Terra do Sol

Terra do Sol Eliana Portella

Resenhas - Terra do Sol

A soma de todas as páginas 22/03/2024

Envolvente!!!
E foi um prazer poder conhecer essa trama que se passa em dois tempos. Isso mesmo! Aqui vamos encontrar na primeira parte a história de um médico Russo que vem ao Brasil, na Amazônia e conhece a jovem brasileira Iara. Onde temos temas abordados sobre assédio e preconceito entre as décadas de 80 e 90, mas que é regada de muitas emoções, entre elas a paixão.

Já na segunda parte, conhecemos a história do Yuri, que é filho de Dmitry e de Moara que é filha de Iara. É bem aqui que as coisas ficam mais intensas, pois passamos por um turbilhão de emoções, com abordagens um tanto quanto polêmicas (dependo o ponto de vista de cada um), mas que nos traz grandes conhecimentos sobre a ambientação da trama e enredo num geral.

Gostei muito da qualidade da narrativa da história que torna a leitura bem fluida mesmo o livro sendo longo. E somos pegos totalmente desprevenidos quando lemos a sinopse. A autora nos entrega além do que possamos imaginar, nos entrega uma trama que atravessa gerações.

site: https://www.instagram.com/p/C2vA3B3rk9Q/

Amanda.Bartholomeu 11/08/2023

RESENHA – TERRA DO SOL (Eliana Portella)

Participei do 7º Book Tour da @tagtuthor. Que delícia de livro. Parabéns pela escritora. O livro tem 449 páginas. Cada participante tem 20 dias para ler o livro.
O livro veio para São Paulo. E agora tem como destino o Rio de Janeiro. É bem gostoso participar desses projetos de Livro Viajante e ver como os livros viajam entre tantas pessoas e lugares. Vamos para a resenha?! Bora lá.

RESENHA:
O livro começa mostrando a história de Dmitry e Natasha, um casal de médicos russo, que vem para o Brasil a trabalho, em missão de ajudar uma tribo indígena e descobrir novas formas de cura. O filho do casal, Yuri, nasce em solo brasileiro. Natasha, depois da licença maternidade, conta com a ajuda da índia Iara para cuidar do pequeno Yuri, enquanto trabalha. Porém, ela acaba contraindo febre amarela e não resiste. Iara perde o marido também para a doença. Eis que surge a oportunidade de Iara e Dmitry se aproximarem. A história deles é linda. Porém, um certo “amigo” do trabalho de Dmitry tem uma postura com Iara que tiraria qualquer um do sério. Que atitude foi essa? Qual foi a reação de Iara após o ocorrido? Como vocês reagiriam depois desse episódio?
Yuri e Moara (filha de Iara com seu falecido esposo) crescem como irmãos de criação. Mas há um amor que vai além dessa relação de “irmãos”. Yuri se torna médico, tem o sonho de trabalhar no projeto Médico no Mundo. Já Iara se torna modelo. Ambos com seus sonhos e o amor que mexe com eles. Porém os dois não querem abrir mão de seus sonhos, projetos e profissão. Como lidar com tudo isso? Será que realmente nenhum deles abrirá mão para viver esse amor? Como será que Dmitry e Iara lidam com esse amor de seus filhos?! No decorrer da história, que vai alternando hora com um capítulo com a visão de uma personagem, hora com outra personagem, vamos vendo a opinião de cada um e o desenrolar dessa história envolvente. Além de viajar entre alguns países: Brasil, Rússia, Moçambique, França, Itália, etc.
Um livro que não corre com a história, é bem explicado, que envolve. Parabéns pelo Livro, Eliana.

site: https://www.instagram.com/p/CorrhDYLzdE/

Mariely.Carreira 25/01/2023

Tocante
Quando comecei a ler imaginei uma coisa diferente. No início me deparei com o amor profundo de Dmitry e Iara, ele um médico russo que veio para o Brasil e ela uma nativa da Amazônia.

