As Melhores Histórias de Viagens no Tempo

Larry Niven

Resenhas - As Melhores Histórias de Viagem no Tempo

Renan.Menchik 17/03/2022

VIAJANDO NO TEMPO PARA BOAS ESTORIAS, OUTRAS NEM TANTO
Trata-se de uma coletânea intitulada de ?As Melhores Histórias de Viagens no Tempo?, a qual propõe-se a reunir nomes como Theodore Sturgeon, Athur C Clarke, Jack Finney, Ray Bradbury, Úrsula Le Guin e outros, cujo os contos carregam algo em comum: lidam com viagens no tempo, de várias formas diferentes e curiosas, aleatórias a propositais.

DA ORGANIZAÇÃO

A coletânea é bem organizada, antes de cada Conto há uma pequena biografia do Autor e suas principais obras e prêmios, isso é excelente para conhecer novos escritores e saber sua jornada no mundo da literatura, fiquei impressionado em vários momentos com nomes super renomados e ganhadores de prêmios fantásticos do qual não conhecida.

Os contos foram distribuídos de forma surtida, pelo menos eu não percebi alguma intencionalidade com relação a ordem em que foram expostos, a não ser que, casualmente, os piores foram postos do meio para o final hahaha, mas isso não afeta de maneira significativa a organização.

De maneira geral, a coletânea foi bem organizada.

DOS MELHORES CONTOS

Decidi categorizar, não todos os contos, mas aqueles que se destacaram por serem bons (sob meu ponto de vista). Como atribui nota a cada conto depois da leitura, aqui selecionei apenas os contos que ficaram com nota 4,5/5, vamos a eles:

"ESTOU COM MEDO - JACK FINNEY? - Conta a preocupação de um senhor de 66 anos de idade com casos "estranhos", problemas de cronologia ilógicos, mas que estavam acontecendo. Instigante, cativante e muito bem escrito! NOTA 4,5

"UM SOM DE TROVÃO - RAY BRADBURY Opa, esse conto representa o que eu queria encontrar nesse livro, uma relação mais complexa entre passado, presente e futuro, abusando das complexidades da teoria do "efeito borboleta", sensacional! Apesar de curto, o conto te envolve em uma ambientação muito bem construída, o melhor até agora, impecável! NOTA 5!"

"A NAVE DA MORTE - RICHARD MATHESON Escrito pelo criador de "Eu Sou a Lenda", o conto "A Nave da Morte" é um achado, afetando o psicológico do leitor em conjunto com o dos personagens, se do altamente intrigante! Conheceremos três tripulantes de uma nave espacial, em uma realidade em que a humanidade já partiu para explorar os exoplanetas da Via Láctea e afins, contudo, em um desses exoplanetas essa tripulação encontra destroços de uma nave, após investigar os destroços tudo fica perturbador ! Uma ótima escrita, instigante, bem desenvolvido e com um final complexo que exige mais de uma leitura para compreensão adequada! NOTA 4.5"

A ARMA PARA DINOSSAURO - L. SPRAGUE DE CAMP Escrito por Sprague, um habilidoso escritor da ficção científica, recebendo importantes prêmios. O conto abarca a ideia de viagem no tempo como um negócio comercial, quando pessoas com condições financeiras passam a pagar por safáris no tempo dos dinossauros, visando caçar e levar consigo um troféu de caça. O conto é muito bem desenvolvido e divertido, foi uma experiência muito boa ! NOTA 4,5"

"O HOMEM QUE CHEGOU CEDO - POUL ANDERSON Conto escrito por POUL Anderson, vencedor em diversos prêmios da literatura internacional, apresenta toda sua versatilidade ao transportar o leitor para o Século X! A estória é narrada sob o ponto de vista de um nortico que vivia na Islândia no Século X, o qual está passando pelo processo de conversão da cultura religiosa nórdica para a Cristã e encontra um sujeito com roupas estranhas que alega viver no ano de 1924. Os eventos vão sendo contados em uma conversa entre esse nortico e um padre que, no caso, é "você", a partir daí são narrados os acontecimentos, genial ! Não o melhor, pois o desfecho poderia ter sido mais bem aproveitado, porém um dos melhores ! Nota 4,5"

"RAINBARD - R. A. LAFFERTY Um conto excêntrico para um Autor excêntrico, "RAINBARD" honra a fama de seu criador ao provocar seu leitor a reflexões não convencionais. Trata-se da estória de um intrigante personagem chamado RAINBARD, o qual era dotado de uma imensa curiosidade, a qual só era superada pelo seu talento. Chegará o momento em que o personagem terá uma relação com as oportunidades perdidas na vida e terá a oportunidade de vincular-se ao passado para corrigir isso ! Intrigante, provocante e reflexivo , o conto é uma baita experiência para os amantes de temática, na minha opinião o melhor até o presente momento levanto NOTA 4,5"

"O PREÇO DAS LARANJAS - NANCY KRESS Aqui acompanhamos dois idosos em 1989 (Harry e Manny) que tinham o hábito de jogar xadrez e comer, aproveitando a terceira idade. A problemática acontece quando Harry decide ajudar sua neta a ver o lado bom da vida, visto que a mesma sempre está envolvida com "protestos" e literaturas pesadas. Pensa ele que se apresentar a neta alguém que possa lhe mostrar outro lado da vida, se não os problemas sociais, a mesma iria encontrar a felicidade, decide encontrar uma pessoa para neta. Contudo, nada é tão simples, Harry consegue ir ao passado através de um móvel, de forma inexplicável, e lá, além de comprar as coisas mais baratas (pois a inflação de 1989 para 1932 é grande), ele decide trazer alguém do passado para inspirar a neta! O conto é instigante, no início pensei que teria dificuldades, mas depois fui captado pelo enrredo. NOTA 4,5"

DOS PIORES CONTOS

Para selecionar os piores contos utilizei do critério abaixo de 3, e foram os seguintes:

"O PRODUTO PURO - JOHN KESSEL Caramba, que conto mais aleatório, tenho até dificuldades de sintetizar e, pelo que pesquisei, não foi só eu que tive essa dificuldade. O pior de todos, não vale nem a resenha, NOTA 1."

