Belgravia

Belgravia Julian Fellowes

Resenhas - Belgravia

Mika 07/04/2022

Esperava mais
Duas famílias que pertencem a sociedade Londrina que participa de um baile e logo seguida um combate de guerra, vinte anos depois segredos serão revelados.

Virginia 06/04/2022

Chá das cinco
Estou tão desapontada com esta leitura que nem sequer sei muito bem por onde começar. Sou a maior fã de Downton Abbey e quando descobri que tinha saído um livro do homem por detrás do êxito, eu tinha que ler.

A ação de Belgravia decorre durante o século XIX, após as Guerras Napoleónicas. Acompanhamos as desventuras e intrigas das famílias Trenchard e Bellasis, ligadas por uma criança que - a princípio - toda a gente acredita ser ilegítima. A história é um tanto interessante (admito isso), muito pela questão do matrimónio e da incompatibilidade entre diferentes estatutos sociais. Contudo, foi uma leitura muito aborrecida e chata. A escrita de Fellowes é maçante. Poderia ter sido melhor fosse uma escrita mais lírica e mais suave. Depois há a questão das personagens.

As personagens em Belgravia são do mais desinteressante que há. Para piorar, o autor ainda coloca pontos de vista de algumas personagens que em nada acrescentam à história.

Há ainda uma outra questão, só que esta é mais do foro pessoal: a organização do livro. Pessoalmente, detesto quando os autores juntam diferentes pontos de vista num mesmo capítulo com nada mais do que um mero espaço a separá-los. Simplesmente, não consigo ler assim; faz-me muita confusão, porque, por vezes, não se percebe logo que é outra personagem a falar. Prefiro mais quando os pontos de vista são separados por capítulos. Mas isto é mais um desabafo que uma crítica propriamente dita.

Em suma, Belgravia é uma boa leitura para um possível chá das cinco, mas não é uma leitura que eu pessoalmente recomendasse.

Nichele 03/04/2022

Uma obra prima, com personagens super bem desenvolvidos, você se apega aos personagens e sofre junto, muito bom, recomendo. Mas não recomendo para quem se interessa por várias cenas de romance por que não são muitas e nem o foco é nisso, e sim nos segredos e nas famílias.

Elaine | Livroglota 21/02/2022

Um belo drama inglês
Fazia tempo que não lia um livro com uma trama envolvente. Eu que adoro a cultura inglesa aristrocratica, me achei nesse drama.
Com a elegância da alta classe britânica, uma dose de reviravoltas e bastante drama, Belgravia me lembrou minha serie favorita do mesmo autor, Downton Abbey. Li o livro rápido e achei ótimo pra sair de uma ressaca literária.

Csbarreto 13/12/2021

Belgravia (3 estrelas)
Como fã antiga de carteirinha de Downton Abbey, assim que vi que a série Belgravia (do mesmo escritor e criador) estava disponível no Glopoplay fui comprar o livro.
A premissa do livro é interessante, ao pegar um evento histórico como o baile da duquesa de Richmond que antecedeu a batalha de Waterloo e adicionar umas boas pinceladas de ficção que realmente faz imaginar como tudo se sucedeu à época.
Apesar do cenário de fundo histórico ser interessante achei que o livro falhou em me fazer criar uma conexão com a maioria dos personagens, entender suas motivações, seus conflitos todos parecem muito antipáticos.
Apesar de ser escrito em terceira pessoa, o ponto de vista da história mudava com muita frequência, às vezes até de um parágrafo para o outro, o que ficava um pouco confuso e talvez a intenção do autor fosse que realmente funcionasse como um roteiro para ser adaptado.
O maior acerto do livro é o detalhe histórico, as regras de costumes e dos relacionamentos da época, que sempre me encanta. Nota 3/5*
Fabricy 05/04/2022minha estante
Tô com dificuldade de ler também! Adorei sua resenha, expressa o que tô sentindo!

Csbarreto 06/04/2022minha estante
Apesar de tudo eu gostei em geral pelos detalhes históricos...mas esperava muito mais do autor. A série tbm não me agradou muito, achei o mesmo problema do livro...os personagens não tem carisma, fica faltando alguma coisa.

Becca (@cha.e.pipoca) 31/10/2021

Chá das 17h
Inicialmente achei a história um pouco devagar, mas com base a narrativa vai evoluindo você vai lendo as intrigas e entendendo como as relações entre aristocratas e novos-ricos pode ser conturbado, devido a títulos e nobreza.

