Lembrança

Lembrança Meg Cabot

Resenhas - Lembrança

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 06/07/2016

Meu cérebro diz: 2 estrelas. Meu coração: 4 estrelas.
Bem, no início tive dificuldades pra entrar na história, estava achando a Suzannah muito forçada (Senti isso ao longo da história também, mas com menos intensidade) e deu uma preguicinha e fez eu me questionar se realmente o problema era a Meg ou eu que já tinha crescido.
Mas depois da página 100, a história finalmente tomou um ritmo bom. A história toda ficou bem ágil, adorei os diálogos (ficaram bem melhores depois do início), rever os personagens antigos e alguns conflitos foram bem legais. A narrativa me prendeu muito e consegui terminar o livro em praticamente 2 dias, o que é sempre positivo.
Agora os problemas... Achei toda a inserção do Paul na história meio forçada, me pareceu mais um fanservice... E apesar de adorar o personagem em alguns momentos, achei ele um tremendo babaca em outros. Como eu amava tanto ele mais novo? Achei o Jesse meio machista também.
E achei que a Meg colocou um assunto extremamente delicado na história e não deu profundidade nenhuma, não sei se por medo ou simplesmente por achar muito delicado para o público mais jovem (mas então por que tratar disso at all?) Gostaria de ter visto mais alguns personagens antigos, btw. Alguns apareceram muito de relance.
Enfim, vou tirar só uma estrela pelos defeitos, porque me diverti muito com a leitura, como com qualquer livro da Meg.
Leila Lizandra 02/08/2016minha estante
Também achei não me apeguei, a principio, como acontecia com os outros livros da série. Depois fui curtindo. Mas tem algo que achei imperdoável e fez, aos meus olhos, perder uma boa parcela de charme do casal Suzannah/Jesse... Para Jesse, Suzannah era a mi hermosa e não mi amore como está no novo livro :(

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 27/08/2016minha estante
HAHAHA isso é verdade!

Lu 27/08/2016minha estante
Você descreveu com perfeição todos os pensamentos que me ocorreram durante a leitura. Fiquei um pouco decepcionada. Achei que a Meg focou em temas "sinistros" para dar um ar de ação e acabou se esquecendo de desenvolver mais os personagens e suas experiências. Sem contar a histórias com o Paul... todo aquele suspense pra ele aparecer em 3 capítulos e adeus (Oi?). E o final, apesar de ter gostado, não me deixou aquela dor do luto pelo fim do livro, como aconteceu com o 6º livro.

Patti Spissoto 20/09/2016minha estante
Eu não acabei ainda... Mas precisava bir aqui comentar uma coisa que está me incomodando... A MEG erro em dois detalhes. Primeiro, nos outros livros ela nunca mencionou essas siglas, tipo PMNO... Porque agora?
E outra, a Suze não falava tanto palavrão assim antes (ou falava?), porque deixa-la tão boca suja agora? Isso me incomodou... Mudou personalidade dela... Sei lá, vamos acabar o livro e ver no que dá...rs

Lili 04/02/2017minha estante
Nossa, exatamente!!! Pensei que era só eu que havia pensado isso. Acho que poderia ter investido mais nesse livro, ficou meio vago... Senti falta de muitas coisas, os livros anteriores mexeram muito comigo, eu me sentia na história, admito que nesse eu tive que me esforçar um pouco. Quero mais!

Bia 28/04/2020minha estante
Foi exatamente o que senti lendo o livro!
Quais outros personagens antigos? Não lembro muito bem de outros.. talvez a mãe e o pai?

Lari 27/05/2020

Uma ótima despedida!
Eu adorei a Suze como uma feminista, cursando algo relacionado à mediação, de bem com os irmãos e independente financeiramente. Ela amadureceu bastante mesmo sendo impulsiva e ainda escondendo coisas importantes do Jesse - e ele (suspiro), continua um amor, realizando os seus sonhos e desejos. Gostei de ter o gato Spike e o cachorro Max vivos, assim como o Padre Dominic - meu favorito. No geral, o livro ficou bem clichê com mais mediadores e 3 dias em 200 páginas, mas foi uma ótima despedida, o final foi lindo.

Leslie.Eduin 04/04/2024

Eu já estou com saudades dessa série!