"PROJETO DE ANIVERSÁRIO - JOE HALDEMAN Haldenan é um habilidoso escritor que já recebeu alguns prêmios relevantes por suas obras. O conto "Projeto de Aniversário" vai abordar a vida "um milhão de anos no futuro" e o contraste com os anos 1950. Em que pese a boa premissa, não gostei do conto pela maneira como foi escrito pelo Autor, achei confuso e pensei em desistir em alguns momentos, melhorou bastante depois de alguns acontecimentos, mas não o suficiente, o pior até aqui, NOTA 2,5."

DOS CONTOS MEDIANOS

Utilizei o critério de NOTA entre 3 e 4, e esses foram os selecionados:

ONTEM FOI SEGUNDA-FEIRA: Escrito por Theodore Sturgeon, esse conto retrata a vida de uma pessoa simples, comum, que, por razões misteriosas, acaba parando nos "bastidores do tempo"... Mais que isso é spoiler, bem escrito, interessante a premissa, mas faltou algo mais ! Hahaha. Nota 3,5"

O ARMÁRIO DO TEMPO ? Henry Kuttner Aqui temos uma história de um chamado Gallegher(cientista excêntrico) que cria coisas que nem mesmo ele sabe para que funciona e Horace Vanning que, além de ter muitos conhecimentos jurídicos, trabalhava com comércio clandestino de diversos tipos de coisas. Os caminhos são cruzados com a criação de um Armário que tem interação com o espaço tempo. O cientista vende o armário para o advogado, já viu onde isso vai parar né? Conto divertido, bem escrito, mesmo que com suas obviedades, o Autor é muito bom em vender o desfecho da estória. NOTA 4."

"A SETA DO TEMPO - ARTHUR C. CLARKE Nesta história, uma equipe de geólogos estão em uma escavação em que uma sequencia de pegadas de um antigo animal foi descoberta e isso poderia revelar não apenas um padrão de comportamento caça, mas também os restos de sua presa quando alcançassem o fim das pegadas. Os físicos se mantém calados mesmo quando os geólogos os abordam com suas teorias sobre a misteriosa pesquisa. Porém, o autor, no fim do conto, consegue nos surpreender ao fazer o tempo interligar as duas atividades vizinhas. [...] Pra mim faltou algo a mais, não me prendeu tanto, mesmo sendo o Arthur C. Clarke, este não é dos seus melhores contos. NOTA 3,5."

"LEVIATAN - LARRY NIVEN Trata-se de um conto escrito por Larry Niven, que vai abordar a temática central da coletânea em que foi inserido: viagem no tempo. Ambientado em um mundo futurista, no qual há um governo para toda a nação, uma repartição deste governo é responsável por recolher espécimes extintos exóticos para o deleite do Secretário Geral do Governo Global, para isso usam da tecnologia para tais feitos. Achei meio sem sal ou fui incapaz de perceber os pormenores, razão que dou NOTA 3."

"A INVERSÃO DO TEMPO - JACK DANN Trata-se de um conto que te joga em um mundo no qual as coisas entram e saem do lugar no espaço e tempo, você está na sua rua voltando para casa quando você é lançado no Egito antigo, em tempo diferente, lugar diferente! Apesar de fazer bastante referências a cultura judaica e etc, o conto é muito "louco", e as nomenclatura utilizadas não facilitam a vida do leitor, o qual se perde com facilidade. NOTA 3"

"VIGIA DE INCÊNDIO - CONNIE WILLIS Conta a estória de um estudante de História em um contexto que viajar no tempo é possível, além de ser ferramenta indispensável para essa ciência. Nosso protagonista é um historiador em formação e irá viajar para 1940 para estudar o incêndio da catedral de São Paulo e lá irá aprender importantes lições. De maneira geral o conceito é muito bom, porém é desorganizado e confuso em vários momentos, o Autor tem umas escolhas erradas(ao meu ver), além de ser muito longo (poderia tirar uns 40% do conto, contaria a mesma estória). NOTA 3."

"RUMO A BIZÂNCIO -ROBERT SILVERBERG Nesse conto os cidadãos vivem indiferentes a morte e envelhecimento, são poucos, e vivem como turistas, conhecendo cidades antigas que surgiam, eram inauguradas e depois completamente destruídas para que outras réplicas fossem construídas. No início achei que ia ser tosco e confuso, mas dei uma chance para o conto e acabei me envolvendo com os personagens principais e o mistério das cidades e seus surgimentos e desaparecimentos. NOTA 4"

"TRAPALANDRA - CHARLES SHEFFIELD Somos submersos na estória pela ponto de vista de um "ex aventureiro" que é convidado por um homem muito rico para uma aventura em busca de "TRAPALANDRA" o equivalente ao "Eldorado", só que Sil argentino. A narrativa se desenvolve depois de um tempo, pode ou não arrebatar o leitor, pois oferece um passeio bem interessante pela vida dos personagens, que são de fato a melhor parte do conto. Entendo que faltou algo para tornar o conto memorável. NOTA 3,5"

"OUTRAS HISTÓRIAS OU UM PESCADOR DO MAR INTERIOR - URSULA K. LE GUIN Escrito por Ursula Le Guin, este conto é desenvolvido como uma carta de um fazendeiro chamado Hideo, que vive em um planeta chamado "O", que relata sua relação com a linha temporal e como ele acha que as coisas se alteram devido a um experimento do futuro. O conto foca mais nas relações entre os casais que se formavam e na orientação sexual destes casais do que no enredo principal, tornando a viagem no tempo um coadjuvante. O conto foi bem desenvolvido no geral. Nota 4"

DA CONCLUSÃO E NOTA GERAL PARA O LIVRO

A coletânea é boa, alguns contos irão lhe arrebatar, outros nem tanto e haverá aqueles que você vai querer pular.

