Belgravia

Belgravia Julian Fellowes

Resenhas - Belgravia

Sueli 11/08/2016

O Passado É Um País Estrangeiro. Prepare o Seu Passaporte E Boa Leitura!
Cada leitor tem, de acordo com suas necessidades emocionais, expectativas diversas.
Eu, independentemente do gênero literário, faço absoluta questão da surpresa e do ineditismo, e BELGRAVIA, de Julian Fellowes, correspondeu a todas as minhas expectativas... Apesar de alguns clichês, mas isto está na conta, não é mesmo?
Apesar da “barriga”, em torno de 50% das páginas lidas, o romance teve a dose exata de emoções, dramas familiares, reconstituição de época – imagino que pela familiaridade de Fellowes com a realeza, já que o mesmo recebeu o título de Barão Fellowes de West Stafford, em 2011, tornando-se par vitalício do Pariato do Reino Unido e passando a integrar a Câmara dos Lordes. Portanto, leitores, ele escreve sobre um assunto que entende profundamente.
Em BELGRAVIA, todos que amaram Downton Abbey, irão encontrar personagens similares aos da série que apaixonou milhões de telespectadores ao redor do mundo.
Leitura imperdível!
Carla Sol 11/08/2016minha estante
Estou ansiosa para essa leitura! Expectativa nas alturas...rs... sou apaixonada por Downton Abbey!!

Joyce Oliveira 11/08/2016minha estante
tem algum outro autor que escreve parecido? n conheço Downton Abbey :/

Luh 11/08/2016minha estante
Que maravilha Sueli, estou querendo muito ler este livro, está na minha lista de desejados.
Obrigada por compartilhar conosco.
Bjs.

Carla Sol 11/08/2016minha estante
Joyce, assista Downton Abbey, é uma série maravilhosa escrita pelo mesmo autor de Belgravia! Tem no Netflix...vc não vai se arrepender! É viciante!

Carla Sol 11/08/2016minha estante
Joyce, assista Downton Abbey, é uma série de época maravilhosa escrita pelo mesmo autor de Belgravia! Tem no Netflix...vc não vai se arrepender! É viciante!

Joyce Oliveira 11/08/2016minha estante
ok :)

Rachel Ribeiro 11/08/2016minha estante
Já marquei para ler, amei Downtown Abbey

Sueli 11/08/2016minha estante
Sarah, eu espero que você goste tanto quanto eu. Caso se sinta entediada em algum momento, lembre-se das recompensas. ;)

Sueli 11/08/2016minha estante
Joyce, no momento, eu não lembro de nenhum autor/autora que escreva com Fellowes. Talvez, por eu estar muito acostumada com romances históricos escritos por mulheres. E, se puder, assista Downton Abbey porque éum seriado fantástico. Obrigada por comentar, querida.

Sueli 11/08/2016minha estante
Rachel, eu estou torcendo para saber a sua opinião sobre o livro. Eu acho que Caroline é muito parecida com a personagem da Maggie Smith. ;)

Sueli 11/08/2016minha estante
Luh, eu adoro compartilhar comentários sobre livros que adoro. Eu vou ficar torcendo para você gostar! Bjs

AnaFigueira 19/08/2016minha estante
Eu amo downton abbey e fiquei sabendo desse livro hj, vou já comprar o digital, mas me fala quais personagens de downton abbey vc achou parecido nesse livro ? E fala o nome dos personagens do livro tb.. POR FAVOR!

Sueli 20/08/2016minha estante
Olá, AnaFigueira.
Bem, eu vou tentar atender ao seu pedido, pois como já estou em uma outra "época", conhecendo novas "pessoas", as histórias mais antigas se perdem em meio a tantas lembranças que se misturam...
Mas... Vamos lá!
Em minha opinião, achei Caroline muito parecida com a minha queridíssima Lady Violet, interpretada pela maravilhosa Maggie Smith. Edmund, é claro que associei a Matthew. Anne Trenchard tem um perfume de Lady Isobel, mãe de Matthew e contraponto perfeito para Violet...
Você irá perceber que o Thomas, antes de sua redenção, na última temporada também está presente em alguns serviçais das duas famílias principais de Belgravia.
Contudo, eu não gostaria de estragar o prazer da sua leitura, além de lhe roubar a satisfação que você mesma faça as suas próprias combinações, ok?
Por favor, compre o livro, leia e volte para eu saber se você concordou comigo.
Bjks e bom fim de semana!

