Filosofia para corajosos

Filosofia para corajosos Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Filosofia para corajosos

jurdangf 18/04/2024

"filosofia"
Comecei o livro animada, mas ao longo da leitura o autor me decepcionou com sua linguagem "explícita" e sua "opiniões" sutis. ele afirma escrever o livro na intenção de ensinar ao leitor a pensar por si próprio, mas acaba contrariando a si mesmo ao impor suas crenças e ideologias ao leitor, ao "aconselhar" e falar o que é certo e errado. responde perguntas que ele mesmo cria com teorias que já existem e que o leitor podia saber sem precisar ler o livro.
não expõe nenhuma opinião nova, ou própria, apenas milhares ano que filosofia clássica. mas usa os autores para provar pontos e confirmar o certo.
falou muito sobre deus e política, mesmo depois de contar que não era crente e nem mesmo tinha paciência para política.
afirma que o capitalismo é o "menos pior" (obviamente porque funciona para ele), e critica marx.
espera mais do livro, e filosofia, acabo decepcionada e cética.

Medeiro0 10/04/2024

Resenha do Pondé
Eu gostei, sinceramente. O fato de eu ter ouvido a narração do próprio autor também ajudou a interpretar e entender o tom de cada frase que ele escreveu
É um livro provocativo que obriga a ter doses homeopáticas e não uma leitura direta- pelo menos eu achei - mas bom pra sair da bolha do pensamento

xaxaneto 08/04/2024

Foi um prazer conhecer essa obra
Não costumo ler filosofia. Acredito que só tenha lido essa área nas disciplinas da escola e faculdade (li um capítulo outro do mundo de Sofia, mas nada muito além disso).

Gostei da proposta e execução dessa obra. Cumpriu bem seu dever.

Me apresentou vários embates interessantes do universo filosófico, alguns bem antigos e outros mais latentes em nossas rotinas.

A linguagem do Pondé não foi complexa, como esperava ou ao menos estava acostumado em minhas disciplinas teóricas que paguei. Isso me ajudou muito, embora tenha certa dificuldade para pensar sobre tudo isso.

Acredito que foi um ótimo início nesse universo filosófico!

@pedro.h1709 24/02/2024

Filosofia para corajosos... será mesmo?
O livro filosofia para corajosos trás alguns temas interessantes de reflexão, no entanto, e infelizmente, os termos coragem e autenticidade são utilizados nesse texto como sinônimo de um discurso que perpetua estereótipos e preconceitos, sugerindo uma mediocridade ao mundo em que o próprio autor se coloca como epítome do bom senso e sabedoria.

Os que ousarem discordar do professor pondé são ironicamente chamados de "os inteligentinhos", o que reforça minha percepção de que ele se coloca como um símbolo de esclarecimento. Essa arrogância pouco disfarçada desenha uma perspectiva negativa sobre toda a sociedade, o que não seria o problema em si, se não elevasse uma sociedade paleolítica como auge da humanidade em uma forma de saudosismo impossível e arbitrário fundado em suas suposições de uma sociedade mais simples, mais inteligente e mais consciente de suas necessidades, segundo palavras do próprio Pondé, em que nada é passível de comprovação de sua veracidade.

São interessantes às críticas construídas sobre a filosofia dos direitos, a busca incessante por felicidade, os regimes comunistas e sobre sistemas democráticos, no entanto, estão acompanhadas de uma perspectiva de fatalidade, ou seja, algo imutável e até desejável, do modelo econômico capitalista como único possível e o mais proveitoso à humanidade, apesar de toda a segregação que existe como as fundações de sua estrutura comercial.

Para o autor, a sociedade atual está em declínio e devido a essa característica de fragilidade da humanidade, aparentemente, todos são dignos de pouca pena. Uma progressão em direção à inferioridade das existências é algo incontestável e inevitável simultaneamente.

Chego a um momento em que a desvalorização dos seres humanos para este autor torna-se algo quase que intragável e difícil de sustentar, principalmente para alguém que tem se aprofundado numa visão psicológica humanista dos sofrimentos humanos.

Fora algumas considerações curiosas, acho que o pensamento filosófico em si apresentado nesta obra não apresenta significativa originalidade nem tem grandes pontos dignos de nota.

Gabimartins7 21/02/2024

Gostei
Fácil entendimento, discorre bem os temas propostos entretanto fiquei me perguntando em alguns momentos se o autor não estava sendo meritocrata. De modo geral concordo com vários pontos desenvolvidos no livro e discordo de poucos. Acredito que seja um bom livro para se ler quando se sente perdido no mundo de hoje em relações a assuntos públicos e o ?eu? atual.

Zihtuan 19/02/2024

Se propõe a refletir, mas não dá margem pra isso. Gosto que traz muitos temas em que realmente você pode parar pra pensar depois ou conversar com um amigo, só que aqui fica muito fechado na opinião pessoal do autor. Tá mais pra monólogo do que diálogo e é isso. Legal, mas poderia ser melhor.
Vitor.Alexsander 19/02/2024minha estante
Já li. Prefiro ler bula de remédio

Danilo116 12/02/2024

Aceitável
O livro vaga por vários temas o que é bem interessante e o autor possui uma visão realista/pessimista sobre tudo,o que na realidade é bom porque as vezes é necessário vê as coisas sem o véu que camufla elas e deixam elas fofinhas,em outros casos ele só é meio babaca e triste ,e ofende sem necessidade,mas enfim gostei até do livro te faz pensar e te faz refletir então realiza sua função, não me considero uma pessoa corajosa e a viajem pelo o livro foi bem de boa, então acho que pode ser agradável pra maioria,o livro possui uma línguagem rápida,facil e leve.Entao vale a pena a leitura,caso queria pensar sobre esses tópicos

mxrilo 04/02/2024

Interessante
Estou, aos poucos, entrando na seara da filosofia. Comecei com esse livro por se tratar de um contemporâneo de fácil leitura. Foi proveitosa, no limite do possível.