Para atribuir nota fiz a média das notas que atribuí a cada conto, ficando nota 3,5/5.

Vale a leitura, porém com ressalvas!
GiB@ 21/03/2023minha estante
Obrigado pelo capricho Renan. Parabéns.

Acervo do Leitor 02/02/2018

RESENHA #37 – As Melhores Histórias de Viagens no Tempo
O que é a vida senão uma grande viagem no tempo? Não só pelo fato de envelhecermos a cada segundo, mas sim por tudo aquilo que presenciamos em nossa jornada. Transformações políticas, culturais, tecnológicas, medicinais, biológicas e afins. Mas, desejoso é o coração do homem, e este está sempre ardendo por mais! Não nos contentamos em desfrutarmos do nosso presente século, gostaríamos de poder viajar para outras épocas e eras, seja no passado ou futuro. Quem sabe apenas presenciarmos certos acontecimentos específicos, como quando nossos pais se conheceram, ou algo majestoso como Roma queimando? Esta obra é uma coletânea de 18 contos escritos por uma “constelação” de autores e visa abordar diferentes (não exaustivamente) facetas que viagens temporais poderiam proporcionar. Escrever uma resenha sobre coletâneas de pequenas histórias é sempre desafiador, pois podemos ser breves demais ou enfadonhos entrando em detalhes. Mas vamos adiante como nossa pequena jornada.

“O homem está perturbando o relógio do tempo e, receio, acabará por quebra-lo.”

As viagens dos autores: (conto 1) E se todos nós realmente fossemos atores em um grande palco da vida criado por Deus? E se devido a um lapso temporal, pudéssemos enxergar seus bastidores com anjos e demônios? (conto 2) O que poderia acontecer de um encontro entre um cientista amador bêbado, inventor de um pequeno armário que é um portal para dimensões desconhecidas, e um trambiqueiro visando usar tal instrumento como forma de se locupletar? Em breve nosso trapaceiro irá descobrir que o homem não é a única espécie gananciosa no espaço. (conto 3) Presenciamos alguns geólogos escavando o passando, tentando prever o futuro, sem saber que o mesmo reserva uma volta no tempo de forma fatal que será desvendado apenas no presente. É de dar um “bug” na mente. (conto 4) Viúvo idoso presencia experiências de terror vindas do passado devido a uma falha temporal na realidade. Seria tudo provocado por um saudoso desejo coletivo? (conto 5) Uma máquina no tempo que leva milionários selecionados para um safari pré-histórico. Que tal caçar um dinossauro? Mas se alem de mata-lo você destrói mais do que devia? A história que deu origem ao que muitos conhecem hoje como “efeito borboleta”. (conto 6) Viagem intergalática visando vida em outros planetas acaba encontrando a própria morte. Mas a tripulação já consegue viajar no tempo, então porque não voltar no tempo e evitar os caminhos que levaram ao fim? Mas não seria o destino inexorável? (conto 7) Uma história de ação de caçadores de recompensa que viajam no tempo em busca de glória e diversão. (conto 8) Uma tempestade traz do futuro um homem para a Islândia nórdica do século X. De que vale tanta tecnologia frente a dura vida e os costumes do passado? E afinal, o homem realmente “evoluiu” ou não? (conto 9) Se você pudesse voltar no tempo para conversar com sua versão mais jovem e tentar desfazer as burrices de sua vida? O cientista Rainbird criou o “retrogressor” e ele pode. Mas ele deveria?

“Isso criava um problema para o tempo, ou Tempo, que não é nem como um elástico nem como uma mola, nem como um rio nem como uma onda portadora – mas que, como todas essas coisas, pode ser deformado por pressão. “

Segunda metade das viagens: (conto 10) Exploradores do futuro indo ao passado para resgatar raças extintas. A história de uma grande caçada a criatura “bíblica” chamada de Leviatã. (conto 11) Um casal é transportado no tempo milhares de anos no futuro. Mas será que é tão bom assim saber o que vai acontecer com a humanidade? (conto 12) Quando a única coisa imutável no espaço tempo é você, e a existência está em constante mutação, fica difícil manter a sanidade. (conto 13) Um historiador tem a missão de voltar no tempo durante a Segunda Guerra Mundial para evitar que a catedral de São Paulo, em Londres, seja destruída. Mas se o presente é consequência do passado, quem disse que essa missão já não ocorreu antes com o mesmo resultado? (conto 14) Protagonista Charles viaja de 1984 para um futuro distante onde a preocupação dos habitantes é resgatar a glória das construções, cidades e monumentos do passado. Porém, se desejaremos tanto elas no futuro porque não as valorizamos em seu devido tempo? (conto 15) Será que já não habitam entre nós viajantes vindo do futuro? Não seriam eles grandes aproveitadores fazendo uso da previsibilidade do presente? (conto 16) Viagens temporais saciam a necessidade de conhecer o inusitado, mas quantas vezes podemos perder nossa identidade no processo? (conto 17) Uma pequena jornada no tempo de 50 anos ao passado, para alterar a realidade, poderia na verdade causar uma alteração em si mesmo devido aos assombros das pequenas, mas constantes, transformações que você nem se deu conta de presenciar ao longo deste tempo. (conto 18) Fantasia e ficção científica se mesclam para contar a história daquele que teve que se distanciar demais de casa para poder reconhecer seu verdadeiro lar.