AnaFigueira 20/08/2016minha estante
Comprei o livro digital, comecei a ler ontem à noite. E nossa estou gostando muito. Não entendo como não pegou nota melhor esse livro aqui. Eu amo downton abbey e a série mesmo já tem um estilo meio parado. E esse livro com certeza é real demais! Quando começa a segunda parte do livro é tão triste, mas o q gostei e q não expõe tudo se uma só vez, as coisas simplesmente vão acontecendo, muito bom! Ultimamente ando meio sem tempo de ler, mas assim q terminar venho aqui para falar o q achei. Bjsssss

Sueli 20/08/2016minha estante
Beijossssss, te aguardo ;)

Flaveth 05/09/2016minha estante
Ja coloquei na lista! Amei

Sueli 05/09/2016minha estante
Isso mesmo, Flaveth. Recomendo com entusiasmo esse romance espetacular.
Ficção histórica, mas com muito conteúdo.
Bjks

Flaveth 05/09/2016minha estante
Bjo

Jennifer.Borelli 28/07/2017minha estante
Oi Sueli, concordo contigo a respeito da Caroline! Ela é muito parecida com a Violet (Maggie Smith).

Nilceia.Fernandes 26/01/2019minha estante
Acabei de ler!! É o tipo de escrita que me faz querer uma série, saga, trilogia..

Janise Martins 17/07/2019

Belgravia
Um livro maravilhoso, fazia tempo que não lia um livro tão bom, fiquei até arrependida de ter dado 5 estrelas para alguns livros. Esse é um 5 estrelas com louvor. Um livro onde você se apaixona, não pelo protagonista, mas pela história, pela obra completa. A escrita de Julian Fellowes é excelente.
Tudo começa com Edmund e Sophia, ela filha de um comerciante rico e ele um visconde. O casamento deles não era possível devido à diferença de classes, o que não impediu o amor, nem tão pouco o relacionamento entre eles. Só que ele foi para guerra e morreu, ela foi escondida por estar grávida e morreu no parto. A criança foi doada.
25 anos depois a história gira em torno da criança, atualmente um rapaz, bonito, inteligente, um comerciante com visão. Onde terá também seu amor impedido, porque ela é filha de um nobre e está noiva de outro. E seus avós, os quais ele não sabe que são avós, tentam ajudá-lo, mas nada pode ser revelado para não manchar a reputação da mãe do jovem.
Uma história com ciúme, traição, mal entendidos, mentiras, suspense, tensão, vingança e amor. Uma história que nos prende do início ao fim devido a excelente escrita. Um livro que traz tensão, mas também um deleite conforme tudo vai se encaixando, mas até lá, há momento de segurar a respiração. Amei cada página. E super recomendo.
Do mesmo estilo de Abbey Downton, que também é do mesmo autor.
E foi assim.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2019/07/belgravia.html
Roqueline.Ferreira 25/10/2019minha estante
Estou doida pra ler !

Janise Martins 25/10/2019minha estante
Roqueline, eu aproveitei uma promoção e comprei. E super recomendo!

Roqueline.Ferreira 27/10/2019minha estante
Vou começar !

Janise Martins 27/10/2019minha estante
Agora que eu lembrei, não foi uma promoção, esse eu ganhei de presente. Mas o importante é ler hehehehe
Boa leitura e espero que goste Roqueline!

Roqueline.Ferreira 29/10/2019minha estante
Isso !!? Vou ler sim !

Greice.Nogueira 25/09/2021

Se fosse um programa de TV brasileiro esse livro com certeza seria o Casos de Família do ano de 1.800
Ele é bem escrito, porém a história não te leva a nada que já não seja previsível e se torna até monótona. Pra mim faltou um bom romance porque tanto o casal principal que gera todo o drama futuro do livro quanto o casal que se forma depois não me fez sentir absolutamente nada!
Pontos positivos, ele retrata muito bem um período do passado os costumes e como as coisas eram, mas na questão dos personagens não é nada que vá me marcar como uma grande leitura.
Ju Arruda 03/04/2022minha estante
?????????? ia colocar na minha lista, mas acho que não quero mais kkkkk

Greice.Nogueira 05/04/2022minha estante
Hahahahha foi mal ??

Ju Arruda 06/04/2022minha estante
Hahaha eu que agradeço! A lista é tão grande que a gente precisa tirar os medianos mesmo ?

