Belgravia

Belgravia Julian Fellowes

Resenhas - Belgravia

Becca (@cha.e.pipoca) 31/10/2021

Chá das 17h
Inicialmente achei a história um pouco devagar, mas com base a narrativa vai evoluindo você vai lendo as intrigas e entendendo como as relações entre aristocratas e novos-ricos pode ser conturbado, devido a títulos e nobreza.

Um livro bem sessão da tarde, como uma leitura constante e um final bem esclarecedor. Por ser um livro único, achei que a história caminhou para um fechamento de modo muito bem explicado e resumido, sem deixar nenhuma ponta solta.

No geral, os personagens possuem uma construção enquadrada ao rumo da história, ou seja, apenas seguiam de acordo aos acontecimentos. Claro que temos alguns anti-heróis e um vilão, mas nada muito maquiavélico.

Com uma capa linda para se ter na estante, recomendo esse livro para tirar uma ressaca literária, ou aproveitar uma boa tarde com um chá.

Sueli 11/08/2016

O Passado É Um País Estrangeiro. Prepare o Seu Passaporte E Boa Leitura!
Cada leitor tem, de acordo com suas necessidades emocionais, expectativas diversas.
Eu, independentemente do gênero literário, faço absoluta questão da surpresa e do ineditismo, e BELGRAVIA, de Julian Fellowes, correspondeu a todas as minhas expectativas... Apesar de alguns clichês, mas isto está na conta, não é mesmo?
Apesar da “barriga”, em torno de 50% das páginas lidas, o romance teve a dose exata de emoções, dramas familiares, reconstituição de época – imagino que pela familiaridade de Fellowes com a realeza, já que o mesmo recebeu o título de Barão Fellowes de West Stafford, em 2011, tornando-se par vitalício do Pariato do Reino Unido e passando a integrar a Câmara dos Lordes. Portanto, leitores, ele escreve sobre um assunto que entende profundamente.
Em BELGRAVIA, todos que amaram Downton Abbey, irão encontrar personagens similares aos da série que apaixonou milhões de telespectadores ao redor do mundo.
Leitura imperdível!
Carla Sol 11/08/2016minha estante
Estou ansiosa para essa leitura! Expectativa nas alturas...rs... sou apaixonada por Downton Abbey!!

Joyce Oliveira 11/08/2016minha estante
tem algum outro autor que escreve parecido? n conheço Downton Abbey :/

Luh 11/08/2016minha estante
Que maravilha Sueli, estou querendo muito ler este livro, está na minha lista de desejados.
Obrigada por compartilhar conosco.
Bjs.

Carla Sol 11/08/2016minha estante
Joyce, assista Downton Abbey, é uma série maravilhosa escrita pelo mesmo autor de Belgravia! Tem no Netflix...vc não vai se arrepender! É viciante!

Carla Sol 11/08/2016minha estante
Joyce, assista Downton Abbey, é uma série de época maravilhosa escrita pelo mesmo autor de Belgravia! Tem no Netflix...vc não vai se arrepender! É viciante!

Joyce Oliveira 11/08/2016minha estante
ok :)

Rachel Ribeiro 11/08/2016minha estante
Já marquei para ler, amei Downtown Abbey

Sueli 11/08/2016minha estante
Sarah, eu espero que você goste tanto quanto eu. Caso se sinta entediada em algum momento, lembre-se das recompensas. ;)

Sueli 11/08/2016minha estante
Joyce, no momento, eu não lembro de nenhum autor/autora que escreva com Fellowes. Talvez, por eu estar muito acostumada com romances históricos escritos por mulheres. E, se puder, assista Downton Abbey porque éum seriado fantástico. Obrigada por comentar, querida.

Sueli 11/08/2016minha estante
Rachel, eu estou torcendo para saber a sua opinião sobre o livro. Eu acho que Caroline é muito parecida com a personagem da Maggie Smith. ;)

Sueli 11/08/2016minha estante
Luh, eu adoro compartilhar comentários sobre livros que adoro. Eu vou ficar torcendo para você gostar! Bjs

AnaFigueira 19/08/2016minha estante
Eu amo downton abbey e fiquei sabendo desse livro hj, vou já comprar o digital, mas me fala quais personagens de downton abbey vc achou parecido nesse livro ? E fala o nome dos personagens do livro tb.. POR FAVOR!