A história deles vai desenrolando de uma forma sensível. No meio da história deles o leitor é envolvido em um tema pra lá de difícil. A autora fala do abuso sexual de uma forma forte mas consciente. Iara, a personagem que sofre o abuso, demonstra como isso afeta a vida da pessoa e da família ao redor.

Mas depois, conhecemos a história de amor entre Yuri e Moara. Ele, filho de Dmitry com sua primeira esposa, e ela, filha de Iara e seu primeiro marido. Uma história que me envolveu plenamente.
Na história deles observamos que nem sempre o amor consegue superar tudo. As vezes os apaixonados precisam muito mais do que amor. Precisam de companheirismo, entendimento, e até um pouco de desprendimento.

Um livro cheio de amor e entendimento de mundo.
Eliana Portella 09/02/2023minha estante
Olá! Muito obrigada pela oportunidade e pela linda resenha! Um beijo

Juliana.Magaldi 03/11/2022

Saga familiar de ótima qualidade
Que livro! Envolvente, emocionante e surpreendente!

Um livro longo, mas com um.ritmo cadenciado que nós leva a buscar sempre pelas próximas páginas e capítulos em busca dos desdobramentos da trama.

A história tem dois momentos, o primeiro que se inicia na Amazônia e tem como protagonistas o médico russo Dmitry e a jovem brasileira Iara, é marcada por uma intensa paixão, e traz uma discussão sobre assédio e sobre preconceito nas décadas de 80 e 90.

A segunda parte está focada no filho de Dmitry, Yuri, e na filha de Iara, Moara, e tem um panorama mais amplo de questões que envolvem desde o mundo da moda e seus vícios, até às questões sanitárias africanas, em especial Moçambicanas.

Personagens fortes, tramas ricas e muita emoção! Recomendo a leitura!
Eliana Portella 04/11/2022minha estante
Muito obrigada pela linda resenha! Fiquei emocionada! Beijos

Mari @conectadacomlivros 05/04/2021

esse livro é magnifico
Vocês não tem noção do quanto amei esse livro, sabe aquele livro bem desenvolvido, com personagens incríveis e que faz o leitor ter um turbilhão de emoções enquanto lê? Então esse livro é exatamente assim!

Em terra do sol começamos acompanhando Dmitry e Iara e como o relacionamento deles foi acontecendo. Dmitry é um homem maravilhoso que ajudou muito Iara e sempre esteve ao lado dela dando a melhor vida que podia a ela e as crianças, ele é tão amoroso, não tem como não se encantar!

Iara uma mulher que com certeza merece palmas, ela é simples, decidida e guerreira. Em certo momento da leitura aconteceu uma coisas com ela que admito que fez eu tremer e chorar, mas a forma como ela deu a volta por cima e se vingou foi magnifica! Aqui temos uma vingança de respeito senhoras e senhores! Deu pra perceber que amo essa mulher né!

Então passado alguns anos vamos acompanhar a história de Moara (filha de Iara) e Yuri (filho de Dmitry). Yuri tem um coração enorme, ele sempre sonhou em entrar para a organização médicos do mundo e ajudar as pessoas que precisam e assim o fez. E Moara, uma garota sentimental e fiel àqueles que ama entrou para o mundo da moda se tornando uma modelo famosa. Será que um amor de infância poderia resistir a duas vidas tão distintas? Essa é uma das coisas que so da pra descobrir lendo! Só tenho a dizer que tenho um carinho especial pelos dois personagens!!

Não posso deixar de dizer que os personagens secundários da história também tem seu destaque, trazendo ao livro uma riqueza de personagens que com certeza faz a diferença!

Amei o final que a autora deu para a história, quando acabou me deu aquela sensação de que todos estavam em seu devido lugar com as pessoas que realmente deviam ficar! Um livro intenso que eu favoritei e super indico a leitura.

alerta: esse livro contém gatilho relacionado a abuso sexual

Resenha postada também no IG @conectadacomlivros

site: https://www.instagram.com/p/CNQ03V-lWs0/?utm_source=ig_web_copy_link
Lipe 06/04/2021minha estante
Bela resenha, parabéns!

