Sociedade de consumo

Sociedade de consumo Lívia Barbosa

Resenhas - Sociedade de consumo

siriusrenan 09/06/2016

Meio mais ou menos
A autora aparentemente é uma estudiosa do assunto e tem um ponto de vista sobre o tema. Ao escolher falar sobre as obras disponíveis, sua crítica mostra seu ponto de vista, porém, pareceu-me que ela se preocupa mais em defender uma posição do que fazer com mais cuidado um levantamento sobre os principais estudos.
De qualquer forma, para quem está começando no tema é bom, para conhecer as diversas possibilidades de ângulos de estudo, mas não deve ser tomado como algo mais definitivo. É um pouco menos que introdutório o livro.

Tauana Mariana 20/04/2014

Bom começo
Ótima leitura para quem, assim como eu, está iniciando os estudos sobre o consumo, ou melhor, sobre a dita sociedade do consumo.

Apesar de ser um livro pequenininho e curtinho, a leitura é muito válida. Na obra, Lívia Barbosa desenha um panorama sobre os estudos da sociedade do consumo, traçando um paralelo entre tal conceito e o conceito de cultura do consumo.

Além disso, explica-nos teorias dos principais autores desta área, mostrando-nos que há, no mínimo, duas vertentes: uma com visão negativa do consumo (seguida por autores como Bauman e Baudrillard) e outra com uma visão mais positiva (seguida por autores como Campbell).

Desta forma, aproximamo-nos de obras como A Sociedade do Consumo (Baudrillard), Vida para o Consumo (Bauman), Cultura de Consumo e Pós-Modernismo (Featherstone), O Mundo dos bens (Douglas), A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno (Campbell), entre outros autores.

Um belo início nos estudos sobre consumo.

Miro 25/11/2010

Péssima forma de escrita. Livro fino que poderia ser resumido em duas páginas.
Uma estrela é muito para este livro, mas o Skoob não permite menos.

Chega a ser inacreditável o nível de enrolação na forma de escrita deste livro. As três primeiras páginas são tão enroladas, que tive de ler três vezes para chegar à conclusão de que a autora poderia ter escrito a mesma coisa em dois singelos parágrafos. O que é uma pena, pois ela aparenta saber do que fala (e não sabe pouco!), apenas não nasceu para escrever livros.

Desisti na quarta página e voltei ao livro do Giglio (O Comportamento do Consumidor, Ed. Thomson), que embora tenha uma abordagem diferente, ao menos é muito mais sólido e claro, levando você de fato a algum lugar.