A Grande Travessia

A Grande Travessia Pearl S. Buck

Resenhas - A Grande Travessia

Fernanda 16/12/2010

Simplesmente lindo
"A grande travessia" é uma pequena auto-biografia escrita por Pearl S. Buck sobre o período em que esteve no Japão para a filmagem de seu livro 'The big wave', em que os contrastes entre o Ocidente e o Oriente são percebidos, bem como o embate entre o Japão tradicional, e o novo Japão, surgido após a 2ª Guerra.

Teoricamente seria este o tema do livro, de acordo com as informações fornecidas na contra-capa. Ledo engano. De fato, os contrastes estão presentes, mas não são o foco da narrativa. O livro na verdade mostra o esforço da autora em superar a morte do marido, seu companheiro por 25 anos. O eixo central da história gira em torno desta superação.

É tocante a forma como a autora expõe sua dor. Sem pieguices e sem sentimentalismo barato, consegue fazer o leitor sentir o imenso vazio que ela autora sente ao ver partir seu amor, amigo, companheiro, pai de seus filhos. Ao mesmo tempo não é um livro triste. Buck se resigna ao inevitável, à realidade de não ter mais com quem compartilhar os momentos alegres e tristes da vida. Se resigna a uma dor que não vai passar, a um vazio que não vai ser nunca preenchido. E aprende que é possível seguir vivendo apesar de tudo, apesar dele não mais estar presente.

Ponto interessantíssimo da narrativa é que a autora em nenhum momento cita o nome do marido. Só se refere ao mesmo como ele, e isto torna o texto ainda mais profundo, mais intimista. É apenas eu e ele, e o leitor consegue com isso se colocar no lugar da autora, e tentar imaginar sua dor.

Excelente livro, muito bem escrito. O texto é leve, fluido. Fiquei com vontade de ler outros livros da autora, que aliás é ganhadora do Nobel de Literatura e do Pulitzer. Recomendo muitíssimo para os que gostam de textos intimistas.

Rafa.Dulce 14/04/2022

Memórias de uma escritora
O livro é uma biografia, em que a autora retrata o Japão moderno, comparando, com saudade, os costumes, as pessoas e o cenário de um Japão antigo.

Silvia.Neves 23/11/2017

A Grande Travessia
Pearl S. Buck, sinologista* e escritora americana, revela através em "A Grande Travessia" as dores da perda do ser amado de forma simples e direta - sem romancear demais, mas com muita delicadeza.

A narrativa nos presenteia com o charme das memórias de um Japão de outrora, sem perder a elegância do contemporâneo - e ainda ambientada num set de filmagens.

*Sinologia ou estudos chineses é o estudo da civilização da China, o que normalmente exige profundos conhecimentos de um ou mais idiomas chineses. Na China 'sinologistas' às vezes são chamados afetivamente e com admiração 'perito sobre a China' (中國通). - Wikipédia

site: http://te--conto.blogspot.com.br/2016/04/a-grande-travessia.html
Josefina.Pimenta 02/08/2018minha estante
Gostei muito.

Priscilla 19/07/2010

Na verdade não gostei muito do livro. Acho que esperava mais. Pareceu-me que a autora só ressaltou o lado bom, fantástico, maravilhoso do Japão e dos japoneses, fazendo vistas grossas ao resto. Talvez tenha feito isso para propagar uma imagem melhor do Oriente entre os Ocidentais ou talvez só perceba realmente o que está no livro. Não sei dizer. A história não é instigante, não´me deu vontade de ler ate acabar, foi mais um passatempo.