Eliana Portella 15/08/2022minha estante
Que resenha mais lindaaaa!!! Li, amei e fiquei tão emocionada que acabei esquecendo de comentar e agradecer!
Um beijo enorme ???

Quennick 03/02/2021

Blog Eureka Mundo
Posso iniciar falando sobre as características deste livro. É um livro grande, possui um total de 449 páginas distribuídas em 43 capítulos. A diagramação desse livro é muito linda, extremamente detalhada, cada capitulo possui uma imagem em preto e branco, palavras com uma fonte diferenciada, detalhes na numeração de páginas, ramos de flores desenhadas, um excelente espaço entre as linhas e divisão bem estruturada do livro. A capa além de linda nos retrata os personagens e tem uma segunda versão de capa nas primeiras folhas! Esteticamente lindo e bem planejado, nota 10.

Agora, adentrando o universo desse livro, vamos conhecer um casal de médicos russos, Dmitry e Natasha em meados de 1976, vivendo no Amazonas - meu estado de origem. Eles estão viajando pela Amazônia realizando pesquisas sobre as plantas medicinais da floresta, com o intuito de não ser uma viagem muito demorada. Acontece que Natasha acaba contraindo febre amarela, e posteriormente não resiste deixando seu filho e marido. Embora seja algo bem complicado, a autora nos permite observar alguns detalhes na trama que desperta em Dmitry.

Algum tempo depois, com o decorrer das páginas, Dmitry se envolve com Iara, uma amazonense descendente de índios e é quem cuidava do pequeno Yuri, filho do casal russo acaba se acostumando a viver debaixo de um sol forte e na companhia de Moara, filha de Iara. Confesso que nessa parte eu tenho que concordar com a autora porque o verão amazônico é para os fortes mesmo! Acontece que os destinos de cada personagem se cruzam em uma harmonia fenomenal e o amor será algo que vai nos envolver a cada nova página lida, pois uma hora vamos amar tudo e a todos, outra hora iremos não acreditar no que estamos lendo.

Um livro cheio de aprendizado e com um enredo bem desenvolvido. Uma coisa que me chamou a atenção é a forma detalhista da autora sobre diversos pontos da história, sejam eles sobre os personagens ou até mesmo sobre o que irá acontecer com cada um deles. Super recomendo essa história!!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/02/terra-do-sol.html
Eliana Portella 03/02/2021minha estante
Que resenha linda! E que honra vir de uma nativa do Amazonas! Por mais que eu agradeça, é pouco em comparação a emoção que me causou! Um grande beijo

Cida 14/01/2021

5 motivos para você ler Terra do sol?
?É um romance drama.
uma linda história que inicia no Amazonas e uns dos personagens protagonistas é médico.

? E nessa terra do sol você irá se encantar com a Índia Iara, que irá entrar na vida e no coração do médico Dmitry.

?uma história envolvente, cativante, com uma narrativa arrebatadora, esse livro vai mexer com suas emoções.

?A trama se destaca por ter dois personagens protagonistas.
E os personagens secundários são bem construídos, o processo de evolução são incríveis.

?um livro completo, que não fala só de romance e sim envolve assuntos importantes; fala sobre a família, a verdadeira amizade, superações, determinação, amor ao próximo e sucesso profissional.

?Esse foi uns dos livros que me conquistou pela a capa. E quando terminei a leitura concluí que fui conquistada por completa.. Sabe aquele tipo de livro, quando começamos a ler, não queremos parar à leitura? Isso aconteceu comigo ao ler TERRA DO SOL.

?A escrita da autora é incrível, a leitura flui logo nos primeiros capítulos. A leitura me prendeu do início ao fim. Foi um turbilhão de emoções, sentir raiva do asqueroso Miguel e fiquei muito feliz com a determinação da Iara. Amei o desfecho da história, foi surpreendente. No final Fiquei com o coração quentinho. Todos que curti o gênero deveriam ler TERRA DO SOL?.

Karin Cristine 20/12/2020

Perfeitoooooooo
O livro Terra do Sol conta a história de Iara e Dmitry. Iara é uma linda e encantadora índia do Amazonas e Dmitry um médico de Moscou que veio para o Amazonas com sua esposa Natasha para descobrir novas formas de tratamento através das plantas medicinais.