Tamara 08/08/2016

Confesso que ao ver a sinopse de Belgravia eu fiquei muito empolgada, porque gosto de romances de época que nos levam a acompanhar os segredos e costumes de uma sociedade diferente da que vivemos atualmente, e além disso achei muito interessante o formato original, estilo folhetins, que o autor utilizou para publicá-lo.
Ao iniciar a leitura, fui presa pelas tramas construídas e pelos novos segredos que surgiam mas ao mesmo tempo fiquei incomodada por se tratar apenas das nuances e segredos de uma sociedade, sem um fio condutor mais empolgante.
Mesmo assim Julian Fellowes foi muito feliz na escrita de Belgravia, pois a cada fim de capítulo desejamos que venha logo o próximo e desejamos também saber mais sobre aquelas pessoas aparentemente tão compostas mas que ao mesmo tempo tinham tantas coisas a esconder e tantas decepções escondidas por máscaras de vidas perfeitas.
O ponto que mais me prendeu foi o retrato fiel da sociedade, aliado a fatos históricos que foram verdadeiros, como a batalha de Waterloo e a prosperidade dos comerciantes nos anos de 1840, além de que o modo como as pessoas se comportavam e seus hábitos diários também foram retratados de uma maneira bastante Realista.
Por outro lado e provavelmente por uma opinião bastante pessoal, fiquei o tempo todo esperando por algo mais grandioso, pois entendo que os segredos do livro eram chocantes para a época, mas a maioria são coisas bastante normais na sociedade em que vivemos. Porém, penso que esse estilo se deva ao fato de Julian ser um roteirista de séries e foi possível sentir isso no desenrolar dessa história, pois todo o tempo eu me sentia como se estivesse assistindo o episódio de algo, o que de nenhuma forma foi ruim.
Em relação aos personagens creio que os que mais me conquistaram foram Sophia e Edmund, e dois personagens que apareceram depois, Charles Pope e Maria Grey. O tom de amor impossível e sonhador relacionado a esses protagonistas me cativou muito. Outras personagens fortes que mereceram destaque são Anne e Caroline, ambas eram mulheres fortes e determinadas dispostas a conseguir manter seus segredos e proteger aqueles que amavam. Até mesmo os vilões ganharam uma personalidade muito realística para mim, por isso, ainda que eles tenham feito muitas coisas erradas não consegui ter uma aversão forte por ninguém.
Minha leitura foi em ebook e a editora intrínseca está de parabéns na revisão. A narração foi feita em terceira pessoa e a divisão ficou com os onze capítulos originais, todos com um tamanho grande mas que não atrapalharam na leitura.
Ao término do livro fiquei ansiando muito para que ele seja transformado em série, mesmo que eu não seja a maior fã delas, mas fiquei com muita vontade de ver atores dando vida a esses personagens tão cativantes.
Ainda cabe o destaque de que enquanto conversava com uma leitora, a respeito do livro, ela disse achar o estilo de Belgravia muito semelhante as obras de Jane Austen, e tenho de concordar completamente, pois Belgravia traz as mesmas intrigas e atos da sociedade que podemos encontrar nos clássicos da aclamada Austen.
Recomendo esse livro para todos que gostam de histórias carregadas de segredos familiares, e para todos aqueles que gostam de livros que tratam de uma época distante dessa em que vivemos.

site: Resenha publicada originalmente em: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-belgravia.html
Dessa 08/08/2016minha estante
Adorei a resenha Tamara!!!

Tamara 08/08/2016minha estante
:) :) fico feliz demais em saber disso; :)

Diego 02/08/2017minha estante
Tamara,adorei!Louco pra comprar Belgravia e também,adorei assistir a série Downton Abbey e se aí,tem personagens com características semelhantes aos de Downton,já quero!Rs kk.

vanessaxclementino 29/06/2021

FOFOCAS DO DUCADO
comecei o livro sem muito expectativa, mas esse é um dos grandes exemplos que me supreendeu. Escrita, mesmo que minuciosa, mas envolvente, personagens cativantes e tanto plot twist que me deixou tonta.
LuaTeresa 16/03/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

vanessaxclementino 17/03/2022minha estante
não, não há, isso é um dos pontos que gostei dele, há drama e romance mas sem hot, é como uma novela das 06