Depois de quinze anos, a autora escreve este último livro, que foi o acalento para quem foi fã, e leu, se apaixonou, chorou, ficou chocada, deu risadas com a Suzannah e suas aventuras como a Mediadora mais sem paciência para Pessoas Mortas Não Obedientes. (PMNO)

Uma série teenager bem anos 2000, com um romance fofo e proibido. Fantasmas malucos, um vilão muito sarcástico.

Jesse, meu primeiro crush literário, jamais esqueci e jamais esquecerei dele, com o seu eterno (mi hermosa).
Eu amei reler e relembrar. Dei boas risadas e reviradas de olho. Os plot são muito bons, a escrita é muito leve e divertida.
Malu 09/04/2024minha estante
Eu definitivamente preciso ler esse livro

Leslie.Eduin 09/04/2024minha estante
Precisa mulher! Eu achei que seria uma história mais ou menos, sabe? Só pra vender, mas nossa, deixa uma saudades da série ?

Veneella 12/08/2020

Alguém sabe uma heroína da Meg que não terminou casada?
Veja bem, faz algum tempo que não leio nada da Meg porque percebi que ela tem um modo operante que não me cai bem.

Mas, convenhamos, Suze Chutadora-de-Traseiros Simons foi uma grande influência de várias garotas "não tão delicadas" e eu não fui exceção. Precisava dar uma chance a isso.

E não vou negar, Suze não é o problema desse livro. Nunca. De maneira nenhuma. Boca suja, direta e mais empoderada do que nunca, Suzannah parece ter deixado pra trás os traços de personalidade mais irritantes da adolescência. Ou quase.

Apesar de beeeeem menos melodramática, ela continua cedendo de maneira ridiculamente fácil a todos os caprichos de Jesse. Menos os que envolvem se meter em muita confusão por conta de um fantasma, porque isso sempre foi o limite para nossa garota.

Mas isso é ruim quando Jesse é meu problema. Meg tentou dar um "lado negro" para o nosso pequeno padawan e, deuses, com isso é insuportável. Daí temos um machão superprotetor que nenhuma insinuação de pau grande conseguiu tornar atraente.

Paul por outro lado, maldito stalker chantagista sexual, me faz perguntar como Meg pode saber construir um personagem tão sexy e esperar que meu interesse romântico seja no Sr."Eu cuido disso, querida". Jesse dando chilique enquanto Paul está tipo, "Ok, Suzannah, já peguei as algemas, pare de apontar a arma pra minha cara" me faz realmente questionar quem é a verdadeira alma gêmea da nossa heroína.

O que me traz de volta a um outro comentário sobre a construção de personagens femininas da Meg e como elas são desconstruídas, mas nunca a ponto de questionar certos padrões. O mais gritante sendo o casamento, que é sempre o grande destino final almejado por qualquer mulher. Pausa para o vômito.

Suze questiona o tempo inteiro a masculinidade tóxica de Jesse, mas ela rapidamente se cala com um beijinho. Ah, e com o grande pau permanentemente duro de Jesse. De novo e de novo. E Jesse não muda, não parece nem mesmo arrependido nas 400 páginas do livro. Vai morrer (de novo) um cabra macho protetor e, aparentemente, porque ele gosta de criancinhas, isso o torna mais sexy que tudo.

O melhor do livro e que vale a pena para os fãs da série, é encontrar a gangue toda outra vez e ver por quais caminhos todos se enveredaram. A história em si, o mais novo caso fantasmagórico que Suze precisa resolver, também é tão interessante quanto às outras, dando um gostinho maravilhoso de nostalgia. O que prova que o amor fatídico nunca foi o que nos conquistou tantos anos atrás, mas graças a Deus nossa maravilhosa chutadora de bundas está mais certeira do que nunca.

Guto 16/06/2020

Meg Cabot escreva mais por favor!!
A Mediadora é uma das minhas séries favoritas!Eu fiquei muito feliz quando soube do lançamento desse sétimo livro. Antes de começar a ler, fiquei com medo de me decepcionar. Mas assim que iniciei a leitura do livro vi que meu medo foi em vão.

Eu amei Lembrança, a obra é deliciosamente divertida e emocionante. Esse sétimo livro consegue nos deixar tensos! Eu já estou com saudades de todos eles. Uma obra cativante e gostosa do início ao fim, Lembrança será que foi um final para a série A Mediadora? Espero que não.