“Aquela coisa minúscula caiu no chão; aquela coisa insignificante que podia romper equilíbrios e derrubar uma sequência de pequenos dominós, depois grandes dominós e finalmente gigantescos dominós ao longo dos anos e através do Tempo. Aquilo poderia alterar o mundo. “

SENTENÇA
Repararam que minha análise dos contos é repleta de interrogações? Não são apenas para aguçar a sua curiosidade, a maioria das histórias não possuem um final “fechado”. O leitor fica bem à vontade para tirar suas próprias conclusões, e isso pode incomodar bastante. A qualidade dos contos, apesar de quase todos serem escritos por nomes renomados como Arthur C. Clarke, Ray Bradbury, Richard Matheson, Ursula K. Le Guin entre outros, varia bastante. Algumas poucas histórias são geniais e te prendem bastante, mas outras (maioria) soam totalmente dispensáveis. Apesar de “viagem temporal” ser uma temática popular dentro da ficção científica, a maioria dos contos não explora tão bem esse gênero em si. Muitas de suas breves tramas servem apenas de “plataforma” para discutir questões mais “existenciais”, o que pode decepcionar bastante o leitor desprevenido. Se esta vertente da literatura sci-fi não está entre suas prediletas não acho um bom livro para se começar. Apesar de serem contos bem “curtos”, são densos. Vejo leitores mais acostumados e desejosos de possuir histórias escritas por autores “clássicos” como o público alvo. Acho que se pelo menos alguns contos fossem retirados, a obra seria mais “palatável”. Infelizmente nem tudo que reluz é ouro.

site: http://acervodoleitor.com.br/as-melhores-historias-de-viagens-no-tempo/
Renan.Menchik 11/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha !

Reginato 24/05/2022

Viagens no tempo OLD
Eu comecei a ler com muito entusiasmo e a medida que cada conto passou notei que na contracapa falava de filmes atuais ou melhor histórias atuais de viagens no tempo como "De Volta para o Futuro", mas nada disso eu encontrei.. apenas os contos antigos.

Alguns autores têm histórias bem legais e que torna-se a leitura ? bem leve e outras bem chatas e fadonhas.

No resumo o livro relata a inspiração de autores atuais e suas histórias fantásticas.

Na minha opinião eu prefiro as viagens do tempo atuais e com uma certa dinâmica eletrizante.

Mas é bom conhecer um pouco de tudo e viajar para outra dimensão. Boa viagem a todos.

Boa Leitura ?

Daniel Muniz 27/03/2021

Viagens no tempo!!!
Vários contos me cativaram como os de: Theodore Sturgeon, Athur C Clarke, Jack Finney, Ray Bradbury (clássico, conto fantástico), Richard Matheson (conto sensacional), L. Sprague de Camp, Poul Anderson (mais um conto entrando no rol dos sensacionais) e Charles Sheffield (mais um sensacional). Fora esses, tiveram mais alguns contos medianos e um ou outro que realmente não fez minha cabeça. Para quem gosta de histórias sobre viagem no tempo, recomendo fortemente a leitura...??

Rafael 09/04/2021

Algumas histórias muito boas, outras nem tanto, mas mesmo assim vale a leitura.

Luciano.Pierre 27/11/2022

Viagem no Tempo
Contos sobre o tema viagem no tempo. Alguns muito bons, alguns muito ruins e a maioria razoável. Vale a pena conferir se você gosta de histórias sobre esse tema.