Um livro bem sessão da tarde, como uma leitura constante e um final bem esclarecedor. Por ser um livro único, achei que a história caminhou para um fechamento de modo muito bem explicado e resumido, sem deixar nenhuma ponta solta.

No geral, os personagens possuem uma construção enquadrada ao rumo da história, ou seja, apenas seguiam de acordo aos acontecimentos. Claro que temos alguns anti-heróis e um vilão, mas nada muito maquiavélico.

Com uma capa linda para se ter na estante, recomendo esse livro para tirar uma ressaca literária, ou aproveitar uma boa tarde com um chá.

Elisangela 24/10/2021

Promete, mas não cumpre...
A história é boa e até que é bem escrita, mas acho que o autor acabou se estendendo demais, chega uma hora que fica cansativo, o grande segredo é revelado aos leitores logo, mas para os personagens ele vai se estendendo por tempo demais e quando finalmente é revelado é daquele jeito meio corrido e sendo aceito de forma muito fácil, acho que se tivesse mais ritmo no meio do livro e mais emoção no final teria merecido mais estrelas...

Hester1 13/10/2021

Gostei do livro. Recomendo! Há muito que estava na pilha esperando. Quando iniciei não consegui mais fechar o livro. Envolvente, a estória flui muito bem. Achei o final previsível, mas nada trágico.

Greice.Nogueira 25/09/2021

Se fosse um programa de TV brasileiro esse livro com certeza seria o Casos de Família do ano de 1.800
Ele é bem escrito, porém a história não te leva a nada que já não seja previsível e se torna até monótona. Pra mim faltou um bom romance porque tanto o casal principal que gera todo o drama futuro do livro quanto o casal que se forma depois não me fez sentir absolutamente nada!
Pontos positivos, ele retrata muito bem um período do passado os costumes e como as coisas eram, mas na questão dos personagens não é nada que vá me marcar como uma grande leitura.
Ju Arruda 03/04/2022minha estante
?????????? ia colocar na minha lista, mas acho que não quero mais kkkkk

Greice.Nogueira 05/04/2022minha estante
Hahahahha foi mal ??

Ju Arruda 06/04/2022minha estante
Hahaha eu que agradeço! A lista é tão grande que a gente precisa tirar os medianos mesmo ?

@lerpracrer 18/09/2021

Vida sob aparências
Amei a série downtown abbey, então sabia mais ou menos que linha seguiria o livro.

De fato, as histórias tem semelhanças, assim como a ambientação, mas o livro me deixou incomodada durante toda a história.

A trama é boa e a proposta também, e por ser um
romance de época traz questionamentos e dilemas daquele momento, mas mesmo assim me incomodou que alguns dos meus personagens preferidos e que se mostravam menos ligados a imagem social, como a Anne, ?desperdiçaram? uma vida em companhia a uma pessoa amada, da família, em prol do que a sociedade iria pensar.

Caroline Foletto 08/09/2021

Uma leitura tranquila
Esse livro se assemelha muito à série Downton Abbey, não pela história em si, mas pelo jeito como é contada. Tudo é muito leve, calmo e tranquilo, tem os escândalos, os esquemas, as tramas, mas tudo acontece de uma forma muito leve, não é um livro que deixa o leitor nervoso, ou que o faz chorar, mas é um livro envolvente do início ao fim.
Apesar de não haver grandes emoções, narradas de forma exageradamente profunda, esse é um livro que, assim como a série, prende o leitor. O livro começa com um escândalo encoberto que só será resolvido lá no final da história, os diálogos são divertidos, a narração é leve e prática, mas sem perder o encanto de um romance histórico.
É uma leitura tão tranquila quanto assistir Downton Abbey.

Caroline Foletto 08/09/2021

Uma leitura tranquila
É uma leitura tão tranquila quanto assistir Downton Abbey.

Márcia 11/08/2021

Belgravia - Julian Fellowes
Julian Fellowes é ator, escritor, diretor e produtor de cinema e tv, autor de dois romances e mestre em literatura pela Magdalene College, em Cambridge. JULIAN FELLOWES é o criador da aclamada série de tv Downton Abbey, que também roteirizou e produziu e pela qual recebeu três prêmios Emmy.
O romance Belgravia foi publicado em 2016.

