Terra do Sol Eliana Portella

Resenhas - Terra do Sol

Quennick 03/02/2021

Blog Eureka Mundo
Posso iniciar falando sobre as características deste livro. É um livro grande, possui um total de 449 páginas distribuídas em 43 capítulos. A diagramação desse livro é muito linda, extremamente detalhada, cada capitulo possui uma imagem em preto e branco, palavras com uma fonte diferenciada, detalhes na numeração de páginas, ramos de flores desenhadas, um excelente espaço entre as linhas e divisão bem estruturada do livro. A capa além de linda nos retrata os personagens e tem uma segunda versão de capa nas primeiras folhas! Esteticamente lindo e bem planejado, nota 10.

Agora, adentrando o universo desse livro, vamos conhecer um casal de médicos russos, Dmitry e Natasha em meados de 1976, vivendo no Amazonas - meu estado de origem. Eles estão viajando pela Amazônia realizando pesquisas sobre as plantas medicinais da floresta, com o intuito de não ser uma viagem muito demorada. Acontece que Natasha acaba contraindo febre amarela, e posteriormente não resiste deixando seu filho e marido. Embora seja algo bem complicado, a autora nos permite observar alguns detalhes na trama que desperta em Dmitry.

Algum tempo depois, com o decorrer das páginas, Dmitry se envolve com Iara, uma amazonense descendente de índios e é quem cuidava do pequeno Yuri, filho do casal russo acaba se acostumando a viver debaixo de um sol forte e na companhia de Moara, filha de Iara. Confesso que nessa parte eu tenho que concordar com a autora porque o verão amazônico é para os fortes mesmo! Acontece que os destinos de cada personagem se cruzam em uma harmonia fenomenal e o amor será algo que vai nos envolver a cada nova página lida, pois uma hora vamos amar tudo e a todos, outra hora iremos não acreditar no que estamos lendo.

Um livro cheio de aprendizado e com um enredo bem desenvolvido. Uma coisa que me chamou a atenção é a forma detalhista da autora sobre diversos pontos da história, sejam eles sobre os personagens ou até mesmo sobre o que irá acontecer com cada um deles. Super recomendo essa história!!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/02/terra-do-sol.html
Eliana Portella 03/02/2021minha estante
Que resenha linda! E que honra vir de uma nativa do Amazonas! Por mais que eu agradeça, é pouco em comparação a emoção que me causou! Um grande beijo

A soma de todas as páginas 22/03/2024

Envolvente!!!
E foi um prazer poder conhecer essa trama que se passa em dois tempos. Isso mesmo! Aqui vamos encontrar na primeira parte a história de um médico Russo que vem ao Brasil, na Amazônia e conhece a jovem brasileira Iara. Onde temos temas abordados sobre assédio e preconceito entre as décadas de 80 e 90, mas que é regada de muitas emoções, entre elas a paixão.

Já na segunda parte, conhecemos a história do Yuri, que é filho de Dmitry e de Moara que é filha de Iara. É bem aqui que as coisas ficam mais intensas, pois passamos por um turbilhão de emoções, com abordagens um tanto quanto polêmicas (dependo o ponto de vista de cada um), mas que nos traz grandes conhecimentos sobre a ambientação da trama e enredo num geral.

Gostei muito da qualidade da narrativa da história que torna a leitura bem fluida mesmo o livro sendo longo. E somos pegos totalmente desprevenidos quando lemos a sinopse. A autora nos entrega além do que possamos imaginar, nos entrega uma trama que atravessa gerações.

site: https://www.instagram.com/p/C2vA3B3rk9Q/

@sandraalmeidaeseuslivros 08/07/2016

Terra do Sol, um livro envolvente
Dois medicos soviéticos, Natasha e Dmitry, vem para a Amazonia como pesquisadores e se apaixonam pelo nosso país. Eles tem um filho , Yuri que é criado por Iara, uma jovem Índia que também tem uma filha , a linda Moara. Iara ganha um papel importante na vida de Dmitry e Yuri, e passa a ser protagonista rapidamente nos surpreendendo com sua beleza, astucia e um imenso amor. As crianças crescem como irmãos e suas escolhas traçam seus destinos. Personagens bem construídos, leitura fluída e muitas reviravoltas nos levam a devorar o livro no sentido de não larga-lo. Super recomendo.
Eliana Portella 19/07/2016minha estante
Fico lisongeado por agradar uma leitora como você! Muito obrigada! Beijo grande??