LuaTeresa 17/03/2022minha estante
Obrigada por avisar

ritita 31/10/2017

Que coisa mais enfadonha
BELGRÁVIA - Julian Fellowes
Li este livro porque ele vivia aparecendo na minha frente, em todos os grupos que acompanho; mesmo sem muito ânimo, porque estou cansada de romances fictícios com um “grande segredo”, ainda bem que o segredo fica para os personagens do livro e não para o leitor.
Mas, haja paciência para as descrições detalhadas de cada grampo, enfeite de cabelos, tapetes, cortinas, copos, pernas de cadeiras. Juro que fui pulando esta parte, afinal pareciam-me folhas de revista de moda e/ou decoração.
A história passa-se no séc. XIX, na novíssima cidade de Belgrávia, Inglaterra, onde se misturam, ainda que a contragosto, nobres ricos, esnobes e chatos, nobres falidos que se acham a cereja do bolo, cheios de pose e a nova classe de ricos – os comerciantes ou industriais self-made man.
A história tem início às vésperas da batalha de Waterloo, que só é mencionada por conta do baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pois bem, 25 anos depois, um acontecimento que remete aquela noite, mesmo que só o leitor saiba, começa a incomodar nobres, plebeus, invejosos e afins. Acontece que este “segredo” só interessa mesmo à duas famílias envolvidas, os Brockenthurs (nobres) e os Trenchard (novos-ricos), mas muito mais gente está interessada nele, por motivos diversos: dinheiro (sempre), inveja, tradição moralista, etc, etc., então a corrupção, o leva e trás, as tentativas de, não só descobrir o segredo, mas também levar vantagem com esta descoberta, chega à beira de tentativa de assassinato.
Julian Fellowes é o autor de Downton Abbey, e se a série foi tão cheia de “barrigas” quanto este livro, não consigo entender o amor das pessoas por ela.
Ah, no final..........Não existe pecado do lado de baixo da Inglaterra , do Reino Unido, na Commonwealth, na Europa, todos são perdoados redimidos e viveram felizes para sempre.
Fui até o final atrás do segredo. Que coisa chata!
Thaiiiiixxx 18/12/2017minha estante
Acredite... Downton Abbey não é assim, não. Não tem barrigas, embora o ritmo seja mais lento. Os personagens são fascinantes, enquanto esses do livro só são uns chatos!

Racky 27/12/2017minha estante
undefined

ritita 28/12/2017minha estante
Você tem toda razão colecionadora, bandichatos.

Aisha Andris @AishandoBooks 25/06/2020

Uma verdadeira novela de época
Nós começamos a história acompanhando Sophia, uma jovem bonita e inteligente, que se apaixona por Edmund, um cavalheiro de uma classe muito superior à qual pertence, mas que parece ser correspondida por ele. Com seu charme, consegue o impossível: um convite para o evento mais exclusivo da temporada: o baile da duquesa de Richmond, tia do homem que conquistou seu coração. Só que o que era para ser uma noite de festa, terminará de forma completamente diferente e trará descobertas e reviravoltas que mudarão o destino não apenas dos pombinhos, mas de todos aqueles que os cercam, trazendo consequências que continuarão a “assombrá-los” vinte e cinco anos depois, onde a maior parte da história realmente se passa.
Enquanto lia, eu senti que “Belgravia” tinha um ar bem novelesco, com os dramas e os “casos de família” (sim, a Christina Rocha se refestelaria em ter os Trenchard e os condes de Granthan & cia em seu programa) que se desenrolam ao mesmo tempo que o conflito principal da trama. Temos direito a embates “culturais” entre pessoas de diferentes classes sociais, brigas entre irmãos, traições entre cônjuges, alpinistas sociais tentando conquistar espaço onde apenas o sangue nobre tem vez, disputas por herança, “playboys” mimados que vivem para gastar o dinheiro que não é deles e, em meio a tudo isso, um romancezinho fofo para aliviar um pouco o clima. Mas já aviso que ele se desenvolve de forma bem condizente com a época, sem nenhum dos arroubos ardentes de paixão a que estamos acostumados na maioria dos livros do gênero. Ainda assim, é um casal pelo qual torci muito, que realmente merecia a felicidade. São, talvez, os únicos personagens realmente bons da história.
Eu gostei bastante deste livro. Achei-o muito bem construído, com personagens densos e interessantes, com caráteres dúbios, às vezes, mas que surpreendem a gente ao longo da narrativa, e até conseguimos terminar a leitura nos importando com eles. E um ponto que curti muito é que aqui não ficamos focados apenas nas famílias importantes, mas também na criadagem, que tem um papel importante e ativo na história. A ambientação é impecável, Julian Fellowes realmente consegue nos transportar para a Londres dos anos 1840, especialmente o recém-nascido bairro de Belgravia, com direito à aparição de personalidades da época que realmente existiram. O desenvolvimento do mistério também foi muito bem feito, com as peças se encaixando certinho e sendo reveladas no momento oportuno. Minha única reclamação é que achei a escrita do autor um pouco morna, no sentido de não passar tanta emoção quanto deveria, porque temos muitas cenas que deveriam provocar lágrimas ou fazer o coração bater mais depressa, mas isso não aconteceu comigo. Ainda assim, recomendo a leitura!

site: https://aishando.home.blog/
Thalip 25/06/2020minha estante
Ótima resenha me deixou com mais vontade de ler ??, fiquei muito empolgada com esse livro depois de assistir Downton Abbey (inclusive recomendo se você ainda não assistiu).