Liana 24/01/2024

Filosofia para Ressentidos
Não gostei. Achei tendencioso, mesquinho e ressentido. Ao avançar dos capítulos, o autor vai se colocando como detentor da verdade e, em vez de provocações, traz seus ressentimentos com o mundo.

Alzira 19/01/2024

Faz refletir, mas...
Ano passado li um livro no Kindle desse autor com Cortella e Karnal e gostei muito. Aí vi esse no Kindle. Por ter gostado do anterior, por gostar de filosofia e por achar o título atraente, comecei a leitura, porém a leitura me incomodou um pouco.
Sei que o incômodo e o fazer refletir são essenciais à filosofia, mas esse livro em questão me tocou negativamente pq achei o autor altamente crítico, pessimista e achador de que sabe a verdade. Talvez ele esteja certo e saiba mesmo a verdade, mas o que ele acredita e tem por valor não são meu valor e minha verdade. Talvez eu não seja corajosa ( o livro é para os corajosos) e por não ser ácida e cética em relação à sociedade não gostei muito da leitura. Mas mesmo assim concordei com ele em alguns apontamentos ( poucos, é certo) e me peguei rindo com suas falas realmente inteligentes e corajosas, sem medo de julgamentos e interpretações.

Andrew Pacífico 18/01/2024

Excelente leitura
Livro com uma linguagem simples, e fácil de entender, mesmo pra quem nunca teve contato com nenhum outro livro de filosofia anteriormente. Passa por pensamentos de diversos filósofos do passado e aborda temas interessantes em diversas aéreas do pensamento, sempre com uma linguagem fácil, estimulando o leitor a refletir sobre pontos do cotidiano e que geralmente são tabus.

Dedê 16/01/2024

Pondé sendo Pondé
Essa obra do Pondé tem por objetivo nos fazer pensar com a própria cabeça ao utilizarmos os questionamentos levantados por ele para refletir acerca da história da humanidade e contemporaneidade.

Afirmo que o objetivo dela não foi atingido com maestria, visto que logo após ele propor uma reflexão, ele traz uma solução tendenciosa para ela pautada em sua experiência pessoal e local de fala privilegiado.

Ele realmente aborda temas para além do senso comum, mas deposita opiniões carregadas de juízo de valor e de forma sutil, julga e menospreza aqueles que não pensam como ele.

Para quem já tem o hábito de pensar criticamente, a obra é excelente por nos colocar em um lugar desconfortável e incômodo devido as provocações realizadas, concordando ou não com elas. Para quem busca fazer essa leitura justamente para aprender mais sobre filosofia e se iniciar ao pensamento reflexivo e questionador, não recomendo por ser parcial e a retórica ser voltada ao sofismo, gerando uma ilusão de verdade que pode realmente ser interpretada religiosamente por quem não está preparado para ela ou não entrou em contato com outras obras filosóficas previamente.
miguelvfz 16/01/2024minha estante
??????

itsmarianita 07/01/2024

Mais filosofia e menos coragem
Bom, esse livro não foi o que eu imaginava. O autor até cita vários filósofos em meio a suas próprias reflexões pessoais acerca de uma diversidade de temas, mas a coragem só achei no intuito de Pondé ser corajoso em falar o que pensa.
Para quem busca adentrar mais na filosofia, não é esse o livro pra isso. É uma ótima leitura para refletir e - se o leitor tiver um breve conhecimento da pluralidade de nomes referenciados aqui, será, talvez, mais interesse - comparar ideias desenvolvidas ao longo da humanidade.
Não achei tanta coragem aqui. Talvez a coragem mesmo é a de escolher esse livro.

Yasmin.Meliga 07/12/2023

Levanta tópicos relevantes de forma geral. Acho que tinha potencial mas o autor é seboso, opiniões apresentadas de forma passiva agressiva desnecessariamente. Li porque estava de graça mas não leria outro livro dele.

Agnes.Overa 03/12/2023

Uma dose de realidade
Porque não?
E assim se foi uma página atrás da outra. Acabei lendo bem mais rápido do que pensei.
Praticamente uma conversa com o autor sobre seu ponto de vista a respeito de filosofia e questões da existência humana, que foi uma dose de realidade, com uma leveza informal, um humor debochado com toque de acidez, que acabou por me arrancar da bolha, que quando nos perdermos em rotina temos tendência de nos enfiar, e também risos.
Gosto do fato que vai me fazer pensar no porquê concordo ou discordo pelo resto da semana.
Indicação para qualquer um? Não exatamente... Mas se você não se importa de encarar percepções que podem ser bem diferentes da sua e ter algumas verdades sendo jogadas na sua cara.