André 27/11/2023

Cuidado com o título e divirta-se
Os contos reunidos nessa antologia certamente não são as melhores histórias de viagens no tempo já escritas, - lacunas saltam aos olhos se avaliarmos o volume com esse critério, como "By His Bootstraps", de Heinlein, para dar um exemplo - mas certamente são muito divertidas e representam um bom recorte diacrônico da "evolução" da ficção científica americana.
Começamos com histórias da Era de Ouro da ficção científica - escritas por grandes nomes como Sprague de Camp, Theodore Sturgeon, Richard Matheson, Ray Bradbury, Arthur C. Clarke - incluindo clássicos absolutos como "Som de Trovão", a história que batizou o termo "efeito borboleta" mesmo antes da pesquisa metereológica de Lorenz que deu origem à moderna teoria do Caos, e "O Homem que Chegou Cedo", que ilustra o clássico meme do viajante no tempo que chega no passado explicando as grandes tecnologias do futuro e não sabe produzir nenhuma delas, e muito menos a sociedade do passado está organizada de maneira a essas tecnologias serem úteis.
A partir da décima história, chegamos na "Nova Onda" dos anos 1970 com John Haldeman e Ursula K. Le Guin (ainda que a história desta última date de 1994), esta última responsável pela melhor história da coletânea - "Outra História ou O Pescador do Mar Interior".
Também temos uma série de histórias que remetem à fase mais contemporânea da ficção científica, dos anos 1980 para cá, ilustradas por Connie Willis, John Kessel e Nancy Kress - a mais interessante e representativa da época sendo "Produto Puro", de Kessel, uma tentativa de solução do "Paradoxo de Fermi" versão temporal que remete à cultura yuppie satirizada a la "Psicopata Americano".
Seguem breves resenhas conto a conto:
Ontem foi Segunda-Feira: Inícios da ficção científica e da exploração da viagem no tempo. Aqui temos mais uma história meta-temporal que de viagem temporal em si.
O Armário do Tempo: História de predestinação com um sabor peculiar por tropos da época usados por autores sem formação científica, como o arquétipo do "cientista maluco", a ideia de ciência como invenção de geringonças aleatórias a la "rebinboca da parafuseta quântica", etc.
A Seta do Tempo: Clássico absoluto. Conteúdo científico na medida certa, como é de se esperar de um mestre da hard sci fi, e o molde de histórias envolvendo predestinação temporal.
Estou com medo: Criação de atmosfera de suspense excelente, mas eu teria preferido que não se buscasse uma explicação para os istúrbios temporais misteriosos, ainda mais uma tão moralista assim.
Um Som de Trovão: Clássico absoluto, uma das origens do termo "efeito borboleta", especialmente na sua variante temporal. Claramente está dialogando com "A Seta do Tempo" de Clarke, oferecendo aqui outra dinâmica de viagem temporal comparada àquela. A inspiração para toda uma leva de histórias de viagem no tempo, desde "De Volta para o Futuro" até "Life is Strange".
A Nave da Morte: A insistência de Richard Matheson em forçar um twist final em narrativas perfeitamente bem estruturadas - mas que seriam convencionais, inclusive seus finais - é seu calcanhar de Aquiles como escritor. Se ele se restringi-se a desenvolver as suas tramas aos seus finais naturais, seria um grande escritor convencional.
Arma para dinossauros - Sprague de Camp é um monstro da ficção científica, mas nessa história tenta responder às viagens com destinos jurássicos de Clarke e Bradbury atribuindo ao próprio tempo um papel ativo para impedir paradoxos causais que a mim sempre soa "roubado" e menos divertido que uma saída a la "predestinação" que Clarke usou.
O homem que chegou ontem: a melhor subversão da história do viajante do tempo que torna-se um déspota no passado possuindo conhecimento e tecnologia do futuro.
Rainbird: Uma boa história sobre os efeitos que a interferência de um eu mais velho pode ter sobre nosso eu mais novo. Como a história anterior do "armário do tempo", carrega uma visão ingênua acerca da relação entre ciência e tecnologia.
Leviatã!: Uma história Neil Gaimanesca sobre a interação entre o mundo das ideias e o mundo concreto. Li em alguma resenha aqui que poderia ser uma premissa de história do Douglas Adams e eu acho que poderia ter amado se fosse.
Projeto de Aniversário: Muitos elementos legais na história, especialmente sobre a natureza dos habitantes do futuro, mas acaba muito rápido enquanto ainda está pegando fôlego. Dois dos temas da história, curiosamente, são trabalhados por Ted Chiang - em "História da sua Vida" e "Verdade dos Fatos, Verdade dos Sentimentos".
Inversão do Tempo - Borges sem Borges é golpe.
Vigia de Incêndio - Premissa legal, mas um pouco desconjuntada. É um prequel de um romance da mesma autora que pode ser mais interessante.
Rumo a Bizâncio: menos una história de viagem no tempo que uma história de amor futurista;
O produto puro: Uma resposta ao "paradoxo de hawking", a versão de viagem temporal do "paradoxo de fermi" - se a viagem no tempo é possível, onde (quando?) estão os viajantes? Dá uma derrapada moralista no final, como a típica ficção científica soft (suspeitando que o tradutor a traduziu como "sofisticada" nas mini biografias dos autores, doeu), mas é bacana.
Trapalanda: derivada do romance gótico de viagem d'A Narrativa de Arthur Gordon Pym' com os elementos científicos que a aproximam de "Nas Montanhas da Loucura", é uma divertida mistureba de história de aventura, horror e ficção científica. Derrapa no final com um erro científico gritante acerca do mecanismo escolhido pelo autor para distorcer o tempo (vencer uma grande diferença de potencial gravitacional atrasa um relógio, não adianta - é o mundo sob baixa gravidade que envelhece mais rápido).
O preço das laranjas: fofo, beirando o piegas e o humor involuntário, mas o saldo é positivo. Sobre nostalgia, mudanças sociais e pessoas boas que vivem em todas as épocas.
Outra História, ou O Pescador do Mar Interior: provavelmente minha história favorita da antologia. A prosa límpida, enganosamente simples, de Ursula Le Guin, o tom poético e as situações emocionalmente pujantes para as quais ela tem habilidade ímpar - tudo contribui para essa história ser um clássico da autora. Uma história sobre escolhas e segundas chances na vida, sobre dilemas de ambição para a vida e o mundo mais amplo contrapostos ao conforto/ acolhimento de uma família, contexto e comunidade. Quem é familiarizado com a filosofia de Le Guin, sabe qual a opção por ela preferida, mas esse viés não tira o valor da obra mesmo para quem tem outra perspectiva ou outras experiência de vida. Em outras resenhas no site, as pessoas pareceram se aborrecer com as descrições da cultura do planeta O, mas Le Guin é especializada (e talvez a verdadeiramente única) autora de ficção científica antropológica - é seu estilo - apesar dessa história ter me surpreendido com elementos particularmente Hard, mais que em Os Despossuídos (ex: menção explícita a coordenadas de espaço-tempo, uso correto da dilatação temporal - ainda que descreva algum efeito fisiológico da dilatação no referencial próprio, que não pode ao longo da viagem ser distinguido do repouso).
Alguns equívocos de tradução de alguém pouco familiarizado com o universo da ficção científica, como o soft já mencionado e mesmo a não tradução do termo ansible - o dispositivo de comunicação instantânea criado por Le Guin e desde então compartilhado entre diferentes autores - para o familiar ansível no Brasil acabam frustrando um pouco no volume, mas nada muito grave.

romulo mafra 11/01/2017

Uma viagem!
Literalmente, uma grande viagem no tempo, pois, é uma coletânea que pega contos antigos, dos anos 1950, e contos recentes, dos anos 1990! Os três últimos contos mesmo, são de perder o fôlego! E encerra com chave de ouro com o conto da estadunidense Ursula le Guin! Que conto, que história, que mundo diferente ela nos apresenta!! Merece ser lido por todos amantes da literatura, da ficção científica, e das boas histórias!

