O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

alynebz 09/03/2023

"Sonhos eram peças de um passado que pertenciam a sua alma"
Bryan é um pintor talentoso que retrata seus sonhos através de suas pinturas, mas passa a ter novas visões - envolvendo uma equipe de laboratório que morreu em uma explosão - e esconde seu dom por não ser compreendido, até encontrar Linz, uma neurogeneticista especializada em estudos sobre a memória, e descobrir que tem uma forte ligação existente entre eles. Mas para conseguir mantê-la em sua vida a salvo e desenterrar o passado que os rodeia, ele terá que enfrentar seus piores pesadelos.

Quando peguei esse livro para ler não tinha grandes espectativas, só queria tirar mais um livro da lista de não lidos da prateleira e a única coisa que saiba era apenas o título, o que já deduz muito sobre a história em si. Mas me ferrei amigos, que livro incrível, fui fisgada pela leitura desde as primeiras páginas, quando terminei fiquei pensando porque não tinha lido ele antes, me surpreendi com o texto que foi muito bem construído, e sem contar as diversas referências ao longo da leitura.

A escrita da Gwendolyn é muito envolvente, e além de romântica, é muito fluida, e foi bem desenvolvida em termos, ela conseguiu mesclar entre Ciência, Arte e História. É uma leitura muito boa mas não tem metade do hype que alguns livros tem, e nem o reconhecimento que deveria, por isso eu panfleto e indico sempre!

AnaLi3 23/03/2024

O pintor de memórias
Em breve comentário pela falta de tempo, esse livro apresenta uma história extremamente original. É uma mistura de ficção científica, sobrenatural, romance e suspense. (Tudo que eu amooo) Uma pena eu não ter conseguindo ter um grande deleite por conta da correria da vida, mas toda vez que eu lia um pouquinho ali e aqui me surpreendia bastante. As narrativas das vidas passadas foi o que mais me prendeu, foi muito incrível a construção da linha do tempo. Desde os primórdios no Egito, passando pelo cristianismo e a era atual moderna.
Me fez recordar um pouco de Addie Larue.
Os plots me pegaram no finalzinho e a única coisa negativa foi o final corrido, com muitas coisas sem respostas. Para esse livro preencher toda a lacuna que ele abre teria que ter umas 700 páginas. Mas não deixa de ser incrível.

Leia.o.livro! 16/10/2022

Desconhecido , mas bom.
Esse livro eu comprei pelo preço. Eu olho a sinopse, quantidade de páginas, autor, capa... Mas sempre o valor é predominante. Acho que por isso leio livros de pessoas desconhecidas.
E esse livro é mais que interessante. A história não é óbvia. Tem suspense, romance em várias épocas. Não termina nem de longe como você pensa. Totalmente surpresa e apesar de ter muito drama também, ainda tem um final feliz. Pelo menos eu achei, pois a desgraceira foi foi grande.

É irmãos, tem que ler mesmo.

A estória de Lys e Bryan que se encontram nesta vida , mas tem sempre sonhos repetidos onde eles participam. Sinistro.
O resto, se eu contar vai perder a graça.

No final, sem contar spoiler, ele mostra o que acontece quando uma pessoa quer manipular uma massa inteira que não faz a menos ideia do que acontece. Eu fiquei pensando no nosso caso: de qual geração está vindo nossa desventura. Lá foi bem de longe.

Nada! Leitura leve. Você vai ler é rápido!
Beijos.
Leia o livro!
Gabriela.Maia 03/02/2023minha estante
Tbm comprei ele pelo valor kkkkk e valeu MT a pena pq eu amei DMS!?

Felipe @quarta.capa 01/04/2021

Fui influenciado pela Bela (@oquetenhopracontar) a ler essa obra, a qual ela me “vendeu” como semelhante a “Recursão”, do Blake Crouch, um livro de ficção científica que envolve viagens no tempo e que amei.

E “O Pintor de Memórias” tem mesmo essa pegada. Eu definiria como um romance com abordagens históricas, espirituais e científicas. Então compartimentarei o que eu mais gostei dentro desses três tópicos (e o que me fez tirar uma estrela):

- História: o carro chefe (e melhor coisa) do livro. Ao trabalhar os sonhos realistas dos protagonistas, a autora recria fatos históricos, passando pelo Egito Antigo (10.000 a.C.), pelo Império Romano (250 d.C.), e pelo descobrimento das Américas (986 d.C). Ao mesmo tempo que nos entretemos, aprendemos sobre marcos históricos de vikings, violinistas famosos, personalidades importantes na criação da filosofia budista, entre outros. Uma sacada genial;

- Ciência: a abordagem que mais me deixou instigado, a princípio. Com protagonistas geneticistas (como eu rs), farmacêuticos e pesquisadores (como eu de novo rs), fiquei na torcida para que a obra aprofundasse nas bases fisiológicas e químicas do composto que serve de gatilho para os episódios históricos, mas ela preferiu seguir por outro caminho, o terceiro tópico;

- Espiritualidade: a parte que menos me interessou e que acabou sendo a mais relevante para explicar o enredo. Mas isso é algo pessoal. Fez sentidodo para a narrativa e, caso você se interesse por assuntos relacionados a reencarnação, por exemplo, com certeza irá se identificar;

Em resumo, a história é incrível, tem um desenrolar satisfatório e escrita inteligente, apesar de não ter a mesma grandiosidade de “Recursão”. Recomendo, de toda forma, a leitura (de ambas as obras).

site: https://www.instagram.com/p/CMk2RarjB8x/
Lydiarq 10/09/2021minha estante
Oi! Td bem? Este livro é indicado para adolescentes de 14 anos? Achei muito legal sua resenha!

