Entre o Sol e a Lua

Entre o Sol e a Lua Ana Ferrarezzi

Resenhas - Entre o Sol e a Lua

Alex Nascimentto 18/04/2018

O primeiro livro da autora Ana Ferrarezzi faz parte de uma série intitulada de Esmeralda, ENTRE O
SOL E A LUA vai contar a história de Joana que cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para
dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro.
Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã ? entidade do Sol ? a reencontra e a reconhece
como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante
entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa
batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles
uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o
encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa
de Joana para viver.
O enredo da história se desenvolve em torno do amor de Joana ? entidade que representa a lua
(Jaci) e Cauã ? entidade que representa o sol (Guaraci) por mais que tenham um amor eterno ao longo dos
séculos enfrentam muitos problemas para que possam ficar juntos. Após ficar 500 anos sem ficaram
juntos Cauã e seus amigos estão a procura de sua Jaci, Joana que vive no interior de São Paulo tem uma
vida normal sem saber da sua real origem, até que um dia com a insistência do seu amigo Sandro resolve
mandar o currículo para trabalhar em uma importante empresa que fica no Rio de Janeiro. Nossa mocinha
muda sua vida completamente ao se mudar para o Rio de Janeiro em seu novo emprego ela conhece
novos amigos e o seu novo chefe Cauã (homem pelo o qual a mesma sente um profundo desejo). O que
eles não esperavam é que para ficarem juntos, teriam vários percalços.
É um livro um pouco diferente do que estamos acostumados a ler. A autora mistura romance,
aventura, fantasia e folclore brasileiro, em uma mistura que não tinha nada para dá certo e acaba
surpreendendo o leitor, Ferrarezzi consegue fazer uma boa mistura com todos esses elementos, com total
domínio do que estar escrevendo a autora mostra que a pesquisa com certeza foi grande porque apesar de
a todo momento sermos apresentados a nova entidades, a novos elementos, a narrativa possui uma
amarração. Nenhum elemento foi colocado e ficou sem resposta. Os personagens são cativantes não só os
principais mais todos os personagens são bem construídos faz com que o leitor crie um interesse por cada
um deles. Não podemos deixar de falar das cenas entre Joana e Cauã a autora sabe como faz uma cena
fofa ficar quente, fazendo que a cada momento você se encante ainda mais por eles.
A narração é feita de forma alternada entre os protagonistas em primeira pessoa e outras pelo os
personagens secundários em terceira pessoa. Tenho que confessar que o livro surpreendeu e mal posso
esperar para ler os próximos.

Vivis A. 07/11/2016

Entre o Sol e a Lua - Ana Ferrarezzi
E o fôlego?Cadê? Não retornou ainda!

Entre o Sol e a Lua é o primeiro livro da série Esmeralda (minha alma já clama pelos outros).Esse livro me conquistou por inteiro.Primeiramente pelo fato de ser inspirado em lendas da minha querida terra,meu querido estado Amazonas.Um livro trazendo elementos das lendas tupi-guarani.

Lendo esse livro me lembrei da minha infância (não que eu não seja criança ainda,eu sou.Tenho 18?Tenho,mas meu lado "criança" nunca morrerá).Lembrei do tempo que estava no primário e estudávamos essa e várias lendas de maneira divertidas e criativas como peças, e minha parte favorita : as cantigas.

Ana Ferrarezzi me impressionou com a mesclagem que fez das lendas com romance contemporâneo.Foi perfeitamente mesclado!

Nas primeiras páginas a autora nos apresenta o conto original.O conto em que o Sol (Guaraci) e a Lua (Jaci) apaixonam-se perdidamente.

?Foi uma verdadeira surpresa para o Sol.Ele vagava e observava atentamente o movimento ao seu redor,até que encontrou a Lua,surgindo detrás da Terra. Como jamais vira esse curioso astro circulando a Terra?Intrigado,decidiu clareá-la.Foi assim,em meio à luz,que encontou seu brilho, sua sensualidade e fantástica entidade que o observava de volta com curiosa magia.Seu coração entrou em combustão, como se ele fosse capaz de ferver toda uma constelação. Naquele momento, invadido por um sentimento profundo de desejo e paixão que nunca conhecera,se rendeu.?

Mas como viver esse amor em total plenitude se a distância entre eles era absurda demais?! ~ choro ~

O Sol (Guaraci) pediu ajuda a seu grande amigo,Rudá.E sábio como era,reconhecia que :

?Felizmente, o amor não reconhece qualquer barreira física, diferença entre luz e escuridão, dia e noite,tampouco o conceito da impossibilidade.?

~ Aaaaahhhhhh  frase linda! Vontade de tatuar ela na testa! (kkkkkkkkkkk) ~

A solução que Ruda encontrou? O Eclipse!

?Finalmente, Jaci e Guaraci puderam se encontrar! Sem perder tempo se amaram intensamente. O encontro os surpreendeu de tal maneira que não conseguiam mais se distanciar. Em consequência, o eclipse perdurou por dias?

Isso começou a afetar o equilíbrio do sistema,já que o Sol deixou de direcioná-lo.