Rodrigues_Raquel 15/04/2017

Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas, Saraiva
Nota:
Livro Cedido Pela Editora
Sinopse: Dentre as temáticas do universo sci-fi, nenhuma delas é tão popular, envolvente e plural quanto as viagens no tempo. Esta coletânea reúne, em um único volume e pela primeira vez no Brasil, dezoito contos de alguns dos gigantes do universo sci-fi, abrangendo cinco décadas, de 1940 a 1990, e incluindo desde Um Som de Trovão, de Ray Bradbury, que inspirou o nome da famosa teoria do Efeito Borboleta, até Ursula K. LeGuin, em Outra História ou um Pescador do Mar Interior, ou mesmo uma ideia impensável, como no conto do premiado Jack Dann Inversão do Tempo, que propõe respostas surpreendentes para uma pergunta perturbadora: e se todos viajassem no tempo, menos você?

Resenha:

Esse livro reune diversos contos de vários autores consagrados de ficção científica. Alguns, poucos, eu conheço, bem como a Ursula K Le Guin, Arthur C. Clarke, Ray Bradbury, enfim entre tantos, só alguns mesmo.

Antes de começar os contos temos uma breve introdução de um dos organizadores do livro e que também são escritores de ficção científica.

Cada história é bem diferente, não só no tamanho, mas também se é no passado, no presente ou até no futuro...rsrsrs

Aqui vai o resumo dos contos que eu realmente gostei.

Ontem foi Segunda-feira:

Viajar no passado e descobrir que o passado não existe mais é um tema popular do gênero. "Ontem foi Segunda-feira", um de seus contos mais reimpressos, é também uma das primeiras histórias de viagem no tempo publicadas após a era pulp, onde a ênfase não indica tanto na ciência quanto na estranheza. Nela, o sentimento do surreal é captado com perfeição. O fato de o protagonista ser uma pessoa comum, e não um cientista ou inventor, que acorda em seu próprio passado constitui uma mescla inusitada de viagem no tempo e fantasia.

Estou com medo:

É um dos clássicos de Finney, a história de um homem comum (como em muitas de suas obras) às voltas com um episódio de terror espacial que o leva à única saída possível. Como em muita ficção especulativa da década de 1950, a ênfase não recai tanto em explicações técnicas ou teorias científicas quanto na evocação das atitudes e do cenário. Essa talvez seja a razão pela qual o silenciou clima de terror se entretece completamente com o tema da história: a saber, que não existe explicação para os acontecimentos descritos.

Um Som de Trovão:

Foi uma das primeiras histórias a extrapolar um evento do passado que muda o futuro de um modo inimaginável. Se uso da famosa borboleta tem um corolário na Teoria do Efeito Borboleta, postulada inicialmente em 1963 e aperfeiçoada em 1972, embora as asas de seu inseto tenham tido um efeito bem mais permanente no universo de sua histórias.

A Nave da Morte:

Um tema muito explorado nas histórias de viagens no tempo é o do protagonista que encontra a si mesmo no futuro ou no passado. "A Nave da Morte", de Matheson, leva a ideia um passo adiante, fazendo os heróis exploradores do espaço do conto se depararem com eles próprios num tempo futuro perigoso. Essa história foi um dos episódios da série televisiva original Twilight Zone, em 1963, com Jack Klugman e Ross Martin no papel de dois dos astronautas.

Rainbird:

É uma das primeiras histórias de R. A. Lafferty, mas já mostra as amplas influências que moldariam sua ficção futura. A ideia de voltar ao passado para "corrigir" enganos que seriam cometidos pela pessoa raramente foi explorada com tanta vivacidade e imagincação quanto na aventura de Rainbird e seu "retrogressor". Lafferty, é claro, também tece um comentário oblíquo sobre o que pode acontecer quando alguém decide mexer demais com o passado.

Projeto de Aniversário:

É uma das poucas histórias, nesta coletânea, que descrevem uma viagem ao futuro - viagem que, nas mãos de Joe Haldeman, se torna realmente fascinante. Como foi publicada em 1975, os acontecimentos então recentes da Coreia, Vietnã e anos seguintes desempenham um papel surpreendente no desenrolar da trama, embora a maior parte da ação ocorra um milhão de anos no futuro.

Outra História:

Que se passa no mundo de seu ciclo Hainish, é uma chave apropriada para fechar este livro, com a ideia de viagem no tempo veiculada por meio de um tema comum de Ursula K Le Guin, o do folclore local. Ela combina elementos do passado, do presente e do futuro numa visão homogênea que também, como muitas destas histórias fizeram, explora um sonho longamente acariciado pelos homens: a capacidade de voltar e corrigir os erros cometidos.

