurosas fronteiras".

"Lançamos o barco, sonhamos a viagem: quem viaja é sempre o mar."

"É uma pena a senhora andar por aí fatigando seus olhos pelo mundo. Devia era, lgo de manhã, passar um sonho pelo rosto. É isso que impede o tempo e atrasa a ruga".

"A canoa se fez ao mar, um cisco entrou nos olhos de Deus".

"Chaminé que construísse em minha casa não seria para sair o fumo, mas para entrar o céu."

"O mar tem um defeito: nunca seca. Quase prefiro o pequenito lago da minha aldeia que é muito secável e a gente sente por ele o mesmo que por uma criatura vivente, sempre em risco de terminar."

"O caracol se parece com o poeta: lava a língua no caminho da sua viagem."

"Um segredo é uma laranja de um só gomo. A gente come aquele gomo e fica a casca forrando o vazio. Eu já havia experimentado aquele amargo de segurar um fruto em dentro, cascas areiando entre os dedos."

Bebel.Aroeira 01/09/2021

Mais que um livro, uma experiência literária
Primeiro livro que leio do famoso autor Mia Couto, e fiquei impressionada com a poesia, a delicadeza, o estilo e a capacidade de nos transportar para dentro do coração dos personagens!

Danielle530 19/04/2022

Leitura gostosa, aconchega a alma. A escrita de Mia Couto é tão fluída que facilita o 'devoramento' dos seus textos. Leiam.

Renata 06/08/2022

Vida, mar e lembranças
"Em novos só nos ensinam o que não serve. Em velhos só aprendemos o que não presta" p.75

"Hoje sei como se mede a verdadeira idade: vamos ficando velhos quando não fazemos novos amigos" p.78

Foi uma ótima leitura para conhecer Mia Couto. Recomendo esse livro curto, rápido e carregado de uma história marcada por ensinamentos e reflexões.

manjksu 27/12/2022

Que livro lindo! E com apenas oito capítulos ele é repleto de referências, mistérios e boas reflexões. Uma leitura deliciosa com uma escrita extremamente minuciosa. Mia Couto manda bem demais...

hanny.saraiva 24/01/2017

"Tempo anda por ondas"
Mia Couto é conversa em pé de ouvido e Mar me quer é um sussurro oceânico. A habilidade de brincar com as palavras espalhada em uma canção de mar. Esse livro é assim: você espia e ele já foi. Tipo música falando sobre velhice e infância. Repete e vai-se. Você ouviu ali, mas quando viu já dobrou a esquina o som.

Frases preferidas:
"Sim, como se diz futuro? Não se diz, na língua deste lugar de África. Sim, porque futuro é uma coisa que existindo nunca chega a haver. Então eu me suficiento do actual presente. E basta."
"Minhas visitas são para lhe caçar um descuido na existência, beliscar-lhe ternura."
"Era uma só tristeza molhada."
"O mar tem um defeito: nunca seca. Quase prefiro o pequenino lago da minha aldeia que é muito secável e a gente sente por ele o mesmo que por criatura vivente, sempre em risco de terminar."(Dito do avô Celestiano)

Katja 08/04/2017

Poesia bruta
Um dos livros mais poéticos que já li. A linguagem coloquial poética é todo o charme do livro. Super recomendo.

Tâmara 14/10/2017

Uma leitura carinho!
Super recomendo para tardes livres, viagens rápidas de bus, a gente termina a leitura com saudades generalizada de viver!

Iasmin Morais 13/12/2021

Breves impressões
Sempre tive vontade de ler algo escrito por Mia Couto. Esse foi meu primeiro contato e adorei a forma como ela escreve! Um livro leve, com personagens cativantes e um enredo poético.