@sandraalmeidaeseuslivros 02/08/2016minha estante
???????

Eliana Portella 03/08/2016minha estante
Sandra, querida, vc é uma leitora inteligente e refinada! Qualquer elogio de sua parte me deixa lisonjeada! Obrigada pelo carinho de sempre! Beijo

@sandraalmeidaeseuslivros 07/08/2016minha estante
:) amei o livro, parabens

Flor do Mandakaru 15/09/2019

Uma viagem entre amor, indecisões, mazelas humanas e relacionamentos conflituosos.
Ler Terra do Sol foi para mim, saborear um banquete requintado, luxuoso e notório, ao mesmo tempo em que passeava por uma feira gastronômica regional. O paralelismo aqui, é apenas para ilustrar o sentimento durante a leitura. Eliana Portella encanta com maestria os olhos vorazes e mentes sedentas dos leitores, ao entregar a humanidade um romance permeado de sabores, cores e drama, equilibrados, medidos na dose certa.

A obra leva o leitor ao mundo das passarelas, das missões médicas, das paixões proibidas, dos romances reais, do amor possível e da realidade nua e crua tal qual ela é, todavia, sem perder a poesia e a magia que a vida apresenta em pequenos vieses .

Terra do Sol é um livro para quem tem coragem de encarar a vida real com seus sabores e dissabores, pois lidar com o romance, o amor , a vitória, a fé, o riso e o sucesso é fácil. Em contrapartida, deparar-se com as mazelas humanas em suas mais variadas vertentes é como um choque de realidade num mundo de sonhos. A autora parece fazer um paralelo de amor e dor de forma singular, captando a alegria e o sofrimento em cada personagem levando o leitor a experimentar esses sabores todos e ainda sentir-se satisfeito!

Resenha completa em Blog Inspirações Paralelas

site: https://inspiracoesparalelas.wordpress.com/2019/09/02/resenha-terra-do-sol/
Eliana Portella 14/01/2020minha estante
O que dizer dessa resenha que tanto me emocionou? Simplesmente obrigada pela leitura, obrigada pelo carinho e principalmente obrigada por analisar e interpretar de maneira tão primorosa. Foi um privilégio contar com a sua opinião! Um beijo do tamanho da minha admiração por você, gigante!

Flor do Mandakaru 23/01/2020minha estante
Eu que agradeço... continue e conte comigo

Eliana Portella 30/01/2020minha estante
Gratidão imensa!

Clauclau/Eu leio sim e daí 05/10/2016

Resenha

Olá turminha boa de leitura, mais uma estória emocionante e arrebatadora de autora nacional e o da vez é Terra do Sol um romance da autora Eliana Portella. Esse é o primeiro livro da Eliana que leio e gostei muito da forma da escrita, forte e delicada. A capa do livro é apaixonante e sedutora, nos apresentando um casal ao pôr do sol!
Magnifico!!!

Ah o amor... como decifrar essa palavra tão carregada de emoção e por muitas vezes tão confusa?
Saberíamos decifra-lo? Seria ele um sentimento forte e arrasador ou sereno e benevolente?
O amor é egoísta ou nos faz pessoas melhores que pode nos fazer abrir mão do outro para que ele seja feliz...será?

Essa é a proposta desse romance que nos mostrará várias facetas do amor, onde não existe certo nem errado!
Alguém seria capaz de explicar esse sentimento e sua complexidade ou existi uma fórmula para explica-lo?

Então, esteja convidado a se encantar com essa estória tão comovente que nos envolverá a tal ponto que não saberemos para quem torcer ou apoiar!