Carla 21/06/2022minha estante
A idéia central da história é legal, mas é desenrolada de forma meio forçada, o que decepcionou um pouco. Mas pra distrair, vale a pena.

Felipe @quarta.capa 26/06/2022minha estante
Oi, Lydiarq, me desculpe pela demora em responder. Não vejo nenhum problema em o livro ser lido por um adolescente nessa idade. Talvez só não seja totalmente compreendido por alguns temas que aborda, principalmente os científicos.

Felipe @quarta.capa 26/06/2022minha estante
Oi, Carla. Eu entendo seu ponto de vista. Tem uma parte do roteiro que me soou bem forçada também, que foi a dos "poderes" de força do monge (acho que é isso, já não tenho tanta certeza pois minha memória é fraca rs). Mas no geral, eu gostei muito. Como mencionei, só preferiria que seguisse pelo caminho mais científico que espiritual, mas valeu de toda forma.

hiniamaria 08/02/2022

Panfletei em todo canto mas esqueci de comentar aq.
É um livro realmente mt mt bom, tudo nele é bem construído e tem alguma base. P mim o único problema foi a criação de muitos personagens quando já estava na metade da história (mesmo que todos tenham sido bem desenvolvidos) e o final meio corrido.
Gaby.Santos 08/02/2022minha estante
comprei esse livro esses dias, tava nem animada pra ler mas agora fiquei doida hahaha

Suh 08/02/2022minha estante
Sim simm, adorei demais ele. Mas senti exatamente isso no final, deixou um gostinho de continuação, até

liviaxr 08/02/2022minha estante
esperava nada e entregou tudo

Alessandra.Adams 15/07/2022

Que livro, minha gente!
Como nunca tinha ouvido falar dele antes?
Só não li mais rapidamente, porque faltaram horas no dia. Super recomendo!

Cassianswife 04/08/2023

?NOSSOS DESTINOS ESTÃO INTERLIGAGOS? ???
A proposta do livro e a escrita são incríveis, eu consegui compreender a história a partir do primeiro momento, uma adentro ?NÃO É ROMANCE (me arrisco a dizer que é mais romance nas últimas 50 páginas do livro) os personagens tem sentimentos um pelo outro mais não trocam mais que 5 beijos o livro todo, a parte do romance está mais pela mensagem da história, a ideia de estar sempre se encontrando, o fato da autora misturar fatos reais à história, deixa tudo mais interessante,As peças vão se encaixando a cada página e você consegue ir entendo ao decorrer do livro, o PLOT nem eu esperava e quando eu li tomei um susto, eu vi que algumas pessoas não gostaram, mas pra mim se encaixa com a história e outro plot poderia não fazer sentido, adorei a mensagem alguns detalhes poderiam se mais elaborados e descritos melhor (minha leitora interna de fantasia chora por mais detalhes) fora isso, gostei de praticamente tudo, AMEI ? LEIAM? mas não é romance é ficção ??

Kelly.Christinne 12/01/2023

Excelente!!
Quantas vidas são necessárias pra encontrar o verdadeiro amor? Será que o amor supera tudo? Nesse livro, vemos o pintor de memórias, relembrando de outras vidas e encontrando o seu verdadeiro amor!!
catarina 12/01/2023minha estante

Iara 12/01/2023minha estante

Iara 12/01/2023minha estante

JuBarbosa 30/09/2021

Muito bom, bem surpreendente
Eu adorei muito o livro. A história me envolveu bastante, principalmente porque acredito em reencarnação e já tive sonhos com vidas passadas, mas claro que nunca com os detalhes que o Bryan tem das dele, então aguçou muito a minha curiosidade.
Achei muito legal me imaginar como os personagens quando descobriam sobre suas vidas e como lidavam, foi uma leitura e brincadeira divertida.
O final me surpreendeu bastante, imaginava tudo bem diferente, mas não quero falar para não soltar algum spoiler sem querer. Indico muito a leitura.

Carla1242 19/08/2023

Um amor que atravessa o tempo?
Bryan é um pintor famoso, e seus trabalhos deslumbram o mundo por causa da sua intensidade e mistério. Mas o que ninguém sabe é que cada tela é inspirada em um sonho. Sempre que acorda, ele possui novas habilidades, como a capacidade de falar outros idiomas. Além de todo seu sucesso atual, Bryan teve problemas indesejáveis durante sua infância e início da adolescência por causa de seus sonhos, chegando a ser internado algumas vezes por causa disso. Linz é neurogeneticista, dedicada e muito inteligente. Ao visitar a exposição na galeria de seus melhores amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância/adolescência, em um dos quadros de Bryan. Linz então decide entrar com contato com Bryan para saber como ele podia ter pintado o quadro em seus mínimas detalhes de um sonho que ela teve sem ao menos se conhecerem. Bryan fica obcecado quando percebe um padrão em seus sonhos. E que há um inimigo mortal observando cada movimento deles que não vai parar enquanto não atingir seu objetivo, juntos eles tentam desvendar esse mistério e dar um fim a esse ciclo que existe a milhares de anos.

