Diário da Sibila Rubra

Diário da Sibila Rubra Kizzy Ysatis

Resenhas - Diário da Sibila Rubra

Vitoria 17/04/2022

Imagine que chegou o inverno e você quer se acolher em uma coberta quentinha, esse livro me deu essa sensação só que de vez de ser a coberta é a escrita, aquece o coração, os pensamentos e a alma. Livro maravilhoso, com uma escrita leve, reconfortante e detalhista.

Jacque_Carvalho 04/05/2020

Não é bem uma resenha, é mais como me senti ao ler esse livro maravilhoso!!

Se você é um leitor que gosta de livros com a temática vampírica, provavelmente já leu Bram Stoker, (Drácula), ou Anne Rice (As Crônicas Vampirescas), ou Stephenie Meyer (Crepúsculo) ou qualquer outra saga (porque temos muitas), ou seja, já deve ter lido bastante sobre eles, o que faz com que você já ache previsível muitas situações, ou até que consiga prever o final do livro.... devo dizer que ESTE livro faz você não consegui prever nada!! Mesmo que você já tenha lido outras autoras e autores, Kizzy consegue te jogar num labirinto de incertezas, que a cada capítulo te prende ainda mais ao livro e na medida que tudo ocorre numa ascendência de acontecimentos que fluí a um clímax surpreendente, você se entrega a toda criatividade e narrativa inédita a um mito que muitos julgam engessado e sem novidades.... O Diário da Sibila Rubra só me fez consolidar ainda mais, a certeza de que Kizzy Ysatis é um autor magnífico e único!!

Vânia Sousa | @vania.clsousa 26/01/2019

Diário de Sibila Rubra
Até certa altura não fazia sentido, mas depois ficou interessante e isso me surpreendeu. É bem escrito, tem umas citações e referências que me lembram outras histórias e até que foi uma boa leitura.

Angélica 09/12/2014

Desvendando o Diário
Havia começado a leitura deste livro na semana passada, lendo um capítulo por dia antes de dormir, depois do trabalho. Hoje, de folga, resolvi me sentar um pouco com ele, e não o larguei até terminar.
A escrita de Kizzy continua envolvente e interessante: rebuscada, mas ao mesmo tempo fluída, seguindo bem o estilo das histórias macabras do século XIX que inspiram a temática de suas aventuras. Obras de fantasia tão bem escritas não são fáceis de se achar.
A temática mística é muito bem desenvolvida, resultando em uma excelente mistura de mistério, pitadas de terror, aventura e romance. Gostei da forma errática como os capítulos se misturam, alguns se passando no passado, outros no presente, deixando para o leitor a tarefa de montar a ordem cronológica dos acontecimentos, como em um quebra-cabeças.
Meu único porém é que, com tantos mortos que voltam à vida, segredos e sortilégios mágicos à torto e à direito, fica difícil lembrar de todas as complexas relações entre os personagens ao longo trama. Perto do final, as coisas ficam especialmente confusas; tive que, literalmente, parar a leitura para pensar em quem era o quê de quem.
Também devo discordar da afirmação de que não é preciso ler "O Clube dos Imortais" antes de começar a história das Sibilas: até certo ponto na trama essa afirmação é verdadeira, mas quanto mais perto chegamos do final, mais os acontecimentos e personagens do livro anterior começam a se entrelaçar ao atual, o que pode tornar o final bastante confuso e frustrante para aqueles que decidirem iniciar a leitura das desventuras do vampiro Luar por este volume. Acredito, inclusive, que esse seja o motivo por trás das avaliações menos positivas que este livro recebe em relação ao primeiro.
Por fim, devo dizer que o sr. Ysatis criou uma das mitologias sobrenaturais mais interessantes a qual tive acesso nos últimos tempos. Recomendo fortemente a leitura para quem gosta do tema. Agora resta-nos aguardar pelo suposto fim da história do vampiro em "O Leão Negro" que, infelizmente, não tem previsão para ser publicado.

Wyll 05/09/2014

- DIÁRIO DA SIBILA RUBRA DE Kizzy Ysatis -

Quão magnífico pode chegar a ser um Diário?
Pois descobri, e posso dizer de boca cheia que ele pode ser INCRÍVEL!