Aisha Andris @AishandoBooks 25/06/2020minha estante
Menina, eu sou uma vergonha. Sempre ouço falar maravilhas desta série, mas ainda não vi. Preciso!

Csbarreto 13/12/2021

Belgravia (3 estrelas)
Como fã antiga de carteirinha de Downton Abbey, assim que vi que a série Belgravia (do mesmo escritor e criador) estava disponível no Glopoplay fui comprar o livro.
A premissa do livro é interessante, ao pegar um evento histórico como o baile da duquesa de Richmond que antecedeu a batalha de Waterloo e adicionar umas boas pinceladas de ficção que realmente faz imaginar como tudo se sucedeu à época.
Apesar do cenário de fundo histórico ser interessante achei que o livro falhou em me fazer criar uma conexão com a maioria dos personagens, entender suas motivações, seus conflitos todos parecem muito antipáticos.
Apesar de ser escrito em terceira pessoa, o ponto de vista da história mudava com muita frequência, às vezes até de um parágrafo para o outro, o que ficava um pouco confuso e talvez a intenção do autor fosse que realmente funcionasse como um roteiro para ser adaptado.
O maior acerto do livro é o detalhe histórico, as regras de costumes e dos relacionamentos da época, que sempre me encanta. Nota 3/5*
Fabricy 05/04/2022minha estante
Tô com dificuldade de ler também! Adorei sua resenha, expressa o que tô sentindo!

Csbarreto 06/04/2022minha estante
Apesar de tudo eu gostei em geral pelos detalhes históricos...mas esperava muito mais do autor. A série tbm não me agradou muito, achei o mesmo problema do livro...os personagens não tem carisma, fica faltando alguma coisa.

Lauraa Machado 20/04/2018

Uma bela novela mexicana, quer dizer, vitoriana!
Como uma grande fã de Downton Abbey e vários outros dramas ingleses históricos, seja em livros, séries ou filmes, eu tinha que dar uma chance para esse livro! E ainda bem, já que ele tem muito mais intriga e escândalo do que eu poderia imaginar! Foi uma leitura apaixonante!

O enredo é realmente como uma novela, talvez não exatamente mexicana, mas mesmo assim. Ou seja, teve intrigas de família e de posição na sociedade, romances e casos secretos, e foi tudo muito bem trabalhado, levemente clichê, mas sempre relevante e interessante, ainda que muitas pessoas não gostem de admitir serem atraídas por histórias assim. O ritmo do enredo, em compensação, é bem mais comedido do que eu acho que deveria ter sido, talvez para tentar diminuir os efeitos quase exagerados da trama. Infelizmente, isso fez pelo menos a primeira metade do livro ser um pouco lenta. Mas, quanto mais perto chega do final, mais viciante a história fica!

Apesar de tudo isso, a trama não é uma das duas coisas que eu acredito serem o ponto alto do livro! A primeira delas é o fato de Julian Fellows escrever maravilhosamente bem para a época, ao mesmo tempo que deixa a linguagem ao alcance de leitores do século vinte e um. Em nenhum momento me senti perdida por divagações de alguém natural da época vitoriana com palavras complicadas demais, mas tampouco cheguei a pensar que qualquer comentário, seja de pensamento, diálogo ou narração, fosse atual demais para encaixar na história. Achei sua escrita tão boa, que planejo ir atrás de outros livros seus!

Mas o segundo ponto alto talvez seja o mais importante deles - e o que mais me impressionou, já que Julian Fellows é homem: as personagens femininas desse livro são maravilhosas e claramente superiores aos masculinos, mesmo em questão de inteligência. Julian criou tantas personagens diferentes e complexas, com relações complicadas entre si e com seus maridos e os homens à sua volta, que não pude evitar ficar impressionada! Teria sido tão fácil para ele escrever sobre personagens mulheres simples e inúteis, principalmente quando essa era a visão da grande maioria da população para elas na época, mas ele foi e fez o contrário! Ele criou personagens tão incríveis, que estou tendo um certo trabalho em decidir qual é minha favorita!

Vale mencionar a Anne, a Carolina, a Maria e até a Susan e a Speer! Elas me fizeram perceber que não poderia deixar de acrescentar esse livro à minha lista de favoritos!