E para quem nunca leu a série A Mediadora, faça um favor a si mesmo e comece a ler a saga agora mesmo! Rs

Vale muito a pena!
Alessandro.Silva 16/06/2020minha estante
Ao ler seu comentário, fiquei muito curioso em conhecer a série. Seu entusiasmo me contaminou. Vou colocar na lista. Vou pesquisar por qual título começar minha leitura.

Guto 16/06/2020minha estante
Eu sou suspeito em falar dessa série!
Depois me diga o que achou!

Alessandro.Silva 16/06/2020minha estante
Coloquei na lista. Vou ler Shadowland. Com certeza te digo! Quero comentar contigo já durante a leitura.

Tamyressilvazz 14/03/2021

Nostálgico
Quando você acha que uma saga pode estragar porque a autora deu continuidade pro que já tinha final, você vê que sempre pode existir um final melhor. Esse livro mostrou um lado mais madura da adolescente impulsiva, o leitor consegue crescer junto com Suzannah e por mais que o Jesse fosse o destino dela, eu sempre torci por Paul Slater conseguir conquistar Suzannah, o que foi bom, porque finalmente Jesse cumpriu o que prometeu. A história é perfeita porque faz parte da vida real, fora que o enredo abordou outros assuntos sociais, definitivamente agora digo que não mudaria nada. Nostálgico, uma ficção realista.

Antonia.Bass 30/12/2021

Desfecho perfeito
Esse livro me fez chorar, o peso que a Suzi carrega fica claro nesse livro e é tão gratificante vê o quanto ela amadureceu.

Laris | @larislendo 02/05/2020

Depois de tantos anos finalmente li esse livro e ele não me decepcionou. Tem suas falhas, é claro, por tentar abordar um assunto sério e acabar tratando com superficialidade. Porém foi ótimo rever todos esses personagens por quem me apaixonei quando era só uma uma adolescente de 13 anos.

brunadafonseca19 06/08/2020

Lembro que devorei os primeiros livros da série na minha adolescência... Hoje a sensação já não é a mesma, mas a leitura ainda foi boa, divertida e até com alguns suspiros (Jesse será pra sempre um dos meus crushs literários). Enfim, foi bom revisitar uma história que me marcou muito quando mais nova, mesmo que hoje seja apenas um gostinho de nostalgia.

Analu. 27/05/2022

Melhor livro da série e finalmente...o fim!
Fui inventar de reler a mediadora esse ano e confesso pra vocês que me arrependi. Não são todos os livros que envelhecem bem como Harry Potter por exemplo. Tem livros que você vai gostar mais numa determinada idade e quando for mais velha (eu no caso quase 15 anos depois) vai achar horrível e estragar suas memórias afetivas.

Esse último volume foi o melhor de todos, deixou todos os 6 livros no chinelo. Teve os melhores plots e diálogos, onde a Meg tomou vergonha na cara e deu espaço pro casal! Jesse fez eu dar muitos suspiros fazendo jus ao meu primeiro crush literário. ??

Porém essa série num geral teve muitos erros de desenvolvimento de história, construção de personagens e principalmente casal esquecido no churrasco. Gente, 6 livros pra rolar um beijo não é de Deus! Fora que praticamente nada acrescentava nas histórias era tudo mais do mesmo a gente tava num looping sem fim SOCORRO.

Se você for xovem e tá iniciando no mundo da literatura, recomendo essa saga. Mas se nos auge dos 30 e já leu muitos livros com bastante experiência literária, passe longe! Pessoas que amaram a mediadora na adolescência POR FAVOR não releiam...deixa ele como tá viu?

Thaise 16/06/2020

"MI HERMOSA"
"Assim é o estado triste, porém, oh, tão aprazível! Minha alma se firma em nada, apenas em ti; a ti contempla, admira, de ti depende, confia somente em ti."