Sueli 20/08/2016minha estante
Olá, AnaFigueira.
Bem, eu vou tentar atender ao seu pedido, pois como já estou em uma outra "época", conhecendo novas "pessoas", as histórias mais antigas se perdem em meio a tantas lembranças que se misturam...
Mas... Vamos lá!
Em minha opinião, achei Caroline muito parecida com a minha queridíssima Lady Violet, interpretada pela maravilhosa Maggie Smith. Edmund, é claro que associei a Matthew. Anne Trenchard tem um perfume de Lady Isobel, mãe de Matthew e contraponto perfeito para Violet...
Você irá perceber que o Thomas, antes de sua redenção, na última temporada também está presente em alguns serviçais das duas famílias principais de Belgravia.
Contudo, eu não gostaria de estragar o prazer da sua leitura, além de lhe roubar a satisfação que você mesma faça as suas próprias combinações, ok?
Por favor, compre o livro, leia e volte para eu saber se você concordou comigo.
Bjks e bom fim de semana!

AnaFigueira 20/08/2016minha estante
Comprei o livro digital, comecei a ler ontem à noite. E nossa estou gostando muito. Não entendo como não pegou nota melhor esse livro aqui. Eu amo downton abbey e a série mesmo já tem um estilo meio parado. E esse livro com certeza é real demais! Quando começa a segunda parte do livro é tão triste, mas o q gostei e q não expõe tudo se uma só vez, as coisas simplesmente vão acontecendo, muito bom! Ultimamente ando meio sem tempo de ler, mas assim q terminar venho aqui para falar o q achei. Bjsssss

Sueli 20/08/2016minha estante
Beijossssss, te aguardo ;)

Flaveth 05/09/2016minha estante
Ja coloquei na lista! Amei

Sueli 05/09/2016minha estante
Isso mesmo, Flaveth. Recomendo com entusiasmo esse romance espetacular.
Ficção histórica, mas com muito conteúdo.
Bjks

Flaveth 05/09/2016minha estante
Bjo

Jennifer.Borelli 28/07/2017minha estante
Oi Sueli, concordo contigo a respeito da Caroline! Ela é muito parecida com a Violet (Maggie Smith).

Nilceia.Fernandes 26/01/2019minha estante
Acabei de ler!! É o tipo de escrita que me faz querer uma série, saga, trilogia..

ThayAvalon 23/07/2022

Fofocas intrigas e segredos que não entregam, embora , a ambientação seja incrível.
A escrita é encantadora , a consultoria histórica da época é linda , você consegue se ver mesmo naquela época com os vestidos e as guerras, os chá das cinco, e tudo o mais dos anos 1800.
Porém...o enredo não é o que me prendeu nessa história, é como você acompanhar uma família com um alto Clico, que não gosta de outras classes inferiores por conta do convívio esnobe. Os personagens também não são apegáveis, quem eu me apaguei no início o autor resolveu matar, Anne a mãe de Sophia é forte , determinada e tals e é a única interessante, porém a história não entrega. Eu fui até o fim mais porque eu gosto de histórias que se passam na era Vitoriana e tals mas , o autor em vezes parecia que ficava confuso com a narração e apesar de ser em 3°pessoa. Parecia um roteiro em algumas vezes .

Tamara 08/08/2016

Confesso que ao ver a sinopse de Belgravia eu fiquei muito empolgada, porque gosto de romances de época que nos levam a acompanhar os segredos e costumes de uma sociedade diferente da que vivemos atualmente, e além disso achei muito interessante o formato original, estilo folhetins, que o autor utilizou para publicá-lo.
Ao iniciar a leitura, fui presa pelas tramas construídas e pelos novos segredos que surgiam mas ao mesmo tempo fiquei incomodada por se tratar apenas das nuances e segredos de uma sociedade, sem um fio condutor mais empolgante.
Mesmo assim Julian Fellowes foi muito feliz na escrita de Belgravia, pois a cada fim de capítulo desejamos que venha logo o próximo e desejamos também saber mais sobre aquelas pessoas aparentemente tão compostas mas que ao mesmo tempo tinham tantas coisas a esconder e tantas decepções escondidas por máscaras de vidas perfeitas.
O ponto que mais me prendeu foi o retrato fiel da sociedade, aliado a fatos históricos que foram verdadeiros, como a batalha de Waterloo e a prosperidade dos comerciantes nos anos de 1840, além de que o modo como as pessoas se comportavam e seus hábitos diários também foram retratados de uma maneira bastante Realista.
Por outro lado e provavelmente por uma opinião bastante pessoal, fiquei o tempo todo esperando por algo mais grandioso, pois entendo que os segredos do livro eram chocantes para a época, mas a maioria são coisas bastante normais na sociedade em que vivemos. Porém, penso que esse estilo se deva ao fato de Julian ser um roteirista de séries e foi possível sentir isso no desenrolar dessa história, pois todo o tempo eu me sentia como se estivesse assistindo o episódio de algo, o que de nenhuma forma foi ruim.
Em relação aos personagens creio que os que mais me conquistaram foram Sophia e Edmund, e dois personagens que apareceram depois, Charles Pope e Maria Grey. O tom de amor impossível e sonhador relacionado a esses protagonistas me cativou muito. Outras personagens fortes que mereceram destaque são Anne e Caroline, ambas eram mulheres fortes e determinadas dispostas a conseguir manter seus segredos e proteger aqueles que amavam. Até mesmo os vilões ganharam uma personalidade muito realística para mim, por isso, ainda que eles tenham feito muitas coisas erradas não consegui ter uma aversão forte por ninguém.
Minha leitura foi em ebook e a editora intrínseca está de parabéns na revisão. A narração foi feita em terceira pessoa e a divisão ficou com os onze capítulos originais, todos com um tamanho grande mas que não atrapalharam na leitura.
Ao término do livro fiquei ansiando muito para que ele seja transformado em série, mesmo que eu não seja a maior fã delas, mas fiquei com muita vontade de ver atores dando vida a esses personagens tão cativantes.
Ainda cabe o destaque de que enquanto conversava com uma leitora, a respeito do livro, ela disse achar o estilo de Belgravia muito semelhante as obras de Jane Austen, e tenho de concordar completamente, pois Belgravia traz as mesmas intrigas e atos da sociedade que podemos encontrar nos clássicos da aclamada Austen.
Recomendo esse livro para todos que gostam de histórias carregadas de segredos familiares, e para todos aqueles que gostam de livros que tratam de uma época distante dessa em que vivemos.

