Filosofia da linguagem

Claudio Ferreira Costa

Resenhas - Filosofia da linguagem

13marcioricardo 05/05/2022

Modesto
Livrinho básico que indica os principais autores sobre o assunto e explica de forma simples suas ideias. Acho que pode ser útil a estudantes de filosofia como uma introdução, mas tirando isso, não sei se vale a pena investir dinheiro e tempo neste livro. Pelo menos, pessoalmente, amanhã já não devo lembrar de nada. Demasiado teórico. E quando penso em letras não gosto muito de pensar em números, e nem sempre saber se a frase é verdadeira ou falsa, se se enquadra na lógica, etc , é o mais importante..

Adriana Scarpin 28/09/2021

Outra leitura rapidíssima, tive que ler durante o almoço entre o curso que estou fazendo essa semana na Unifesp sobre Frege e o congresso de filosofia na UFABC. Tão rapidíssima que acho que os pensadores tratados no livrinho deveriam ter livros introdutórios de cada um separados, no caso Frege, Russell, Wittgenstein, Austin e Habermas. Para ter uma visão geral da filosofia da linguagem não é ruim, mas soou um tanto quanto superficial, especialmente em Frege e Russell, mas vai ver o autor não gosta muito deles, hehehe, como wittegensteiniano obviamente o melhor texto é sobre o austríaco.
O curso que estou fazendo na Unifesp sobre Frege é ministrado por Filipe Martone, não percam a oportunidade de ter aula com ele, é extremamente didático e um ótimo professor.
Pra quem tem sol, ascendente e lua em humanas ando estudando demais filósofos matemáticos. Rá!

Truga 23/03/2021

Gostei, simples, introdutório
Nesse livro Costa trata de uma introdução à filosofia da linguagem apresentando, brevemente, as 2 principais “vertentes”: filosofia da linguagem ideal e a filosofia da linguagem ordinária. A primeira é influenciada pela lógica simbólica (expoentes são Frege e Russell), a segunda toma como base a linguagem no seu uso cotidiano, sua funcionalidade (expoentes são Austin e Habermas).

Basicamente o livro se estrutura como: o autor faz uma apresentação da linguagem como sentido estrito da expressão a partir das obras de Frege, Russell e Wittgenstein. Os exemplos são bons, e Costa tenta deixar o mais claro quanto possível. Isso toma 70% do livro. Os outros 30% é para fazer uma breve exposição da filosofia da linguagem ordinária.

Impressões gerais: o estilo de escrita adotado é um que pessoalmente gosto: apresenta ‘tudo’ de uma interpretação para depois confrontar com a outra, quais problemas cada interpretação apresenta e como a próxima tentou superar. Achei que poderia ter mais desse “confronto”...livro é bom mais poderia ser ótimo, sabe?

Achei que faltou um fechamento, uma “considerações finais”. Um grande resumo da obra feita pelo próprio autor, com as palavras e opiniões dela a respeito do apanhado panorâmico que fez.

Ainda nesse sentido, o livro é uma breve apresentação das principais ideias daqueles autores. Não é o Costa falando, sabe? Não tem reflexões críticas do autor, apenas uma apresentação da obra de terceiros (o que é ok para um livro curto e introdutório desses).

➡ RESUMO: Livro de consulta rápida, sem aprofundamentos. Caráter introdutório a filosofia da linguagem estrita, principalmente. Objetivo não é se aprofundar nas diferentes interpretações, apenas mostrar alguns pontos dos autores supracitados. Indico como uma primeira leitura na área, sem sombra de dúvida.

IG literário: @trugaindica

antonio.mms 09/07/2020

Uma ótima introdução à filosofia da linguagem e às principais contribuições dos autores proeminentes da área (Frege, Russell e Wittgenstein), além de uma breve exposição também sobre ideias de J. Austin e Habermas. Apesar da densidade do conteúdo, o texto ainda consegue ser, na sua maior parte, uma exposição tão clara quanto possível do tema, embora pudesse dispor de mais exemplos e esquemas para facilitar a vida do estudante leigo.

Eliane 14/02/2019

Boa introdução
O autor resume e explica bem teorias de Frete, Russell, Wittgentein, Austin, finalizando com Habermas. Bom para quem quer começar a estudar o tema, bom para quem deseja uma revisão geral.