Recomendo Belgravia completamente, que é muito mais do que seu nome e sua sinopse sugerem, mas deixo avisado que o enredo não tem um ritmo frenético, é bem descritível e cheio de detalhes que são fáceis de deixar passar se você não estiver envolvido com a leitura, mas que pode conquistar quem estiver esperando uma verdadeira obra de ficção histórica cheia de escândalos de uma época apaixonante!

Ah, e obrigada pela menção ao Melbourne e à rainha Victoria, Julian!
Andréa Araújo 23/04/2018minha estante
Esse ultimo detalhe ganhou seu coração ne haha ?

Lauraa Machado 23/04/2018minha estante
Haha shipper incondicional, admito!

The guy on the train 22/06/2023

BELGRAVIA - JULIAN FELLOWES
Eu acho angustiante esse tipo de leitura a la Jane Austen porque eu me pego sentindo a mesma ansiedade dos protagonistas como se eu estivesse vivendo seus dramas em primeira mão. Julian Fellowes foi eficaz em me causar essa sensação de envolvimento com a narrativa ao ponto de eu sentir não apenas ansiedade e expectativa, mas também irritação, raiva, medo e etc.
A narrativa se desenvolve de forma lenta no início, mas aos poucos vai pegando o ritmo. As tramas vão se intercalando a medida em que os acontecimentos se desenrolam e a forma como Fellowes conecta tudo é muito gostosa. Seu estilo é único e muito saudosista, tendo me remetido à Downton Abbey durante toda a leitura. Adoraria que o livro virasse um filme ou uma minissérie.
Mauro 10/09/2023minha estante
Tem uma minissérie! Terminei de ler agora e fui pesquisar e achei.

The guy on the train 11/09/2023minha estante
Meu deus!!!!!!! Vou procurar tbm!!! Obrigado.

JAlia372 02/04/2023

Livro cuja a história é muito boa apesar de um pouco lenta. Eu acredito que esse enredo poderia facilmente ser adaptado para uma série bem feitinha, já que a passagem do tempo é devagar no livro talvez em formato de série pudesse ser feito algo mais dinâmico sem perder a fidelidade ao livro
Kézia 20/04/2023minha estante
Fizeram uma série em 2020, ainda não assisti porque quero ler o livro antes..

@umaleituraenadamais 07/01/2017

#euqueromoraremBelgraveSquare
Se tivesse mais estrelas esse livro merecia.
Adoro Romances de Época. É meu estilo favorito de leitura. E a indicação de duas amigas para ler esse livro foi tipo, Ma-ra-vi-lho-sa!!!!
Que história boa de lê, ela te prende, o leitor fica envolvido de um jeito...
Nunca li nada de Julian Fellowes, sei que ele é conhecido por Downtom Abbey, serie que pretendo em breve assistir.
Leitura incrível.
Amei começar um ano com esse livro.
Obrigada Fabi e Carol.
Leitura mais do que recomendada.
Caroline Biasini 07/01/2017minha estante
Muito bom!!!!!

Bruna 21/08/2016

Resenha: Belgravia
Nas férias fui surpreendida com um e-mail da Editora Intrínseca, se tratava de uma proposta de parceria pontual para resenhar "Belgravia", o mais novo romance de Julian Fellowes. No início não consegui acreditar que aquilo estava acontecendo realmente comigo, parecia algo muito bom para ser realidade. Depois de quase dois anos de blog finalmente consegui fazer parceria com uma das minhas editoras favoritas, isso me deu uma grande sensação de orgulho e de que eu estava fazendo a coisa certa, investindo aqui no meu blog. Foi uma ótima experiência para mim. Sinto que tive um grande crescimento como blogueira, sem contar a responsabilidade de fazer um bom trabalho.

"Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos

Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square."

1815, Bruxelas.

A família Trenchard vem prosperando com o comércio, mas mesmo assim a matriarca Anne Trenchard não se sente completamente confortável com o novo ciclo social que está começando a frequentar e sente que sua família nunca vai ser inteiramente aceita. Eles não nasceram nobres, apenas se enriqueceram graças a ambição de seu marido James Trenchard, que é um empreendedor nato.

Quando receberam a notícia de que haviam sido convidados pela duquesa de Richmond para o lendário baile em homenagem ao duque Wellington, Anne é a primeira a se manifestar dizendo que não se sente confortável para ir em tal evento, mas para James esse é um motivo para que ele se sinta honrado. Outra pessoa que também está esperando ansiosamente pelo baile é Sophie Trenchard, uma jovem de 18 anos, filha mais velha do Sr. e da Sra. Trenchard. Ela está apaixonada por Edmund Bellasis (sobrinho da duquesa de Richmond) e o baile parece a oportunidade perfeita para eles ficarem juntos.