A trama tem início no mês de junho de 1815, às vésperas da Batalha de Waterloo que transformaria a vida de muitos jovens devido a seu desfecho sangrento. Como meio de prestar uma homenagem ao Duque de Wellington, que comandaria as tropas britânicas contra Napoleão, a Duquesa de Richmond oferece um baile em Bruxelas, convidando boa parte do exército e os nobres que estavam na cidade na ocasião para participar dos festejos.
O que James Trenchard, fornecedor de mantimentos para o exército, não imaginava é que sua própria família seria convidada para o glamouroso baile. James, trabalhador e homem de negócios esforçado, sempre sonhou com o dia em que sua família ascenderia socialmente e coloca todos os seus sonhos nas costas de sua filha, a bela Sophia, que compartilha dos mesmos desejos do pai. Embora a família Trenchard tenha prosperado por seus próprios esforços, a mania de grandeza de James o faz sempre seguir adiante, aspirando um casamento vantajoso para sua filha que possa colocá-los dentro do círculo restrito da nobreza. Anne, esposa de James, apesar de ter sido educada com esmero por sua família, é mais realista no que se refere a entrar para um círculo social do qual não fazem parte, e não compartilha de tais sonhos. Anne se orgulha dos esforços do marido no trabalho, mas está plenamente satisfeita com a posição que a família ocupa atualmente.
Antes do baile terminar, no entanto, chega a notícia de que Napoleão invadiu o país e todos precisam correr. Após o baile, Edmund Bellasis segue para a batalha. Porém, antes de partir, o lorde promete voltar e casar com Sophia. Infelizmente, dias depois, ele é morto em campo. Sophia fica completamente transtornada e acaba entrando em depressão. Pouco tempo depois, a jovem descobre que está grávida de Bellasis e a notícia abala a família Trenchard. Buscando proteger a filha, os pais de Sophia resolvem levá-la para longe. A jovem morre logo após o parto e seu filho é entregue para ser cuidado por um casal conhecido de seus pais, o Sr. Pope e Sra Pope.

Anos se passam, e a gente descobre que Sophia não sobreviveu ao parto, mas que sua família fez com que a criança fosse criada por um casal que não conseguia ter filhos. O jovem, hoje com vinte e pouco anos, é também um comerciante bem sucedido e em franco desenvolvimento.

As questões principais que passam a ser a estrutura da história agora são: o segredo que os Trenchards mantiveram durante tantos anos da família Brockenhurst/Bellasis. A participação de James Trenchard na criação do neto; ao mesmo tempo que ocultou da própria esposa o fato de ser próximo dele. A inveja do filho mais novo dos Trenchards em relação ao protegido de seu pai (que ele não sabe ser seu sobrinho).

Anne Trenchard se “martiriza” por Lady Brockenhurst não saber que tem um neto vivo, mesmo que bastardo. Ao mesmo tempo ela se culpa por não ter mantido o menino em seu próprio lar e não ter o criado ela mesma.

Da parte dos Brockenhurst/Bellasis, sem um herdeiro, todo o patrimônio da família cairia nas mãos do irmão do conde, um reverendo endividado e amargo, com um filho arrogante e ainda mais devedor que o pai.

Além disso tudo, para apimentar um pouco a história, quando Charles (o neto escondido, que não sabe nada sobre seus pais verdadeiros) entra em contato com as duas famílias, sem entender muito bem o que elas podem querer com ele, o jovem ainda tem a oportunidade de desenvolver um amor proibido por Lady Maria.

Prometida para o filho arrogante dos Bellasis pobres, Maria também se interessa pelo brilhante e bem sucedido Charles, e tenta a todo custo se livrar da promessa de casamento. Mas tem que lutar com a vontade férrea de sua mãe, que quer juntar sua família, em processo de desgraça, a um nome mais forte e estável.

vanessaxclementino 29/06/2021

FOFOCAS DO DUCADO
comecei o livro sem muito expectativa, mas esse é um dos grandes exemplos que me supreendeu. Escrita, mesmo que minuciosa, mas envolvente, personagens cativantes e tanto plot twist que me deixou tonta.
LuaTeresa 16/03/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

vanessaxclementino 17/03/2022minha estante
não, não há, isso é um dos pontos que gostei dele, há drama e romance mas sem hot, é como uma novela das 06

LuaTeresa 17/03/2022minha estante
Obrigada por avisar

Natália | @tracandolivros 23/05/2021

Belgravia
Eu me interessei no livro por toda a trama de segredos na Londres de 1840, contudo, o segredo é revelado no capítulo 2 pro leitor, então não é algo tão surpreendente no longo do livro.
Os personagens são todos meio sem sal, e acho que o fato de ficar pulando entre um e outro deixou menos espaço pra me apegar neles.
Os plots foram todos bem clichês, eu pude adivinhar o livro todo, o que não necessariamente estragou a leitura, me prendeu e me fez ir até o final, e acredito que pode ser surpreendente para alguns.
Em geral foi uma leitura agradável e me divertiu