Tudo começa quando um jovem casal de médicos pesquisadores Dmitry e Natasha desembarcam no Brasil juntamente com uma comitiva de médicos pesquisadores enviados pelo governo soviético, atraídos pela riqueza das espécies de plantas medicinais que crescem abundantes na floresta amazônica. O tempo previsto de permanência era de 2 anos, mas a sedução pelo clima tropical e pela beleza do local arrebatou o coração do jovem casal e decidiram permanecer no Brasil. No decorrer de 2 anos o casal teve 1 filho de nome Yuri e por terem uma vida de trabalho muita intensa precisaram que alguém cuidasse de seu pequeno e foi assim que conheceram Iara uma bela índia do local que passou a cuidar de Yuri. Os dias passavam quentes, alegres e calmos, mas seis anos após o nascimento do filho, Natasha foi acometida pela febre amarela e veio a falecer deixando Dmitry desorientado, acontece que a sombra da morte visitou também a casa de Iara e seu marido também faleceu, deixando-a sozinha para criar a filha Moara.
Após a morte do marido Iara foi morar com a filha na casa de Dmitry para poder cuidar melhor de Yuri, a convivência foi os aproximando e ele pode perceber que Iara além de ser uma bela mulher ela tinha uma alegria contagiante pela vida. Dois mundos diferentes, ele patrão ela empregada, mas nada disso foi capaz de impedir a aproximação, o envolvimento e o desejo de estarem juntos e a partir de então começaram um romance cheio de amor e cumplicidade, ali, na Terra do Sol.
Yuri e Moara estavam sempre juntos eram como irmãos inseparáveis e Dmitry era tão encantado pela menina que a adotou e desde então ela passou de enteada a filha, irmã de Yuri.
Para Yuri, Moara era sua irmãzinha e ele a tratava com todo carinho e atenção, mas Moara sentia por ele algo diferente!
Os anos foram passando...Dmitry e Iara mudaram para São Paulo, para que ele expandisse profissionalmente e para dar uma educação melhor para os filhos. Acontece que entre os novos amigos de trabalho de Dmitry um deles ficou completamente enfeitiçado pela beleza e encantos de Iara e ele não descansaria enquanto não tivesse o que mais queria...Iara.
Enquanto isso as crianças cresciam, Yuri tornou-se um belo rapaz, estudioso e amoroso que cobria a irmã de carinho e atenção. Moara era dona de uma beleza estonteante, mimada, voluntariosa e que nutria por Yuri um amor louco e sempre dizia que eles não eram irmãos.
Namoradas? Moara espantava todas que cruzavam o caminho de Yuri.

Tudo começou a mudar para Yuri quando ele percebeu que sua irmã não era mais uma menina e tinha se tornado uma bela mulher segura e decidida, pois ao vê-la desfilando e dominando as passarelas percebeu a confusão de seus sentimentos e a partir de então teria que lutar contra um sentimento difícil e perigoso, pois um era suavidade e o outro intensidade. Foi então que ele decidiu realizar um desejo antigo, ingressar como médico voluntário em uma ONG “Os Médicos do Mundo” e assim ficar longe de Moara e controlar o desejo proibido!

Conseguirá Yuri lutar contra essa descoberta tão perigosa e incerta e Moara permitirá que seu grande amor cruze o Oceano e a deixa sem respostas para seus sentimentos?
E o que Dmitry e Iara, farão ao descobrir o que está acontecendo entre seus filhos?

Uma trama narrada em 3ª pessoa com um cenário belíssimo e detalhado no ponto certo que foi capaz de me levar á sonhar e sentir o sol na pele ao mesmo tempo a caricia dos ventos no cabelo. Personagens fortes e delicados, senti-os tão reais que tinha a certeza de conhecê-los.
Que beleza de estória, essa é uma obra cativante escrita com muita elegância e muito reflexiva que apresenta várias formas de amor com seus encontros e desencontros com pitadas de bem-me-quer e malmequer, que também nos apresenta a face da ganância, do ódio, da vingança, da violência contra a mulher e dos perigos das drogas, mas fala também do valor da amizade e seu poder, do amor em todos os lugares em toda sua plenitude.
Obrigada Eliana Portella por essa obra tão instigante que foi capaz de me surpreender e espantar também, então posso afirmar que foi muito bem contada!

Parabéns Eliana pelo trabalho tão bem feito e para Editora Coerência por acreditar na literatura nacional.

Recomendadíssimo!

Vamos apoiar a literatura nacional!