Esses foram os contos que gostei, que achei a história concisa e muito bom. Creio que para quem gosta de ficção científica vai amar muitos dos contos e sim eu recomendo muito. Cada história é única e passa o que cada autor que nos mostrar.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2017/02/resenha-as-melhores-historias-de.html

Conchego das Letras 15/08/2016

Resenha Completa
Se você acompanha meus textos já deve ter lido em algum deles sobre minha paixão por viagens no tempo. Vivenciar momentos passados que ajudaram na formação da humanidade é algo que desde muito novo tive vontade de fazer. As viagens para o futuro também são algo que incita minha curiosidade.

Os humanos tem tanta fascinação por um deslocamento pelo eixo do tempo que muitas obras, de todas as mídias e gêneros, nos são ofertadas. "De volta para o futuro", "Efeito borboleta", "Questão de tempo" "Bill e Ted", "X-Men dias de um passado distante", "Feitiço do tempo", "O homem do futuro", "Te amarei para sempre", "Interestelar" são alguns exemplos de obras nas telonas com essa temática. Sou capaz de apostar todos os meus livros como você adora alguma dessas obras citadas. Ou quem sabe a maioria delas?

Nos livros temos "A máquina do tempo" do gênio H. G. Wells é conhecida como a primeira ideia de viagem através do tempo de forma consciente utilizando uma máquina. Outros exemplos são "Um ianque na corte do rei Arthur", "Novembro de 63", "O fim da eternidade", "Outlander", "Em algum lugar no passado", "Operação cavalo de Tróia". Acho que posso fazer a mesma aposta dos filmes, se você leu algum título desses deve ter gostado muito.

Mas porquê temos tanto fascínio sobre esse tipo de aventura? Pensando um pouco sobre isso acho que existem alguns motivos mas o principal é que o ser humano é curioso. Quer saber mais sobre o que aconteceu e o que será de seu destino. Por isso nossos sentidos e emoções disparam quando experimentamos qualquer coisa próximo disso.

Fiquei com uma euforia parecida quando descobri "As melhores histórias de viagens no tempo". Minha paixão por contos é antiga. Gosto de tipo de história devido sua fácil leitura. Geralmente leio antes de dormir e com um conto consigo ler a história do começo ao fim antes de adormecer, muito bom conhecer a história do início ao fim em uma lida. Tenho vários livros de conto em minha biblioteca e quando não sei exatamente o que ler procurou algum conto que ainda não tenha lido.

Alguns dos autores da antologia são famosos como Arthur C. Clarke, Ray Bradbury e Richard Matherson, mas todos os outros me eram desconhecidos. Conhecer a obra de mais autores é mais uma coisa muito boa dos livros de contos.

Claro que não adorei todos os contos, mas curti muito a grande maioria. Destaco "O som do trovão" de Bradubury que mostra um safari onde as caças são dinossauros de um passado distante, nele temos uma demonstração bem interessante do Efeito Borboleta. "O homem que chegou cedo" de Poul Anderson conta a incrível história de um homem que pareceu na Islândia do século X e dizia pertencer ao futuro. "Ruma a Bizâncio" Robert Silverberg me cativou pois aqui os homens recriam cidades históricas, como Alexandria com a lendária biblioteca, Bizancio, Timbuktu, Mohenjo-daro, Roma entre outras e vivem pulando de uma em outra. Depois de um tempo novas cidades são construídas e as antigas, já muito visitadas, são destruídas. Aqui os homens são sempre jovens e não morrem, nosso protagonista que vivia na Chicago de 1984 tenta conviver com esse novo tipo de humanidade. No fim temos um revelação surpreendente que me fez elegê-lo como o melhor conto do livro.

Pra completar esse texto tenho que falar da linda capa e da ótima da ótima escolha dos contos. Me diverti tanto que se tivesse uma máquina no tempo jamais voltaria ao passado para impedir que meu eu do pretérito de ler esta obra.

site: https://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/08/resenha-as-melhores-historias-de.html

Tammy 08/12/2016

As Melhores Histórias de Viagens no Tempo (Livreando)
Para aqueles que amam uma boa viagem no tempo, esse livro é mais do que recomendado. Ele reúne diversos autores consagrados da sci-fi em contos dignos de serem lidos. Essa obra traz o encontro de dezoito contos sobre o tema "viagens no tempo", onde o leitor acompanha o limiar de cada autor e sua visão do tema de forma concisa e atraente, com descrições claras, a leitura envolve não só por ter início, meio e fim em poucas páginas destinadas para cada conto, mas também, pelo dinamismo usado durante a escrita.

Confesso que não leio com tanta frequência o gênero, mas me senti instigada a derrubar algumas barreiras e encarar a leitura. A experiência não poderia ser mais satisfatória. Claro que alguns contos me chamaram mais atenção que outros, mas de maneira geral, foi uma leitura que fluiu do começo ao fim e trouxe de certa forma uma análise mais completa dos ricos de alterar o espaço e tempo.

São diferentes abordagens feitas nessa obra, em épocas que se encontram entre os anos de 1940 a 1990. Algumas com temas já conhecidos como o conto "Um som de trovão" que inspirou a tão conhecida teoria do Efeito Borboleta e traz como cenário uma caçada a tiranossauros como meio de diversão onde as únicas regras são não alterar nada do lugar e seguir todas as orientações dadas. Claro que nem tudo sairá como previsto e por conhecer a teoria, você já deve ter uma noção de como segue a história.

Outros conto que me encantei no primeiro contato foi "Rumo a Bizâncio" que tem como foco a reconstrução de cidades como Alexandria que pelos breves detalhes, me vez viajar para esse lugar ícone. E o seu final é realmente surpreendente. Esse foi um dos meus preferidos.