"— Seu pai percorreu com sucesso um longo caminho, mais longo do que a maioria das pessoas poderia imaginar, por isso ele não vê as barreiras naturais que o impediriam de ir além. Contente-se com quem somos. Seu pai tem se saído muito bem no mundo. Você deveria se orgulhar."

A única coisa que ninguém poderia imaginar, era que a grandiosa festa seria interrompida pela invasão de Napoleão. Muitos homens foram à luta, e mesmo tendo saído vitoriosos na Batalha de Waterloo, muitas vidas foram perdidas nesse conflito o que afetará a vida de alguns envolvidos.

"Mais tarde, Anne se perguntaria como podia ter tanta certeza de que esse era o fim da história de Sophie. Mas, então, como disse a si mesma, quem saberia melhor do que ela que olhar para trás oferece um prisma que muda tudo? Ela se levantou. Era hora de descer e confortar a filha, que tinha acordado de uma bela fantasia em um mundo cruel."

1841, Londres.

Vinte e seis anos se passaram após o baile da duquesa de Richmond e da Batalha de Waterloo. Muita coisa mudou durante esse tempo. Anne e James Trenchard precisam lidar com a dor diária causada pela morte de Sophie, embora tenham uma situação financeira e social mais estruturada e morem em companhia de seu filho Oliver e de sua complicada esposa Susan.

Embora, a vida tenha mudado bastante para a família Trenchard, eles são obrigados a relembrar o passado quando Anne conhece, durante um chá, a condessa de Brockenhurst (também conhecida como Caroline Brockenhurst), a mãe de Edmund Bellasis. Caroline aproveitou o encontro com Anne Trenchard para fazer perguntas sobre o baile, por ter sido a última aparição social de seu filho antes da guerra.

"— Você deve ter muito orgulho de lorde Bellasis. Ele era um rapaz excelente, e gostávamos muito dele. Às vezes, nós oferecíamos um pequeno baile, com seis ou sete casais, e eu tocava piano. Parece estranho dizer isso agora, mas os dias que antecederam a batalha foram felizes. Pelo menos para mim."

Para Caroline e seu marido Peregrine, a perda do lorde de Bellasis não é algo que os afeta somente emocionalmente, mas também é algo que determina para onde irá à herança da família. Edmund morreu sem deixar herdeiros, de forma que todo o dinheiro e propriedades da família irão para o irmão mais novo do conde, o tio do lorde de Bellasis: Stephen Bellasis, sua esposa Grace e seu filho John. Comparado ao seu irmão mais velho, Stephen leva uma vida mais simples e almeja conseguir todos os bens da família com a morte de Peregrine.

Em meio a laços familiares que conspiram para conseguir a herança, Caroline acaba se torando muito próxima de James e Anne Trenchard, o que causa muita desconfiança entre as pessoas. E como se isso não fosse o suficiente, ainda há a presença do jovem Charles Pope, um empresário que vai causar bastante curiosidade entre as pessoas.

"— Estou procurando o Sr. Charles Pope — disse ela, sabendo muito bem que estava olhando para o próprio.
— Eu sou Charles Pope. — Ele sorriu, seguindo na direção dela. — Por favor, entre. — Ele fez uma pausa e franziu a testa. — Está tudo bem, Lady Brockenhurst? Parece que a senhora viu um fantasma."

Como sou uma grande fã de romances de época, não demorou muito para que eu ficasse interessada na história de "Belgravia". A sinopse me pareceu bastante interessante, e eu gostei muito de Julian Fellowes ter misturado alguns fatos de ficção com alguns acontecimentos históricos, como a Batalha de Waterloo. Como História sempre foi uma das minhas matérias preferidas do Ensino Médio, gostei de ver alguns acontecimentos reais presentes na história.

Outra coisa que me agradou bastante foi a capacidade de Fellowes construir relações bastante solidas entre os personagens, o que ajudou na construção da trama incrível. Não sei se outra pessoa seria capaz de fazer um trabalho tão cuidadoso, complexo e bem estruturado, como Julian fez. A narrativa é muito rica em detalhes! Pessoalmente acho que essa técnica acaba enriquecendo o texto e aumentando a capacidade de imaginação do leitor, mas algumas pessoas têm preguiça disso.