Iara cuidava de Yuri filho do casal, mas após a morte de Natasha e de seu marido por uma doença, ela foi morar com a filha Moara na casa de Dmitry para cuidar dele e de seu filho.

Após tempos cuidado dele, da casa e das crianças eles se apaixonaram. Ah que história mais lindaaaa.

Iara é uma fofa e muito guerreira, uma mulher admirável e encantadora, quero guardar ela no potinho ?

Yuri e Moara são tratados como irmãos, Dmitry até adotou ela legalmente, sendo que ela não aceita se chamada de irmã de Yuri, por nutri um sentimento muito maior do que amor de irmãos e ele também sente o mesmo por ela ?

Será que eles vão ser felizes assim como os pais são???

Ah é tem o Deus grego do Enrico e a batalhadora Maria Clara para esse lindo e quente triângulo amoroso de Quatro ???????

?? Parecia que o tempo estava curando a alma.

?? Acreditava em Papai Noel e em coelhinho da Páscoa e que todos os problemas do mundo poderiam ser resolvidos com uma taça enorme de sorvete e muita cobertura de chocolate.

?? Nem sempre o desejo e o amor caminham juntos.

?? Às vezes deixamos passar boas oportunidades por medo ou por indecisão.

?? Nosso coração tem vontade própria, mas é a nossa razão quem tem que reger nossa vida.

?? Tudo na vida tinha hora certa para acontecer.
Eliana Portella 12/01/2021minha estante
Ah, que resenha maravilhosa! Obrigada, amada! Beijos

Leituras e Café 02/08/2020

Um romance envolvente e apaixonante!
Leitura coletiva de setembro de 2016 do clube do livro Leituras & Café.
Resenha escrita por Suhelem Marchan e publicada no blog em 23/10/2016.
A primeira resenha do clube do livro Leituras & Café é de uma autora nacional muito querida por nós. Mas antes de começar a falar do livro Terra do Sol, primeiramente preciso dizer que ele nos foi indicado pela própria autora, durante nossa visita à Bienal de 2016.
Foi uma experiência muito divertida e que jamais será esquecida, além do fato de ter um livro autografado, que é o máximo! Então, o romance dessa leitura começou antes mesmo de lê-lo.
Terra do Sol é um romance cheio de entretenimento e cenas picantes do início ao fim, nos faz parar para imaginar os personagens com mais detalhes, já que a beleza de Iara é descrita tantas vezes com uma paixão sem igual. Uma índia linda e dona de um corpo perfeito.
E é claro que eu também me apaixonei por ela, não por seus atributos físicos, mas sim por sua força e a maneira como ela vê o mundo, cheia de delicadeza, por sua coragem de se apaixonar e expor seu amor, sem medo e sem receio, pela atitude de seguir o homem da sua vida para uma terra distante, longe da família, dos seus iguais e sua amada terra do sol. Sua simplicidade diante de mulheres estudadas que nunca a intimidaram, sua sede de aprender e estudar que mostrou o quão ela é capaz e inteligente.
Em meio a uma era onde as mulheres buscam sua independência, Iara foi ainda mais cativante ao assumir seu desejo destemido de cuidar da casa e da família. O amor com que ela se dedica a sua filha Moara, ao marido Dmitry e seu filho Yuri, é digno de muito respeito.
E já que a vida é cheia de altos e baixos, acontecimentos terríveis levam o brilho dos olhos de Iara embora. E aí a gente sofre com ela, e para um pouco a leitura para refletir e chorar. Até então, tudo foi esperado com o andar da leitura, mas eu realmente me surpreendi com a volta por cima da personagem. Uma trama simplesmente perfeita, daí então, amei Iara com mais intensidade.
O livro é cheio de reviravoltas. Os anos passam, o romance de Iara e Dmitry logo dá lugar a um novo romance, não tão novo, já que as leituras nos levam a esperar que o amor do jovem casal de irmãos (não de sangue) cresça junto com eles. Uma loucura para explicar, mas bem mais fácil de sentir com o passar das páginas.
E preciso muito dizer, que em meio a tantos personagens que fazem parte dessa estória, espero que todas as mulheres tenham um Enrico em suas vidas, ou pelo menos tenham conhecido um. Meu coração com certeza bateu mais rápido nas páginas em que ele apareceu.
Não desmerecendo Yuri, de jeito nenhum, amar Yuri é muito fácil, principalmente por sua vocação e sua humanidade. Um verdadeiro exemplo de amor ao próximo, literalmente mais amor ao próximo do que a si mesmo. Deixar o conforto do seu lar e sua família para atuar como Médico do Mundo, cuidando de pessoas desconhecidas num país pobre e necessitado é razão de muito orgulho para os seus pais, mas de desespero para uma irmã apaixonada.
Moara também me surpreendeu bastante no decorrer da história. Uma menina que cresceu mimada por todos, cheia de sonhos e caprichos. Mas ao ter a oportunidade de um universo novo aos seus pés de uma hora para outra, com passarelas, outdoors, comerciais, viagens e muito luxo, mostrou ter herdado a força de Iara.
Diante de tudo o que a faria ser uma mulher esnobe, ela demonstra a sua maturidade repentina, seu respeito pelas pessoas e seu crescimento profissional cheio de comprometimento e satisfação. Claro que ela nunca negou sua paixão pelo luxo que a carreira repentina lhe trouxe, nem sua felicidade nas passarelas, e foi Enrico quem a fez perceber tudo isso.
Do mais, a amizade tem seu papel fundamental em toda trama, com vários personagens que te envolvem com suas características únicas e que chegam para ficar. A vida segue seu fluxo e você escolhe se torce para o coração ou para a razão. E eu honestamente, adorei o desenrolar dessa paixão…
Mas que Iara é a minha maior inspiração do livro, isso sim, preciso reforçar.