O diário da Sibila Elaine, nos mostra sua jornada a se tornar uma Sibila Rubra, aqui conhecemos seus defeitos, qualidades, segredos, e um certo amor que guarda por um garbo rapaz.
Sua vida não foi nada fácil, e é isso que descobrimos ao decorrer de cada página do diário de Elaine, sua jornada a se tornar uma Sibila mostra-lhe que não podes deixar de ser quem é só porque uma trono lhe está prometido, ou quase isso.

Não uma continuação de O Clube dos Imortais, mais um "extra" de como correu a vida de Elaine uma personagem muito importante para o vampiro Luar. Aqui descobrimos muitos segredos por volta de tal personagem. Incrível como Kizzy Ysatis, tem o poder de conquistar as pessoas em suas palavras, e com seus personagens de uma maestria inigualável.
Aqui senti ainda mais raiva do Vampiro Luar, pois ele é narrado em sua juventude, seu caminho como foi trassado na vida de Elaine, chegou a me dar raiva de tal ousadia da figura, mas cabei me apaixonando tanto por Elaine quanto por a "Mãe Vermelha", personagens que tem uma graça que deixa qualquer um apaixonado.
Não tenho palavras para descrever o quão preenchido estou com tal história. Só sei que estou maravilhado mais ainda com as Sibilas. Só tenho a recomendar, pois se queres realmente ler algo maravilhoso, então recomendo-lhe "Diário da Sibila Rubra de Kizzy Ysatis", magnífica obra que encherá seus olhos de tão maravilhoso que é.

Demorou mais saiu essa simples resenha do que realmente achei do livro, mas finalmente conseguir achar as palavras corretas.

Karina 22/04/2014

Magicamente apaixonante
Resenhar um livro de Ysatis é travar uma batalha perdida porque ninguém em nossa geração é capaz de criar com palavras como ele. O lirismo de sua construção narrativa inicia-se nos agradecimentos e nos arrebata na primeira palavra. É um prazer ébrio ler sua obra e suas influências e perceber como o autor trama a teia de sua narrativa. Além disto, é um assombro ver como as lendas nacionais são refletidas e relidas por sua ótica. Para quem não acredita em magia um aviso: ler este diário mudará sua vida!

Marina 26/07/2013

O Diário da Sibila Rubra começa com o vampiro Luar entrando na casa da Sibila Alessandra, procurando um diário. O tal diário foi escrito por Elaine, enquanto essa era uma jovem sibila, e é através dela que conhecemos a Ordem das Sibilas Rubras (Sibilas caracterizadas pela cabeleira vermelha), e as meninas que fazem parte dela. Elaine e as meninas estão passando por um treinamento, pois futuramente uma delas terá que substituir a Mãe Vermelha e se tornar matriarca das sibilas. Mas, antes da eleita aparecer, muitas ameaças vão surgir, colocando a ordem das Sibilas em perigo.
Diário da Sibila Rubra foi um livro que me deixou um pouco confusa. Estava gostando e não gostando do livro. Quando eu pegava o livro para ler, não queria mais parar, quando parava, não queria mais pegar para ler. Fiquei assim até a metade do livro, quando a história tomou um rumo que me prendeu completamente. Não queria mais largar o livro, nem quando parava nem começava a ler.
A narrativa do autor é carregada de poesia, e isso me conquistou. São poucos os livros que li com uma narrativa assim. Kizzy também tem um modo muito pessoal de começar um capítulo, no inicio de cada um, ele escreveu um pequeno poema, e também uma citação, a maioria relacionada as sibilas. Essas citações são de vários autores, como Machado de Assis, Dante Alighieri, Lewis Carroll, Olavo Bilac, entre outros. Isso mostra como o autor lê bastante.
Gostei de todos os personagens, principalmente o vampiro Luar e as sibilas. Tive até vontade de ser uma enquanto lia (risos). A história foi bem construída, sem pontos sem nó. Depois que terminei de ler, voltei algumas páginas e reli algumas partes, tudo ficou bastante claro. O que me fez desanimar do livro, quando comecei a ler é que em determinadas partes a narrativa fica muito cansativa. Parágrafos enormes, mudanças na historia (flashbacks), e interrupções de um assunto para outro. Isso torna a leitura cansativa.
Alguns personagens são caipiras, e as falas dele são escritas na forma coloquial. Isso incomodou um pouco, mas logo me acostumei com os tais personagens. Não encontrei erros de revisão no livro, e as folhas são amareladas, que dizem que não cansam a vista. Diário da Sibila Rubra é um ótimo livro, o tema é diferente e a história não é nada clichê. Vale a pena ler.