O livro é bastante fluido e narra perfeitamente cada acontecimento da vida dos personagens, a cada página tudo se encaixa perfeitamente, sem contar com o plot de milhões.Vale lembrar que o livro não foca diretamente no romance e sim em outros acontecimentos. o romance acaba sendo na verdade uma consequência mediante acontecimentos descritos ao longo do livro. Ele não é um livro hypado apesar de ser muito bom, acredito que não ter expectativas sobre ele o tornou melhor do que eu poderia esperar.

Naii 28/07/2021

Uma premissa muito diferente e curiosa!
Não sabia nada do livro antes de começar ele, li a sinopse e achei uma loucura. Você começa o livro já intrigado com o que está por vir, e passa até os 50% sem conseguir saber qual das suas teorias poderias se consolidar. E dos 50% em diante não consegui mais parar de ler, estava muito intrigada pela história e por saber o porquê de tudo. Achei um livro muito diferente, muito prazeroso de ler, imagino o tamanho do trabalho de pesquisa que a autora teve para escrever esse livro e está de parabéns! Recomendo!

BiancaTavares 08/02/2022

O "Pintor de Memórias" é um livro que eu criei muitas expectativas antes de ler e felizmente elas foram todas atendidas. Eu vi ele sendo recomendado pelo Booktube e isso me deixou bastante ansiosa para ler. A premissa do livro é bem original e eu gostei da dinamicidade de mostrar todas aquelas outras vidas dos protagonistas, pois foi um verdadeiro passeio por culturas e eras diferentes, ainda que em alguns momentos eu tenha ficado um pouco confusa e quisesse um maior foco na história principal. Foi uma leitura fluída e que eu me diverti muito fazendo. É um bom livro, recomendo.

bru 09/01/2022

SURPREENDENTE
Encontrei esse livro enquanto vagava pela biblioteca do KU, iniciei a leitura sem nem imaginar o nível da viagem o qual embarcaria. Nas primeiras páginas senti que esse poderia ser minha história favorita do ano.

Esse livro me consumiu por 4 dias e me trouxe uma série de questionamentos, levantei várias hipóteses, discuti com alguns colegas e peguei alguns outros materiais para que possa entender as pautas que a autora quis abordar.
A história gira em torno de quatro amigos recém formados em medicina que são contratados para desenvolver um estudo, um deles segue a ideia de uma medicação para a cura do Alzheimer, como não há tempo para buscar cobaias, ele mesmo se coloca a prova e é a partir dessa experiência que tudo começa a desenrolar.

Um dos comentários na capa do livro "quantas vidas são necessárias para se encontrar o amor verdadeiro?" e, arrisco a dizer que não se enganem imaginando que é aquele romance clichê que estamos acostumados, inclusive ainda pontuo que nem deveria ser classificado como romance.

A pauta que mais me intrigou foi a questão de vidas passadas - reencarnação. Com o uso da medicação, Bryan - Michael, começa a ter contato com suas vidas pregressas e isso vai fazendo com que ele adquira dons e talentos, porém também causa problemas. Não entendi bem, onde isso ajudaria no alzhaimer, mas Bruna, a doença não afeta diretamente a memória? Sim, mas onde saber do que foi no passado mudaria o que pode vir acontecer no hoje? Outro ponto que me deixou completamente LOUCA, é o fato de não entender como o ódio pode ser ressignificado dentro do processo de reencarnação, o final até dá uma brecha que pode ser utilizada como argumento, mas, pra mim não foi suficiente, por isso comentei no início que procurei outros materiais.

A autora brinca entre passado e presente o tempo inteiro e faz de uma forma tão doce e brilhante que não nos deixa perdido. Traz também uma riqueza de fatos históricos, mas não discorre de uma forma chata.
Womack, te considero brilhante.

Mais dois pontos que me ganharam facilmente, o livro possui um diário, e eu simplesmente sou a louca do diário e também há um plot que me deixou: QQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQ?????

Quem busca uma completa viagem, pode preparar o passaporte para embarcar nessa aventura. Super recomendo.
Marcos 09/01/2022minha estante
A resenha ficou perfeita ??????????????

bru 10/01/2022minha estante
aiiiiii ??

Anna.Lauren 17/02/2022

Interessante
Eu gostei, apesar de que da metade pro fim a história começa a ficar meio (muito) viajada demais. Eu achei que faltou mais do Romance dos personagens principais no presente, porque na verdade foi essa parte da história que prendeu e me fez ir até o final.
O vai e volta da história as vezes é meio confuso, mas o enredo principal é bonitinho.