site: http://www.leiturasecafe.com.br/2016/10/23/terra-do-sol-eliana-portella/
Solange.Marchan 02/08/2020minha estante
Saudades da Bienal e de encontrar livros e autores tão incríveis! Terra do Sol foi o livro de estreia do nosso clube do livro. Ou seja, é um título muito importante para nós. Obrigada, Eliana Portella, por nos proporcionar uma leitura tão especial e repleta de significados importantes. Leiam, vale muito a pena!

Suhelem.Marchan 05/08/2020minha estante
Com certeza Solange.Marchan A primeira resenha e a primeira leitura do clube do livro a gente nunca esquece. Leitura maravilhosa !!!

Jeh Xavier @dramatica.literaria 25/05/2020

"Mundos tão diferentes e tão próximos e, ao mesmo tempo, tão distantes."

A história se inicia em meados dos 1976 com a chegada dos médicos soviéticos Dmitry e Natasha Pasternak ao Amazonas. Vivendo agora na floresta, o casal terá seu primeiro filho Yuri, mas Natasha acaba falecendo em decorrência da febre amarelada, deixando Yuri e Dmitri sobre os cuidados de Yara uma nativa do Amazonas que trabalha na casa da família.

Yara logo perde seu marido também, ficando sozinha com sua filha Moara. Trabalhando na casa de Dmitry logo fica impossível resistir aos sentimentos que cresce cada dia mais entre os dois. Dmitry e Yara resolvem se render aos sentimentos e assim poder criar seus filhos juntos.

Dmitry buscando uma vida melhor para a família decide se mudar para São Paulo e mesmo sofrendo por ter que deixar sua terra, Yara acompanha seu amor.

Na segunda parte da história vamos acompanhar a história de Yuri e Moara. Moara foi adotada legalmente por Dmitry e foi criada como irmã de Yuri,mas no seu coração ela o amava não apenas como irmão e sonhava com o dia que iriam ficar juntos.

Yuri sempre tentou fugir de seus sentimentos por Moara mas ao longo do tempo isso fica impossível. Mas Yuri e Moara são pessoas muito diferentes,Yuri sonha em ajudar pessoas necessitadas com seus serviços de médico, já Yara se torna uma modelo de sucesso, acostumada a sempre ter tudo que quer.