A diagramação está um primor! É observado o cuidado que a editora teve em construir essa obra, onde cada início de conto traz um breve histórico do autor e seus objetivos em escrever histórias com esse tema. As folhas são amareladas e a letra e o espaçamento estão em tamanhos confortáveis. A capa é simples e bem singular, mas já nos transporta para dentro da história. Os contos são curtos o que faz o leitor apreciar de maneira completa cada narrativa.

É uma obra que recomendo a todos, mesmo aqueles que assim como eu, não se aventuram muito por esse universo. São histórias que divertem, possuem grandes criatividades e pensamentos críticos e inteligentes.

site: http://www.livreando.com.br/

Coruja 21/06/2017

Quando você vê uma antologia que se entitula “as melhores história de tal e tal gênero”, você sempre deve levar essa classificação com um grão de sal e uma boa dose de desconfiança: afinal, o que é bom para uns pode não ser para outros e a seleção de contos aqui passa pelo gosto pessoal dos organizadores. Não há como ser objetivo, a não ser que você decida fazer uma pesquisa global com todo mundo que já leu uma história daquele tipo na vida. A despeito disso, quando vi os autores citados na capa dessa antologia, decidi que queria lê-lo e eis então que ele aparece no nosso Desafio Corujesco de junho.

(O fato de tê-lo conseguido através de uma troca do Skoob também ajudou um bocado para essa escolha…).

Há histórias em que viajamos ao futuro e outras tantas, ao passado; há aquelas em que a viagem no tempo é o centro das atenções, com explicações científicas extensas sobre o assunto e outras em que a viagem é um meio acessório para contar a história. Há dinossauros e paradoxos; trapaceiros, caçadores e cientistas; humor e tragédia. Considerando que temos um tema uniforme para todos os títulos escolhidos para o livro, é interessante comparar como cada autor trabalha a ideia de viagem no tempo.

Conhecia já de outras antologias dois dos contos apresentados, Um Som de Trovão, que é por muitos considerado uma das melhores narrativas de Ray Bradbury e Vigia de Incêndio, da Connie Willis, que foi minha primeira experiência com os Historiadores e me deixou coçando para ler O Livro do Juízo Final. Todos os outros me eram novidade, embora alguns autores, como Arthur C. Clarke , Joe Haldeman e Richard Matheson me fossem familiares. Aliás, minha maior surpresa dessa antologia foi descobrir que o mesmo Matheson responsável por escrever o açucarado Em Algum Lugar do Passado foi o autor de Eu sou a Lenda. Só senti falta do Philip K. Dick nessa antologia; O Pagamento é uma das melhores histórias de manipulação do tempo que li até hoje…

Como gosto de humor, sarcasmo e personagens vingativos, minhas histórias favoritas foram Arma para Dinossauros, de L. Sprague de Camp, que começa muito parecida com Um Som de Trovão, com safáris organizados para o passado, a fim de caçar dinossauros, mas que em vez de lidar com paradoxos e efeito borboleta, trazem o conceito de que o tempo é capaz de se organizar sozinho, com consequências bem dolorosas para quem tenta trapaceá-lo; e também o delicioso Leviatã, de Larry Niven, que me pareceu ecoar o tom de O Guia do Mochileiro das Galáxias, com viagens ao passado que partem para dimensões paralelas e buscas por animais mitológicos (e posso morrer de rir com a identificação óbvia da cachalote caçada?).

Ao final das contas, gostei bastante do livro. Os contos apresentados são, de fato, excelentes - minha experiência com antologias costuma ser meio morna, mas aqui o interesse se manteve por toda a leitura - e com pontos de vista e contextos extremamente diferentes. É um bom volume para se ler tanto como divertimento como estudo da evolução desse conceito tão caro à ficção científica. E agora tenho mais uma lista de autores de que quero ler mais coisas.

Vou precisar de um vira-tempo para dar conta de ler tudo o que tem nessa lista...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/06/desafio-corujesco-2017-uma-historia-que.html

Luizgustavo 11/12/2018

Um livro muito bom pra quem curti ficção!!
Olha este é um livro de contos, que me impressionou muito.Nunca tinha visto uma resenha dele, comprei no escuro,Uma das minhas melhores leituras de 2018.Super recomendado.Este livro é pra quem curte ficção Raíz kkk. Apenas 3 contos, que dei nota 7, o resto é de 10 pra cima.

Allan Tancredo 04/02/2020

Ficções científicas empolgantes
Eu gostei bastante desse livro, tem muitos contos instigantes e outros mais bleh, mas num apanhado geral é muito bom. Recomendo

Emilia Yumi 07/09/2020

Contos sobre viagens no tempo...
Uma coletânea de contos de diversos autores que abordam a viagem do tempo. Muitos autores conhecidos como Arthur C.Clarke, Ray Bradbury e muitos desconhecidos. Mas não espere aquele conto clássico de uma máquina do tempo para as pessoas viajarem para o passado ou para o futuro, mas contos que abordam a viagem de uma forma inusitada como: E se um dia você fosse dormir na noite de segunda e acordasse na manhã de quarta?? Ou senão você fosse dormir exausto em uma noite de sábado e acordasse na manhã de segunda e ainda por cima atrasado?? kkkkkk
Ou um armário que não somente "guarda" as coisas mas que guarda no espaço-tempo? A seta do tempo teria apenas um sentido? Em vez de estudar apenas os ossos de um dinossauro encararia um de carne e osso?
Tem uns contos fraquinhos mas a maioria são contos ótimos. Recomendo a todos que são apaixonados por um bom sci-fi. Boa leitura!! ;)