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Terezinha Soares 24/11/2012

Diário da Sibila Rubra - O retorno das bruxas, de Kizzy Ysatis, é um livro que narra a vida de Elaine, uma descendente das Sibilas Rubras, que está aprendendo os rituais de sua Ordem, a qual está sendo ameaçada por uma força implacável e poderosa. Para proteger as Sibilas e as tradições Elaine se alia ao vampiro Luar, um ser tão poderoso e perigoso, quanto a força ameaçadora.

A princípio, não estava compreendendo os primeiros capítulos. Diário da Sibila Rubra é uma continuação independente de Clube dos Imortais. Não é necessário lê-lo primeiro, mas acredito que, quem tenha o feito antes, se envolveu mais facilmente com o enredo. Vale ressaltar que o designer do livro é magnífico. Capa em alto relevo. Cada início de capítulo traz: uma epígrafe do próprio autor; "Opus um" (dois, etc) mais o nome do capítulo; uma epígrafe de outros escritores (só os melhores!)...

Elaine é a primeira filha de uma sequência de sete irmãs e um menino, Thomas, seu meio-irmão. Moram em uma ilha, a bruxólica Ilha de Santa Catarina. Como não podem revelar seus poderes místicos, sua mãe, Vivian, as educa aparentemente na fé cristã. Todas aprendem a doutrina tanto Católica, quanto da Ordem das Sibilas.

Segundo a tradição depois da morte da Matriarca das sibilas, só pode haver uma líder. É quase certo que Elaine disputará este "trono" com Dinah. Apesar de serem uma variante de bruxas, Vivan educou suas filhas de forma a nunca se envolverem com magia negra, pois uma vez envolvidas, as consequências devem ser recebidas sem piedade. Porém Dinah não joga limpo. Apela a poderes sombrios para se dar bem.

Elaine nutre um amor platônico por Thomas. Mas não pode revela-lo, pois são meio-irmãos.

[...] Ver mais em:

Kinha 25/07/2012

Continuação...
Continuação de Clube dos Imortais, Diário da Sibila Rubra com certeza não deixa a desejar. É um livro excelente, com uma ótima qualidade escrita e uma revisão bem feita.

Acho que vale a pena citar que é de um autor nacional, e que fez o seu trabalho muitíssimo bem, transformando toda a magia do primeiro livro num ‘quero mais no segundo’. Há ainda mais segredos e formas que o primeiro. Há trechos que você torce com o protagonista (ou torce contra ele).

Citarei um trecho que me encantou na obra, que provavelmente vai ficar marcado como o meu favorito:

“Disse-nos que aquele que é incapaz de fazer o mal, não é bom de verdade. Isso porque não escolheu ser bom, apenas não foi capaz de ser maldoso. A bondade, sincera e genuína, observa-se através daqueles que têm real noção de como ser nocivo, mas não o são por escolha. É fazer o bem pelo bem. Enquanto existem alguns que não fazem o mal, mas não porque são bons de verdade, mas porque temem algum tipo de punição ou castigo, porque são covardes. Temos de nos prover contra os covardes. Os corajosos sempre são mais honestos, sejam eles bons ou maus. Deles sabemos o que esperar. Agora os covardes são aqueles que protegemos pensando serem indefesos; aqueles que achamos inofensivos e confiáveis, e estes são os primeiros a nos surpreenderem com uma traição. Aquela inesperada apunhalada pelas costas. ”

May 24/07/2012

"Diário da Sibila Rubra" é um livro ótimo.
Como lido em outras resenhas, é bem corrido com sua história. Mas ela não deixa de perder sua beleza e encanto.
Recomendo a leitura do livro e de "Clube dos Imortais".