site: Resenha publicada originalmente em: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-belgravia.html
Dessa 08/08/2016minha estante
Adorei a resenha Tamara!!!

Tamara 08/08/2016minha estante
:) :) fico feliz demais em saber disso; :)

Diego 02/08/2017minha estante
Tamara,adorei!Louco pra comprar Belgravia e também,adorei assistir a série Downton Abbey e se aí,tem personagens com características semelhantes aos de Downton,já quero!Rs kk.

LuliFiedler 15/07/2020

Downtown em Belgravia
Descobri esse livro após Downtown Abbey, simplesmente por não conseguir lidar com o fim da série. De maneira direta, esse livro é exatamente isso e não consegui me livrar da sensação de que estava lendo uma temporada do seriado.
No entanto, a genialidade de figurinos, sotaques e as atuações dos atores ficam relegados à imaginação do leitor. Como escritor, Julian falha em criar cenários e sensações através das palavras, o que dá a história um aspecto superficial. As nuances do que é a vida ao final do século XIX e suas normas sociais fica bastante esquecido entre falas de roteiro e uma pessoa pouco familiarizada com a época pode não ser capaz de aproveitar o enredo.
De modo geral, minha percepção principal é que para alguém que como eu ficou órfão do fim da série, este é um livro gostoso de ler que evoca o saudosismo e tem uma trajetória muito satisfatória. Mas para alguém que não gostou ou nunca viu a série, pode achar que falta ao livro o estofo para uma grande obra.

Carlinha 24/07/2020

Muito bom!!
Adorei esse livro. Recomendo para quem gosta de enredo cheio de segredos, reviravoltas e drama familiar, pois não tem tanto foco no romance.

site: @paixaoporlivrosecafe

Hester1 13/10/2021

Gostei do livro. Recomendo! Há muito que estava na pilha esperando. Quando iniciei não consegui mais fechar o livro. Envolvente, a estória flui muito bem. Achei o final previsível, mas nada trágico.

Vivi Martins 27/01/2021

Um excelente drama familiar!
Do criador e produtor de Downton Abbey, a aclamada série britânica de tv, Julian Fellowes aproveita para seu livro, Belgravia, tudo o que utilizou para fazer de sua série televisiva um sucesso e tenta repetir a fórmula criando um cenário de nobreza, segredos e intrigas.

A história começa na véspera da Batalha de Waterloo em 1815, quando a Duquesa de Richmond faz uma festa em Bruxelas para o Duque de Wellington. Nesta ocasião são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país.
Com todo o alvoroço com a saída do Duque e dos soldados para a guerra, Sophia Trenchard se depara com uma triste constatação, afetando de forma dramática sua vida e de toda a família por décadas.

Vamos conhecer os costumes das ricas famílias aristocráticas da Londres de 1840. O autor dá grande importância a história profissional dos criados das ricas famílias envolvidas como mordomos, camareiros, lacaios... Detalhes ricamente abordados na série Downton Abbey. Encontrei também semelhanças bem nítidas entre alguns personagens da série e do livro.