Será possível duas pessoas tão diferentes ficarem juntas? O amor é capaz de superar as diferenças?

Que história linda, com uma escrita envolvente, Eliana nos insere nessa história cheia de sentimentos e emoções. Eu amei a história de Dmitry e Yara, Yara é minha personagem favorita, uma mulher forte que ama com todo seu coração e se dedica á todos que ama. Já Yuri e Moara me causaram sentimentos conflitantes, Moara muitas vezes me irritou com seu jeito mimado e Yuri algumas vezes se mostrou egoísta com os sentimentos dos outros, mas é nítida a evolução dos personagens e é simplesmente emocionante acompanhar seus amores e aprendizados durante a história.

Uma história que fala de amor, família e escolhas e o poder que tudo isso tem de mudar nossas vidas.
Eliana Portella 03/07/2020minha estante
Olá! Obrigada pela leitura e pela linda resenha também! Um beijo

Jeh Xavier @dramatica.literaria 03/07/2020minha estante
Lindo é seu livro ?

Eliana Portella 16/09/2020minha estante
Ah, que amor!

Tali ⤠12/05/2020

Ah o amor!!!!
A leitura do livro é bem fluída e bem detalhada. Não me identifiquei muito com o casal principal, mais amei demais a História de Iara e Dmitry que me arrebatou que amor lindo.
Eliana Portella 03/07/2020minha estante
Muito obrigada pela leitura e por comentar! Um beijo

Vem pra Nárnia 21/04/2020

Apaixonante
Acabei de ler essa linda história e já estou com saudades dos personagens! Afinal, foram 449 páginas de pura emoção!
Aqui nós conhecemos a história de duas gerações de uma mesma família, com suas alegrias, angústias, tristezas e vitórias.
Tudo começa com um casal de doutores pesquisadores, Natasha e Dmitry, que vieram, já casados, para o Brasil, na Amazonia, onde foram estudar a riqueza medicinal contida nela. Só que além disso, eles descobriram a sua beleza e e encantaram com ela, tanto que nunca mais voltaram a morar em sua terra natal, gerando aqui na "Terra do Sol", o pequeno Yuri.
Eles viviam entre os índios e já estavam acostumados com a sua cultura, quando Natasha morre de febre amarela, deixando o pequeno Yuri aos cuidados e seu pai e da sua amiga e ajudante do lar, Iara, uma índia linda e que também perde o recente marido para a mesma doença. Iara também encontra-se desamparada com a sua pequena filha, Moara para criar.
Com o tempo, o casal acaba se apaixonando e morando juntos, unindo as duas crianças, que crescem como irmãos.
Eles vão morar em SP e acontece uma situação que me chocou muito, envolvendo preconceito, machismo e abuso por conta de uma pessoa em cima de Iara. Confesso que fiquei muito revoltada, mas ainda mais surpreendida com as atitudes da índia, que deu a volta por cima de uma maneira que eu não coneguiria pensar em ser melhor.
O tempo passa, o casal continua apaixonado e seus filhos crescem, enfrentando um amor que cresce junto com eles que não é nada fraterno.
Os dois tem sonhos diferentes e suas profissões são totalmente opostas.
Yuri agora é médico, como o pai, mas vai para Moçambique para ajudar os mais necessitados como voluntário.
Moara, torna-se uma modelo famosa, cheia de glamour e luxo, como sempre gostou, pois desde pequena era mimada por todos.
Eles não são irmãos de sangue, mas será que o amor que sentem um pelo outro será capaz e enfrentar a desaprovação da família, passar por cima de seus sonhos, convicções e modos de viver?
Para saber mais, vocês vão ter que ler essa história incrível, que me deixou feliz, com raiva, revoltada, suspirando e, enfim, com o coração aquecido, pois paixão é o que não falta!
Leiam! Vocês também irão se encantar por essa obra maravilhosa! Vale a pena!
Parabéns à autora!
Bjs e até a próxima!
Eliana Portella 22/04/2020minha estante
Quanta gratidão eu sinto ao receber uma resenha tão sensível e repleta de amor.
Muito obrigada, querida!
Obrigada por ler, por me oferecer seu tempo e sua opinião, tão preciosos pra mim.
Um grande beijo