Mas uma vez Rudá os aconselha. Diz que eles devem viver na Terra,e assumirem formas humanas, mas jamais seriam totalmente humanos.Ainda teriam a essência de seus elementos e os representariam.

E assim eles passaram a viver esse amor.Passaram a viver entre os humanos, até que um fatídico ocorrido fez com que Jaci (a Lua),desmantelace,ou seja,desistisse de sua forma humana.E assim o fez,retornou a Lua.

~ pausa para limpar as lágrimas... É difícil digitar chorando,não? ~

Guaraci,retornou do Sol e não encontrou sua amada.Soube que ela havia desmantelado pelo bilhete que deixara.

Esse fato não abalou apenas esse grande amor,mas também foi o início de grandes e trágicas mudanças.

~ é surpresinha hahahah  ~

E a narrativa deste livro?Surpreendente!

Eu sou muito indecisa,e sempre me pergunto se prefiro livros em terceira pessoa ou em primeira.Nesse livro,eu não precisei pensar nisso!

Somos apresentados a uma narrativa fragmentada (Amo isso!) com a presença de um intruso o meu querido narrador onisciente,aquele que narra em terceira pessoas,e também a presença de um narrador-personagem que é a nossa querida Joana.

Joana é Jaci(a Lua),mas não tem conhecimento disso.

Joana que até então vivia no interior de São Paulo,busca por mudanças após sair de um relacionamento conturbado com Rodrigo.

Buscando por liberdade e buscando principalmente a si mesma,Joana,por sugestão de seu amigo,Sandro,envia seu currículo para a empresa Assendent.

Já ligada aos assuntos empresa,Joana conhece personagens que serão de suma importância para a história.Personagens que se tornarão muito queridos e deixarão a história ainda mais envolvente.

Personagens que foram explorados perfeitamente, assim como todo o enredo! A riqueza de detalhes é maravilhosa e não deixa nada cansativo.

Cauã, o Sol,é CEO da empresa,e o encontro desses dois (Joana e Cauã) é intenso e tenso (kkkkkkkkkkk)

?De repente, e sem dar qualquer sinal,ele girou o torço e nossos olhares se encontraram.Ele parou,cerou os olhos e deu alguns passos para trás. Notei una nota de espanto em sua expressão. Encaramo-nos,sem piscar, nos mesmos segundos parei de respirar.Era como se seu olhar tivesse invadido meu corpo e tocado em minha alma.?

Cauã agora,deve contar a Joana quem ela é realmente. Mas como fazer isso? Imagine,chegar a uma pessoa e dizer : "Oi,eu sou a entidade do Sol e você da Lua,somos eternos amantes"

Mas Cauã, tentará.Não aguenta mais ficar longe da sua Jaci.

~ 3...2...1... Awwwwnn

Conchego das Letras 16/09/2016

Resenha Completa
Entre o Sol e a Lua é o terceiro livro que leio dessa autora (confira as resenhas dos livros O Velho Vestido de Noiva e Alma Gêmea clicando aqui) e quando pensei que não pudesse mais me surpreender com essa autora, vejo que estava completamente enganada. Ela vem e consegue provar que é possível!

Se eu já era apaixonada pela narrativa da autora, agora fiquei ainda mais. Ana Ferrarezzi é uma autora que consegue "passear" por vários gêneros nunca deixando o romance de lado.

Vou trazer a resenha do primeiro livro da série Esmeralda que traz personagens míticos do tupi-guarani que fazem parte do folclore brasileiro.

Joana é uma jovem que cresceu em uma cidade pequena, morava com a mãe e o pai de consideração, sempre estava acompanhada pelos seus dois amigos e estava cansada do seu tumultuado relacionamento com Rodrigo. Querendo fugir da sua rotina, se inscreve para uma vaga de emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro e consegue ser a nova funcionário da empresa.

Ela se muda para o Rio de Janeiro para enfrentar a sua nova realidade, enfrentar todos os obstáculos que podiam aparecer e o que ela não imaginava, que a sua vida ia mudar completamente. E como mudou....

Quando comecei a leitura já imaginava que não era um simples romance, seria um amor milenar que ultrapassa o tempo. O livro narra a história das entidades Sol e Lua, que vivem na Terra para conseguirem viverem juntos e usufruir desse amor. Algo aconteceu no passado, separando as duas entidades e agora Cauã, a entidade que representa o Sol, reconhece o seu grande amor e quer o quanto antes poder se aproximar.

Mas, tinha um problema, Joana não sabia que representava algo tão importante aqui na Terra, não sabia que era uma entidade, justamente a Lua e que vários amigos estavam a sua procura há anos. E ainda precisava se preparar para enfrentar uma perigosa batalha entre entidades indígenas e imagináveis.

Cauã vai fazer de tudo para proteger a sua amada e ainda fazer com que ela se lembre do seu passado, mostrando da sua importância entre as entidades e ainda viverem um eterno grande amor.

Foi uma leitura intrigante que fui tentando desvendar, ao lado de Joana, todos os mistérios que estavam ao redor e ainda me encantar com esse amor que resistia há milênios.

site: https://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/09/resenha-entre-o-sol-e-lua-esmeralda-1.html#more

ThaisTuresso 24/07/2016

Recomendadíssimo!!!!

