Que emoção! Que emoção?

Que emoção! Que emoção? Georges Didi-Huberman

Resenhas - Que emoção! Que emoção?

burguês safado 31/07/2023

Primeiro livro (de muitos) que li desse sujeito maravilhoso e desde então minha vida nunca mais foi a mesma.
Luiz.Barbieri 31/07/2023minha estante
Que legal. Li recentemente outra palestra dele, "Como herdar uma coragem?". É bom também

burguês safado 01/08/2023minha estante
Leia Pensar debruçado. Desses ensaios mais curtos lançados pela KKYM, é um dos mais notáveis. Um primor de especulação fenomenológica.

Luiz.Barbieri 01/08/2023minha estante
Obrigado. Esse que citei só descobri por causa de um grupo que participo; normalmente tenho mais preguiça de textos soltos do que de ler um livro físico por inteiro, mesmo que seja longo, parece que não dá a mesma satisfação ao terminar

Luiz.Barbieri 01/08/2023minha estante
Bah, fala de Proust. É o meu livro preferido, a Recherche

Luiz.Barbieri 04/08/2023minha estante
Obrigado! Tem alguma diferença desse para o ebook daquela editora portuguesa?

Robtavares 15/01/2023

Filosofico
"No livro Que emoção! Que emoção? o historiador da arte Georges Didi-Huberman escreve sobre as emoções que nos acometem e que elas têm um poder de transformação. O autor lembra que é preciso confiar na criança que chora, mesmo na criança que existe dentro de si quando adulto."

Marques 01/08/2022

Leitura rápida e esclarecedora. É vital ler a parte de "Perguntas e Respostas" no final para compreender o texto 100%

underlou 22/02/2022

Texto a partir de uma conferência (seguido por perguntas e respostas) na qual o historiador de arte Georges Didi-Huberman faz observações acerca da emoção.

É uma temática simplória, mas a fala do também filósofo é tão bem articulada que as breves páginas podem ser lidas num só tempo. Didi-Huberman faz uma incursão pelas emoções humanas com auxílio de imagens ao longo do texto, as quais não servem apenas para ilustrar, mas para agregar sentido mesmo ao que se fala; e o autor não intenciona fazer o papel de crítico, mas somente perscrutar as significações obtidas a partir de uma análise cautelosa que envolve, com louvor, campos distintos do conhecimento humano, como por exemplo o cinema.

Inevitavelmente, comecei a eu próprio observar a matéria tratada por Didi-Huberman no meu dia a dia, principalmente nos filmes, atentando-me ao bom ou mau uso das emoções (algo que eu já fazia antes mas de modo desinteressado). Longe, de ser um manual, mas, nesse sentido, acredito que a leitura tenha sido deveras proveitosa.

Por fim, gostaria de citar uma passagem elucidativa sobre a ideia central deste livro: " [...] as emoções, uma vez que são moções, movimentos, comoções, são também transformações [...] Inclusive, é por meio das emoções que podemos, eventualmente, transformar nosso mundo, desde que, é claro, elas mesmas se transformem em pensamentos e ações." (p. 38)

Claccostaa 15/10/2021

da série: livros recomendados na terapia
Leitura fluida e rápida, mesmo porque essa é a intenção, ja que se trata da transcrição de uma palestra. Dentro desses limites, é uma boa leitura, principalmente se você (como eu) questiona e lugar da emoção dentro da sua relação consigo mesma e com os outros.
É importante validar nossas reações, entender que essas expressões comunicam, saber mais sobre o papel delas dentro da individualidade e de um viver coletivo. Bom, como quase tudo que leio em virtude da terapia.

carolmrtiins 21/04/2021

chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato

B 20/04/2021

Leitura fácil e rápida. Assunto super interessante e próximo. A parte de Perguntas e Respostas no final é excelente e auxilia numa melhor compreensão da analise feita ao decorrer do livro.

lizinbetween 15/08/2020

Que nos emocionemos mais
Neste diálogo de Didi-Huberman ele põe uma questão que resumirei assim: será que nossas posturas civilizatórias são realmente um avanço? Por que a coloco assim? Porque o autor mostra que a emoção não é individual, e pode ser contagiosa, além disso ela se expressa também sobre o outro, sendo uma ação revolucionária possível! Pois então, que nos emocionemos mais!

site: twitter.com/lizinbetween

Amanda.Rosas 30/05/2020

Curto, mas não o subestime.
Esse livro é uma transcrição de uma palestra, por isso é bem curto e pode ser lido em menos de duas horas. Entretanto, algumas reflexões do filósofo torna o livro uma obra de grande profundeza.

O mais interessante é que o autor aborda as emoções sob a perspectiva de vários campos de conhecimento, não apenas pela filosofia. Isso, somado à linguagem de Didi-Huberman, torna uma leitura acessível para todos.