Flor do Mandakaru 15/09/2019

Uma viagem entre amor, indecisões, mazelas humanas e relacionamentos conflituosos.
Ler Terra do Sol foi para mim, saborear um banquete requintado, luxuoso e notório, ao mesmo tempo em que passeava por uma feira gastronômica regional. O paralelismo aqui, é apenas para ilustrar o sentimento durante a leitura. Eliana Portella encanta com maestria os olhos vorazes e mentes sedentas dos leitores, ao entregar a humanidade um romance permeado de sabores, cores e drama, equilibrados, medidos na dose certa.

A obra leva o leitor ao mundo das passarelas, das missões médicas, das paixões proibidas, dos romances reais, do amor possível e da realidade nua e crua tal qual ela é, todavia, sem perder a poesia e a magia que a vida apresenta em pequenos vieses .

Terra do Sol é um livro para quem tem coragem de encarar a vida real com seus sabores e dissabores, pois lidar com o romance, o amor , a vitória, a fé, o riso e o sucesso é fácil. Em contrapartida, deparar-se com as mazelas humanas em suas mais variadas vertentes é como um choque de realidade num mundo de sonhos. A autora parece fazer um paralelo de amor e dor de forma singular, captando a alegria e o sofrimento em cada personagem levando o leitor a experimentar esses sabores todos e ainda sentir-se satisfeito!

Resenha completa em Blog Inspirações Paralelas

site: https://inspiracoesparalelas.wordpress.com/2019/09/02/resenha-terra-do-sol/
Eliana Portella 14/01/2020minha estante
O que dizer dessa resenha que tanto me emocionou? Simplesmente obrigada pela leitura, obrigada pelo carinho e principalmente obrigada por analisar e interpretar de maneira tão primorosa. Foi um privilégio contar com a sua opinião! Um beijo do tamanho da minha admiração por você, gigante!

Flor do Mandakaru 23/01/2020minha estante
Eu que agradeço... continue e conte comigo

Eliana Portella 30/01/2020minha estante
Gratidão imensa!

Cristina.Rodrigues 24/08/2019

Terra do sol
Simplesmente sensacional. Foi uma experiência gratificante ler essa história que se passa em um cenário pouco vivenciado pelos escritores: As terras lindas e misteriosas do Amazonas.
Leitura envolvente e apaixonante
Eliana Portella 24/08/2019minha estante
Sua leitura é sempre um privilégio e sua opinião um presente de valor incalculável.
Gratidão imensa!
Beijos

Priscila Debly 29/06/2019

Maravilhoso romance
"Quando os lábios se separaram a paixão e a volúpia já tomavam conta de seu corpo"
RESENHA
Terra do sol é um romance que conta a história de amor e paixão e nos faz navegar na trama que aquece o coração. No inicio da narrativa encontramos o casal Dimitry e Natasha, médicos pesquisadores soviéticos que vêm para o Brasil, com destino ao Amazonas, e desbravam o avanço da medicina e da indústria química. Conforme o tempo passa, eles são presenteados com um filho, Yuri, nascido no Brasil e com características físicas dos pais: loiro de olhos azuis.
O destino se encarrega de levar a Natasha, mãe de Yuri, e após a morte dela, o menino é criado pela babá Iara, uma índia belíssima e que já tinha uma filha chamada Moara (de outro casamento). Iara cai nas graças de Dimitry e juntos formam uma família linda. O tempo passa e ambos se mudam para São Paulo, pois o médico terá que trabalhar na capital.
Os irmãos de criação, Yuri e Moara, têm laços afetivos um pelo outro e desenvolvem um amor puro um pelo outro, vale lembrar que os dois não são irmãos de sangue. Moara, a jovem belíssima, na idade da juventude explode de amor pelo irmão de criação e se declara para Yuri que também está apaixonado por ela.
Mas os destinos de ambos são totalmente opostos: Yuri, que estudara medicina, segue seu caminho para as causas humanitária e sonha em ajudar a MM (Médicos do Mundo) e consegue ir para Moçambique, pois o moço tem um coração imenso e preserva os valores humanos, além de amar a simplicidade.