Autora- Eliana Portella
Capa-Décio Gomes
Diagramação-Bruno Lira
Revisão-Evelyn Santana
Gênero-Literatura Nacional/Romance Contemporâneo
Fonte-Boa com espaçamentos adequados.
Gramatura e espessura do papel- Perfeitos

É isso, beijos e tchau!

Leninha Sempre Romântica 03/10/2016

Existem momentos na vida da gente que ficam para sempre na memória, marcam por um motivo ou outro, mas sempre fica aquela lembrança boa unido a um instante que não volta. Estou falando da minha primeira experiência lendo um livro da autora Eliana Portella, Maria. Sempre que me perguntam por um livro que eu indicaria, “Maria” me vem à cabeça, mas agora depois do término da leitura de Terra do Sol, eu folgo em dizer que tenho outro livro de Eliana Portella para indicar como uma ótima leitura.

A escrita da autora é familiar, não só por nos transportar para dentro do livro, como também por nos apresentar um lar, uma família, desde sua primeira união, até depois de filhos e netos. Eliana nos coloca à prova ao contar uma história completa, desde o amor que acontece por um acaso do destino, até o enlace do amor filial, fraternal e por fim, carnal.

O livro Terra do Sol é dividido em três partes e escrito em terceira pessoa. Logo de cara somos apresentados ao casal que figura na sinopse, que acaba tendo um papel muito importante, porém não é o foco principal da trama. Não quero falar muito sobre a história em si, até para não estragar o contexto, e acho que se comentar agora o que iria falar posso dar um spoiler sem querer. Então falemos de Yuri e Moara...

Moara é filha de Iara — a babá e mãe de criação de Yuri —, e sempre foi criada cheia de mimos e com todas as suas vontades satisfeitas. Já Yuri é um rapaz que pensa mais no outros do que em si, seu maior desejo é fazer um mundo melhor; doce, meigo e sempre disposto a ajudar, ele trata Moara como uma princesa, talvez isso a tenha estragado um pouco, a tornando uma garota mimada e voluntariosa, sempre querendo que seus desejos sejam realizados de pronto. Ela acredita que Yuri é o homem da sua vida, seu amor, mesmo que perante a lei e no papel, eles sejam irmãos.

Devo confessar que Moara não foi uma das minhas personagens favoritas — não gosto de meninas que se acham mais importantes do que realmente são —, mas ao longo da narrativa eu pude entender sua personalidade forte, e foi notável seu crescimento durante o desenrolar da trama. Todos os personagens são desenvolvidos de uma maneira que fica perceptível a passagem do tempo e a evolução de suas personalidades.
Minha personagem preferida é e sempre será Iara. Que mulher forte, apaixonante, linda, doce e sábia. Eu não sei se no lugar dela, e passando pelo que ela passou, teria o sangue frio de me manter tão firme, mesmo machucada por dentro, sempre com um sorriso e um gesto de carinho. Não tente deduzir o que aconteceu com Iara pelo que eu disse, leia e você irá entender do que eu estou falando.

Só tenho a tecer elogios ao livro Terra do Sol, cada página virada é mais envolvente que a anterior, e foi quase impossível largar a leitura, mesmo que fosse para fazer até o essencial, como comer. (Risos)

Eliana Portella tem em suas mãos um dom maravilhoso, sabe criar famílias tão ricas e com características marcantes, sabe descrever um cenário que não tem como a imaginação não visualizar nos detalhes. Sabe emocionar com temas fortes, seduzir com um universo desejado por muitos, e acima de tudo, fazer a gente pensar na nossa vida e nos joga na cara uma realidade bem aquém de risos e glórias.

Terra de sol não foi uma surpresa para mim, eu já sabia, ao iniciar a leitura, que encontraria tudo que encontrei por lá. Sabia que iria me emocionar; que choraria; que riria; que teria emoções para lá de conflitantes, mas tinha a certeza que terminaria a leitura com um sorriso no rosto e a sensação de que vale a pena ler autores nacionais, vale à pena ler os livros da Eliana Portella, porque ela sabe o que faz, e faz com maestria.
Ah, um aparte: Eliana Portella, obrigada, eu merecia aquele final!
Recomendo a leitura!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2016/10/terra-do-sol-eliana-portella.html

Coruja Literária 19/07/2016

Amor! Palavrinha poderosa que confunde a muitos nessa Terra e cada um tem a sua própria definição do que é o "Amor". Para você querido leitor o que é o Amor? Em que lugar o Amor se encontra na sua vida?