Todo o enredo está envolto em um segredo que envolve o destino de duas famílias. Apesar de que qualquer leitor atento poderia prever o final de toda a trama, por ser um livro muito bem escrito e envolvente quase do começo ao fim, o livro vale muito a pena ser lido.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 06/04/2020

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Com a estreia da adaptação, tive que adiantar minha leitura de Belgravia. Com aquele clima londrino que tanto amamos, foi uma leitura e tanto.

Julian Fellowes é o criador da série Downton Abbey. Se você assistiu a série, com certeza vai notar similaridades entre as duas histórias. Não em questão dos personagens ou da história em si, mas o modo como é conduzida.

Belgravia é um prato cheio para quem gosta de um bom drama com escândalos. Há sempre algo acontecendo, seja no núcleo da nobreza/novos-ricos quanto no núcleo dos empregados. Quem acompanhou Downton Abbey, sabe como o autor consegue conduzir e mesclar esses dois núcleos e aqui não foi diferente.

Há um grande escândalo e você fica bastante intrigado como isso é o que interliga vários e vários personagens. Há um certo personagem, que é o ponto de ligação e nem imagina o que se passa ou a razão de despertar interesse em tantas pessoas.

Um único detalhe que pode atrapalhar a leitura de algumas pessoas são os enormes capítulos. Isso acontece pela razão autor ter lançado como folhetim de jornal, como era comum no século XIX; um capítulo por semana.

Fica aí a dica de uma boa leitura e também de uma série bem adaptada. Infelizmente ela não se encontra na Netflix ou Prime Video.

site: https://www.instagram.com/p/B-oqL4OoMLn/

Elisangela 24/10/2021

Promete, mas não cumpre...
A história é boa e até que é bem escrita, mas acho que o autor acabou se estendendo demais, chega uma hora que fica cansativo, o grande segredo é revelado aos leitores logo, mas para os personagens ele vai se estendendo por tempo demais e quando finalmente é revelado é daquele jeito meio corrido e sendo aceito de forma muito fácil, acho que se tivesse mais ritmo no meio do livro e mais emoção no final teria merecido mais estrelas...

Greice.Nogueira 25/09/2021

Se fosse um programa de TV brasileiro esse livro com certeza seria o Casos de Família do ano de 1.800
Ele é bem escrito, porém a história não te leva a nada que já não seja previsível e se torna até monótona. Pra mim faltou um bom romance porque tanto o casal principal que gera todo o drama futuro do livro quanto o casal que se forma depois não me fez sentir absolutamente nada!
Pontos positivos, ele retrata muito bem um período do passado os costumes e como as coisas eram, mas na questão dos personagens não é nada que vá me marcar como uma grande leitura.
Ju Arruda 03/04/2022minha estante
?????????? ia colocar na minha lista, mas acho que não quero mais kkkkk

Greice.Nogueira 05/04/2022minha estante
Hahahahha foi mal ??

Ju Arruda 06/04/2022minha estante
Hahaha eu que agradeço! A lista é tão grande que a gente precisa tirar os medianos mesmo ?

The guy on the train 22/06/2023

BELGRAVIA - JULIAN FELLOWES
Eu acho angustiante esse tipo de leitura a la Jane Austen porque eu me pego sentindo a mesma ansiedade dos protagonistas como se eu estivesse vivendo seus dramas em primeira mão. Julian Fellowes foi eficaz em me causar essa sensação de envolvimento com a narrativa ao ponto de eu sentir não apenas ansiedade e expectativa, mas também irritação, raiva, medo e etc.
A narrativa se desenvolve de forma lenta no início, mas aos poucos vai pegando o ritmo. As tramas vão se intercalando a medida em que os acontecimentos se desenrolam e a forma como Fellowes conecta tudo é muito gostosa. Seu estilo é único e muito saudosista, tendo me remetido à Downton Abbey durante toda a leitura. Adoraria que o livro virasse um filme ou uma minissérie.
Mauro 10/09/2023minha estante
Tem uma minissérie! Terminei de ler agora e fui pesquisar e achei.

The guy on the train 11/09/2023minha estante
Meu deus!!!!!!! Vou procurar tbm!!! Obrigado.