Li 12/07/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JULHO - NOVOS AUTORES *LIVRO 2*
Sinopse: Em sua nova Obra, Diário da Sibila Rubra, Kizzy Ysatis continua com sua proposta intimista, fortemente influenciada por Virginia Woolf, sem perder suas penas de corvo e anéis de prata. (...)(...)Numa ilha de Bruxas, amor, morte e mistério se mesclam à história de Elaine, uma jovem sibila rubra que está aprendendo que é preciso pensar nas conseqüências antes de fazer as próprias escolhas. Ao mesmo tempo surge uma ameaça capaz de pôr fim na antiga Ordem a qual ela pertence e Elaine, apostando que assim garantirá a vitória, resolve se aliar a um mal ainda maior: o vampiro Luar. Guiando-nos pelos mistérios da Ilha de Santa Catarina, Diário da Sibila Rubra nos leva a uma verdadeira travessia das rotas da magia.

Escolhi passeando pelo submarino, como o de Claudia Tajes... Gostei do tema, achei a capa linda, apesar de não gostar de orquídeas, rs, e resolvi arriscar!

Bom, não sei se gostei do livro... Até agora estou em dúvida!
No começo eu estava gostando... Enredo meio confuso, talvez pelo estilo do autor que é muito rebuscado (ou só porque achei que tinha muitas ramificações na narração), mas noves fora, gosto da temática e Ysatis, apesar dos volteios, escreve bem. Li praticamente o livro todo no dia que peguei... Fiquei até com vontade de ler “o clube dos imortais”, o primeiro livro dele, mesmo estando cansada de vampiros,
A diagramação do livro é linda, mas vi alguns erros de digitação, uma pena!
Meu maior problema com o livro?! O final! Aliás, os capítulos finais... Achei que o caldo desandou. Ao meu ver, foi totalmente sem lógica!
Reli o livro logo após terminar para tirar a prova, porque fiquei super decepcionada (na verdade, não deixa de ser uma coisa boa, prova que eu estava envolvida com a história, ponto para Kizzy)... E foi bom! Algumas coisas que eu não tinha prestado atenção, desta vez vi, então achei o final um pouquinho mais lógico, mas só um pouquinho. Fiquei louca porque achei que os diálogos e os acontecimentos parecem falsos, sei lá, como se o autor tivesse menosprezado a inteligência dos personagens... Sou traumatizada com finais de livro, pode ser isso também!

O livro tem uma história interessante, tem momentos muito bons, como esse abaixo, e Ysatis é bem criativo, então, se você gosta da temática fantástica e de criaturas míticas, é legal ler para tirar a prova:
“Nas horas morridas que a noite carrega, cavalguei veloz pela chuva a fim de me libertar. (...) Deixando as frustrações serem lavadas pelas lágrimas misturadas com as do céu. O entendimento de certas atitudes de Thomas, agora esclarecidas, faziam-me sorrir com ternura, sem lamentar minha desventura. (...) Nesse afã de pensar confuso e resolutivo, alguns insones aldeões temerosos e crédulos, ao ouvir o galope e os gritos daquela jovem insana, espiaram o vulto voraz qual demônio noturnal a lamentar-se deste inferno. (...) Jurariam a qualquer um, que a mula-sem-cabeça cavalgara os ventos bravios daquela chuvosa noite de pranto e alegria. Todavia, senti-me um pássaro. (...) Gritei, gargalhei, chorei. Chorei, em abundância, chorei. E sorri de novo e de novo chorei e de novo gritei. Resignada e renovada com um novo tipo de amor.
Nas horas morridas que a noite carrega, cavalguei veloz pela chuva a fim de me libertar.”

Sobre o autor:
Kizzy Ysatis nasceu na cidade de Santos, em 1977. Escreveu vários contos, tendo alguns deles publicados na antologia Brainstorm, pela Andross Editora. Além disso, cursou Produção Editorial até o penúltimo ano e participou de diversas palestras e cursos voltados à produção intelectual, como "Escrita Criativa", pela Fábrica de Textos, dentre outros. Em 2005, seu romance Clube dos Imortais - a nova quimera dos vampiros, foi agraciado com o prêmio Rachel de Queiroz, na Academia Brasileira de Letras, outorgado pela UBE/RJ - União Brasileira de Escritores.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*

Viquinha 19/07/2011minha estante
Li, adorei a parte em que diz ser traumatizada com finais de livros...rs Bem, a resenha está ótima, sempre bem ponderada. Eu estou pra lá de cansada de vampiros...é overdose demais, né? Mesmo assim, gostei de conhecer a autora.