Se você gosta de romances de época, de uma trama extremamente bem estruturada, o livro "Belgravia" é um livro que você deve ter em sua estante. Acabei gostando do livro muito mais do que eu podia imaginar, e agora pretendo ler outras obras de Julian Fellowes.

site: https://escritorawhovian.blogspot.com.br/2016/08/resenha-belgravia.html

Kézia 14/11/2023

Me conquistou desde as primeiras páginas. Para quem gosta desse gênero, o livro não deixa nada a desejar. É bem escrito e o enredo é muito bom. A única ressalva seria o final, foi um pouco corrido na melhor parte ou ficou faltando algo mas nada que cause maiores prejuízos.

"O passado, como já foi dito tantas vezes, é um país estrangeiro no qual as coisas eram feitas de forma diferente. Mas também há semelhanças. A ambição, a inveja, a raiva, a avareza, a bondade, o altruísmo e, sobretudo, o amor sempre foram e sempre serão poderosos a ponto de motivar as nossas escolhas. Esta é uma história sobre pessoas que viveram há dois séculos e, ainda assim, muito do que elas desejaram, muito do que se ressentiam e as paixões arrebatadoras em seus corações eram bastante parecidas com os dramas que vivemos agora, em nosso tempo...".

Diane Ramos 29/08/2016

BELGRAVIA (Julian Fellowes )
Belgravia é um romance de época, escrito pelo criador da série Downtow Abbey, Julian Fellowes. Inicialmente, o livro foi lançado tanto lá fora quanto no Brasil em forma de e-books, mais precisamente 11 capítulos semanais, pois, o autor queria reviver a moda dos antigos romancistas que lançavam seus folhetins em jornais. A ideia é genial, mas, confesso que que fiquei imensamente feliz quando a Intrínseca lançou Belgravia em formato físico, pois assim podemos ter toda a luxuosidade da época em nossas estantes.
O livro se inicia em 1815, em Bruxelas, na véspera da Batalha de Waterloo, no lendário baile oferecido pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington. Porém, antes que a festa acabasse os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país, sendo assim, o duque de Wellington parte imediatamente com suas tropas, onde inevitavelmente muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.

Contrariando as exigências da época, encontra-se no famoso baile os Trenchard, família que fez fortuna com o comércio, e apesar de ter dinheiro suficiente para uma vida boa, James Trenchard não tem o status necessário para ser bem visto na sociedade, afinal ele é um descendente de comerciantes. Sonhando com a tão desejada ascensão social, James, planeja um casamento para sua filha Sophia com Edmund Bellasis, porém, toda essa ambição mudará drasticamente o futuro das duas famílias de forma impactante.
Após mais de duas décadas, a guerra e os mal entendidos ainda estão presentes na memória das duas famílias, só que agora um segredo vem trazendo tormento para os Trenchard, juntamente com as lembranças de Sophia e o motivo de sua morte. Quando a esposa Anne Trenchard resolve reabrir feridas do passado, ela acaba desencadeando uma trama movida por sentimentos e ambições.

A narrativa de Julian Fellowes flui muito bem, tanto que o leitor se vê envolvido naquele momento histórico, onde há vários fatos reais, como a Batalha de Waterloo, mesclados na ficção, e na minha opinião, essas passagens históricas enriqueceram em muito a obra, pois, dá aquela sensação de veracidade. A trama se desenrola alternando as histórias das duas famílias e a revelação de um segredo que as une, conforme os acontecimentos de 1815 vão sendo apresentados sob uma nova perspectiva, o futuro dos Trenchard e dos Bellasis vão tomando outro rumo, o caráter de alguns personagens são revelados e essas duas famílias vão se recuperando de décadas de sofrimento.
O que de longe mais me agradou foi a forma que o autor conduziu a história, onde ele aborda com maestria a história das duas famílias em um só momento histórico, de forma que os dois assuntos parecem fundir um no outro e torna-se um só. Não posso deixar de mencionar também sobre os personagens, que foram muito bem construídos, e apesar da grande maioria serem imperfeitos e ambiciosos, podemos perceber que acima de tudo eram simplesmente humanos que a seu modo tentava sobreviver e se dar bem naquela época.
O misterioso segredo que circula toda a obra deixa a leitura super agradável e fluída, de forma que quando ele começa a ser desvendado dá aquele friozinho na barriga, e inclusive, fiquei pensando com alguns leitores conseguiram ler o e-book semanal, pois, eu devorei a obra de uma só vez!
Enfim, Belgravia foi uma leitura que muito me agradou, acredito até que tenha sido uma das melhores desse ano. Se você é fã de romances de época não pode deixar de ler esse livro!
Leitura mais que recomendada!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/