O tigre

O tigre John Vaillant

Resenhas - O tigre

Beth 22/12/2016

Um grande livro
Em torno de um incidente com um tigre siberiano, o autor, com maestria, nos leva em uma viagem pela história e pela ciência. Despertou em mim o entusiasmo intelectual e a leitura fluiu em um crescendo de interesse. O confronto, real, foi um suspense terrível. Restou o sabor amargo de ver um animal tão magnífico sem mais lugar na natureza. Mas o autor ainda tem esperança para a espécie.

Camila Faria 25/07/2017

A história real de um tigre-siberiano que aterrorizou um vilarejo no Extremo Oriente russo, cujos ataques (ao contrário de todas as probabilidades) faziam parte de um plano de vingança contra vítimas específicas. O livro recria a caçada à fera por um grupo de rastreadores e seus cães de caça, por dentro da floresta densa e gélida. Machucado, faminto e perigosíssimo, o tigre precisa ser detido antes que mais uma tragédia aconteça. O autor não só recria os acontecimentos na forma de um romance ultra-envolvente, ele traça um panorama impressionante de uma Rússia pós-perestroika e de uma comunidade assolada pela pobreza, cujos habitantes acabam recorrendo à caça ilegal para sobreviver. Eu fiquei grudada no livro até terminar ~ e saí com um respeito ainda maior pela natureza e pelo maior felino da face da Terra.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-16/

Rittes 19/11/2018

Tigre detalhista
Louvável o trabalho de investigação de um caso real de ataque de animal selvagem, mas John Vaillant é extremamente detalhista, o que trunca a leitura. Não se pode duvidar de que seja um bom livro, mas o excesso de informação e a edição mal cuidada da Intrínseca não ajudam na tarefa de se concluir a leitura. Bom, mas ao mesmo tempo triste, diante da certeza da destruição do planeta em nome de um consumismo desenfreado. Recomendo para os muito pacientes.