A Desobediência Civil seguido de Walden

A Desobediência Civil seguido de Walden Henry David Thoreau

Resenhas -

Ana 29/11/2021

"A maioria das pessoas leva uma vida de calado desespero."
A Edição que tenho desse livro tem A desobediência civil seguido de Walden ou a vida nos bosques, escrito pelo ensaísta Estadunidense Henry Thoreau. Sendo que A desobediência civil foi publicado em 1849 e Walden em 1854.
O primeiro foi escrito depois de uma noite em que Thoreau ficou preso por não pagar os impostos.
O segundo fala sobre suas experiências e Sensações de passar dois anos (1845-1847) vivendo numa floresta perto de um lago, apartado da sociedade.
Em A desobediência civil faz um desabafo sobre as injustiças do governo e tem diversas reflexões que ele fez ao passar por essa experiência. Ele questiona a falta de liberdade dos indivíduos e a Coerção exercida pelo governo ao povo. Diz que o melhor governo é aquele que menos governa. Questiona em como as leis podem e muitas vezes são injustas ao não permitir que os indivíduos vivam conforme queiram e os obrigue a agirem iguais para se encaixar num molde. Defende aqui uma Revolução pacífica e se mostra contra a guerra dos EUA e o México que estava ocorrendo na época e tbm contra escravidão, já que era abolicionista.
Já em Walden ou A vida nos bosques Thoreau fala sobre suas experiências, Sensações e sentimentos ao ter vivido mais de dois anos numa floresta ao lado de um lago em Concord, Massachusetts. Sendo autossuficiente e apartado da sociedade. Aqui ele mostra o valor da autossuficiência, autodisciplina, autonomia, autenticidade e o prazer da vida simples. Ele Fez isso como uma espécie de retiro, para se autoconhecer e como forma de Manifestação contra os princípios industriais e capitalistas da época. Defende que o ser humano precisa de muito pouco para viver e para ser feliz. Que precisamos nos conectar mais com a natureza e conosco. Ele entende que a maioria das pessoas faz coisas que não querem fazer e trabalham em empregos onde são infelizes, mas não fazem nada para mudar. Continuam vivendo como ele diz em um "mudo desespero". Ele nos revela que fez isso para não correr o risco de viver uma vida superficial e ao fim dela perceber que não viveu.
Gostei bastante do livro. Embora em alguns momentos achei que Thoreau soa idílico demais....

Icaro 01/03/2023

Surpreendente
Clássico da literatura americana que influenciou diversos representantes da socieda civil mundial, especialmente no ensaio sobre desobediência civil.

Mas o que me chamou realmente a atenção foi o livro Walden que trata sobre o período em que o autor se isolou do mundo para se aproximar da natureza e entender sua completude sem necessariamente correr atrás de tudo ao mesmo tempo. Sua visão de ver a vida passar e aproveitá-la em seus detalhes é incrível!

Edupscheidt 26/06/2021

Imprescindível
Aqui temos duas obras ímpares da literatura e da filosofia. Na primeira temos o homem revoltado contra a sociedade, que não pagou seus impostos por não concordar com o governo e acabou sendo preso, resultando numa obra icônica do pensamento anarquista.
No segundo temos uma ode a simplicidade, um desenvolvimento do minimalismo e além de tudo, a capacidade gigante do Thoreau de ser extremamente moralista sem soar deste modo. A leitura é absolutamente enriquecedora.