"De repente ela estava totalmente vestida, penteada e maquiada, pronta para o primeiro de muitos teste que faria em sua vida. Olhou-se no espelho e quase não se reconheceu, parecia mais velha, mais alta e mais magra, mas decidida e infinitamente mais bonita! Gostou!" (Moara)

Já Moara torna-se uma modelo lindíssima e conceituada no mundo da moda, viaja pelo mundo todo e vive no glamour, luxuria e fama. Uma verdadeira estrela da moda. Mesmo tornando-se uma celebridade, ela nutre a paixão pelo irmão de criação Yuri e espera ele voltar da missão dele para ambos se casaram. Os dois fazem juras de amor e se deliciam na paixão ardente antes dele ir viajar para Moçambique.
O destino é impiedoso com o casal, além de separá-los, coloca algumas pessoas e sonhos à frente de seus caminhos, tornando quase impossível que ambos possam ficar juntos, alguns empecilhos mostram outras surpresas para ambos que os fazem sentir e viver uma vida que nunca havia sonhado antes...
Mesmo com Yuri indeciso se quer ou não retornar ao Brasil, a jovem Iara espera por ele com o desejo de que ambos possam se casar.
O problema aqui é: será que Iara renunciará sua carreira de modelo e de luxo para ficar ao lado de Yuri em Moçambique e viver na simplicidade? Ou, o jovem Yuri deixará de lado seu sonho de atuar como médico humanitário e largará a MM em Moçambique para viver ao lado de Iara?

?Nem sempre o desejo e o amor caminham juntos?

O livro de Eliana Portella tem suas nuances singelas de amor e paixão que deixam qualquer leitor de queixo caído. Com uma leitura fluida e prazerosa fui arrebatada pela 449 páginas de uma só vez, tem uma diagramação linda, é dividido por 43 capítulos. Vivenciei as cenas de amor, paixão e sexo que são dadas pelo casal e me senti envolvida igual as personagens. Em vários momentos torci para elas serem felizes, pois em cada página vivi experiência nova.
A história é carregada de adjetivos que enriquecem a obra, naveguei nos pontos turísticos que a personagem Moara vivenciava com sua agência Realize, seja na França ou em Nova York, degustei os pratos incríveis e me senti plena nos restaurantes luxuosíssimos.
Já com o personagem Yuri vivenciei suas lutas pelos doentes e a falta de infraestrutura que existe em alguns lugares de Moçambique, me solidarizei com as ações feitas pelos Médicos do Mundo.

terra-sol

"Não precisou de muita imaginação para saber a intenção do escroto"

Um fato que me deixou bastante surpresa e fiquei extremamente feliz foi a personagem Iara, mãe de Moara, logo no início do livro, ela enfrentou um abuso sexual extremamente grave, e sua vingança contra o homem me fez acreditar que as mulheres são poderosas e não abaixam a cabeça para nada.
O final da história me mostrou que às vezes o que desejamos muito, quando ainda somos jovens, nem sempre é uma boa opção, os impulsos do coração e da razão devem ser controlados, pois só há felicidade quando temos a certeza que nossa vida não será controlada por outras pessoas. Razão e emoção devem andar juntas e equilibradas.
Com certeza absoluta os personagens Iara, Moara e Yuri ficarão para sempre em meu coração.

"Nem sempre a sombra é escuridão, nem sempre o sol é calor, nem sempre a luz ilumina. Às vezes, ainda que raramente, o silêncio fala mais que mil palavras, e os perdidos no infinito parecem ter encontrado o real significado do viver".
Eliana Portella 29/06/2019minha estante
Li e reli essa resenha linda, repleta de emoção e sensibilidade, e ainda não encontrei as palavras certas para agradecer de maneira tão intensa quanto sincera.
Simplesmente maravilhosa!
Super obrigada! ????????