Entre o Sol e a Lua é o primeiro livro da Série Esmeralda, lançamento da autora Ana Ferrarezzi que é autora do livro O Velho Vestido de Noiva, Alma Gêmea e Imprevisibilidade.

Antes de falar sobre a história do livro e expressar a minha opinião sincera e crítica, preciso fazer uma confissão: Entre o Sol e a Lua é o melhor livro que li da autora! Acreditei que não me surpreenderia com mais nenhuma leitura singular e de beleza ímpar como em O Velho Vestido de Noiva, mas para minha surpresa, esse romance conquistou o pódio entre as obras da autora.

"Finalmente, Jaci e Guaraci puderam se encontrar! Sem perder tempo se amaram intensamente. O encontro os surpreendeu de tal maneira que não conseguiam mais se distanciar. Em consequência, o eclipse perdurou por dias."

Joana está saindo de um relacionamento ruim, quando um amigo apresenta-lhe um panfleto de um emprego na Assendent no Rio de Janeiro, mesmo sem ter todos os requisitos do anúncio, ela parte em busca de algo novo para fugir da sua realidade.

Já no Rio, ela é estranhamente admitida para a nova função na empresa, o que a deixa confusa pela quantidade de interessados e potenciais funcionários, sendo ela a escolhida, no entanto, uma sucessão de acontecimentos vão tornando a estranheza da situação a real essência de Joana.

"De quando em quando, verdadeiras tempestades desabam sobre a face da Terra, devastando tudo que encontram pela frente. Assim também ocorreu em minha vida: de repente, fui pega por uma tempestade, algo que eu deveria ter previsto, pela quantidade absurda de sinais à minha volta."

Narrando o presente, com flashbacks de acontecimentos do passado, a autora conta a história de Jaci (Joana) e Guaraci (Cauã), duas entidades que no princípio de tudo pouco se viam, a não ser por segundos ínfimos ao despertar de Guaraci (Sol) e ao despontar de Jaci (Lua), ele, desejando-a intensamente, procurou por Rudá, a entidade do amor. Por tempos e tempos o sistema solar ficou instável, então Rudá aconselhou-as a procurar outras formas para se amarem.

"Tudo, absolutamente tudo nesse vasto universo é possível."

Copiando quotes preferidos do livro
Ao longo dos séculos, estas duas entidades se encontraram na forma humana, eram os mais intensos amantes, assim como os seres humanos, aconteceram muitas mágoas, traições e desavenças que além de separá-los por um bom tempo, trouxe Joana no tempo atual com uma sequela: ela não se lembra de nada.

Sem saber que é a Lua, uma entidade que renasce e se desmantela através do tempo, Joana está cercada nesta empresa por entidades poderosas e que farão de tudo para salvá-la. Cauã, intenso e poderoso como é o próprio Sol, deseja sua amada mais que tudo, mas um simples toque sempre a desvanece. Nesse estado caótico, o leitor descobre vários tipos de entidades, seres supremos e seres em evolução, mesclando o folclore em uma fantasia atemporal e mística, a autora cria uma trama original, envolvente e maravilhosamente perfeita.

Como em todo bom enredo tem aquele personagem odioso, neste romance, o leitor vai encontrar vários. Eu, particularmente, odiei a icamiaba Priscila, que prejudicou todo o tempo nossa protagonista quando na verdade escondia um segredo maior. Sandro, o saci, é uma entidade interessante. Confesso que gostei muito da originalidade da autora em ressaltar todo o folclore brasileiro em um romance de fantasia com uma história sensacional.

"Não perceberam que a Terra foi invadida por outros três elementos, sendo que, possivelmente, um deles é mais poderoso que tempo? Não ouviram os murmúrios entre as entidades? Não se fala em outra coisa além do poderoso Guardião do tempo."

Sem muitas expectativas em relação a leitura, confesso que fui arrebatada pela história fantástica e contundente. Com uma narrativa fluente e concisa, a autora prende o leitor com sua escrita fascinante. Com tantos personagens e nomes diferentes poderíamos nos confundir, certo? Isso não aconteceu comigo, mas a autora criou um glossário de nomes e termos próprios, está no final do livro, lá os leitores poderão entender o que são entidades, o que é Ci, desmantelar, entidades primárias e secundárias, entidades de suporte, além de poder conhecer todas as criaturas folclóricas retratadas pela fantasia de Ana Ferrarezzi.

"Você e Jaci estão ligados. As suas essências uniram-se há milênios. Assim como o Sol tem o seu ciclo, o que chamamos de máxima solar, o amor também. Ele nasce com uma faísca, sua chama cresce, explode, reduz, para posteriormente reacender novamente. Não entenda que o seu sentimento de amor por Jaci é linear. Não, meu caro... Ele é tão ardente e tão vivo como o Sol."

O livro possui muitas páginas, o que de forma alguma o torna cansativo. Terminei a leitura na expectativa pelos próximos volumes da Série Esmeralda, que segundo a autora, devem ser lançados em breve.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2016/07/resenha-entre-o-sol-e-lua-ana-ferrarezzi.html