Csbarreto 13/12/2021

Belgravia (3 estrelas)
Como fã antiga de carteirinha de Downton Abbey, assim que vi que a série Belgravia (do mesmo escritor e criador) estava disponível no Glopoplay fui comprar o livro.
A premissa do livro é interessante, ao pegar um evento histórico como o baile da duquesa de Richmond que antecedeu a batalha de Waterloo e adicionar umas boas pinceladas de ficção que realmente faz imaginar como tudo se sucedeu à época.
Apesar do cenário de fundo histórico ser interessante achei que o livro falhou em me fazer criar uma conexão com a maioria dos personagens, entender suas motivações, seus conflitos todos parecem muito antipáticos.
Apesar de ser escrito em terceira pessoa, o ponto de vista da história mudava com muita frequência, às vezes até de um parágrafo para o outro, o que ficava um pouco confuso e talvez a intenção do autor fosse que realmente funcionasse como um roteiro para ser adaptado.
O maior acerto do livro é o detalhe histórico, as regras de costumes e dos relacionamentos da época, que sempre me encanta. Nota 3/5*
Fabricy 05/04/2022minha estante
Tô com dificuldade de ler também! Adorei sua resenha, expressa o que tô sentindo!

Csbarreto 06/04/2022minha estante
Apesar de tudo eu gostei em geral pelos detalhes históricos...mas esperava muito mais do autor. A série tbm não me agradou muito, achei o mesmo problema do livro...os personagens não tem carisma, fica faltando alguma coisa.

Aisha Andris @AishandoBooks 25/06/2020

Uma verdadeira novela de época
Nós começamos a história acompanhando Sophia, uma jovem bonita e inteligente, que se apaixona por Edmund, um cavalheiro de uma classe muito superior à qual pertence, mas que parece ser correspondida por ele. Com seu charme, consegue o impossível: um convite para o evento mais exclusivo da temporada: o baile da duquesa de Richmond, tia do homem que conquistou seu coração. Só que o que era para ser uma noite de festa, terminará de forma completamente diferente e trará descobertas e reviravoltas que mudarão o destino não apenas dos pombinhos, mas de todos aqueles que os cercam, trazendo consequências que continuarão a “assombrá-los” vinte e cinco anos depois, onde a maior parte da história realmente se passa.
Enquanto lia, eu senti que “Belgravia” tinha um ar bem novelesco, com os dramas e os “casos de família” (sim, a Christina Rocha se refestelaria em ter os Trenchard e os condes de Granthan & cia em seu programa) que se desenrolam ao mesmo tempo que o conflito principal da trama. Temos direito a embates “culturais” entre pessoas de diferentes classes sociais, brigas entre irmãos, traições entre cônjuges, alpinistas sociais tentando conquistar espaço onde apenas o sangue nobre tem vez, disputas por herança, “playboys” mimados que vivem para gastar o dinheiro que não é deles e, em meio a tudo isso, um romancezinho fofo para aliviar um pouco o clima. Mas já aviso que ele se desenvolve de forma bem condizente com a época, sem nenhum dos arroubos ardentes de paixão a que estamos acostumados na maioria dos livros do gênero. Ainda assim, é um casal pelo qual torci muito, que realmente merecia a felicidade. São, talvez, os únicos personagens realmente bons da história.
Eu gostei bastante deste livro. Achei-o muito bem construído, com personagens densos e interessantes, com caráteres dúbios, às vezes, mas que surpreendem a gente ao longo da narrativa, e até conseguimos terminar a leitura nos importando com eles. E um ponto que curti muito é que aqui não ficamos focados apenas nas famílias importantes, mas também na criadagem, que tem um papel importante e ativo na história. A ambientação é impecável, Julian Fellowes realmente consegue nos transportar para a Londres dos anos 1840, especialmente o recém-nascido bairro de Belgravia, com direito à aparição de personalidades da época que realmente existiram. O desenvolvimento do mistério também foi muito bem feito, com as peças se encaixando certinho e sendo reveladas no momento oportuno. Minha única reclamação é que achei a escrita do autor um pouco morna, no sentido de não passar tanta emoção quanto deveria, porque temos muitas cenas que deveriam provocar lágrimas ou fazer o coração bater mais depressa, mas isso não aconteceu comigo. Ainda assim, recomendo a leitura!

site: https://aishando.home.blog/
Thalip 25/06/2020minha estante
Ótima resenha me deixou com mais vontade de ler ??, fiquei muito empolgada com esse livro depois de assistir Downton Abbey (inclusive recomendo se você ainda não assistiu).

Aisha Andris @AishandoBooks 25/06/2020minha estante
Menina, eu sou uma vergonha. Sempre ouço falar maravilhas desta série, mas ainda não vi. Preciso!

PaolaBiah 30/07/2020

Pra quem gosta desse estilo é ótimo
Me demorei na leitura, pois não curto muito esse estilo, de romance simples e parado. No meio do livro a história começou a ficar mais interessante, com mais acontecimentos, e então consegui focar. É muito bem escrito.