Beijocas

Li 19/07/2011minha estante
Aviso aos navegantes: É O autor!! :þ

bizinhavieira 06/02/2011

O Diário Da Sibila Rubra
Exceto por dois ou três capítulos, o livro é o diário de Elaine, uma jovem bruxa sob os cuidados da matriarca das Sibilas Rubras - bruxas de grande poder que, como ocorre desde a Sibila de Delfos, tem o dom premonitório. Nele ela expõe suas dúvidas, seu amor por seu meio-irmão, sua inveja do poder de Dinah, sua admiração pela matriarca, sua visão diante das atitudes dos moradores da ilha que tanto temiam as bruxas, os lobisomens e os vampiros.

Ela mostra em suas memórias as escolhas que teve a sua frente e as consequências do caminho que tomou. A escrita é quase poética, é sonora, musical. E com um final incrivelmente surpreendente. Confesso que nunca imaginei que pudesse terminar como de fato terminou. Apresenta a ilha numa linguagem que, em certas partes, lembra muito o jeito de escrever de Franklin Cascaes, maior folclorista da cultura aqui de Florianópolis. Adorei a forma como ele pegou personagens verídicos, o poeta Álvares de Azevedo por exemplo, e os usou como personagens numa visão, pelo menos, não oficial.

Ao começar a ler o livro, descobri que seria uma história paralela a um livro já publicado por Ysatis - "Clube dos Imortais" - e tive receio que seria necessário ler este pra entender o "Diário da Sibila Rubra", mas posso dizer que não só não me prejudicou a leitura, como ainda me deixou instigada para ler o "Clube". E espero ler ainda mais livros dele.

FRASES
"As palavras: fantasia, fantástico, imaginário, folclore, não eram adotadas pelo povo ilhéu. Sabiam que o além estava presente. Era real. As bruxas existiam e faziam estripulias." p.29

"Contudo, tenho mais orgulho de dizer que morava na ilha dos banidos do que na ilha do déspota, porque a ilha pertencia a nós degredados e não aquele que lavou nossa terra de sangue." p.41

"Palavra é poder. Proferida, ganha força. Escrita, torna-se verdade." p.54

"- Fascina-me. E eu que amo tanto as mitologias, não me recordo dessa história. Curioso, não é?
- O compadre pode durar quão dura uma estrela, mas não é uma enciclopédia." p.97

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Juni 14/01/2011

Muita magia!
Essa e outra resenhas em http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Acho que essa é a primeira resenha que faço de um livro que não indico a todos.
Diário da Sibila Rubra é complexo. Resumindo bem resumidamente, é isso.
Complexo e poético e audacioso.
Eu adorei a forma poética que o nosso autor tupiniquim, Kizzy Ysatis, usou. E também adorei a forma como ele deixou Elaine, nossa sibila e protagonista, usar e falar da magia com propriedade e autonomia.
Com o prêmio Rachel de Queiroz por Clube dos Imortais no currículo, Kizzy ousou novamente nesse romance. Eu não li Clube dos Imortais, mas digamos que esse livro seja a continuação (que deveria ter vindo depois, mas veio antes) de Sibila Rubra.
O vampiro Luar, gótico, sexy, misterioso e protagonista de Clube dos Imortais dá as caras nesse livro, mostrando como o vínculo entre ele e a bruxa Elaine começou.

No começo eu estava entendendo toda a sociedade e história das Sibilas com facilidade, porque até então a Elaine estava falando fácil. Mas depois, "ixiiiii", rachei a cuca pra entender como o negócio funciona.
Da sua infância até sua adolescência tudo é mamão com açúcar, mas quando ela conhece o vampiro Luar e depois o lobisomem Fausto aparece, aí você precisa de concentração e vários trechos relidos pra entender aonde a estória está te levando. Bom, pelo menos eu precisei (risos).
Chegando ao final do livro, eu reli pelo menos três vezes o último capítulo, e tive que voltar em algumas outras páginas no livro. Se você ler com sono, perde o fio da meada em um instante. Só um aviso a quem for lê-lo.
Mesmo não achando o livro estupendamente fantástico, eu tenho imensa curiosidade para ler Clube dos Imortais. Acho que o motivo é simplesmente o vampiro Luar. Quem gosta de personagens misteriosos, anti-heróis e sexys levanta a mão! E como não poderia citar Álvares de Azevedo. Ele aparece nesse livro como um complemento para a existência de Luar e para tornar o livro ainda mais um pouco especial.
Conhecemos o poeta através de Luar e bom, mais um motivo para eu querer ler Clube dos Imortais.