Quando comecei a ler o primeiro livro firmei em minha cabeça que somente escreveria uma resenha no último livro para julgar a série como um todo.... Fiz bem.
Devo primeiro saudar Meg Cabot por sua escrita e por sua imaginação acima de tudo, porque meu deus, que história!!!
Suzannah é o tipo de personagem bem construída, com seus defeitos em não confiar, em julgar ou até mesmo em se precipitar, mas no final acabava mostrando um outro lado dela, a força e a coragem que demonstrou desde a primeira página.
Os livros foram bem delimitados, pegando o gancho dos livros anteriores e construindo um enredo leve, divertido e surpreendente. Nenhum personagem ficou de fora e eu acho isso muito importante, pois mostrou como foi bem traçado a história do começo ao fim.
E nesse livro (o último), não foi diferente, mostrou um pouco mais adiante em como Suzannah está, lidando com fantasmas e com sua carreira profissional, lidando com pessoas e essa foi a parte bonita, essa ligação que ela construiu em passos lentos mais determinados, com pessoas que estavam ali só esperando uma oportunidade. E não vou falar nada de Jesse que é um cara que me conquistou desde o primeiro vislumbre, suas palavras e atitudes me aqueceram de verdade.
Amei do começo ao fim, e acho que esse foi um belo livro para uma bela despedida, um fim que mais parece um começo para nossa amada protagonista Suzannah Simons.

Vivi 15/03/2022

Simplesmente apaixonante este livro ??
Agora, mais velha, Suze tem seu primeiro emprego desde sua formatura, e um noivado com Jesse, que é sua alma gêmea e ex-fantasma de sua casa ? Mais alguém do seu passado resolve aparecer, Paul Slater, e não quer muito a felicidade do casal Suze e Jesse.
Paul é o novo proprietário da antiga casa de Suzannah.
Isso não seria um problema se ela não tivesse acabado de descobrir que uma antiga maldição poderá transformar seu amado num demônio, caso seu antigo local de descanso seja demolido.
Para isso não acontecer, Paul, está chantageando Suze sexualmente ?
Só lendo para se apaixonar ?

Rah 04/06/2020

Lembrança
Sou apaixonada pela série a mediadora desde a adolescência, li todos os livros umas 3x, confesso que quando fiquei sabendo do lançamento deste livro fiquei com medo que estragassem um história que para mim havia terminado perfeita, mas o livro é simplesmente lindo, só deixa a história mais gostosa e nos faz viver novamente esse conto maravilhoso de Meg Cabot.

Aggretsuko0 11/10/2022

Meu amor todinho por essa série
Depois de 10 anos encerrei um ciclo lindo lendo o último livro da mediadora. Tive que reler os 7 últimos livros (contando com "o pedido") e não me arrependo nem por um segundo!!!! Apesar de ser uma leitura mais teen, a escrita da Meg Cabot é sensacional e, ouso dizer, pra todas as idades! O que eu sempre gostei nesse livro é que ele não precisa de muito pra ser bom e esse ultimo conseguiu superar minhas expectativas. Foi muito mais maduro que os anteriores, já que como a protagonista cresceu, assim cresceram as responsabilidades dela, mas penso também que foi escrito pros leitores de 2012 que cresceram junto amando tanto as aventuras de Suze Simon e seu maravilhoso e gostoso namorado fantasma! Vai deixar muitas saudades, mas certeza que lerei de novo daqui a alguns anos, porque foi bom demais! Só pra não dizer que tudo foi às mil maravilhas, achei que algumas coisas poderiam ser concluídas de outra forma e eu acho que não entendi muito bem a grande revelação que a suze teve no final sobre os próprios sentimentos guardados dela, não ficou muito explícito o que a escritora quis dizer (se alguém souber pfvr me diz nos comentários kkkkk) enfim realmente não tinha como ela terminar com o Paul, aquele menino era mesmo el diablo kkkkkkkkk além do mais Jesse é um santo por ser tão compreensivo e maravilhoso com a Suze e as coisas que ela vivia escondendo dele, pelo amor de deus mulher, SE ABRE! kkkkkk, portanto amei demais! TÁ VENDO, LIVROS HYPADOS DO TIKTOK? DÁ PRA FAZER LIVRO BOM SEM CENA DE HOT!!!!!

Literaris 29/04/2021

Então né
Nessa 7° história, acompanhamos suze anos depois. Ela está noiva de Jesse, quase formada e com dua vida muito bem ate que um fantasma do passado volta para sua vida e vira tudoo de cabeça pra baixo. Kkkkkkk sei que escrevi isso e entrega de forma geral o que vai acontecer mas não consigo levar a sério. Vamos apenas dizer que a autora desconstruiu seus personagens, reformulou o final do livro anterior. Colocou uma problemática sem sentido, com uma solução digna de risada, o reencontro com personagens que não vemos à tempos não foi tão legal. Única coisa legal foi as trigêmeas. Dei 3 com sensação de 2 ou 2,5.