Terra do Sol é um livro que vai falar sobre várias formas de amor e de amar, o livro é divido em três partes onde primeiro conheceremos a história de Dmitry e Iara, segundo encontros e desencontros amorosos e terceiro só lendo para saber rsrs...

Dmitry vêm da Rússia se aventurar nas terras brasileiras junto a sua esposa Natasha e acabam se apaixonando pelas riquezas da nossa terra e resolvem ficar mais do que o programado, Natasha acaba engravidando e decide que a criança nascerá no Brasil e dá a luz a Yuri que é criado com a ajuda de Iara uma índia que se tornou amiga do casal. Dmitry acaba perdendo sua esposa para uma doença fatal e cogita voltar para sua terra natal e ficar ao lado de sua família mas ao ver que Yuri já se encontra adaptado e com amigos já na Terra do Sol e decidi que irá ficar no Brasil e com a ajuda de Iara que também perdeu seu marido e ficou apenas com a pequena Moara irá criar seu filho e com o tempo o amor surgi na vida de Dmitry e Iara que resolvem assumir esse romance e ficarem juntos, Dmitry arruma as documentações necessárias para que possa viver permanentemente no Brasil e se muda com Iara e as crianças para São Paulo para que possam ter uma boa educação.

Yuri e Moara são criados desde pequenos como irmão, Dmitry até concretizou a adoção da pequena indiazinha mas Moara nunca se considerou irmã de Yuri e vivia dizendo que quando crescessem eles iriam casar. Eles cresceram Yuri desde o Ensino Médio já sonhava em estudar medicina e ir trabalhar na MM (Médicos do Mundo) bem diferente do que Moara sonhava ser, que era ser uma cantora famosa. Moara nunca deixou de amar seu "irmão" e imaginou que Yuri acabaria não indo para a MM trabalhar até que ele revelou que faria um estágio de dois anos na MM de Moçambique, Moara se declarou para ele e tentou a todo custo fazê-lo mudar de idéia mas sem sucesso, Yuri prometeu que passaria rápido e logo estaria de volta para ficar com ela. Moara enquanto seu "irmão" estava fora começou a trabalhar como modelo e aos poucos ia ganhando fama e ficando com sua agenda lotada, a vida de ambos seguiram caminhos totalmente oposto mas Moara acreditava que o amor que sentiam um pelo outro seria capaz de superar essas diferenças, fora que ainda tinha o fato de que eram irmão mas Moara já havia pesquisado e visto que tinha uma maneira de reverter a adoção e ai começam a viver suas vidas e sempre que Yuri vinha para o Brasil passavam o tempo todo juntos, mas será que esse amor irá sobreviver a distância e tanta diferenças entre eles?

Eliana Portella traz uma história apaixonante, envolvente e instigante. A todo momento você fica imaginando como essa história irá acabar torcendo para que tudo dê certo no final, ela traz personagem com personalidades marcante que te deixará encantada, fora os personagem secundários como Tinae que é melhor amiga de Moara e companheira de passarela, Maria Clara a chefe de Yuri que no começo se mostra irritante e depois te conquista com sua história e dedicação pela MM e entre outros personagens que você irá se apaixonar.

Terra do Sol é um romance de tirar o folego, a entrega dos personagens ao amor, as formas com que cada um lida com o amor, as dificuldades que encontram e a superação é incrível, um enredo bem trabalhado que te prende do ínicio ao fim da leitura, não leu ainda? Tá esperando o que?

site: www.corujaliteraria.com
Eliana Portella 19/07/2016minha estante
Ai meu Deus! Quanta gratidão!
Super obrigada! Um beijo enorme ??

Eliana Portella 16/09/2016minha estante
Muito, mas muito obrigada!
De coração para coração!
E espero continuar correspondendo e merecendo cada elogio!
Um beijo enorme ???