Agora falando sobre a edição.
A editora é a Novo Século e eu tenho que dizer, nesse livro eles capricharam. Tem alto relevo no título, uma capa belíssima e uns desenhos por dentro que são de tirar o fôlego.
Eu também tenho que citar que a forma como um capítulo se inicia é mágica. Temos trechos de grandes autores que se encaixam muito bem em cada capítulo.
Mesmo a história sendo bem complicada, vale a pena dar uma olhada que seja.

"Acredite e não tenha medo;
faça o seu que a magia acontece;
enxergue primeiro que depois aparece."

Anita Blanchard 30/10/2010

"Diário da Sibila Rubra" me deixou muito dividida. Gostei muito da maneira quase poética de narrar do autor. O formato de diário nos deixa bem mais próximos da personagem principal, e a forma não linear como a história é contada dá a sensação de estarmos mesmo lendo as lembranças de alguém, que aparecem aos poucos, nem sempre na ordem em que realmente aconteceram. Adorei as Sibilas Rubras e sua lenda, me lembrou bastante as sacerdotisas de "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley. As cenas que envolvem a magia das sibilas são literalmente mágicas.

Quanto ao enredo em si, fiquei um pouco chateada com a rapidez com que as situações e descobertas surgem no decorrer da história, como se tivessem sido tiradas da cartola de um mágico. A primeira metade do livro é lenta (até demais, às vezes), enquanto o final é muito corrido, as coisas vão acontecendo e você não tem nem tempo de saborear cada descoberta. Também acho que o casal da história deveria ter sido mais desenvolvido, pois chega um momento em que você se pergunta o porquê de se gostarem tanto...

Agora fugindo um pouco do livro (ou nem tanto), notei que os livros nacionais (pelo menos, os dois últimos que li) vieram cheios de erros, às vezes de português: concordância, pontuação e acentos equivocados; às vezes de continuação. Isso me deixa muito irritada porque o livro supostamente passa por revisão e mesmo assim coisas como essas passam batidas?! *fim do desabafo*

Para terminar, não podia deixar de falar da capa do livro: que capa mais linda, uma das mais lindas que eu já vi, não me canso de olhar para ela!!!

"Acredite e não tenha medo;
faça o seu que a magia acontece;
enxergue primeiro que depois aparece".

Kizzy Ysatis (trecho de pura magia!)

Nine Stecanella 22/08/2010

Diário da Sibila Rubra - Kizzy Ysatis
Esse foi o primeiro livro de bruxas que eu li. Onde a história principal é sobre elas, a personalidade e dominância são elas e o poder são elas. Não fui redundante. Reforcei. Embora o vampiro Luar seja um personagem importante no livro, as bruxas continuam sendo o ponto principal. As sibilas rubras.

Confesso que não conhecia essas bruxas. Justamente por isso o livro me chamou atenção quando comprei. E vale muito a pena. Primeiro pra fugir da literatura de vampiros, lobos e anjos. Segundo porque bem e mau andam juntos e confundem os personagem.

Um escritor brasileiro com uma criatividade imensa. Santa Catarina é o cenário principal. Logo depois, São Paulo. Vale mesmo, pela reviravolta no final. Qualquer identificação provavelmente não é mera coincidência. O Kizzy quis impactar com as personagens. Outra vantagem, por serem só mulheres, não são frágeis e dependentes como em outras histórias. São fortes, e não só por serem sibilas. São cercadas de mau e são tentadas pelo mau. Guardam segredos...

Por todos esses motivos, o livro é uma obra. Que mistura personagens de ficção e realidade. Sintonia perfeita.